Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael Kiss

Ajuda Pra Montar O Celta 1.8 Turbo

Recommended Posts

Postado em

Faaala Pessoal!

=-D

Estou sumidão do fórum a um bom tempo, mas sempre passo pra dar uma olhada nos posts!

=-D

Baum, eu estou com um carrinho diferente ai, não consegui manter o Impreza do Scooby como ele merecia e acabei vendendo pra um rapaz lá de Santo André que me parece estar cuidando muito bem do maravilhoso bólido (nunca vou esquecer a maravilha de carro que era aquilo!!).

Ai acabei me frustrando na época e compreu um celta Energy, dizendo que eu não mexeria mais com carros...

Bem, como todos devem imaginar e alguns já sabem, eu menti.. HAUhauauh!

Acabei começando a mexer no Celtinha...

O que fiz de significativo até agora foi substituir o powertrain, freios, rodas e suspensão.

O motor completo e câmbio vieram de uma montana conquest 2005 (1.8 flex);

Os freios dianteiros (disco, pastilha e pinça) vieram de um Vectra GLS B 2001;

As rodas de montana Sport;

A suspensão está com molas cangoorum, barra estabilizadora de Corsa GSI na frente e logo vem amortecedores mais duros.

A injeção eletrônica que uso é a original do celta 1.4, com o software todo modificado pro do corsa 1.8 a gasolina (O Hardware é o mesmo), mudando algumas coisas pra andar só no alcool e ganhar um pouquinho mais com ponto e etc.

Alterei o escapamento, mantendo o coletor da montana (4-2-1) e colocando um escape todo de 2".

Coloquei um CAI com filtro duplo fluxo bem grande, mantendo a caixa de ressonâcia original desse motor.

Aqui (http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?s=&showtopic=36364&view=findpost&p=543208) dá pra ter uma noção do aspecto do carro, mas depois dessas fotos mudei o CAI e a partida a frio.

Agora meu foco está sendo prioritáriamente no motor, e é lá que preciso de ajuda.

Eu estou turbinando ele devagarinho com as peças que me sobraram do desmonte de um Zetec 1.8 16V turbo que peguei no rolo com o Subaru.

As peças que tenho guardadas são:

- Turbina revisada semana passada:

- Parte fria, carcaça central e rotor Garret, .42 APL,

- Parte quente Turbo Anhanguera .48;

- Controlador Digipulse Pressure (pra 1 ou 2 bicos de baixa) (http://www.digipulse.com.br/pressure.HTM);

- Um dosador HPI da SPA (http://www.spaturbo.com.br/html/produtos_avulsos/valvulas03.php Cod. D-HPI 1 );

- Um Dosador Cod. D C 1 da mesma página;

- Uma bomba externa de Gol GTI;

- Uma válvula de prioridade Wastegate Modelo MCS

(http://www.spaturbo.com.br/html/produtos_avulsos/valvulas02c.htm);

- Válvula de alívio SPA VPSB (Sem Barulho)

(http://www.spaturbo.com.br/html/produtos_avulsos/valvulas01.php)

- Relógios de pressão de óleo, turbo e combustível Cronomac;

- Hall Meter beast Racing redondo (http://www.beastracing.com.br/html/miter4.html).

Pretendo montar um kit basicão pro meu motor, sem intercooler nem nada demais nessa primeira fase.

Quero encher no máximo 0,8 de pressão.

Vou usar embreagem original com câmbio da montana original por enquanto.

Só que dessa vez, não quero dar o carro na mão de mecânico.

Eu mesmo quero fazer o serviço.

Estou pensando em montar da seguinte forma:

Comprar um coletor de ferro fundido de montana na Turbo Anhanguera (http://www.turboanhanguera.com.br/_acessorios/coletores/montana.htm) por R$200,00

Montar a turbina colocando uma saida de escape conectando no meu escape de 2";

Montar a linha de pressurização simples, direto do caracol pra borboleta com 1 bico auxiliar de monza ou santana 2.0;

Instalar o bico auxiliar no tubo de pressurização, controlado pelo Digipulse e pressurizado pela bomba de GTI;

Instalar a válvula de alívio com a saida soprando no snorkel frio da turbina.

