Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gerrit_smit_br

Cores Fios Picasso

Recommended Posts

Ola,

Não sei muito de som automotivo, não sou instalador nada, só preciso colocar 4 alto-falantes que comprei no Americanas.com no meu Picasso e vi que cada porta tem um para de fios coloridos.

Qual fio ( que cor ) é positivo, e que cor é neutro?

Pensei ser 'inteligente' e usei um multimetro para medir qual dos fios tinha tensão ( liguei a rádio baixinho, medidor positivo num fio, medidor negativo na mão deu aprox. 5 Volts, quando coloquei o medidor positivo no outro fio deu aprox. 5 Volts também.

[]s Gerrit

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ola,

Não sei muito de som automotivo, não sou instalador nada, só preciso colocar 4 alto-falantes que comprei no Americanas.com no meu Picasso e vi que cada porta tem um para de fios coloridos.

Pensei ser 'inteligente' e usei um multimetro para medir qual dos fios tinha tensão ( liguei a rádio baixinho, medidor positivo num fio, medidor negativo na mão deu aprox. 5 Volts, quando coloquei o medidor positivo no outro fio deu aprox. 5 Volts também.

[]s Gerrit

Cara... isso é muito simples de saber... teste com pilha, ligue os fios do falante na pilha, Cone se movimenta pra fora é positivo, pra dentro negativo...entendeu? quando vc ligar na pilha ele vai ir pra fora ou para dentro, se for pra fora o fio q estiver no + da pilha é o+ do falante. isso tb serve pra ajustar fader e balanço.

Compartilhar este post

Link para o post
Ola,

[]s Gerrit

Cara... isso é muito simples de saber... teste com pilha, ligue os fios do falante na pilha, Cone se movimenta pra fora é positivo, pra dentro negativo...entendeu? quando vc ligar na pilha ele vai ir pra fora ou para dentro, se for pra fora o fio q estiver no + da pilha é o+ do falante. isso tb serve pra ajustar fader e balanço.

Desculpe, acho que não fui claro na minha pergunta. Não quero saber da polaridade dos alto-falantes, quero saber que fio é positivo, e que fio é negativo.

Exemplo para o alto falante da porta esq. de frente:

* Vejo na porta dois fios, por exemplo um fio verde e um fio roxo.

* A rádio está no painel, e não posso tirar ( só na concessionária que podem tirar ), então não sei se o fio 'verde' está na sáida + ou na saída - . Também não sei se o roxo está na saída + ou -.

* O alto-falante tem uma indicação nos terminais, então já sei a polaridade do alto-falante.

* A unica coisa que não sei é se o fio verde é + ou -

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Ola,

[]s Gerrit

Desculpe, acho que não fui claro na minha pergunta. Não quero saber da polaridade dos alto-falantes, quero saber que fio é positivo, e que fio é negativo.

Exemplo para o alto falante da porta esq. de frente:

* Vejo na porta dois fios, por exemplo um fio verde e um fio roxo.

* A rádio está no painel, e não posso tirar ( só na concessionária que podem tirar ), então não sei se o fio 'verde' está na sáida + ou na saída - . Também não sei se o roxo está na saída + ou -.

* O alto-falante tem uma indicação nos terminais, então já sei a polaridade do alto-falante.

* A unica coisa que não sei é se o fio verde é + ou -

[]s

kra, o principio básico de tudo.....

O positivo é vermelho, ou cor sólida, e o negativo é preto ou alguma cor com uma listra preta....

verifica quel deles tem a listra preta e esse será o negativo....

Compartilhar este post

Link para o post

O positivo é vermelho, ou cor sólida, e o negativo é preto ou alguma cor com uma listra preta....

Vou verificar este negocio da listra preta ... mas em cada porta tem umas cores diferentes, uma tem verde com roxo, outra tem branca com azul, outro tem amarela com verde clara ... pelo que lembro não tem listra preta não, mas vou verificar novamente.

Pergunta: um multímetro simples não resolve o problema?

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Vou verificar este negocio da listra preta ... mas em cada porta tem umas cores diferentes, uma tem verde com roxo, outra tem branca com azul, outro tem amarela com verde clara ... pelo que lembro não tem listra preta não, mas vou verificar novamente.

Pergunta: um multímetro simples não resolve o problema?

[]s

acho que multimetro nao resolve nao, pois a polaridade po ser invertida e o multimetro vai pegar a mesma voltagem em ambos os polos...

pra ficar mais facil entao, observe o xicote que é ligado atras do player.

geralmente o padra´é universal, sendo assim, saem os 4 canais, sendo que os do meio geralmente sao os canais traseiros e os da ponta são os dianteiros....

a cor do chicote do player tbm costuma ser padronizada, sendo um par de fio branco, outro par cinza, outro par verde e outro par roxo..

sendo que ambas as cores tem um fio que tem a litra preta....

vá seguindo essa trilha que vc se acha.....

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de verificar, não tem listra preta. O fio amarelo é amarelo, o verde é verde e ponto.

Vou seguir o seguinte conceito. O fio que estava no lado direito, no falante antigo, vai para o lado direito do falante novo. E com o multímetro digital eu verifico se a voltagem é positiva ou negativa.

Obrigado e []s

Compartilhar este post

Link para o post

liga as pontas de prova nos 2 fios.

aumente o volume um pouco.

se a tensão der positiva, o positivo do multimetro tá no positivo do som.

se der negativo é só inverter.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...