Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lisandro

Qual Tipo De Caixa?

Recommended Posts

E aeh galera!

Finalmente chegaram os equipamentos para o meu carro, e gostaria de algumas opiniões! ;)

Meu carro é uma marea sedan e tenho os seguintes equipamentos:

 

- Player Pioneer DEH 750MP (OEL, 3 pares de RCA de 6 volts, corte pra sub e pra alta);

- Amplificador Roadstar RS5.1 (6canais: 4x100w rms em 4ohms, 1x1000w rms em 1ohm e 1x60w rms em 4ohms)

- Kit duas vias Bravox CS60D

- Kit duas vias NAR VR65.01 6.5" C/ Tweeter NEO + Xover PRO 50W

- Sub Bomber Destroyer 800w rms BD 2+2

- 3 RCA DB Link Cabo RCA CL20 5 mts (CL20)

 

Minhas duvidas:

 

1 - Qual kit coloco na dianteira e qual na traseira?

 

2 - Qual a melhor forma de montar os kits para ter mais SPL e qualidade? Devo fazer "caixas" para os mid's terem mais desempenho? Como seriam essas caixas?

 

3 - Esse é meu primeiro carro sedan, qual caixa para sub tem melhor rendimento nesse tipo de carro e com esse sub?

 

Desde já, agradeço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae velho!!

Em Primeiro lugar eu colocaria o Kit nar na frente, se puder faça ou compre os pézinhos para acomodar os mids e os tw fixe eles na coluna.

Em segundo eu não usaria o 2º kit, mas já que vc comprou coloque eles na traseira mesmo.

A caixa para este sub e como a marea é f*** de passar graves pelo descansa braço traseiro (já tive uma e sei como é), faça uma band-pass que vc terá um ótimo aproveitamento dos subgraves dentro do veículo.

 

Não é muito mas já ajuda um pouco.

Daqui a pouco o pessoal dá a opinião deles aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas baboo!

Por que você não acha interessante utilizar o kit 2 vias na traseira?

Não entendi o que você falou em passar o som pelo descansa-braço traseiro! a minha marea é uma SX, e não tem descansa-braço atras! :(

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Por que você não acha interessante utilizar o kit 2 vias na traseira?

Não tem o por que utilizar 2 kits 2 vias no carro. Para vc motorista o que importa são graves (sub), medio e agudo (kit frontal).... pronto.

Falantes traseiros só servem para estragar o efeito "palco" gerado pelo kit. No máximo par de coaxiais para o pessoal carona não passar fome.

Colocar o kit traseiro teria que deixá-lo atenuado e ligado direto na saída amp. do player..... mas prático um coaxial de entrada mesmo.

Pior ainda que os kits são diferentes. Falantes com specs diferentes e que produzam a mesma faixa de frequência, o resultado é uma verdadeira salada.

Como ex colocar um bomber upgrade em conjunto com uxp.... resultado ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não tem o por que utilizar 2 kits 2 vias no carro. Para vc motorista o que importa são graves (sub), medio e agudo (kit frontal).... pronto.

Falantes traseiros só servem para estragar o efeito "palco" gerado pelo kit. No máximo par de coaxiais para o pessoal carona não passar fome.

Colocar o kit traseiro teria que deixá-lo atenuado e ligado direto na saída amp. do player..... mas prático um coaxial de entrada mesmo.

Pior ainda que os kits são diferentes. Falantes com specs diferentes e que produzam a mesma faixa de frequência, o resultado é uma verdadeira salada.

Como ex colocar um bomber upgrade em conjunto com uxp.... resultado ??

Valeu as dicas beraldo!

 

Agora fiquei triste... pq recem tinha comprado o kit NAR! :(

 

Eu tava pensando em colocar os dois kit's duas vias par ter bastante volume! gosto de curtir o som bem alto qdo to indo para as baladas... O que eu poderia fazer para conseguir isso?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu as dicas beraldo!

 

Agora fiquei triste... pq recem tinha comprado o kit NAR! :(

 

Eu tava pensando em colocar os dois kit's duas vias par ter bastante volume! gosto de curtir o som bem alto qdo to indo para as baladas... O que eu poderia fazer para conseguir isso?

 

Abraço!

Bom, vc poderia testar na frente o csd e depois o nar para ver qual te agrada. Eu acredito que pelo tw da nar, vc irá dispensar o csd.

Ou, vender os kits e pegar um kit nar kevlar.....

 

Vc poderá agregar volume e qualidade se trocar de modulo e colocar um para o kit e outro só para o sub.

 

Entendi o que vc quis dizer com "volume" mas desta maneira vc só estragará o palco.... Som vindo de todos os lados e falantes diferentes reproduzindo a mesma frequência. Não irá ficar bom.

 

Agora se volume é o que importa, vc pode tentar 2 pares de mids em conjunto com apenas 1 par de tw na frente. No diy tem um user que montou o set assim e ficou bom. Aliás, tem vários outros exs aqui pelo forum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok beraldo! vou fazer o primeiro teste colocando os CSD atras e com o ganho do amplificador bem baixo... e ver como ficará o palco!

