Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

caiolira

Projeto Com Qualidade E Melhor Custo-benefício

Recommended Posts

Caros colegas do forum,

estou colocando um som no meu carro visando qualidade com uma boa relação custo-benefício para ouvir apenas dentro do carro. Iniciei comprando um player Pioneer DEH-P3980MP e um kit componente Sony XS-BG170S e mantive as coaxiais originais nas portas de trás do carro (um Xsara Picasso 2005). O som é bom mas ainda não é tem a qualidade suficiente que pretendo.

Andei estudando um pouco sobre som automotivo e cheguei à conclusão que o projeto que melhor se adapta às minhas necessidades é o da imagem abaixo:

primeirosom3bco2.gif

Dessa forma me falta comprar um amplificador e um subwoofer com caixa dutada. Acredito que um amplificador de algo em torno de 400W RMS e um subwoofer de 250W me serão suficientes. Para o amplificador estou estudando colocar o Hurricane HA4120 e para o subwoofer estou pensando em algum bravox de 12", mas não sei qual modelo se adequa melhor às minhas necessidades, eis que recorro a vocês para me ajudarem hehe.

Dessa forma o sistema acima ficaria com os seguintes componentes:

Player: Pioneer DEH-P3980MP

Amplificador: Hurricane HA4120

Frente: Kit Componente 2 vias Sony XS-BG170S (75W RMS)

Trás: Alto-falantes coaxiais (ou triaxiais) simples

Mala: Sub-woofer Bravox (ou outra marca equivalente) 12" (250W RMS)

Tenho dúvidas se seria necessário adicionar capacitores, trocar a bateria ou alternador do carro para suportar um sistema de som como esses sem prejuízos ao veículo.

O que vocês acham?

Grato pela atenção,

Caio Lira.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça o seguinte.

Amplificador: Blaupunkt GTA 480

Subwoofer: NAR 12SW2

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Faça o seguinte.

Subwoofer: NAR 12SW2

Abraço

Oi,

este projeto que mencionei se propõe a utilizar um amplificador de 4 saídas, utilizando 2 delas para ligar os auto-falantes da direita e esquerda, tanto dianteiros como traseiros. Sendo que utiliza-se um resistor para diminuir um pouco o volume dos traseiros em relação aos dianteiros para não prejudicar o palco sonoro na frente.

As outras duas saídas devem ser ligadas (em bridge?) no subwoofer. Aí que vem a dúvida, para ligar um subwoofer em duas saídas não se deve ter um de bobina dupla? O NAR 12SW2 é bobina simples, como devo realizar a ligação de forma a aproveitar o máximo de potência dos equipamentos, sempre prezando principalmente pela qualidade é claro.

Grato pela atenção,

Caio Lira.

Compartilhar este post

Link para o post
Oi,

este projeto que mencionei se propõe a utilizar um amplificador de 4 saídas, utilizando 2 delas para ligar os auto-falantes da direita e esquerda, tanto dianteiros como traseiros. Sendo que utiliza-se um resistor para diminuir um pouco o volume dos traseiros em relação aos dianteiros para não prejudicar o palco sonoro na frente.

LIgue o kit nas 2 saídas e ligue os falantes traseiros na saída amplificada do player.

As outras duas saídas devem ser ligadas (em bridge?) no subwoofer. Aí que vem a dúvida, para ligar um subwoofer em duas saídas não se deve ter um de bobina dupla? O NAR 12SW2 é bobina simples, como devo realizar a ligação de forma a aproveitar o máximo de potência dos equipamentos, sempre prezando principalmente pela qualidade é claro.

Opa, confundiu... bridge é um lance, bobina dupla em sub é outra...

Recomendo leitura dos textos para facilitar o entendimento:

Textos bravox

O bridge seria vc pegar o "+" de um canal, e o "-" do outro canal. Logicamente quando o modulo permite tal ligação e sempre respeitando a impedância.

Compartilhar este post

Link para o post
Faça o seguinte.

Subwoofer:  NAR 12SW2

Abraço

Oi,

Grato pela atenção,

Caio Lira.

Caio para ligação em bridge não precisa utilizar sub de bobina dupla, pois o bridge é justamente a junção de 2 canais do amplificador transformando-o em apenas um.

A grosso modo diria que o amplificador ficará com 3 canais, 2 para o estéreo e 1 mono para o sub.