Quanto aos detalhes de instalação eu pretendo:

Colocar o aeroequip de pressão da Wastegate logo na saída da parte fria da turbina pra borboleta;

Pegar o óleo pra turbina com um T colocado na bomba de óleo, já com uma saida tb pro medidor de pressão de óleo tb;

Colocar o retorno de óleo da turbina logo ali no carter abaixo do caracol, com ângulo de 45º ou mais, virado pra cima;

Fazer um CAI com cano ou com mangueira metalica flexível (igual aquelas que tem do coletor de escape pro carbura de belina e etc pra aquecer o carbura);

Colocar o bico auxiliar apontado pro fluxo de ar, não em 90º em relação a pressurização, o mais longe possível da borboleta;

Bom até aqui acho que está tudo nos conformes, MAS EU ESTOU COM UMAS DÚVIDAS!

Como alimentar o bico auxiliar com alcool? Onde eu tenho que instalar a bomba externa?

Aqui nesse ponto eu pensei em fazer um furo no tanque, clocar a bonba pegando alcool direto do tanque e colocar aquelas mangueiras de injeção até o bico na pressurização, mas não sei se isso é certo, se precisarei de dosador ou de retorno de combustível.

Já me disseram pra colocar a bomba de GTI ali na mangueira que entra no filtro de combustível, mas acho que isso vai estragar a linha original por alterar a pressão de trabalho dela e forçar a bomba interna não é?

Como se instala o Digipulse? os fios dele vão ligados em que lugar???

Sei que vai um fio no Bico e o outro no terra, mas e os outros?

Como se instala o Hall Meter?? Os fios dele vão ligados em que lugar? Ele pode usar a mesma sonda que a Injeção???

Tem alguma coisa da instalação que eu estou esquecendo pessoal???

Conto com a ajuda de vcs pessoal, pra eu conseguir montar meu kitzinho!

Valew mesmo!!

Forte Abraço,

Postado em

Seguinte, parabens pelo projeto, bem interessante.

Sobre o escapamento TIRA da cabeça de usar esse escap de 2", vai MATAR o fluxo de escap da turbina, estrangulando a saída e perdendo rendimento. 2,5" ja!

o Hallmeter se não for instalar na sonda da injeção, compre um SOnda Lambda de 3 Fios (Mais simples de se instalar), normalmente o preto é o sinal, o cinza é o negativo e o branco é o positivo se optar por uma de 4 fios, a diferença é que um dos 2 brancos vão ligados junto ao cinza.

A Bomba externa instale próxima do tanque, se puder fazer o furo no tanque (para alimentação da bomba) seria a melhor opção por deixar ela sempre bem alimentada sem correr o risco de queimar por estar sugando ar, um retorno é interessante visto que o bico suplementar não vai utilizar todo alcool que a bomba vai puxar, então vc coloca o retorno ou atrás da bomba, ou direto no tanque se tiver esta opção.

Sobre o Digipulse, não posso falar pq não conheço.

Taí meus 50 centavos.

Postado em

bom... se eu fosse voce eu nao instalaria esse kit sozinho em casa nao, ja que tem muita coisa que voce nao entende...

a sonda lambda da montana é de 1 fio so? se for, opte por fazer um furo no escape depois da turbina e instala a sonda ali!

o hallmeter vai 1 fio no positivo 1 fio no negativo e 1 fio na sonda

a digipulse:

mesmo sistema usado aqui

repetidor01grande.jpg

Postado em

a bomba vc pode liger em serie. ai vc usa uma só linha e um so dosador.

nao vejo mal nenhum em usar bomba assim. a original vai trabalhar nrmal e aumenta a pressao de linha.

ou colocar mais uma linha de combusta tem que ter o retorno. mais pra 0,8 nem prescisa

vai de injeçao original mesmo com os bicos trabalhados que nao tem problema nenhum pra limentar essa pressao e deixa o digipulse pra depois quando a pressao subir. alem de sir mais barato fica muito mais facil de montar. e falar que bebe demais é historia.

é o que vc queria dizer é a prioridade sem barulho né.

Postado em

vai de injeçao original mesmo com os bicos trabalhados que nao tem problema nenhum pra limentar essa pressao e deixa o digipulse pra depois quando a pressao subir. alem de sir mais barato fica muito mais facil de montar. e falar que bebe demais é historia.

ia fala exatamente isso

hj em dia tem quem faça uns bicos bombados

nao acho necessario bico suplementar

no meu gosto, ou eh 4 bicos arrombados

ou ja vai de fueltech com 8 bicos, spark pro e etc.

Postado em

para, bomba em serie é pura gambiarra... ou vc adapta uma bomba no copo original ou faz uma puxada de combustivel generosa com espirgoes...

nem coloque bico auxiliar, seu carro é injetado e tem sensores no coletor de admissão, vai lavar td qto é sensor...

pra oque vc quer 4bicos abertos alimentam. seus bicos deve ter +- 25 ~ 30ml , basta abrir pra 50 a 60ml e acertar no hpi que vai ficar em torno de 0.9 a 1.2kg de pressao inicial...

creio que o chip vc nao irá precisar mexer...

basicamente isso ...