 

outra duvida: como devo fazer o tratamento das portas para receber os falantes? eu vi um topico no DIY de manta asfaltica... isso é suficiente? Como farei esse tratamento nos falantes traseiros?!

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beraldo disse tudo

 

quanto a caixa, pra carro sedã e apenas um sub, vai de bandpass, principalmente se voce gosta de baixas frequencias.

 

edit: manta asfalta nas portas da frente, voce pode optar por pezinhos acusticos ou ainda por door pods, mas vai ter que refazer o acabamento das portas do seu carro.

 

onde fica o autofalante traseiro do marea, no tampao ou nas portas traseiras?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Beraldo disse tudo

 

quanto a caixa, pra carro sedã e apenas um sub, vai de bandpass, principalmente se voce gosta de baixas frequencias.

 

edit: manta asfalta nas portas da frente, voce pode optar por pezinhos acusticos ou ainda por door pods, mas vai ter que refazer o acabamento das portas do seu carro.

 

onde fica o autofalante traseiro do marea, no tampao ou nas portas traseiras?

MADschneider, os falantes traseiros são no tampão... o que eu posso fazer?

 

acho q vou optar por doorpod, não curto muito pezinhos... ainda mais qdo tomo umas e outras, estragar um altofalante levaria apenas algumas festas! hehehe

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MADschneider, os falantes traseiros são no tampão... o que eu posso fazer?

vai num estalador que ele te trará a solução heheh

 

seguinte, no tampão voce pode fazer um novo tampão, com uma caixinha embutida nele, ou fazer algo em fibra, da pra fazer bastante coisa legal, outra ideia mais simples, mas nao sei se daria certo, passar manta asfaltica por baixo do tampão, mas eu nunca vi isso...

 

 

mas acredito que voce deva se concentrar na acustica das portas dianteiras, pois é onde vai te dar o palco sonoro com acustica e a qualidade.

a traseira será mais quando voce quiser ouvir som no talo, pra reforçar, e se voce perder rendimento do grave dos medios traseiros por nao ter isolamento necessario, nao se preocupe, pois o sub vai jogar bastante grave já

 

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MADschneider, os falantes traseiros são no tampão... o que eu posso fazer?

vai num estalador que ele te trará a solução heheh

 

seguinte, no tampão voce pode fazer um novo tampão, com uma caixinha embutida nele, ou fazer algo em fibra, da pra fazer bastante coisa legal, outra ideia mais simples, mas nao sei se daria certo, passar manta asfaltica por baixo do tampão, mas eu nunca vi isso...

 

 

mas acredito que voce deva se concentrar na acustica das portas dianteiras, pois é onde vai te dar o palco sonoro com acustica e a qualidade.

a traseira será mais quando voce quiser ouvir som no talo, pra reforçar, e se voce perder rendimento do grave dos medios traseiros por nao ter isolamento necessario, nao se preocupe, pois o sub vai jogar bastante grave já

 

:)

beleza MADschneider!

amanha vou conversar com alguns instaladores para iniciar a instalacao!

valeu todas as dicas, depois posto os resultados!

abraçao ai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Piorou a situação. Pequeno detalhe.... falantes no tampão traseiro e não nas portas.

Nem compensa colocar mids no tampão. Teria que fazer um tampão personalizado com litragem.... e para que gastar com tudo isso sendo que só atrapalha o palco ?

 

Editei... nos momentos "joselitos" deixe que o kit + sub dará conta do recado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Piorou a situação. Pequeno detalhe.... falantes no tampão traseiro e não nas portas.

Nem compensa colocar mids no tampão. Teria que fazer um tampão personalizado com litragem.... e para que gastar com tudo isso sendo que só atrapalha o palco ?

 

Editei... nos momentos "joselitos" deixe que o kit + sub dará conta do recado.

bah beraldo valeu a dica! mas to ficando triste! hehehe

 

to pensando em colocar os mids no tampao mesmo e andar sempre com o fader bem pra frente... dai qdo quero mais volume, jogo o som mais para tras... vou destruir o palco, mas terei mais volume... certo?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bah beraldo valeu a dica! mas to ficando triste! hehehe

 

to pensando em colocar os mids no tampao mesmo e andar sempre com o fader bem pra frente... dai qdo quero mais volume, jogo o som mais para tras... vou destruir o palco, mas terei mais volume... certo?!

Sou do tempo "nda na frente", par 6x9 no tampão e um subão no malas. Som vindo totalmente atrás. Hoje quando entro em um carango assim..... [o_] .

Deu para perceber que vc curte um SQPL. Som interno com uma bela pitada de SPL. Com 2 kits diferentes vc ferra tudo.

Conselho (coisa que não serve para nda) ? Procure por kits com bom SPL tipo MTX, Fosgate, Kicker, etc....

