Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vxice

Consumo De Amp Class Ab

Recommended Posts

Postado em

Em condiçoes normais, um amp class AB que possue teoricos 1000 wrms a 1 Ohm, ate ai esta certo, mais se eu fizer a ligaçao em 2 Ohms ele consumira tanto quanto a potencia maxima em 1 Ohm ou consumira somente o equivalente aos 500 w rms ?? :blink:

duvida besta mais cruel pasmafaute

abraço

marcelo spalenza

Postado em

Fiz essa pergunta porque, pensei que "a potencia enviada seria a mesma tanto a 4 ou 1 Ohm, so que a diferença esta somente na resistencia do auto falante"

Postado em

Quanto menor a resistência, maior a potência liberada pelo ampl.

Muitos ampl. declaram a potência em diversas cargas de impedância.

O consumo será proporcional à potência liberada, a 1ohm ele consumirá mais que a 2 ohms.

essa conta de vividir a potência no meio cada vez que se dobra a impedância (1000 a 1ohms / 500 a 2 ohms), não é exata.

:legal:

Postado em

O consumo será proporcional à potência liberada, a 1ohm ele consumirá mais que a 2 ohms.

essa conta de vividir a potência no meio cada vez que se dobra a impedância (1000 a 1ohms / 500 a 2 ohms), não é exata.

inclusive a hbuster declara 320wrms por canal a 2 ohms e 200wrms a 4ohms no hbm2100.

Postado em

essa conta de vividir a potência no meio cada vez que se dobra a impedância (1000 a 1ohms /  500 a 2 ohms), não é exata.

inclusive a hbuster declara 320wrms por canal a 2 ohms e 200wrms a 4ohms no hbm2100.

É uma declaração bem questionável por sinal. Pensemos assim:

- A lei de ohm diz que, quando temos cargas de 2 e 4 ohms, submetidas a uma mesma tensão, a potência na carga de 2 ohms é o DOBRO da de 4 ohms.

- Um amplificador é, na realidade, um amplificador de tensão. Logo, dependendo de como o ganho está ajustado, 1V na entrada implicam em 30V na saída, e isto independe da carga na saída.

Logo, se temos uma discrepância muito grande, podemos afirmar categoricamente que há alguma limitação interna para que um amplificador não consiga ter um bom desempenho em baixa impedância.

Postado em

essa conta de vividir a potência no meio cada vez que se dobra a impedância (1000 a 1ohms /  500 a 2 ohms), não é exata.

- A lei de ohm diz que, quando temos cargas de 2 e 4 ohms, submetidas a uma mesma tensão, a potência na carga de 2 ohms é o DOBRO da de 4 ohms.

- Um amplificador é, na realidade, um amplificador de tensão. Logo, dependendo de como o ganho está ajustado, 1V na entrada implicam em 30V na saída, e isto independe da carga na saída.

Logo, se temos uma discrepância muito grande, podemos afirmar categoricamente que há alguma limitação interna para que um amplificador não consiga ter um bom desempenho em baixa impedância.

??????????????????????????? pasmafaute

Já li mta coisa que não entendi, mas essa ....

técnicamente muito bem explicado, mas fiquei sem entender? o consumo se manteria?

Existe alguma conta que se possa fazer para saber a potência real, em diversas cargas de impedância??

A voltagem é sempre a mesma independente da impedância, certo? mas o consumo aumentaria, fato constatado pelo próprio aquecimento do equipamento, que dispersa parte da energia em calor ...

Postado em

Até onde sei, essa divisão não é exata! É logarítimica!

Por este motivo a potencia de um amp. de impedancia de saida 1Ohm não é a metade caso ligue falante de 2Ohms... Justamente por ser logarítimica!

Não se pode usar a lei de Ohm apenas... Até pq impedancia é diferente de resistencia!

A resistencia é variavel... de acordo com temperatura... humidade...

Respondendo a pergunta: Ele não irá consumir o equivalente a 500rms, até pq como eu disse ele nao vai mandar apenas 500rms. Mas ele irá sim consumir menos! Proporcionalmente à potencia liberada por ele! Que por sinal varia com o ganho... etc...etc...

Abraço!

Postado em

??????????????????????????? pasmafaute

Já li mta coisa que não entendi, mas essa ....

técnicamente muito bem explicado, mas fiquei sem entender? o consumo se manteria?

Existe alguma conta que se possa fazer para saber a potência real, em diversas cargas de impedância??

A voltagem é sempre a mesma independente da impedância, certo? mas o consumo aumentaria, fato constatado pelo próprio aquecimento do equipamento, que dispersa parte da energia em calor ...

Não, ele irá consumir o correspondente ao que libera. Portanto, irá consumir menos sim.

Postado em

Bom Tópico, e tenho uma pergunta...

