Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gino

Como Ligar Módulo Em Uma Fonte Atx ?

Recommended Posts

bom, eu fiquei até meio sem intender, daria uns 15v, que pode-se arredondar pra 14.2, em final das contas uns 13.8 usando legal..conforme tu puxa mais, isso vai caindo..

só que fiquei com uma puta duvida na amperagem, ta, nas fontes volts e amperes são 2 grandezas inversamente proporcionais, supondo que uma fonte forneca 30a a 5v (teorico isso, é o que informa nela..), como ficaria essa associação de 3 fontes em série?

deve ficar bom não? seria um banco capacitivo bem interessante oO, sera que isso funciona mesmo??

pena que ja cortei tudos os fios desnecessarios das minhas fontes, se não eu até tinha vontade de brincar..

:legal:

Por questões de elétrica, teoricamente seria 15V pela associação em série, e a corrente máxima seria a da menor fonte, se tiver uma de 250W no meio, essa eh a que vai forçar primeiro... mas pense que uma fonte de 250W REAIS já eh uma fonte boa, pois pela formula P(Potencia)=V(tensão) x I(Corrente), 250/5 = 50A !!!!... Seria uma maravilha se isso fosse real, porém considere como o pessoal fala na prática, 9A em 12 V, ou seja, 108W..., ou 21.6 A para 5 V

agora considerando as 3 fontes em paralelo: 3 * 108W = 324-> 324/12 = 27A em 12 Volts

agora as 3 em serie, com 5 Volts: 108/5 = 21.6A. considerando que esta seja a menor fonte, ficaria então 15V com 21.6A

considerando que voce tenha as 3 em série como 1 fonte, 15*21.6 = 324W...

Bom, creio que se não tiver nenhum problema de curto entre o positivo de uma fonte com o negativo da outra, pois eh uma ligação em série, a opção em série seria melhor pois fornece uma tensão maior e pode-se usar como carregador, 15V é um pouco alta, mas um alternador alcança cerca de 14.4V, então não tah fora, não, pois deve ter uma perda nas fontes ainda.

vlw

caramba !! vou começar a fazer isso ainda hoje aqui em casa ahhahahahaha.

Outra dúvida...

Tem como ligar a saída de audio do computador, direto nas entradas RCA do módulo ?

abraizzz

Oi..

tem sim como ligar o PC ao modulo...

É só você fazer um cabo de audio stereo onde uma ponta do cabo terá o conector tipo aquele de fone de ouvido(P2 stereo) para ligar no PC e ma outra ponta do cabo o conector do tipo RCA(aquele de DVD) caso seja esse o conector do modulo ou nenhum se for de parafuso...

Em lojas de eletro peças, de antenas, de som, tem esse conectores e o cabo e lá mesmo vc pede para montar o cabo..

-------------------------------------------------------------

Agora sou eu.... rsrsrs.....

tenho uma Pyramid a uns 10 anos ou mais, é o modelo PB-1280, até hoje não tive problemas com esse modulo.. só alegria.. e ter de empurrar o carro...rsrsr...

tenho uma fonte ATX XPC 500, essa diz na etiqueta ter 50A em 5v (250w) e 20A em 12v(240w) no máximo.

quero ligar essa fonte ao pyramid, agora a duvida. Essa fonte agüenta esse modulo?

E qual linha seria ideal utilizar, 5v ou 12v?

E posso deixar o modulo ligado a bateria e a fonte ao mesmo tempo?

Ou colocar a fonte na bateria e o modulo só na bateria do carro? Mas o pró é que tudo o que é eletrônico no carro está ligado a bateria e assim a fonte.

Agora eu gostaria de fazer como o Bramer fez, pegar todos os fios da linha +12v ou +5v juntos e os pretos(-) e ligar no do modulo ou bateria.

Porque para abrir a danada da fonte e mexer é bronca pq não sei nada de eletrônica.

