Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gino

Como Ligar Módulo Em Uma Fonte Atx ?

Recommended Posts

Galera, nao sei nd de eletronica....

 

a duvida é a seguinte, tem algum problema ligar em paralelo 2 fontes atx q fornecem aperagem diferentes??

tipo uma fornece 18A(12v) e a otra fornece 15A(12v) tem problema??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, nao sei nd de eletronica....

 

a duvida é a seguinte, tem algum problema ligar em paralelo 2 fontes atx q fornecem aperagem diferentes??

tipo uma fornece 18A(12v) e a otra fornece 15A(12v) tem problema??

 

Velho, problema não há, mas já fiz um teste como esse, aplicando uma carga cada vez maior pra ver até onde ia a capacidade dessa gambi e a de menor capacidade de corrente sempre desarmava primeiro... de repente, alguém aqui do forum tem algum macete... pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida: Alguém já pôs fogo numa dessas gambi ATX ou mesmo teve problemas com surto de tensão? Alguém usa proteção contra o surto de tensão? Se usa, qual tipo??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma dúvida: Alguém já pôs fogo numa dessas gambi ATX ou mesmo teve problemas com surto de tensão? Alguém usa proteção contra o surto de tensão? Se usa, qual tipo??

 

Fala galera... voltando ao assunto...

 

Meus amigos é o seguinte,

 

utilizei 3 fontes, ligando elas em serie os 5V (fio vermelho) junto com o terra (fio preto)ok fiz e o som ligou. Porem quando aumento o som, ele desliga e liga novamente (acho que algum tipo de proteção do amplificador) quando ligamos em serie soma-se a voltagem mas mantem amperagem, é isso mesmo? entaum seria 3 fontes ligada em serie os 5 V teria 15V com os 32A de alguma das fontes

 

Será que é pelo fato de não estar somando a amperagem o som desliga?

 

Alguem tem a solução para o caso? obrigado!!

 

OBs: to usando um hurricane com par de 6x9 da bravox e um sub da bomber de 200rms e um player pionner.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala galera... voltando ao assunto...

 

Meus amigos é o seguinte,

 

utilizei 3 fontes, ligando elas em serie os 5V (fio vermelho) junto com o terra (fio preto)ok fiz e o som ligou. Porem quando aumento o som, ele desliga e liga novamente (acho que algum tipo de proteção do amplificador) quando ligamos em serie soma-se a voltagem mas mantem amperagem, é isso mesmo? entaum seria 3 fontes ligada em serie os 5 V teria 15V com os 32A de alguma das fontes

 

Será que é pelo fato de não estar somando a amperagem o som desliga?

 

Alguem tem a solução para o caso? obrigado!!

 

OBs: to usando um hurricane com par de 6x9 da bravox e um sub da bomber de 200rms e um player pionner.

 

Vc fez alguma alteração nos circuitos das fontes pra abaixar a tensão ou simplesmente associou-as em série (ligando preto + vermelho?) As 3 são iguais ou têm as mesmas características (principalmente na linha de 5V) ? Estou imaginando que o amp esteja desligando por queda de tensão... faz o seguinte, ligue o set e monitore a tensão com um multímetro e poste o resultado.

 

OBS: Quando vc faz a associação em série, somam-se as tensões das 3 fontes (se elas forem iguais) e mantem-se a corrente, porém, se na associação alguma das fontes tiver menor capacidade, esse nível de corrente é que vai prevalecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc fez alguma alteração nos circuitos das fontes pra abaixar a tensão ou simplesmente associou-as em série (ligando preto + vermelho?) As 3 são iguais ou têm as mesmas características (principalmente na linha de 5V) ? Estou imaginando que o amp esteja desligando por queda de tensão... faz o seguinte, ligue o set e monitore a tensão com um multímetro e poste o resultado.

 

OBS: Quando vc faz a associação em série, somam-se as tensões das 3 fontes (se elas forem iguais) e mantem-se a corrente, porém, se na associação alguma das fontes tiver menor capacidade, esse nível de corrente é que vai prevalecer.

 

Não fiz nenhuma alteração nos circuitos pq não manjo, de tanto fuçar acabei descobrindo que uma das fontes e o suficiente...

 

fiz o teste apenas com uma fonte ligada e estou surpreso pois não deu mais problema.

 

A fonte é ATX para p4, fiz o teste com cada uma delas as outras duas quando ligava ficava piscando a luz do player e power do amplificador. agora esta estavel com uma fonte em um volume bem alto e nada pisca.

 

ou seja em vez de usar as 3 fontes to usando so uma! como disse fiquei surpreso pois pelo que estava lendo nos topicos era preciso 3 fontes e tal ... mas enfim. agora esta funcionando do jeito que eu queria.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peguei esse topico bem andando!!!

tenho umas perguntas ehhehe!! Pq trabalho com informática aqui e é facil de consegui umas fontess!

