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seu_madruga

Vira De 1.8 No 1.6! Será Q Vira?

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Fala pessoal

 

Tava vendo na tabela dos motores AP e vi que o pistão do 1.6 é igual ao do 1.8, sendo de 81mm, só o vira que muda. Então quer dizer que um 1.6 trocando o vira por um de 1.8, só tenho a ganhar com isso certo??? Tipo, tem algum outro detalhe diferente entre os dois motores???

 

Valew

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Fala pessoal

 

Tava vendo na tabela dos motores AP e vi que o pistão do 1.6 é igual ao do 1.8, sendo de 81mm, só o vira que muda. Então quer dizer que um 1.6 trocando o vira por um de 1.8, só tenho a ganhar com isso certo??? Tipo, tem algum outro detalhe diferente entre os dois motores???

 

Valew

Acho que mudam as bielas também.

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Achei, os pistões do 1.8 são mais baixos q o do 1.6, as bielas são do mesmo tamanho, 144mm,q tbém é igual a do 2.0.

Então pra eu passar de 1.6 pra 1.8, só trocar os pistões e o vira de 1.8.

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Hum, eu achei num site que fala que o Vira o os pistões são diferentes.

A medida dos pistões são iguais (81mm) porém o do 1.6 é mais alto que o do 1.8.

 

Agora, será que vale a pena fazer essa transformação??? Queria passar pra 1.9 mas a mão de obra sai muito cara já, agora se for trocar somente o vira e os pistões, não precisaria fazer retifica no bloco.

 

O que acham da idéia???

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so muda o vira... o resto é igual... é igual corsa!

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Retirado desse Site

 

1.6 --> 1.8

Para transformar um motor AP de 1.6 para 1.8, é necessário trocar o virabrequim e os pistões (apesar de terem o mesmo diâmetro, os pistões possuem altura de compressão diferente, sendo os de 1.8 mais baixos para compensar o maior curso do virabrequim).

 

Agora vem a pergunta:

Compensa o custo/benefício???

 

Abraço

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Retirado desse Site

 

1.6 --> 1.8

Para transformar um motor AP de 1.6 para 1.8, é necessário trocar o virabrequim e os pistões (apesar de terem o mesmo diâmetro, os pistões possuem altura de compressão diferente, sendo os de 1.8 mais baixos para compensar o maior curso do virabrequim).

 

Agora vem a pergunta:

Compensa o custo/benefício???

 

Abraço

Eh exatament isso q eu iria alerta-lo,se trocar apenas o vira,o seu motor iria arremessar seu cabeçote longe rsrsrsrs

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Paaaaaaaara cara, pq vc vai fazer isso?

Sou muito mais aumentar o diâmetro dos pitões e fazer um belo dum Milissete, fica legal, ainda mais se aproveitar que vai tirar fora e mandar aliviar e balancear o conjunto, fica girador e rende bem até laaa em cima.

Na minha opinião não trocaria o vira não... só aumentar o tamanho dos pistões e faria esse trabalho no Vira.

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Confiei nesse site não ... mas como vc comentou de mili nove, mili nove não se faz com pistão 1.8 e sim pistão 83,5mm. Alguns dizem que com 82,5mm é milinove, para mim não =)

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Olha, pensando aqui eu acho que muda o virabrequim e os pistões, pois dependendo da altura deles a taxa de compressão aumentaria muito, como disseram, forçando demais o cabeçote. Acho que faz todo sentido mudar os pistões também.

Quanto à dica de aumentar o diâmetro, teria que haver um trabalho de retífica no motor, acho que manter o diâmetro e mais fácil e barato.

Agora se compensa ou não é questão de ver quanto custa direitinho e avaliar se o ganho será compensador.

Acredito que se você for atrás de um kit turbo será mais fácil de instalar e o resultado será melhor. Eu iria pelo caminho da sobrealimentação em vez de aumento da cilindrada.

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Bom, eu pensei em passar pra 1.8 ao invés de 1.9 porque acredito que o trampo vai ser bem mais barato, levando em conta que pra 1.8 não precisaria aumentar a câmara de combustão e sim somente substituir as peças. Claro que 1.9 com certeza deve ficar melhor que 1.8.

 

Pensei em aumentar a cilindrada tbém pois acredito que pra um motor 1.6, uma .50 já fica grande. Me recomendaram uma .48. O que vcs acham???

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Bom, eu pensei em passar pra 1.8 ao invés de 1.9 porque acredito que o trampo vai ser bem mais barato, levando em conta que pra 1.8 não precisaria aumentar a câmara de combustão e sim somente substituir as peças. Claro que 1.9 com certeza deve ficar melhor que 1.8.

 

Pensei em aumentar a cilindrada tbém pois acredito que pra um motor 1.6, uma .50 já fica grande. Me recomendaram uma .48. O que vcs acham???

Olha cara, é muito relativo essa parada de uma turbina .48 .50 .70... ou seja la o que for.