Só precisaria utilizar falantes de bobina dupla se o amplificador não aceitasse ligação em bridge ou então para o correto casamento de impedâncias aí ao invés de ligar em bridge, ligaria uma bobina em cada canal (no meu sistema está assim atualmente, pura e simplesmente por causa de casamento de impedâncias entre o sub e o amplificador).

Eu particularmente prefiro subs de bobina dupla devido à versatilidade, caso queira mudar o projeto futuramente teria mais opções de ligação com um sub de bobina dupla.

Compartilhar este post

Link para o post
Faça o seguinte.

Subwoofer:  NAR 12SW2

Abraço

Oi,

Grato pela atenção,

Caio Lira.

Caio para ligação em bridge não precisa utilizar sub de bobina dupla, pois o bridge é justamente a junção de 2 canais do amplificador transformando-o em apenas um.

A grosso modo diria que o amplificador ficará com 3 canais, 2 para o estéreo e 1 mono para o sub.

Só precisaria utilizar falantes de bobina dupla se o amplificador não aceitasse ligação em bridge ou então para o correto casamento de impedâncias aí ao invés de ligar em bridge, ligaria uma bobina em cada canal (no meu sistema está assim atualmente, pura e simplesmente por causa de casamento de impedâncias entre o sub e o amplificador).

Eu particularmente prefiro subs de bobina dupla devido à versatilidade, caso queira mudar o projeto futuramente teria mais opções de ligação com um sub de bobina dupla.

Pessoal,

obrigado pelos esclarecimentos.

Analisei os dados técnicos do módulo Blaupunkt GTA-480 que me foi indicado e encontrei os seguintes dados:

• Potência RMS a 4 Ohm 4x75 /2x210 Watt

• Potência RMS a 2 Ohm 4x105 Watt

Meu kit componente possui 70W RMS e 4Ohm de impedância, logo poderia ligar sem problemas em 2 canais a 4Ohm e 75W RMS?

O subwoofer N.A.R 12SW-2 possui potência de 180W RMS e impedância de 4 ohms, logo a melhor ligação para ele seria em bridge dos 2 canais restantes, o que forneceria 150W RMS, correto?

Caso eu optasse por um subwoofer de bobina dupla, como o N.A.R 12SW-3 (Potência (RMS): 300 watts # Impedância: 6 + 6Ohms). Seria possível ligá-lo com esse módulo devido a estas impedâncias?

Grato pela atenção,

Caio Lira.

Compartilhar este post

Link para o post
Meu kit componente possui 70W RMS e 4Ohm de impedância, logo poderia ligar sem problemas em 2 canais a 4Ohm e 75W RMS?

Sim

O subwoofer N.A.R 12SW-2 possui potência de 180W RMS e impedância de 4 ohms, logo a melhor ligação para ele seria em bridge dos 2 canais restantes, o que forneceria 150W RMS, correto?

1 Bridge de 210Wrms a 4Ohms...

Caso eu optasse por um subwoofer de bobina dupla, como o N.A.R 12SW-3 (Potência (RMS): 300 watts # Impedância: 6 + 6Ohms). Seria possível ligá-lo com esse módulo devido a estas impedâncias?

Em paralelo 3 Ohms. Se não abusar e ligar corretamente, não tem tanto problema. Alguns modulos esquentam mais que o normal.

Agora, este sub possui 300Wrms... seria muito para um bridge de teóricos 210Wrms... casaria melhor com o Nar 180.

;)

Compartilhar este post

Link para o post
Sim

Em paralelo 3 Ohms. Se não abusar e ligar corretamente, não tem tanto problema. Alguns modulos esquentam mais que o normal.

Agora, este sub possui 300Wrms... seria muito para um bridge de teóricos 210Wrms... casaria melhor com o Nar 180.

;)

Mandou bem Beraldo. :legal:

Se vc tem um sub de 180W e alimenta c/210W, o máximo q ele poderá fornecer são os 180W. A diferença é q o amp alcançará essa potência, ainda terá potência de sobra e trabalhará c/menor distorção total (THD). Mas tem q tá tudo muito bem regulado, claro. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Sim

;)

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

;)

Beraldo,

O GTA 480 tem bridge de 210 em 04 ohms.. se ligar sub de 03ohms ele não liberaria mais potencia? teoricamente não iria pra 315 RMS???

apesar disso eu tb optaria pelo SW2 mesmo.. o amp trabalharia com mais folga e menor distorção... acho melhor pra qualidade do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
Beraldo,

O GTA 480 tem bridge de 210 em 04 ohms.. se ligar sub de 03ohms ele não liberaria mais potencia? teoricamente não iria pra 315 RMS???