Eu li todo o topico, mas estou confuso...

obrigado a todos...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tava pensando em bola um esquema pra liga o som do carro com uma fonte

ja que 90% das vezes eu ligo som numa garagem pra anima churrasco,

isso seria um ouro pra mim

auhahahuahhahauh

soh leva a extensao no porta malas

depois dessa, soh falta pega a manha de subi no poste pra bota som por ai

ahauhauhuahuhauhauhahua

abraço

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz esse esquema com uma fonte atx de 450w pra ligar um stetsom 750w só que nein o power do modulo ligo, na propria fonte diz que 12v faz 18a.

porque não ligou alguem sabe?

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu gostei disso e resolvi brincar..

só fiquei com duas duvidas...

uma foi resolvida pela net, era como fazia pra fonte AT disparar...

ai vi que era só ligar o fio marron no preto e o azul no branco...

a outra é oq eu faço com o remote?

aonde eu ligo?

posso ligar sem remote?

Compartilhar este post

Link para o post
cara eu gostei disso e resolvi brincar..

só fiquei com duas duvidas...

uma foi resolvida pela net, era como fazia pra fonte AT disparar...

ai vi que era só ligar o fio marron no preto e o azul no branco...

a outra é oq eu faço com o remote?

aonde eu ligo?

posso ligar sem remote?

Se for o remoto do amplificador, pode ligar direto no positivo da alimentação dele.

Compartilhar este post

Link para o post

cara estava lendo aqui essas coisas.. pirei no negocio!!!

tenho uma caixa selada com 1 sub, uma corneta, 1 twiter ...e mais um kit de falantes bomber 6x9 1000w...com módulo falcon de 1100w e outro Sony de 220w...

e um cd player Buster 65w...

vendi meu carro e num vou comprar outro tao cedo ...

quantas fontes ATX preciso para sustentar ..esse som citado ???

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

axo que consegui acha o que é que tem que colocar na ponta de cada fonte pra ela não desarmar hasuahsa eu lia vcs falando e não entendia o que era...

tem que colocar aquele negocinho preto de 1000 uf mf sei la ?

eu coloquer e não desarmou quando coloquei na bateria, deve dar certo ligando varias fontes

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Eu fiz uma fonte de bancada a partir de uma fonte ATX, não sei se isto é útil para vocês. Documentei o trabalho, para que outro pudessem fazer também :)

Confiram o artigo em minha wiki:

http://www.temadigital.com.br/doku.php?id=...onte_de_bancada

e também o post no blog:

http://www.temadigital.com.br/doku.php?id=..._de_bancada_atx

[]´s

Uderman

http://www.temadigital.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
Oá a todos

Queiram desculpar se entrei no fórum errado.

Há vários anos desenvolvo fontes estabilizadas, carregadores de bateria, e mais recentemente, fontes chaveadas.

No último mês construí um protótipo de carregador de bateria switchmode de 30 amps.

Disponibilizei a um amigo que tem testado o mesmo exaustivamente e que está contente com os resultados.

Estou trabalhando em outras duas versões de 60Amps. e 90 Amps.

O interessante é que eles ficam muito pequenos e leves, porque foi abolido o enorme trafo para suprir tal corrente. O modelo de 30 Amps. coube dentro de uma fonte de PC.

Caso alguém se interesse, posso disponibilizar esquemas e fotos para quem queira montar algo parecido.

Muito grato.

Sandro/CHACALPOWERS

Com certeza o circuito é interessante! Você vai postar o esquema e as orientações aqui?

Abc

Compartilhar este post

Link para o post
Oá a todos

Queiram desculpar se entrei no fórum errado.

Há vários anos desenvolvo fontes estabilizadas, carregadores de bateria, e mais recentemente, fontes chaveadas.

No último mês construí um protótipo de carregador de bateria switchmode de 30 amps.

Disponibilizei a um amigo que tem testado o mesmo exaustivamente e que está contente com os resultados.

Estou trabalhando em outras duas versões de 60Amps. e 90 Amps.