O que você precisar saber é o tamanho do eixo e rotor assim como o tamanho da caixa quente e caixa fria (turbo e compressor) para instalar algo correto no seu carro.

Depende tbm muito do que você quer com um TUrbo; prefere pegadas desde baixas rotações, porém em alta essa turbina vai estrangular? ou prefere uma pegada mais progressiva com aproveitamento até o limite do motor?

Decidido isso vamos escolher o tamanho da Turbina (caixas, eixo e rotor) visando qual cilindrada o seu motor tem (ou terá) e qual será a preparação em cima desse motor (se vai ter cabeçote preparado com comando mais agressivo, alimentação a ser utilizada e mais um série de fatores).

Eu particularmente NÃO mecheria nem em vira e nem nos pistões, ainda mais para turbo, 1.6 é o canal para montar um Turbo girador e com qualidade e com risco de quebra muito pequeno (sabendo utilizar o carro)

 

Uma receita básica porem com um desempenho bacana seria a seguinte:

Turbina Garret .50 fria com rotor 51mm e .58quente duplo fluxo com eixo 54mm ou Uma KKK K24 com a caixa quente .58duplo fluxo = a pegada nessas turbina sera um pouco mais tarde (coisa dos 3500/4000rpm mas em contrapartida vão render até onde seu motor girar no caso sendo 1.6 7500rpm)

Bomba de Gol GTi para alimentação

Velas frias BP 9 ES ou as EGV 9

Como seu carro é Mi é só retrabalhar os bicos se os mesmos forém para alcool ou colocar bicos para alcool

1,2bar de pressão bem alimentado não tem risco algum de quebra se souber dosar o pé, mas de preferência comece com 0,6~0,8 bar

Nesse caso utilize embreagem do Santana 2.0 com disco de lona trançada para ter um carro gostoso de se dirigir

 

Com um bom preparador você consegue uma potência legal nessa configuração e vai ter um carro bem divertido.

 

Acho que é isso.

Abraço!

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Bom, eu pensei em passar pra 1.8 ao invés de 1.9 porque acredito que o trampo vai ser bem mais barato, levando em conta que pra 1.8 não precisaria aumentar a câmara de combustão e sim somente substituir as peças. Claro que 1.9 com certeza deve ficar  melhor que 1.8.

 

Pensei em aumentar a cilindrada tbém pois acredito que pra um motor 1.6, uma .50 já fica grande. Me recomendaram uma .48. O que vcs acham???

Olha cara, é muito relativo essa parada de uma turbina .48 .50 .70... ou seja la o que for.

O que você precisar saber é o tamanho do eixo e rotor assim como o tamanho da caixa quente e caixa fria (turbo e compressor) para instalar algo correto no seu carro.

Depende tbm muito do que você quer com um TUrbo; prefere pegadas desde baixas rotações, porém em alta essa turbina vai estrangular? ou prefere uma pegada mais progressiva com aproveitamento até o limite do motor?

Decidido isso vamos escolher o tamanho da Turbina (caixas, eixo e rotor) visando qual cilindrada o seu motor tem (ou terá) e qual será a preparação em cima desse motor (se vai ter cabeçote preparado com comando mais agressivo, alimentação a ser utilizada e mais um série de fatores).

Eu particularmente NÃO mecheria nem em vira e nem nos pistões, ainda mais para turbo, 1.6 é o canal para montar um Turbo girador e com qualidade e com risco de quebra muito pequeno (sabendo utilizar o carro)

 

Uma receita básica porem com um desempenho bacana seria a seguinte:

Turbina Garret .50 fria com rotor 51mm e .58quente duplo fluxo com eixo 54mm ou Uma KKK K24 com a caixa quente .58duplo fluxo = a pegada nessas turbina sera um pouco mais tarde (coisa dos 3500/4000rpm mas em contrapartida vão render até onde seu motor girar no caso sendo 1.6 7500rpm)

Bomba de Gol GTi para alimentação

Velas frias BP 9 ES ou as EGV 9

Como seu carro é Mi é só retrabalhar os bicos se os mesmos forém para alcool ou colocar bicos para alcool

1,2bar de pressão bem alimentado não tem risco algum de quebra se souber dosar o pé, mas de preferência comece com 0,6~0,8 bar

Nesse caso utilize embreagem do Santana 2.0 com disco de lona trançada para ter um carro gostoso de se dirigir

 

Com um bom preparador você consegue uma potência legal nessa configuração e vai ter um carro bem divertido.

 

Acho que é isso.

Abraço!

Opa, valew ae pelas dicas. É mais ou menos isso mesmo que eu queria saber. Como meio que colocar uma turbina com um tamanhideal pra se encher deposi dos 3000. Pra mim seria ideal, acho mais bacana ter uma pegada com um giro mais alto mas sabendo que vou ter força na turbina até altos giros.

Acho q vou deixar o 1.6 mesmo e procurar uma turbina dessas que vc me falou. Achei q uma .50 demoraria muito pra começar a encher, mas se entrar a uns 3000 até 3500 pra mim ta muito massa.

 

VAlew

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