Fala Royo...

Teoricamente sim ... mas na prática ... será ?

Esse bridge não deve chegar aos 210Wrms. Uns 10% a menos acredito ser a realidade. Triste realidade mas é isso que ocorre na maioria das marcas... não é puro achismo não.

Não saco de eletrônica, então nem me meto a explicar. Mas na realidade o sub não trabalhará em 3 Ohms seco ... até por esse motivo que podemos ligar no canal 4 Ohms. Se não ele queimaria o modulo.

apesar disso eu tb optaria pelo SW2 mesmo.. o amp trabalharia com mais folga e menor distorção... acho melhor pra qualidade do sistema.

Sem sombra de dúvidas que o SW2 se portaria melhor neste set. Exatamente pelos motivos alegados.

Eu tinha um roxinho 6//6 200Wrms em um JBL 4 Ohms 160Wrms bridge. Certeza de que não rolava 240 no bridge.

Compartilhar este post

Link para o post

Bastante grato pela ajuda de todos.

Dessa forma irei montar o sistema da seguinte forma:

1) Ligar as 4 saídas RCA do som Pioneer 3980 no amplificador Blaupunkt GTA-480

2) Ligar 2 saídas pré-amplificadas do som Pioneer 3980 nas coaxiais traseiras (apenas para fornecer um som para os passageiros de trás, porém quem está na frente não deve ser capaz de ouví-las)

3) Ligar as 2 saídas dianteiras do amplificador Blaupunkt GTA-480 no kit componente Sony XS-BG170S

4) Ligar as 2 saídas traseiras do amplificador Blaupunkt GTA-480 em bridge no subwoofer NAR 12SW2 em uma caixa dutada.

Alguém sugere alguma modificação no projeto para melhorá-lo?

O veículo é um Xsara Picasso, há necessidade de tomar alguma providência em relação ao fornecimento de energia para este sistema. Como um megacapacitor, trocar a bateria ou o alternador?

Se alguém também quiser indicar outros componentes do mesmo nível será muito bem vindo, pois não sei se encontrarei os que mencionei por aqui (Recife/PE).

Grato pela atenção,

Caio Lira.

Compartilhar este post

Link para o post
O veículo é um Xsara Picasso, há necessidade de tomar alguma providência em relação ao fornecimento de energia para este sistema. Como um megacapacitor, trocar a bateria ou o alternador?

Quantos "A" possui sua bateria ?

Eu tenho um set com Wrms semelhantes ao seu... Uma Moura 75A (não coube maior no cofre), dá conta do recado...

Sempre é bem vindo um mega mas não tem tanta necessidade neste set ... eu não uso por falta de verba $$...

Compartilhar este post

Link para o post

2) Ligar 2 saídas pré-amplificadas do som Pioneer 3980 nas coaxiais traseiras (apenas para fornecer um som para os passageiros de trás, porém quem está na frente não deve ser capaz de ouví-las)

3) Ligar as 2 saídas dianteiras do amplificador Blaupunkt GTA-480 no kit componente Sony XS-BG170S

4) Ligar as 2 saídas traseiras do amplificador Blaupunkt GTA-480 em bridge no subwoofer NAR 12SW2 em uma caixa dutada.

Se alguém também quiser indicar outros componentes do mesmo nível será muito bem vindo, pois não sei se encontrarei os que mencionei por aqui (Recife/PE).

Grato pela atenção,

Caio Lira.

A princípio não há necessidade de mexer em bateria e alternador e nem de instalar megacapacitor.

Instala só o som e ouça, com o tempo você mesmo vai identificar se há necessidade de mexer em alguma coisa, se a bateria não estiver dando conta do recado, se o alternador não estiver carregando a bateria satisfatoriamente, megacapacitor então acho desperdício para um sistema desses.

O megacapacitor é para sistemas de alto SPL, e assim mesmo só para auxiliar a bateria, se a bateria estiver dando conta do recado é besteira usar mega capacitores.