O interessante é que eles ficam muito pequenos e leves, porque foi abolido o enorme trafo para suprir tal corrente. O modelo de 30 Amps. coube dentro de uma fonte de PC.

Caso alguém se interesse, posso disponibilizar esquemas e fotos para quem queira montar algo parecido.

Muito grato.

Sandro/CHACALPOWERS

Sandro, tenho uma fonte de marca Advanced 400W (ela utiliza o PWM Weltrend WT7514L) já tentei alterar a tensão dela p/ 13,8V conforme o tutorial, mas quando abri o jump da linha de 5V ela entra em proteção. Será q vc poderia me ajudar? O datasheet do PWM é facinho de encontrar no google.. agradeço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Se ligar uns capacitores de 16v na saida da fonte pra ajuda-la nos picos do amplificador deve fazer com que a tensao nao caia tanto assim desarmando com menos frequencia a fonte, sera que da certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que esse tópico tb tá ajudando mto.. merece ir pro fixo!! :rever1:[-]

=D

Compartilhar este post

Link para o post

E ai pessoal bom sou novo aki.. dei uma lida no que o pessoal falo..

Bom tenho um sonzinho no meu carro tenho um grande problema com bateria..

qual fonte vc aconselha eu ligar no meu som

1bravox de 15 700

1 B52 4240= 1400 rms

1 B52 4140= 800 rms

2 Titanum da selenium

2 Super Twiter selenium

1 par de 6 polegada nas porta..

1 dvd..

Todos os cabos sao de 26... Muito grosso.

Bom esperoq eu me ajudem...

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
alguem chamo? haha

então pessoal, não tem segredo não, eu tenho umas gambiarras aqui em casa, toco um modulo pro som residencial com 3 fontes VELHAS (1 ATX e 2 AT de pentium 166 HAHA).

a unica dica que do a vcs é USEM FONTES VELHAS. Essas fontes genericas de hj em dia são ruins d+, super instaveis, fracas..lixo total..

eu não mechi em nada da placa da fonte, apenas cortei todos aqueles conecotres, juntei os fios amarelos (eles são o 12v) e os pretos (eles são o terra/GND) e pronto.

no caso de ser uma fonte ATX, vc deve pegar o fio verde (só tem 1..) e ligar com um fio preto (qualquer um dos pretos). Essa ligação eh necessaria para que a fonte ligue sem precisar estar plugada a uma placa mãe.

nas AT nao tem segredo nenhum..só juntar os amarelos e os pretos e ligar respectivamente no modulo.

para usar mais de uma fonte, NÃO existe segredo algum, apenas ligue as fontes em paralelo e pronto. Não eh necessario por diodo nas saidas de cada fonte, pois elas ja possuem tais diodos internamente. (ps. para ligar as fontes em paralelo, eh soh juntar tudo..sem dificuldade nenhuma, liga amarelo com amarelo e preto com preto..pronto..)

eu no caso to com 3 fontes assim aqui, da o que, cerca de 30~35a e fica em 11.8v +/-. Dependendo do volume que forço o modulo, a voltagem vai abaixando nos graves mais fortes, mais sobe rapidamente. Se em um pico a voltagem for abaixo de 10v as fontes desarmam na hora. Caso exista algum curto elas desarmam na hora (quer testar? liga elas e bate o positivo no negativo, ela desarma na hora, depois eh soh desligar a fonte, esperar uns 3 segundos e ligar devolta)..eh show, bem tranquilo e as fontes vivem geladas

foto ja tem um tempinho, tava uma bagunça danada ainda haha

dcf0041za7.jpg

tem um pessoal aqui no forum que brinca com fontes de computador no som de casa, o maconailp tem umas 5 fontes no quarto, o asclus tem umas 8 fontes...eh show de bola.

