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Hellmind

Equivalência De Componentes

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Este fds acabei adquirindo um amp mosfet barato (pois está queimado) para colocar no carro do veio. Ainda não peguei ele com calma para ver o que está queimado, mas com certeza algum bipolar da saída foi para o espaço.

 

Abri ele rapidamente hj e me deparei com 3 unidades do IRFZ44N e 3 unidades do IRFZ48N na fonte. 3 pares de KTD998/B778 e um par de TIP2955F/3055F na saída.

 

Estou achando que vou dar um tapa em tudo, começando pela troca dos trs da fonte e da saída, mesmo que haja algum sobrevivente aí no meio. A dúvida é, o que pode ser colocado no lugar (e se vale a pena) para melhorar um pouco em termos de qualidade? Na fonte é uma boa deixar os 48N ainda inteiros e trocar os 44N tb pelos 48N? Os 48N suportam até 30% mais corrente do que os 44N, dá pra fazer alguma malcriação sem mudar muita coisa a não ser o toroidal?

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Troca tudo pelo 48N (se a fonte tiver ido pro saco, troca logo tudo).

 

Na saída, bem... os equivalentes devem ser os TIP2955/3055 mesmo. Você teria que fazer uma boa pesquisa pra achar um transístor que caiba no lugar... De abeça eu não sei de nenhum.

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Kleber, tem ainda o 48V, que comparado ao 48N:

55V - 60V

14m ohms - 12 mohms

64A - 72A

 

Eu não sei se encontra aqui na cidade, mas tem um cara no ML que vende na faixa dos R$4 ambos. Acha que seria uma boa caso eu decida dar um tampa na potência mais tarde? Outra coisa que eu não fui com a cara é o núcleo toroidal. Eu acho que é feito com o material mais safado que existe. Se o tempo e paciêcia me permitir eu acho que vou tentar conseguir outro de melhor qualidade e/ou maior e fazer que nem os wharfs, mais condutores de menor para aumentar a eficiência. Estou meio que reservando este amp lá para frente (e bota frente) para montar um Frankenstein ao estilo Sakata (quem sabe aquele do Pavel Macura que está na gaveta faz tempo).

 

Mais uma coisa quanto a saída, TIP35C/36C tb não seria uma possibilidade? Eu achei estranho os resistores ligados ao bipolares, é um de 3 terminais 0.15ohms que eu nunca vi na minha vida.

 

O amp em questão é este:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=94932

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Kleber, tem ainda o 48V, que comparado ao 48N:

55V - 60V

14m ohms - 12 mohms

64A - 72A

 

Eu não sei se encontra aqui na cidade, mas tem um cara no ML que vende na faixa dos R$4 ambos. Acha que seria uma boa caso eu decida dar um tampa na potência mais tarde? Outra coisa que eu não fui com a cara é o núcleo toroidal. Eu acho que é feito com o material mais safado que existe. Se o tempo e paciêcia me permitir eu acho que vou tentar conseguir outro de melhor qualidade e/ou maior e fazer que nem os wharfs, mais condutores de menor para aumentar a eficiência. Estou meio que reservando este amp lá para frente (e bota frente) para montar um Frankenstein ao estilo Sakata (quem sabe aquele do Pavel Macura que está na gaveta faz tempo).

 

Mais uma coisa quanto a saída, TIP35C/36C tb não seria uma possibilidade? Eu achei estranho os resistores ligados ao bipolares, é um de 3 terminais 0.15ohms que eu nunca vi na minha vida.

 

O amp em questão é este:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=94932

Rapaz, nunca vi esses resístores...

 

Agora, se vc quer um amp pra brincar pesado, só bota pra funcionar agora... depois vc aproveita a carcaça dele, já que não dá pra separar a fonte, a não ser que vc passe a serra na placa.

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Senhores, achei o par 2SC5200/2SC1943 por R$10. Há algum problema operacional em ser um componente muito dimensionado? É plug 'n' play ou é necessário mudar algo na etapa da saída?

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Achei os safados queimados! :) Era o par que estava estranho ali no conjunto TIP2955F/3055F.

 

Bom, como que teste mosfet da fonte mesmo? :unsure:

 

Edit: Se não fosse o google...

 

Tem que ser com multimetro analógico mesmo? Pq se puder testar com o digital nenhum fet está inteiro. Não conduziram na hora que tinham que conduzir e 3 deles se comportaram de forma diferente (1 44N e 2 48N).

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Achei os safados queimados! :)  Era o par que estava estranho ali no conjunto TIP2955F/3055F.