Teu sistema está muito bom, bem parecido com o meu só que uso outras marcas de equipamentos e não uso o coaxial atras, eu fecharia assim mesmo.

Uma coisa a observar (não sei se já viu isso) é a litragem exigida por esse Sub, veja primeiro o tamanho que a caixa vai ficar e se há espaço em sua mala para ela.

Só uma correção aí no ítem 2, as saídas RCA são justamente as pré-amplificadas, portanto os coaxiais seriam ligados nas saídas AMPLIFICADAS do player e não pré como você falou.

Compartilhar este post

Link para o post

Grato pela atenção,

Caio Lira.

A princípio não há necessidade de mexer em bateria e alternador e nem de instalar megacapacitor.

Instala só o som e ouça, com o tempo você mesmo vai identificar se há necessidade de mexer em alguma coisa, se a bateria não estiver dando conta do recado, se o alternador não estiver carregando a bateria satisfatoriamente, megacapacitor então acho desperdício para um sistema desses.

O megacapacitor é para sistemas de alto SPL, e assim mesmo só para auxiliar a bateria, se a bateria estiver dando conta do recado é besteira usar mega capacitores.

Teu sistema está muito bom, bem parecido com o meu só que uso outras marcas de equipamentos e não uso o coaxial atras, eu fecharia assim mesmo.

Uma coisa a observar (não sei se já viu isso) é a litragem exigida por esse Sub, veja primeiro o tamanho que a caixa vai ficar e se há espaço em sua mala para ela.

Só uma correção aí no ítem 2, as saídas RCA são justamente as pré-amplificadas, portanto os coaxiais seriam ligados nas saídas AMPLIFICADAS do player e não pré como você falou.

Além disso a questão da caixa - dutada ou selada, depende do som que vc mais gosta/ouve em seu carro.

Batidas rápidas como as do heavy metal de pedal duplo e etc.. SELADA

Batidas de mais ressonancia como um forró... DUTADA

Ai vc pode fechar o kit e curtir, tá mto bom o set

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos "A" possui sua bateria ?

Eu tenho um set com Wrms semelhantes ao seu... Uma Moura 75A (não coube maior no cofre), dá conta do recado...

Sempre é bem vindo um mega mas não tem tanta necessidade neste set ... eu não uso por falta de verba $$...

A bateria é a original do Picasso de 70A, então acredito que seja suficiente.

eu colocaria um sub de 10" em uma caixa selada pequena....

além do menor volume ocupado, qual seria a vantagem de um sub de 10" ao invés do de 12"? E quais as desvantagens?

Compartilhar este post

Link para o post
além do menor volume ocupado, qual seria a vantagem de um sub de 10" ao invés do de 12"? E quais as desvantagens?

"Menor" volume ocupado é relativo. Depende do sub / modelo.

Um fosgate 12" por ex pode usar uma dutada 30L, e um nar 10" possa usar uma selada de 56L.

Isso depende de cada sub , resposta que deseja, etc...

Um sub 10" teria a resposta mais rápida.

Geralmente escutar heavy ou rock com um sub 12" em caixa dutada, é uma difícil tarefa. Assim que entra a insanidade mental do baterista, embola tudo... rsss.

Compartilhar este post

Link para o post
"Menor" volume ocupado é relativo. Depende do sub / modelo.

Um fosgate 12" por ex pode usar uma dutada 30L, e um nar 10" possa usar uma selada de 56L.

Isso depende de cada sub , resposta que deseja, etc...

Um sub 10" teria a resposta mais rápida.

Geralmente escutar heavy ou rock com um sub 12" em caixa dutada, é uma difícil tarefa. Assim que entra a insanidade mental do baterista, embola tudo... rsss.

beraldo,

muitissimo obrigado. De fato eu iria fazer uma bobagem completa se comprasse os componentes antes de consultar a este fórum hehe. Meu gosto sonoro está mais para Rock, Heavy Metal, Pop, logo a melhor opção de sub para mim creio que seja o NAR 10sw2 em caixa selada. Parei para analisar um pouco e constatei que realmente prefiro graves secos, sem muita reverberação.

