Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarcellCarib

Subwoofer De 5"?

Recommended Posts

Então galera, tenho um monza, e estou querendo montar um som interno nele, mas não quero utilizar o porta malas, quero coisa simles, mas bonita. Tenho um som da creative em cassa, 5.1 com o sub de 5" e 17RMS, estava querendo colocar um de 5" no meu carro, pois a caixa seria bem pequena, e internamente teria um som bem agradável ao ouvido, nada estridente ou trepidando tudo, mas o fato é que eu não achei sub de 5" em lugar nenhum, só o de 8". Existe de 5" para por em carro? Se tiver, qtos litros seria uma caixa selada? No de 8, parece que da pra fazer um som bom com 10L, um de 5 seria o que, uns 7L?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então galera, tenho um monza, e estou querendo montar um som interno nele, mas não quero utilizar o porta malas, quero coisa simles, mas bonita. Tenho um som da creative em cassa, 5.1 com o sub de 5" e 17RMS, estava querendo colocar um de 5" no meu carro, pois a caixa seria bem pequena, e internamente teria um som bem agradável ao ouvido, nada estridente ou trepidando tudo, mas o fato é que eu não achei sub de 5" em lugar nenhum, só o de 8". Existe de 5" para por em carro? Se tiver, qtos litros seria uma caixa selada? No de 8, parece que da pra fazer um som bom com 10L, um de 5 seria o que, uns 7L?

O monza tem a mala tão espaçosa... pq ñ usá-la?

Mesmo assim, há algumas alternativas de subs c/caixas pequenas, mas vai depender de quanto vc pretende gastar. Tem a linha W3 da JL e até mesmo o 6W0. Outra opção pode ser um sub de 6" da B-52, mas ñ sei se presta e qual o volume da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post
O monza tem a mala tão espaçosa... pq ñ usá-la?

Mesmo assim, há algumas alternativas de subs c/caixas pequenas, mas vai depender de quanto vc pretende gastar. Tem a linha W3 da JL e até mesmo o 6W0. Outra opção pode ser um sub de 6" da B-52, mas ñ sei se presta e qual o volume da caixa.

Ele tem sim uma mala gigante, mas o meu monza é super raro, não quero deixar nada de "anormal" no carro. Não quero utilizar o porta malas e não quero fazer nenhuma furação no carro. Quero somente um sub pequeno sem muita potência pois é apenas para o interior. Nada de 200W RMS, pra mim, 50W é mais que de bom tamanho. Como disse, quero uma coisa compacta e sem muita potência para deixar escondida dentro do carro. Talvez um woofer mas não sei se ficaria tão bom como um sub. Irei fazer uma caixa selada, talvez dutada mas muito improvável. O carro tem 2 falantes da pioneer de 6' nas portas da frente, acho que de 70RMs e 2 6x9 de 60w também da pioneer no tampão, é daqueles antigos, quadrixial. Queria só um sub para os graves, vou comprar um rádio da sony com mp3 daqueles acho que é GTx que tem leds verdes também. Quero simplicidade mas com um som equilibrado, falta um poucos dos graves apenas, iria comprar um amp pro sub e manteria os falantes no rádio mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso seria um Monza 500EF (Emerson Fittipaldi)?

Compartilhar este post

Link para o post

Sub de 6 o unico que conheco que toca legal é o JL W0. Mas vc disse que nao quer sub de 200w. Eu acho que entao vc ficaria mto satisfeito se colocasse um mid nar kevlar na porta e fizesse tratamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Por acaso seria um Monza 500EF (Emerson Fittipaldi)?

Sim, é um Classic 500 EF pq?

Não que eu não queira 200 watts, falei isto pois não quero colocar subs grandes para ter potência, quero um sub pequeno. Não importa a potência, quero que seja pequeno e que precise de uma caixa selada pequena. Pelo que eu vi, consigo esconder perfeitamente uma caixa selada de até 10L tranquilo no meu carro e sem atrapalhar os passageiros!!!

Sub de 6 o unico que conheco que toca legal é o JL W0. Mas vc disse que nao quer sub de 200w. Eu acho que entao vc ficaria mto satisfeito se colocasse um mid nar kevlar na porta e fizesse tratamento.

Como seria este tratamento?? Ainda assim precisaria de um módulo ou o rádio daria conta já que só interno mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não que eu não queira 200 watts, falei isto pois não quero colocar subs grandes para ter potência, quero um sub pequeno. Não importa a potência, quero que seja pequeno e que precise de uma caixa selada pequena. Pelo que eu vi, consigo esconder perfeitamente uma caixa selada de até 10L tranquilo no meu carro e sem atrapalhar os passageiros!!!

Como seria este tratamento?? Ainda assim precisaria de um módulo ou o rádio daria conta já que só interno mesmo.

Vc disse q era um modelo raro, mas entendi q era um sedan, então, só podia ser o 500EF. Só isso mesmo.

O tratamento é feito c/manta asfáltica adesiva. Dá uma pesquisada no DIY q vc encontrará vários tópicos sobre o assunto. C/ela, dá p/vc vedar a porta (por baixo do forro) e melhorar muito a resposta dos mids. Acredite, a diferença em alguns casos é gritante.