 

Bom, como que teste mosfet da fonte mesmo? :unsure:

 

Edit: Se não fosse o google...

 

Tem que ser com multimetro analógico mesmo? Pq se puder testar com o digital nenhum fet está inteiro. Não conduziram na hora que tinham que conduzir e 3 deles se comportaram de forma diferente (1 44N e 2 48N).

Cara

Eu brincaria com os irf3205 na fonte e os 2SC5200/2SC1943 na saida.

Quais os transistores drivers?

 

Pra medir os fets com o multimetro digital é facil.Utiliza a escala de diodos.Como eles são de canal N, mantém a ponteira preta no terminal do meio.Com a preta no meio e a vermelha no Gate, o valor deve ser infinito ou uma impedancia alta.Já com a ponteira vermelha no source, tu vai medir o diodo zener interno que existe entre drain e source.Vai dar na faixa dos 400 mv.

Se medir curto em alguma medição já era.

Ahh confere tbm os diodos retificadores do secundario.

O encapsulamento deles é TO220 com 3 pinos.Na verdade são diodos duplos.Um tem o catodo comum e o outro o Anodo comum, pra fechar a ponte completa.Se estiverem em curto, cuidado na substituição , pois são diodos ultra rapidos.

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Cara

Eu brincaria com os irf3205 na fonte e os 2SC5200/2SC1943  na saida.

Quais os transistores drivers?

 

Pra medir os fets com o multimetro digital é facil.Utiliza a escala de diodos.Como eles são de canal N, mantém a ponteira preta no terminal do meio.Com a preta no meio  e a vermelha no Gate, o valor deve ser infinito ou uma impedancia alta.Já com a ponteira vermelha no source, tu vai medir o diodo zener interno que existe entre drain e source.Vai dar na faixa dos 400 mv.

Se medir curto em alguma medição já era.

Ahh confere tbm os diodos retificadores do secundario.

O encapsulamento deles é TO220 com 3 pinos.Na verdade são diodos duplos.Um tem o catodo comum e o outro o Anodo comum, pra fechar a ponte completa.Se estiverem em curto, cuidado na substituição , pois são diodos ultra rapidos.

Opa Carlos, os drivers são C1027/A1023. Para usar os 2SC5200/2SC1943 eu preciso mudá-los?

 

Então, medi os fets como vc me disse. Aparentemente todos estão bons, só achei estranho na hora de medir drain/source que alguns deles apresentaram o valor na hora e alguns começaram do 0 até chegar na casa dos 450~550.

 

Os diodos retificadores são de um encapsulamento que eu não tinha visto, não possuem terminais externos. Olha só a gambi que o último cara que mexeu neste amp fez:

 

dsc07584wh2.jpg

 

O que eu posso colocar no lugar? O cuidado que vc fala para ter com eles é o tempo em que eu deixo o ferro de solda encostado?

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Carlos, consegui o IRF3205 a R$35 10 unidades. É isto mesmo ou está caro?

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Carlos, consegui o IRF3205 a R$35 10 unidades. É isto mesmo ou está caro?

Cara, não está caro.Eu nem lembro quanto paguei nos meus mas acho que foi 2,50.

Sobre os diodos retificadores, eles são assim mesmo como na foto.è só medir pra ver se está ok e pode manter.O cuidado que eu disse seria caso tu substitui-se eles, pois são diodos de comutação rapida, feitos pra trabalharem com centenas de KHZ( no caso coisa de 30 a 40 khz da fonte).

 

Quanto a medida dos FETS:chegaste a medir fora da placa? essa medida lenta d e0 aos 400 500, pode estar associada a carga de algum capacitor de alta capacitancia da fonte, que se carrega lentamente com a corrente de prova.Ou então tu mediu 0 pois mediu antes o Gate e a corrente de prova acabou disparando o gate e o canal fechou.Como a impedancia de entrada do gate é alta, e tem-se uma certa capacitancia, ele fica um cerot tempo disparado ainda.Mas se tu chega aos 400 500 normalemnte provavelmente estão bons.Se bem que vc vai substitui-los, então não faz diferença.

 

Sobre os bipolares da saida.

Andei vendo o datasheet dos trs originais do amp (ktd998 e ktb778)

eles tem VCEO de 120v IC de 10A IB de 1 A e PC de 80 W

Já o par complementar tip35ce36 c tem VCEO de 100V IC de 25 A IB de 5 A PC d 125watts.

 

Apenas a substiuição pelo par tip35c e 36c , não seria possivel.