 

Tipo no Meu carro eu utilizo uma bateria de 150 amperess!!! Por exemplo será que se eu ligar umas 3 fontes dessas junto com a bateria ajuda a da uma segurada no som?????

 

Pro consumo da bateria diminuir??????

Eu uso banda ICE que eh 12,8volts ai nao da pra eu usa a ponte de 5v volts neh!!! :(

OLÁ AMIGO, TENHO UM CORSA MILLENIUM 4 PORTAS COM UM SOM + OU - RSRS E COMO ESSES CARREGADORES DE BATERIAS ESTÃO CUSTANDO O OLHO DA CARA, EU MESMO MONTEI UM CARREGADOR, 1° COMPREI 3 FONTES DE PC USADA NA FEIRA DO ROLO DE 500`WATS`ATX R$10,00 CADA, E LIGUEI TODAS AS 3 EM SERIE USANDO TODOS OS FIOS VERMELHO E TODOS OS PRETOS,POIS ELES SAO 5V E CADA FONTE A 5V ELA TEM A AMPERAGEM DE 30A VC LIGANDO POSITIVO (AMARELO) COM NEGATIVO (PRETO)TODAS AS 3 FONTES JUNTAS FICARAM COM 90A E 15V CERTO!!

FORTE ABRAÇO

http://www.postimage.org/image.php?v=aV1gE3UA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OLÁ AMIGO, TENHO UM CORSA MILLENIUM 4 PORTAS COM UM SOM + OU - RSRS E COMO ESSES CARREGADORES DE BATERIAS ESTÃO CUSTANDO O OLHO DA CARA, EU MESMO MONTEI UM CARREGADOR, 1° COMPREI 3 FONTES DE PC USADA NA FEIRA DO ROLO DE 500`WATS`ATX R$10,00 CADA, E LIGUEI TODAS AS 3 EM SERIE USANDO TODOS OS FIOS VERMELHO E TODOS OS PRETOS,POIS ELES SAO 5V E CADA FONTE A 5V ELA TEM A AMPERAGEM DE 30A VC LIGANDO POSITIVO (AMARELO) COM NEGATIVO (PRETO)TODAS AS 3 FONTES JUNTAS FICARAM COM 90A E 15V CERTO!!

FORTE ABRAÇO

http://www.postimage.org/image.php?v=aV1gE3UA

 

Qual teu amp? Só uma correção, as fontes nessa associação somam as tensões e mantém as correntes (se forem todas iguais) se alguma delas tiver uma capacidade menor de corrente na linha de 5V, é esse nível de corrente que vai prevalecer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma pergunta, dei uma procurada aqui, mais não consegui ler todos os posts.... como eu faço para ligar o REMOTO? para ligar o módulo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma pergunta, dei uma procurada aqui, mais não consegui ler todos os posts.... como eu faço para ligar o REMOTO? para ligar o módulo?

 

2 opções: ou vc usa com o remote do player (ligação convencional) ou faz um jumper do positivo do amp para o remote do mesmo (uso e acho mais segura a primeira opção...) flws..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, a ATX que usei pra alimentar meu set no reveillon foi pro saco no dia 1o (depois de funfar bastante durante a festa, horas com o som no talo, diga-se de passagem...) e só tive tempo de abri-la ontem... me deparei com os capacitores das 3 linhas de tensão estufados... como tinha alguns sobressalentes (provenientes de outras ATX que uso como sucata) substituí os componentes danificados e a bichinha ressuscitou! Tá funfando novamente! Só um detalhe: observei que após alguns minutos com ela ligada, a tensão foi subindo (sozinha) e eu não fiz o esquema de ajuste de tensão nela... será que é o regulador? (Ela utiliza o SG6105D)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma ATX modificada com sucesso!! 14,4V (em aberto) e ~13,6V em carga... ficou muito boa!! Tô até recarregando bateria com ela... fiz até um videozinho com o som funfando e a fonte ligada direto na bateria, recarregando... []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

POSTA OS VIDEOS AÍ !

