Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rdallasen

Suspensao De Alto Falante

Recommended Posts

Postado em

Eu estava amaciando meu falante, q nao faz mto que adquiri, um NAR 10" 180W, uso um trafo pequeno, com cerca de 18vac, 60hz, so pra mexer o bicho qnd eu estou fora de casa, mas ai reparei q a suspensao esta mais pendendo pra um lado q pro outro

a calota tb, ela parece q escapou durante a colagem, esta fora de simetria.

pois bem, eu meio encucado com isso, apertei o cone para traz, e eis que a suspensao ficou 'sobrando' em um lado, e no outro ela chegou ao limite, ficando com a borda plana.

como eu nao uso com potencia alta, cerca de 50w, ainda estou terminando o amp pra ele, cerca de 170 a 190w, pedi a um amigo meu para testar, e o som parece q fico meio estranho, ele chegava em um ponto e nao desenvolvia mais, parecia q tinha algum freio, o amp possui 2 canais de 260w, mas estavamos usando um apenas, e desses 260, creio q deveriam sair uns 220 a 240.[

agora alguem me da uma opiniao a respeito. estou meio confuso com isso

amanha postarei fotos disso, hj estou sem a cam.

flw

obrigado

Postado em

meu mouse pifou, consegui trocar hj so

mas ai vai as fotos

FOTO1: reparem na diferença de folga entre as 2 marcações, visao periferica da questao

p1010216nm5.th.jpg

FOTO2: referencia no lado 'estrangulado'

p1010225aa9.th.jpg

FOTO3: referencia no lado 'sobrado'

p1010232ze6.th.jpg

FOTO4: referencia 2 no lado 'estrangulado'

p1010237xa0.th.jpg

FOTO5: referencia 2 no lado 'sobrado'

p1010238wp7.th.jpg

FOTO6: cone comprimido, mostrando o lado em que sobra suspensao

p1010246eh9.th.jpg

FOTO7: cone comprimido, mostrando o lado em que falta de suspensao

p1010254oq1.th.jpg

bem, alguem com mais experiencia poderia me dizer se isso influencia no funcionamento?

e deixando minha critica a NAR, poderiam caprichar no controle de qualidade neh. so porque funciona nao quer dizer que estra a altura da marca, se ela quer mesmo se posicionar em um patamar mais alto de consumidor.

axo que é so por enquanto

obrigado

Postado em
ninguem se manifesta?

Você está tirando impressões visuais, sou um pouco chato com isso também, acho que realmente deveria ter um controle de qualidade mais apurado, mas você já ouviu o falante tocando?

Notou alguma coisa errada?

Sinceramente, acho que isso não deve influenciar nada no som porque essas bordas não excursionam até o limite, elas têm alguma tolerância então não devem causar diferença no funcionamento, só ficam desagradáveis visualmente.

Só ouvindo mesmo pra tirar conclusões.

Agora não sei se seria caso de garantia, não sei se garantia de falantes incluem aspectos visuais também, aí vai de você, se estiver incomodando muito procure ver a garantia.

E sou da opinião que falante se amacia tocando. ;)

Postado em
Você está tirando impressões visuais, sou um pouco chato com isso também, acho que realmente deveria ter um controle de qualidade mais apurado, mas você já ouviu o falante tocando?

Notou alguma coisa errada?

Sinceramente, acho que isso não deve influenciar nada no som porque essas bordas não excursionam até o limite, elas têm alguma tolerância então não devem causar diferença no funcionamento, só ficam desagradáveis visualmente.

Só ouvindo mesmo pra tirar conclusões.

Agora não sei se seria caso de garantia, não sei se garantia de falantes incluem aspectos visuais também, aí vai de você, se estiver incomodando muito procure ver a garantia.

E sou da opinião que falante se amacia tocando. ;)

sim, senti que ao colocar em um amp de potencia boa, lah pela casa dos 200W, chegava um ponto que o falante nao ia mais sabe, como se estivesse freiado.

o amaciamento eu faço tocando, e com um transformador de 9+9Vac, nao gosto de deixar meus amp ligado qnd nao estou em casa.

mas coloquei as fotos para realmente saber, eu nunca tive falante tipo sub mesmo.

site um selenium bass, mas eu nao tinha um corte sub nele. no nar eu corto num cygnus ec-400, em 150hz com 18dB/8ª, e uso um amp de uns 40 a 50W, ainda estou terminando um de 180W, falta fonte e a parte de refrigeraçao e outros detalhes. mas qnd testei ele com potencia 'de verdade', eu senti que eu girava o potenciometro e ele chegava num ponto e nao dava mais pressao sonora, parecia que estava freiado, so isso, e ao ponto de distorcer um pouco, caso o corte estivesse na casa dos 120Hz, ai eu tinha q baixar pra uns 70 a 80 pra ele sosegar

Postado em
eu senti que eu girava o potenciometro e ele chegava num ponto e nao dava mais pressao sonora, parecia que estava freiado, so isso, e ao ponto de distorcer um pouco, caso o corte estivesse na casa dos 120Hz, ai eu tinha q baixar pra uns 70 a 80 pra ele sosegar

se diminuir a frequência não vai dar mais grave???

o alto falante vai excursionar mais

:pirou:

Postado em
mas qnd testei ele com potencia 'de verdade', eu senti que eu girava o potenciometro e ele chegava num ponto e nao dava mais pressao sonora, parecia que estava freiado, so isso, e ao ponto de distorcer um pouco, caso o corte estivesse na casa dos 120Hz, ai eu tinha q baixar pra uns 70 a 80 pra ele sosegar

Isso é normal cara.

O falante também tem o limite dele, você deve ter chegado ao limite.

Mesmo que ele estivesse perfeito visualmente poderia estar ocorrendo a mesma coisa, a partir de um ponto é só distorção que vai mesmo.

E outra, o falante não está amaciado ainda, geralmente com o tempo ele se solta mais.

Mas se isso está te incomodando tanto, leva onde comprou e use a garantia, é a melhor maneira de tirar essa dúvida.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...