Os SA5200 e 2sc5493 tbm não.Terias que trocar o driver, já que os tip consomem maior corrente na base.

 

Tava olhando alguns trs pra substituir e achei interessante o 2sc3281/2sa1302

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Cara, não está caro.Eu nem lembro quanto paguei nos meus mas acho que foi 2,50.

Sobre os diodos retificadores, eles são assim mesmo como na foto.è só medir pra ver se está ok e pode manter.O cuidado que eu disse seria caso tu substitui-se eles, pois são diodos de comutação rapida, feitos pra trabalharem com centenas de KHZ( no caso coisa de 30 a 40 khz da fonte).

 

Quanto a medida dos FETS:chegaste a medir fora da placa? essa medida lenta d e0 aos 400 500, pode estar associada a carga de algum capacitor de alta capacitancia da fonte, que se carrega lentamente com a corrente de prova.Ou então tu mediu 0 pois mediu antes o Gate e a corrente de prova acabou disparando o gate e o canal fechou.Como a impedancia de entrada do gate é alta, e tem-se uma certa capacitancia, ele fica um cerot tempo disparado ainda.Mas se tu chega aos 400 500 normalemnte provavelmente estão bons.Se bem que vc vai substitui-los, então não faz diferença.

 

Sobre os bipolares da saida.

Andei vendo o datasheet dos trs originais do amp (ktd998 e ktb778)

eles tem VCEO de 120v IC de 10A IB de 1 A e PC de 80 W

Já o par complementar tip35ce36 c tem VCEO de 100V IC de 25 A IB de 5 A PC d 125watts.

 

Apenas a substiuição pelo par tip35c e 36c , não seria possivel.

Os SA5200 e 2sc5493 tbm não.Terias que trocar o driver, já que os tip consomem maior corrente na base.

 

Tava olhando alguns trs pra substituir e achei interessante o 2sc3281/2sa1302

Amigos,muito cuidado com transistores,alguns são vendidos como originais sendo que nem são mais produzidos.Este é o caso do par 2sc3281/2sa1302.Se acha-los desconfie pois foram descontinuados já a alguns anos.Substitua-os pelo 1302/5200 que são mais rápidos e atuais.Espero ter ajudado. :vts

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Cara, não está caro.Eu nem lembro quanto paguei nos meus mas acho que foi 2,50.

Sobre os diodos  retificadores, eles são assim mesmo como na foto.è só medir pra ver se está ok e pode manter.O cuidado que eu disse seria caso tu substitui-se eles, pois são diodos de comutação rapida, feitos pra trabalharem com centenas de KHZ( no caso coisa de 30 a 40 khz da fonte).

 

Quanto a medida dos FETS:chegaste a medir fora da placa? essa medida lenta d e0 aos 400 500, pode estar associada a carga de algum capacitor de alta capacitancia da fonte, que se carrega lentamente com a corrente de prova.Ou então tu mediu 0 pois mediu antes o Gate e a corrente de prova acabou disparando o gate e o canal fechou.Como a impedancia de entrada do gate é alta, e tem-se uma certa capacitancia, ele fica um cerot tempo disparado ainda.Mas se tu chega aos 400 500 normalemnte provavelmente estão bons.Se bem que vc vai substitui-los, então não faz diferença.

 

Sobre os bipolares da saida.

Andei vendo o datasheet dos trs originais do amp (ktd998 e ktb778)

eles tem VCEO de 120v  IC de 10A IB de 1 A e PC de 80 W

Já o par complementar tip35ce36 c tem VCEO de 100V  IC de 25 A IB de 5 A PC d 125watts.

 

Apenas a substiuição pelo par tip35c e 36c , não seria possivel.

Os SA5200 e 2sc5493 tbm não.Terias que trocar o driver, já que os tip consomem maior corrente na base.

 

Tava olhando alguns trs pra substituir e achei interessante o 2sc3281/2sa1302

Amigos,muito cuidado com transistores,alguns são vendidos como originais sendo que nem são mais produzidos.Este é o caso do par 2sc3281/2sa1302.Se acha-los desconfie pois foram descontinuados já a alguns anos.Substitua-os pelo 1302/5200 que são mais rápidos e atuais.Espero ter ajudado. :vts

nilrosewilliam

 

substituir pelos SA5200 e 2sc5493?

provavelmente os drivers não suportariam.A não ser que se coloque uns tip da vida de menor potencia, em formação darlington.Porém teria problemas com BIAS.