Ñ sei se ficaria bom, mas tb poderia pensar em usar 6x9 no tampão c/corte lowpass. Já vi gente comentando sobre isso, mas sendo sincero, nunca testei p/ver o resultado (p/meu gosto, acho q fica meia-boca)... só testando mesmo.

De toda forma, é melhor vc usar um amp sim (mosfet).

Compartilhar este post

Link para o post

Vc disse q era um modelo raro, mas entendi q era um sedan, então, só podia ser o 500EF. Só isso mesmo.

O tratamento é feito c/manta asfáltica adesiva. Dá uma pesquisada no DIY q vc encontrará vários tópicos sobre o assunto. C/ela, dá p/vc vedar a porta (por baixo do forro) e melhorar muito a resposta dos mids. Acredite, a diferença em alguns casos é gritante.

Ñ sei se ficaria bom, mas tb poderia pensar em usar 6x9 no tampão c/corte lowpass.

De toda forma, é melhor vc usar um amp sim (mosfet).

Além do 500EF existe o Hi-tech sedã também e uma versão do tubarão com freios ABS de fábrica que custava mais caro que o omega.

Então, isto da manta acho que não rola porque quero manter a originalidade do carro, e a manta iria tirar a originalidade e eu não poderia mais mexer na porta então está fora de cogitação. Mas será que com o lowpass eu teria um desempenho bom? Não ficaria muito desproporcional o som do carro em questão de graves e agudos tanto na frente como atrás?

Compartilhar este post

Link para o post

sub de 5', na mala do monza??

não toca nada.....melhor colocar um par de mids em pezinhos ou porta muito bem tratada, pra ter resultado satisfatório!!

Uso par de mid bravox, do kit 60B, instalado em pezinhos de 8 litro, e batem muito, dá um grave excelente, de repente é isso que quer!!!

flw

Compartilhar este post

Link para o post
sub de 5', na mala do monza??

não toca nada.....melhor colocar um par de mids em pezinhos ou porta muito bem tratada, pra ter resultado satisfatório!!

Uso par de mid bravox, do kit 60B, instalado em pezinhos de 8 litro, e batem muito, dá um grave excelente, de repente é isso que quer!!!

flw

eu justamente não quero usar a mala, leia o que eu escrevi. Quero som dentro do carro apenas, não quero utilizar o porta malas ou alterar a originalidade do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

e eu disse que iria usar a mala?

sujeri porta tratada ou pezinho, nada a ver com mala.......

Compartilhar este post

Link para o post
e eu disse que iria usar a mala?

sujeri porta tratada ou pezinho, nada a ver com mala.......

Não posso tratar a porta e pezinho. Ambos tiram a originalidade do carro. Quero utilizar o espaço do tampão, da porta da frente, e esconder o grave. Por isto um sub pequeno como o de 5.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q vc ñ entendeu o q é a manta... pq ela ñ tira a originalidade do carro. ;)

Faz o seguinte... já q o negócio tá ficando difícil, pega o teu sub e testa no teu carro p/vc ver se vai ter a mesma resposta q vc tem na sua casa e se te agrada mesmo. Depois, vc volta aqui e fala o q achou. Em seguida a gente tenta te ajudar mais. ;)

Vc disse q consegue esconder um sub... por curiosidade, onde?

Compartilhar este post

Link para o post
Acho q vc ñ entendeu o q é a manta... pq ela ñ tira a originalidade do carro. ;)

Faz o seguinte... já q o negócio tá ficando difícil, pega o teu sub e testa no teu carro p/vc ver se vai ter a mesma resposta q vc tem na sua casa e se te agrada mesmo. Depois, vc volta aqui e fala o q achou. Em seguida a gente tenta te ajudar mais. ;)

Vc disse q consegue esconder um sub... por curiosidade, onde?

Já testei, ficou exelente pra mim. A manta tira a originalidade sim, pois caso eu precise abrir a porta vai ter a manta e não a lata. Como ela precisa forrar tudo, sem ficar espaços em aberto a porta ficaria lacrada o que não é original no carro. O sub eu posso esconder tanto na frente como atrás, abaixo do porta luvas tem muito espaço já que a minha mulher é baixa os pés dela não chegam lá, ou então no pé do passageiro atrás com o sub ficando abaixo do banco, o tapete iria esconder a caixa e não iria atrapalhar em nada, como a caixa selada seria pequena não teria problema nenhum. Fiz um teste com papel para simular o tamanho de uma caixa de 10L e ficou certinho a área. Como um sub de 6 ou 5 precisaria de uma litragem menor, sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Se já tem falantes de 6" nas portas, podia simplesmente substituí-los por midbass de 6", NAR ou Bravox, vai do seu gosto.

No meu carro tenho um Kit da Bravox que consiste num midbass de 5" na porta e um tweeter perto da maçaneta de abrir a porta (local original no meu carro, não sei se teu carro teria lugar próprio para o tweeter) e dá um gravezinho gostoso de ouvir e olha que minha porta nem é tratada com manta.