Postado em

Fala lixão!

Pqp ô pessoal que não consegue ficar parado hein!! uhauhauha

Vai ficar bomzinho o brinquedo hein!!

A maioria das perguntas o pessoal já respondeu.... só posso te desejar SORTE e mais que isso, vê se aparece po***!!!

Tô vendo que vou ter que Turbinar, forjar e nitrar o Subaru pra poder andar junto da galera... afe. :)

Postado em

Amigo meu turbinou a montana dele em casa, vou passar algumas peças que ele usou para você ter uma ideia.

Bicos: 4 Holley 50Lb/h Rochester

coletor: tubular feito por ele

Turbina: K16

Escape: 2.5" direto só com abafador final (Rtech)

Intercooler: Frontier adaptado

Dosador: convencional Beep Turbo

Foi colocado um clamper no MAP.

Embreagem: Disco 6 pastilhas

Pressão de combustivel inicial tá em 1.6kg.

Com 0.7kg de pressão veio 230hp a 4000rpm e 41kgm de torque a 3900rpm. Dados no motor e carro passado em 2 dinamometros diferentes. O acerto ficou ótimo, o carro ficou muito liso.

Eu se fosse você andava com os 4 bicos arrombados, ou troca eles pelo do astra flex arrombados tb. Fica mais limpa a montagem e não tem problema algum com sensores. Basta ligar o clamper no MAP, subir a pressão de combustivel e ser feliz.

Postado em

O Celta vai ficar interessante hein...

Só, cuidado com esse coletor pronto da TA...

Quando eu fui montar meu carro (palio 1.8) eu comprei e nao coube, o espaço do cofre do palio é mais apertado, esse coletor entra tranquilo nos stilo, montana... Inclusive se quiser pegar ele aqui pra dar uma olhada como fica o espaço no celta... ta largado aqui no meu armario.

De resto seu projeto ta bem parecido como meu...

Apl240, bico suplementar, só que eu uso HIS... bomba gti...

Boa sorte ai.

Abraço.

Postado em

Rá!!

Faaala Bosss!!!! =-D

Valew Cara!!

E eu vou mesmo precisar vui!

Vai ser o primeiro que irei montar, e com certeza vou fazer mer**!

RSrsrsr!

Faaaala Runner!!!

Já tá barrigudo ou ainda não? (afinal tú casou né? Rsrsr!)

Valew mano!

Eu acho que vai ficar gostoso de guiar o celtinha sim!

Hoje ele tá com o 1.8, é divertido.. mas é manco né?

Rsrrsrs!!

E essa coisa azul ahe com 0.8 já me deixa procurando de onde veio diacho!!! Rsrsrssr!!!!

Valew Radaum pelas Specs!

Gostei bastaante da forma como o rapaz montou o carro!

Esse set de bicos é difícil de achar?

Vale quanto isso aí?

Pow Red!!

VALEW POR ESSA DICA!!!

De ouro!!

Se Pã, eu gostaria sim de olhar o coletor que tens ai, e se couber legal podemos até fazer negócio!!!!

Quando vocês citaram dos sensores pendurados na borboleta e no plenum eu fui lá olhar... E vcs tem razão.. Vai ser uma festa colocar combustível pra passear alí...

=-\

Estou começando a considerar o uso do HPI na Flauta original com bicos mais casados, pressurizados só pela bomba original.

Concordo plenamente que é mais Higiênica e fácil a instalação...

A verdade é que eu tenho trauma de HPI por causa do comportamento do meu Subaru...

Hora o HPI abria legal, hora ele não abria e eu tinha de dar umas bombadas no acelerador pra ele abrir.

E o carro bebia muito e não era liso de baixa... dava umas engordadas fácil fácil...

Esse comportamento era brochante...

Logo em seguida eu tive um zetec 1.8 16V turbinado com Digipulse usando um auxiliar NO CORPO DE BORBOLETA e o carro era muuito liso, bem mais gostoso de se levar que o subaru, mas é claro que não andava igual nem ferrando...

Por isso que eu estava pensando em montar com bico Aux. e digipulse...

Será que se eu montar com HPI terei o carro liso? Se sim, demorou, afinal já tenho até o dosador.. Rsrsrr! (http://www.spaturbo.com.br/html/produtos_avulsos/valvulas03.php Cod. D-HPI 1 )

Valew por tudo até agora pessoal!!

Abração!!!!!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...