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Achei os safados queimados! :) Era o par que estava estranho ali no conjunto TIP2955F/3055F.

 

Bom, como que teste mosfet da fonte mesmo? :unsure:

 

Edit: Se não fosse o google...

 

Tem que ser com multimetro analógico mesmo? Pq se puder testar com o digital nenhum fet está inteiro. Não conduziram na hora que tinham que conduzir e 3 deles se comportaram de forma diferente (1 44N e 2 48N).

Ananlógico SEMPRE. Digital esconde muita coisa... já tive componente que passou no teste com digital, e que o analógico denunciou o curto.

 

Digital só serve pra ler tensão e resistência... :vts

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Cara, não está caro.Eu nem lembro quanto paguei nos meus mas acho que foi 2,50.

Sobre os diodos  retificadores, eles são assim mesmo como na foto.è só medir pra ver se está ok e pode manter.O cuidado que eu disse seria caso tu substitui-se eles, pois são diodos de comutação rapida, feitos pra trabalharem com centenas de KHZ( no caso coisa de 30 a 40 khz da fonte).

 

Quanto a medida dos FETS:chegaste a medir fora da placa? essa medida lenta d e0 aos 400 500, pode estar associada a carga de algum capacitor de alta capacitancia da fonte, que se carrega lentamente com a corrente de prova.Ou então tu mediu 0 pois mediu antes o Gate e a corrente de prova acabou disparando o gate e o canal fechou.Como a impedancia de entrada do gate é alta, e tem-se uma certa capacitancia, ele fica um cerot tempo disparado ainda.Mas se tu chega aos 400 500 normalemnte provavelmente estão bons.Se bem que vc vai substitui-los, então não faz diferença.

 

Sobre os bipolares da saida.

Andei vendo o datasheet dos trs originais do amp (ktd998 e ktb778)

eles tem VCEO de 120v  IC de 10A IB de 1 A e PC de 80 W

Já o par complementar tip35ce36 c tem VCEO de 100V  IC de 25 A IB de 5 A PC d 125watts.

 

Apenas a substiuição pelo par tip35c e 36c , não seria possivel.

Os SA5200 e 2sc5493 tbm não.Terias que trocar o driver, já que os tip consomem maior corrente na base.

 

Tava olhando alguns trs pra substituir e achei interessante o 2sc3281/2sa1302

Amigos,muito cuidado com transistores,alguns são vendidos como originais sendo que nem são mais produzidos.Este é o caso do par 2sc3281/2sa1302.Se acha-los desconfie pois foram descontinuados já a alguns anos.Substitua-os pelo 1302/5200 que são mais rápidos e atuais.Espero ter ajudado. :vts

nilrosewilliam

 

substituir pelos SA5200 e 2sc5493?

provavelmente os drivers não suportariam.A não ser que se coloque uns tip da vida de menor potencia, em formação darlington.Porém teria problemas com BIAS.

Se for pra manter a potência, creio que aguente numa boa sim. Pelo que vi, corrente de base é bem menor que o TIP35C, até porquê a dissipação é maior... tem que dar uma olhada no ganho de corrente.

 

O negócio é que esses toshibas não vão aguentar muita potência na chapeleta, então cuidado se for turbinar. Eu não mexeria na potência, apenas trocaria esse trafo por um melhor, mais capacitência na fonte, e alguns componentes melhores, como transístores e capacitores.

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Inteirando o pessoal das novidades...

 

Cheguei a comprar os Toshibas, mas acho que vou integrá-los ao amplificador apenas mais para frente. Peguei alguns IRF3205 para a fonte. Comprei tb o par KTD998/B778 para colocar no lugar dos TIPs que estavam perdidos e queimados no amp. Um driver KTC1027 estava queimado, só consegui o KSC2383 que é equivalente para colocar no lugar. Testei os diodos retificadores da fonte, o de catodo comum está aberto, já aproveito para comprar o par amanhã pois a gambiarra feita neles foi grande, foi lixado o encapsulamento para soldar fios nos terminais quebradros.

 

Onde que eu posso encontrar núcleo toroidal "barato"?

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Pessoal, eu preciso da referência dos retificadores da fonte para ver se consigo com a Farnell. Aqui na minha cidade já fui em todos os lugares grandes e não achei.