- Amplificador Roadstar RS5.1 (6canais: 4x100w rms em 4ohms, 1x1000w rms em 1ohm e 1x60w rms em 4ohms)

- Sub Bomber Destroyer 800w rms BD 2+2

Vc sabe quantos Wrms "reais mesmo" (não o alegado pelo fabricante) este modulo fornece no bridge ?

Já testou este sub com algum SD1000 para Up ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bah beraldo valeu a dica! mas to ficando triste! hehehe

 

to pensando em colocar os mids no tampao mesmo e andar sempre com o fader bem pra frente... dai qdo quero mais volume, jogo o som mais para tras... vou destruir o palco, mas terei mais volume... certo?!

Sou do tempo "nda na frente", par 6x9 no tampão e um subão no malas. Som vindo totalmente atrás. Hoje quando entro em um carango assim..... [o_] .

Deu para perceber que vc curte um SQPL. Som interno com uma bela pitada de SPL. Com 2 kits diferentes vc ferra tudo.

Conselho (coisa que não serve para nda) ? Procure por kits com bom SPL tipo MTX, Fosgate, Kicker, etc....

- Amplificador Roadstar RS5.1 (6canais: 4x100w rms em 4ohms, 1x1000w rms em 1ohm e 1x60w rms em 4ohms)

- Sub Bomber Destroyer 800w rms BD 2+2

Vc sabe quantos Wrms "reais mesmo" (não o alegado pelo fabricante) este modulo fornece no bridge ?

Já testou este sub com algum SD1000 para Up ?

entao beraldo....

eu nao sei qual a real potencia desse amplificador!

 

eu encomendei de um conhecido q trouxe do PY... ele tem 6 canais! e no manual diz q um canal tem 1000w rms em 1ohm!

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-642...rofissional-_JM

 

olhe este link do ML, é essa a criança, mas tb nao podemos confiar nessas specs!

 

Quanto aos kits... acho q vai ficar meio dificil eu vender eles agora! :(

que kit vc me indica com alto SPL? onde acho kicker, MTX alem do eBay?

 

Valeu!!!! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
olhe este link do ML, é essa a criança, mas tb nao podemos confiar nessas specs!

Acho muito pelo baixo custo.... mas puro achismo da minha parte... só testando. Acho errado dizer algo já que nunca nem vi pessoalmente este modulo.

que kit vc me indica com alto SPL? onde acho kicker, MTX alem do eBay?

Ebay é fria para eletrônicos. Já ocorreu com um colega.... depois chega o telegrama na sua casa para buscar na capital mediante pagamento de todas as taxas de importação + novamente o frete. A brincadeira ficou mais cara que via importador.

Nos classificados daqui mesmo.... capone, rodizzi, bmp, somcuritiba, etc...

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tive Marea por alguns anos.

 

Primeira dica, conheça o que já foi feito site do Clube do Marea. Quem da as dicas la é o Sepacheco, que conhece muito bem a estrutura do Marea e na época me passou dicas muito boas.

 

Optei pelo kit CS57D na frente, pois não precisa de adaptador, cabe perfeito. Porém, quando vendi o Marea deixei o kit pois não ia usar em outro carro. Se eu comprasse o CS60D adaptaria (fácil, so colocar um adaptador de maderia mesmo..) e depois continua servindo p/ muitos carros. O TW coloquei no local original do painel, atenuando em -3db no "cross" que vem junto. Não precisa adaptar nada, já existe um local excelente. O TW é que grita muito e hoje eu optaria em um NAR de KEVLAR, mas como vc já tem o CS..

 

Não precisa fazer uma doorpod. A não ser que vc comece a buscar realmente SQ, que acredito não ser o caso. Se tiver a oportunidade de forrar a porta acredito que o resultado já será muito bom.

 

Nos tampões, deixe como está. Este tampão é preso com parafusos do próprio falante e depois que meche dificilmente vc consegue colocar o tampão no lugar novamente, sem ficar batente depois e incomodando. Se os falantes traseiros estiverem muito ruins, a dica seria trocar por coaxiais 5x7 que cabe no local original, mas ligado no som original, apenas p/ melhorar um pouco o som p/ quem senta atrás. Se for colocar muito som aí, vai bagunçar tudo. Não pense em passar manta neste tampão que vai isolar mais ainda o grave do porta malas.

 

O cara que comprou meu Marea é um amigo e como o "gosto" dele é bem diferente do meu, esta adaptando um par de 6x9 neste tampão.. falei no início mas depois, como ele já estava resolvido, nem disse nada..

 

Quanto ao sub, consiga a caixa ideal aqui mesmo no fórum, acho que o Rodrigo Carvalho já postou ela no DIY. Porém lembre que qualquer sedâ é difícil passar o grave p/ o interior e tem um limite de db antes que comece a bater lata, placa, tremer tudo.., grave que é bom nada, apenas o carro parecendo que vai desmontar..

 

Eu optaria hoje em um amplpificador 2 canais p/ tocar o stereo e um digital p/ o grave.

 

Sds.,

 

Leon.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...