O Ampli Jl Audio 500/1 fornece 500rms @ 1, 2 ou 4ohms ( Primeiro Ampli que eu conheço que fornece mesma potência a impedâncias diferentes... )

Nesse caso, ele consumiria a mesma coisa estando ligado em 1, 2 ou 4ohms?

Postado em
Até onde sei, essa divisão não é exata! É logarítimica!

Não... é exata. Vamos por partes...

Potência é igual ao quadrado da tensão dividido pela resistência. Ou seja, P = U² / R.

Se temos 20V na saída do amplificador, teremos em 4 ohms: P = 20²/4 = 100W

E em 2 ohms: P = 20²/2 = 200W.

Não se pode usar a lei de Ohm apenas... Até pq impedancia é diferente de resistencia!

Resistência e impedância são a mesma coisa. A diferença é que em circuitos onde temos indutância ou capacitância, a medida em corrente contínua será diferente da medida em corrente alternada. Por isto se adota a impedância nestes casos. Em resístores não-indutívos, a medida de resistência e impedância será exatamente a mesma. Em bobinas, não.

Sem falar que a impedância de um alto-falante não é fixa. Ela chega a 10x o valor nominal. O valor nominal só é atingido pouco depois da Fs do falante, fora dela um falante de 2 ohms pode trabalhar em 4, 8, ou até mesmo 20 ohms. Basta olhar a curva de impedância de qualquer falante, no próprio manual dele.

Postado em

Sem falar que a impedância de um alto-falante não é fixa. Ela chega a 10x o valor nominal. O valor nominal só é atingido pouco depois da Fs do falante, fora dela um falante de 2 ohms pode trabalhar em 4, 8, ou até mesmo 20 ohms. Basta olhar a curva de impedância de qualquer falante, no próprio manual dele.

só para entender .. hipotéticamente ...

se eu for utilizar uma freqüência pura (100hz por exemplo), com um sub de 4 ohms, mas que a 100hz a impedância é 16 ohms, poderia ser ligado a esse ampl. 4 subs destes em paralelo ?? resultaria em uma impedância de 4 ohms?? fazendo assim o ampl. (de 4 ohms), liberar o máximo possível ???

Podemos dizer então que o alto-falante raramente (somente na Freqüência de impedância mínima)estará recebendo a potência total do ampl.???

Postado em

só para entender .. hipotéticamente ...

se eu for utilizar uma freqüência pura (100hz por exemplo), com um sub de 4 ohms, mas que a 100hz a impedância é 16 ohms, poderia ser ligado a esse ampl. 4 subs destes em paralelo ?? resultaria em uma impedância de 4 ohms?? fazendo assim o ampl. (de 4 ohms), liberar o máximo possível ???

Podemos dizer então que o alto-falante raramente (somente na Freqüência de impedância mínima)estará recebendo a potência total do ampl.???

Sim... é isto mesmo.

No caso, quando você instala o sub em uma caixa, a curva de impedância muda. Levantando corretamente a curva, você pode utilizar um arranjo diferente em um campeonato, por exemplo.

Postado em

Potência é igual ao quadrado da tensão dividido pela resistência. Ou seja, P = U² / R.

Resistência e impedância são a mesma coisa. A diferença é que em circuitos onde temos indutância ou capacitância, a medida em corrente contínua será diferente da medida em corrente alternada. Por isto se adota a impedância nestes casos. Em resístores não-indutívos, a medida de resistência e impedância será exatamente a mesma. Em bobinas, não.

Voce esta dizendo que se eu ligar em meu T2500 2Ohms um falante de 2Ohms e puxar o maximo dele(2500w) eu terei uma tensão de aproximadamente 70.8V? O.O

"Só sei que nada sei..."

Postado em

Voce esta dizendo que se eu ligar em meu T2500 2Ohms um falante de 2Ohms e puxar o maximo dele(2500w) eu terei uma tensão de aproximadamente 70.8V? O.O

"Só sei que nada sei..."

Sim é bem por aí mesmo. Tanto é que dá até pra tomar choque. Os SD vêm até com aviso de risco de choque.

Postado em

decompoe o sinal com uma Transformada de Fourier

e tambem faça a Transformada de Fourier do circuito a ser analisado

a partir dai é lei de ohm no dominio da frequencia.

P(w) = ( V(w)² / |Z(w)| ) * e^j(w - @)

onde P(w) =potencia em funçao da frequencia, V(w)=tensao em funçao da frequencia, e Z(w) é o modulo da impedancia em funçao da frequencia, e w é a frequencia em questao e @ é o angulo de fase,

a impedancia declarada do falante (por ex. os classicos 4ohms dos falantes) refere-se a impedancia minima apos a frequencia de ressonancia do falante, onde a derivada do sinal é a menor possivel.

ai se tu nao quiser quebrar 'mto' a cabeça faz q nem o kleber disse que é uma otima aproximaçao

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...