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Pessoal, eu preciso da referência dos retificadores da fonte para ver se consigo com a Farnell. Aqui na minha cidade já fui em todos os lugares grandes e não achei.

eu peguei o bonde andando, mas por acaso, nao daria pra colocar os retificadores de fonte de pc? nao sei quanto de tensao que eles suportam, mas em corrente axo que aguenta pra usar no amp

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eu peguei o bonde andando, mas por acaso, nao daria pra colocar os retificadores de fonte de pc? nao sei quanto de tensao que eles suportam, mas em corrente axo que aguenta pra usar no amp

Dá sim, mas o problema é que nas fontes de pc tem apenas o de catodo comum. :(

 

Eu cheguei a conversar com um cara que trabalha com manutenção de equepamentos eletrônicos na sexta e ele me disse que aqui na cidade eu não vou achar mesmo e que a última vez que ele precisou destes malditos só conseguiu de uma loja na Sta. Efigênia.

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Só na Santa mesmo... eu nem sei qual modelo vc irá encontrar, mas são todos bem equivalentes.

 

Uma vez um piramid que eu tinha entrou em curto, e um dos diodos foi pro saco. Consegui numa fonte de computador, pois no comércio foi impossível.

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Só na Santa mesmo... eu nem sei qual modelo vc irá encontrar, mas são todos bem equivalentes.

 

Uma vez um piramid que eu tinha entrou em curto, e um dos diodos foi pro saco. Consegui numa fonte de computador, pois no comércio foi impossível.

em fonte de micro só tem mesmo os catodo comum =/

mas procura no site da mospec

normalmente eles que fabricam esses diodos

num pyramid que tenho aqui cmg, 4x100 tem os mospec f12c20c que é catodo comum e tem o mospec f12c20A que é anodo comum.

Pra fonte desse tue modulo tá de bom tamanho

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Opa! Ba chei tarde ao topico hehe...

 

Só pra falar lá do começo onde perguntaram sobre o equivalento do 44N, o 48N pode ser colocado no lugar sim, mas o euivalente do 44N exato é o 46N, onde é só trocar um pelo outro, o 48N pelo q eu sabia, tinha que ser trocado os resistores de polarição, geralmente é 47ohm por uns de 100ohms.

 

É esse diodos de retificação são bem chatos de se achar mesmo, e o cuidade q o Carlos falou pra tomar é q ele por serem ultra rapidos ñ podem ser subtituidos por qualquer diodo comum, pois são lentos, os PWR1004 e PWR1002 tbm usam esses diodos q gerelamente entrar em curto levando a fonte pro espaço!

 

Abraço

 

Josias Bauer

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Só na Santa mesmo... eu nem sei qual modelo vc irá encontrar, mas são todos bem equivalentes.

 

Uma vez um piramid que eu tinha entrou em curto, e um dos diodos foi pro saco. Consegui numa fonte de computador, pois no comércio foi impossível.

em fonte de micro só tem mesmo os catodo comum =/

mas procura no site da mospec

normalmente eles que fabricam esses diodos

num pyramid que tenho aqui cmg, 4x100 tem os mospec f12c20c que é catodo comum e tem o mospec f12c20A que é anodo comum.

Pra fonte desse tue modulo tá de bom tamanho

A minha sorte foi que os que queimaram foram justamente os catodo comum. Não fiquei com o amp muitos dias pra descobrir se os outros estavam capengas, arrumei e passei pra frente. :vts

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Hj com paciência fiz o amplificador tocar. Pelo menos em volume baixo tocando um par de fulls nos canais dianteiros ele está perfeito. Uma coisa que não agradou foi que ele tem apenas xover lp e mesmo assim só funciona em bridge, se não um dos canais fica em full. O maldito diodo eu dei sorte de testar mais uma vez antes de jogar fora e fiz uma gambiarra para repor os terminais quebrados.

 

Josias, no final acabei deixando a saída original mas a fonte eu substitui os fets pelos IRF3205. Quais resistores eu preciso colocar no final?

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Hj com paciência fiz o amplificador tocar. Pelo menos em volume baixo tocando um par de fulls nos canais dianteiros ele está perfeito. Uma coisa que não agradou foi que ele tem apenas xover lp e mesmo assim só funciona em bridge, se não um dos canais fica em full. O maldito diodo eu dei sorte de testar mais uma vez antes de jogar fora e fiz uma gambiarra para repor os terminais quebrados.

 

Josias, no final acabei deixando a saída original mas a fonte eu substitui os fets pelos IRF3205. Quais resistores eu preciso colocar no final?

hell

pode manter os resistores de polarização pros irf3205.

Só precisa mudar os resistores se a capacitancia parasita do fet for mt alta e precisar drenar rapidamente a corrente do gate.

 

Como o Amp está se comportando?

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