Desta forma o projeto ficou assim:

1) 4 saídas RCA do som Pioneer 3980 no amplificador Blaupunkt GTA-480

2) 2 saídas amplificadas do som Pioneer 3980 nas coaxiais traseiras (apenas para fornecer um som para os passageiros de trás, porém quem está na frente não deve ser capaz de ouví-las)

3) 2 saídas dianteiras do amplificador Blaupunkt GTA-480 no kit componente Sony XS-BG170S

4) 2 saídas traseiras do amplificador Blaupunkt GTA-480 em bridge no subwoofer NAR 10SW2 em uma caixa selada.

Não sei quando montarei o projeto, pois acabo de comprar um computador e o dinheiro infelizmente é finito hehe. Mas quando venha a fazê-lo postarei os resultados. De qualquer forma ainda estou aberto a sugestões hehe.

Abraço,

Caio.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu prefiro a ligação inicial com os falantes em paralelo e atenuação por capacitores. O som dificilmente iterferirá no palco. O lance de se ter 2 RCAs e ligar os coaxiais na saída amplificada do player é que você não terá controle independente do SUB. Outra opção é ligar os coaxiais traseiros nas saídas amplificadas DIANTEIRAS. Assim eles sempre ficarão cobertos pelo kit 2 vias e nunca sobressairão. Opção terceira seria um player com saída independente de SUBwoofer. Digo isso porque fiz a instalação só com os dianteiros amplificados e não gostei muito. Depois que liguei-os em paralelo, melhorou a ambiência sem prejudicar o palco. Dá pra atenuar as frequência mais altas. Já ouvi também quem use coaxiais simples com os tw cortados (sim, literalmente).

Fora isso, está show o seu projeto. Boa sorte !

Compartilhar este post

Link para o post

juliox, vc cita ligar os coaxias com os mids em paralelo ? Ficando final 2 Ohms ?

Quanto menor a impedância, menor a qualidade sonora.

Se ocorrer (nunca entendo direito este lance), do tw "enxergar" a maior impedância, vc irá colocar 3 falantes 4 Ohms (mid+tw+coaxial) em apenas um único canal. Dividiu a potência em 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi isso que eu citei sim. Fizemos isso num som básico de um corsa com 2 vias selenium e triaxiais selenium "atenuados" e tivemos um resultado muito satisfatório ao meu ver.

Pra me explicar melhor: O kit 2 vias na frente em porta não tratada e sem ser em pezinhos não desce muito e geralmente fica no corte corte HP de 80hz. Com isso acho que fica um tremendo buraco no som. Com os falantes traseiros ligados em paralelo, melhoramos sim a ambiência sem perder tanto o palco (atenuando). Acredito que pra eliminá-los de vez, seria interessante um 2 vias de qualidade, muito bem amplificado (de preferência com biamplificação, que é o que pretendo fazer futuramente) e um sub. Aí não vejo necessidade dos falantes traseiros.

Mas isso tudo é uma questão de ouvido. Na teoria perde-se qualidade, potência, palco, etc. Mas para o meu ouvido, se não for nos termos que citei, prefiro amplificá-los também.

abraços !

Compartilhar este post

Link para o post
Eu prefiro a ligação inicial com os falantes em paralelo e atenuação por capacitores. O som dificilmente iterferirá no palco. O lance de se ter 2 RCAs e ligar os coaxiais na saída amplificada do player é que você não terá controle independente do SUB. Outra opção é ligar os coaxiais traseiros nas saídas amplificadas DIANTEIRAS. Assim eles sempre ficarão cobertos pelo kit 2 vias e nunca sobressairão. Opção terceira seria um player com saída independente de SUBwoofer. Digo isso porque fiz a instalação só com os dianteiros amplificados e não gostei muito. Depois que liguei-os em paralelo, melhorou a ambiência sem prejudicar o palco. Dá pra atenuar as frequência mais altas. Já ouvi também quem use coaxiais simples com os tw cortados (sim, literalmente).

Fora isso, está show o seu projeto. Boa sorte !

acho que vou optar por ligar os coaxiais traseiros nas saídas amplificadas dianteiras e depois eu vejo como fica.

Uma coisa que eu andei vendo em outras threads do forum é sobre os cabos RCA. Alguém gostaria de recomendar algum? Também não tenho idéia da quantidade que seria necessária para colocar este set no Picasso.

E quanto aos cabos para ligar nos falantes, alguma recomendação?

Grato pela atenção,

Caio Lira.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...