Outra dica que dou é se tem lugar para esconder um sub de 6" compra midbass e faz a caixa pra ele, provavelmente deve te atender. Se tiver lugar coloca logo 2 Midbass desses de 6". Os midbass respondem médios também, mas aí você utiliza um filtro Low Pass pra cortar os médios e deixar só os graves mesmo nele.

Compartilhar este post

Link para o post

Monzeiro na área []-[]

falante de 6" com pouca potência pra mim é midbass :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Faz uma caixa com um midbass de 6 da NAR e faz um corte em low tipo de 100hz para baixo. Pode fazer duas e coloca uma debaixo de cada banco e o amplificador você instala lá na frente embaixo do porta luvas como disse.

O midbass da NAR descem bem, principalmente os de Kevlar e tem 50rms cada, que é o que tu mais ou menos quer. Acho que te atende legal essa opção.

Compartilhar este post

Link para o post
Faz uma caixa com um midbass de 6 da NAR e faz um corte em low tipo de 100hz para baixo. Pode fazer duas e coloca uma debaixo de cada banco e o amplificador você instala lá na frente embaixo do porta luvas como disse.

O midbass da NAR descem bem, principalmente os de Kevlar e tem 50rms cada, que é o que tu mais ou menos quer. Acho que te atende legal essa opção.

Qual seria a litragem mais ou menos de caxa caixa? Que tipo de amp seria bom? Ligaria tudo no amp? Como ficaria o custo disto?

Compartilhar este post

Link para o post
Qual seria a litragem mais ou menos de caxa caixa? Que tipo de amp seria bom? Ligaria tudo no amp? Como ficaria o custo disto?

Acho que já ficaria legal com uma caixa selada de uns 8 litros.

Com relação ao custo coloco o preços deles aqui no shopping do AutoSom:

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal...5.01_R$209

O amplificador poderia ser esse:

http://www.autosom.net/shopp/produto_detal..._280_R$390

Poderia ligar cada mid em um canal do amplificador.

É apenas uma sugestão de modelos, pois se procurar nos classificados do fórum você vai encontrar preços bem melhores. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrei da época em que tinha um Monza Classic 88, puta carrão!!! Tem mais qualidade e conforto que qualquer popular de hoje em dia....

Cara, e se vc retirasse os pioneer 6x9" e colocasse subwoofer free-air 6x9" no tampão, usando o mesmo local que já está furado mesmo.

Pois vc não quer nada que estremeça, e sim suprir a falta de graves, e creio que isto irá lhe proporcionar um ganho muito melhor que um subzinho de 6" apenas.

Compartilhar este post

Link para o post
Lembrei da época em que tinha um Monza Classic 88, puta carrão!!! Tem mais qualidade e conforto que qualquer popular de hoje em dia....

Cara, e se vc retirasse os pioneer 6x9" e colocasse subwoofer free-air 6x9" no tampão, usando o mesmo local que já está furado mesmo.

Pois vc não quer nada que estremeça, e sim suprir a falta de graves, e creio que isto irá lhe proporcionar um ganho muito melhor que um subzinho de 6" apenas.

Mas eu não iria perder muito no som atrás com um free-air? Não teria grave demais no tampão e pouco médio e agudo atrás? O som não iria vir todo só da frente?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu não iria perder muito no som atrás com um free-air? Não teria grave demais no tampão e pouco médio e agudo atrás? O som não iria vir todo só da frente?

Verifiquei no ML os seguintes itens:

Bomber 6x9 c/ sub

Módulo

Seria uma saída interessante? Seria um custo baixo, R$400 para ter graves, e o módulo mas não perderia muito em qualidade comparando com os meu 6x9? Os meus são TS-A6976

Compartilhar este post

Link para o post

Verifiquei no ML os seguintes itens:

Bomber 6x9 c/ sub

Módulo

Seria uma saída interessante? Seria um custo baixo, R$400 para ter graves, e o módulo mas não perderia muito em qualidade comparando com os meu 6x9? Os meus são TS-A6976

Esquece esses 6x9 da Bomber, tem um som ruim em termos de qualidade, com certeza esses 6x9 da Pioneer são bem melhores (apesar de eu não gostar de 6x9 ainda mais esses multiaxiais).

Eu iria naquela sugestão que te dei, faz duas caixas com midbass NAR kevlar.

No Leosound eles estão bem mais baratos e o amplificador que te recomendei também

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc estiver pensando em som de qualidade... o som deve vir só da frente.

Se vc pesquisar vai ver q o recomendado é não usar nada de médio ou agudo atrás.. ou no máximo usar um coaxial ligado direto no player.

Acho q a melhor opção seria um kit 2 vias em porta tratada.. por enquanto to usando um par de CS60D na porta do Marea e alimentado só com o player , sem módulo de potencia e pra quem não quer um som interno suprindo a falta de graves tá excelente..

mas como vc não quer por manta nas portas.. eu tb iria no NAR Kevlar em caixas pequenas.. só não sei onde vc iria colocar estas caixas.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...