 

SERÁ QUE ESSE ESQUEMA DE LIGAR AS SAIDAS 5V DE 3 FONTES DA ROCK ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também gostaria de ver esse video das fotes ATX carregando baterias...

posta oh video Juriti!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, seguinte, estou com dois problemas nas ATX: uma, eu consegui de sucata e, após testá-la, em aberto tava dando ~12V, em carga (lâmpada de farol de carro) tava dando ~11V, porém, após deixá-la funcionando alguns minutos, observei que a tensão estava subindo sozinha (lembrando que não fiz nenhuma alteração nela; Já a segunda, era uma fontezinha minha bem parruda (aguentava uns 15A sem alteração, ficando em torno de 11V em carga), após fazer a alteração da tensão, a mesma conmeçou a subir até uns 17V (aí desliguei, pra não explodir os capacitores...) alguém sugere o que devo verificar??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou novo no forum e vim com uma Duvida: liguei em paralelo 4fontes sendo 2AT 3 fontes estão com diodos de 6A e 1com 3 diodos de 3A alem disso fiz mais um gambiara colokei uma bobina de monitor isso ajuda na amperagem ou so faz perder amperagem ou voltagem por inquanto estou com um radio sony Explod e 4 Triacxiais e ñ ocila nadinha o radio.

daki um ou dois meses pretendo ligar 1 amplificador de 350RMS B Buster e um 12Roadstar ira funcionar legal?? :unsure:

 

Me deem uma ajuda por favor!! Que jah estou td perdido :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem chamo? haha

 

então pessoal, não tem segredo não, eu tenho umas gambiarras aqui em casa, toco um modulo pro som residencial com 3 fontes VELHAS (1 ATX e 2 AT de pentium 166 HAHA).

 

a unica dica que do a vcs é USEM FONTES VELHAS. Essas fontes genericas de hj em dia são ruins d+, super instaveis, fracas..lixo total..

 

eu não mechi em nada da placa da fonte, apenas cortei todos aqueles conecotres, juntei os fios amarelos (eles são o 12v) e os pretos (eles são o terra/GND) e pronto.

 

no caso de ser uma fonte ATX, vc deve pegar o fio verde (só tem 1..) e ligar com um fio preto (qualquer um dos pretos). Essa ligação eh necessaria para que a fonte ligue sem precisar estar plugada a uma placa mãe.

 

nas AT nao tem segredo nenhum..só juntar os amarelos e os pretos e ligar respectivamente no modulo.

 

 

para usar mais de uma fonte, NÃO existe segredo algum, apenas ligue as fontes em paralelo e pronto. Não eh necessario por diodo nas saidas de cada fonte, pois elas ja possuem tais diodos internamente. (ps. para ligar as fontes em paralelo, eh soh juntar tudo..sem dificuldade nenhuma, liga amarelo com amarelo e preto com preto..pronto..)

 

eu no caso to com 3 fontes assim aqui, da o que, cerca de 30~35a e fica em 11.8v +/-. Dependendo do volume que forço o modulo, a voltagem vai abaixando nos graves mais fortes, mais sobe rapidamente. Se em um pico a voltagem for abaixo de 10v as fontes desarmam na hora. Caso exista algum curto elas desarmam na hora (quer testar? liga elas e bate o positivo no negativo, ela desarma na hora, depois eh soh desligar a fonte, esperar uns 3 segundos e ligar devolta)..eh show, bem tranquilo e as fontes vivem geladas

 

 

foto ja tem um tempinho, tava uma bagunça danada ainda haha

dcf0041za7.jpg

 

tem um pessoal aqui no forum que brinca com fontes de computador no som de casa, o maconailp tem umas 5 fontes no quarto, o asclus tem umas 8 fontes...eh show de bola.

 

:legal:

 

 

EDIT:

 

Ps. Os fios que sobraram (tirando os amarelos, pretos e verde (caso seja ATX)), eu cortei tudo fora. abri a fonte e cortei perto da placa mesmo com um alicate de corte.. ;)

 

 

caraa , como vc falo ali qe as fontes desarmam num pico abaixo de 10V , mas será qe nao é a amperagem mto baixa ? se eu colocar mais fontes , tipo umas 6 ,sera qe elas nao funcionam bem ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caraa , como vc falo ali qe as fontes desarmam num pico abaixo de 10V , mas será qe nao é a amperagem mto baixa ? se eu colocar mais fontes , tipo umas 6 ,sera qe elas nao funcionam bem ?

 

Qual teu amp? Se vc associar fontes em paralelo,elas suportam mais carga... leia todo o topic que tem bastante coisa... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual teu amp? Se vc associar fontes em paralelo,elas suportam mais carga... leia todo o topic que tem bastante coisa... ;)

 

meu amp é um ssl evolution de 2000rms (mosfet) , o cara qe eu comprei falou qe ele consome de 50 a 70 ampéres horarios ,eu to pensando em colocar umas 6 fontes atx de 20 ampéres cada uma , será qe vai rola ? o módulo vai alimentar 2 pioneer 400rms , 4corneta 100rms e 2 tweeters de 125 rms :D

 

oooou eu tava pensando no seguinte , mas nao sei se vai dar certo , eu ligar 3 fonte em série na linha dos 5V dando 15V e uns 30 ampéres , e as otras 3 ligar em série tbm pra da 15V e 30 ampéres , e por fim ligar os dois conjuntos en paralelo , fexando 15 volts e 60 ampéres , oqe vcs me dizemm ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...