:legal:

EDIT:

Ps. Os fios que sobraram (tirando os amarelos, pretos e verde (caso seja ATX)), eu cortei tudo fora. abri a fonte e cortei perto da placa mesmo com um alicate de corte.. ;)

Amigo... deixa eu ver se entendi ... essa ligação com o fio verde (e preto) seria uma terceira ligação??? ficaria isolada das outras duas??? (1- ligação do fio verde com o preto * 2- ligação de todos os fios pretos * 3 - ligação de todos os fios amarelos) Liga os Amarelos no positivo e os pretos no negativo .... o fio verde com o preto ficam ligados separadamente ... é isso???

ou liga o verde junto com o negativo???

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera...

Tenho um Sub de 10 e um modulo de 2 canais com 240wrms cada pra alimenta o sub!!!

Tenho 2 fontes ATx e uma AT e tah DIFICILL pra desarma hein!!!

As tres estao em paralelo, antes eu usava um diodo em cada fonte mais hj eu nao uso nada!!!Liguei todos amarelos de todas fontes e todos pretos e funciona normal!!!

Depois de ADD a terceira fonte e o modulo novo nunca tinha desarmado elas, só hoje que consegui!!

(O som tava no TALOOO com a musica BASS I LOVE YOU!!!) Naquela hora ki vem a frequencia mais baxa q fais o sub pular muito a fonte desarma!!!Mais com outras musicas nao tenho esse problema!!!

Sabado passado liguei dois subs (claro q os subs nao estavam dando 100%) mais as fontes aguentaram tranquilo!!!

O ledzinho de POWER do modulo se mantem aceso, sem dar nenhuma piscada por falta de energia....

AINDA nao medi com o multimetro pra ver o quanto as fontes variam...Mais amanha pretendo medir direitinho e se der até postar novo video pra vcs!!

Amigo... deixa eu ver se entendi ... essa ligação com o fio verde (e preto) seria uma terceira ligação??? ficaria isolada das outras duas??? (1- ligação do fio verde com o preto * 2- ligação de todos os fios pretos * 3 - ligação de todos os fios amarelos) Liga os Amarelos no positivo e os pretos no negativo .... o fio verde com o preto ficam ligados separadamente ... é isso???

ou liga o verde junto com o negativo???

Cara aqui em casa tah o verde o preto separado e ta funcionando normal, nas duas ATX eu fiz a ligaçao separada e nao deu problema!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah e pra galera interessada eu tenho um esquema de ligaçao em SERIE de 3 fontes...

(ACHO QUE JÀ POSTEI AQUI)

Mais se alguem quiser do uma procurada aqui no pc e posto!!!

So falar!!

Valeuuu!!

Compartilhar este post

Link para o post

aqui em casa eu uso uma AT sozinha e orra é dificil desarma a bicha hahahhaa

firme e forte aqui!!

Compartilhar este post

Link para o post

aqui em casa eu uso uma AT sozinha e orra é dificil desarma a bicha hahahhaa

firme e forte aqui!

Galera, preparei uma fontezinha ATX, com carga na linha de 5V (resistor de 15ohms e 10W) led de indicação e td mais.. uma beleza! Testei, ligue no som do carro e funfou. Desliguei alguns minutos e quando liguei novamente ela não funcionou mais, revisei tomada e talz e de repente me estoura um capacitor dentro dela. O que pode ter acontecido? Acho q o capacitor foi da linha de 5V, não tive tempo de verificar ainda...

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

boa galera... mandaram bem...

vou ligar meu Sub e meu Módulo in Home agora ehehe... a fonte consegue suportar 1 SD 1.000RMS será? qtas fontes são precisas?

meu Sub é O Bravox EDX. obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
boa galera... mandaram bem...

vou ligar meu Sub e meu Módulo in Home agora ehehe... a fonte consegue suportar 1 SD 1.000RMS será? qtas fontes são precisas?

meu Sub é O Bravox EDX. obrigado!

haha cara com esse sd pra toca ele meia boca axo q precisa de umas 15fontes hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
haha cara com esse sd pra toca ele meia boca axo q precisa de umas 15fontes hehehe

kkkkkkkkkkkkkkk

oloko...

oq me aconselham ? rs

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...