Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rdallasen

Help->ampli Que Eu Montei Queimou, Nao Sei O Que

Recommended Posts

Bem, eu montei um amplificador, 160w rms em 4 ohms, que utiliza 4 pares de TIP102/107 na saida, com alimentaçao de 45V simetricos

Pois bem, tudo estava indo bem, coloquei testar sem os dissipadores, pois meu amigo nao havia me trazido ainda, mas so pra testar neh, e como eu ia usar a fonte do outro amp, q sai 30v simetricos, ai axei q nao ia dar nada. E realmente nao deu, funcionou bem. Até que eu mexi, e me escapuliu...

Eu me empolguei, e larguei um pouco mais de potencia, tava gostando da coisa. Ai que começou a esquentar, e reparei que um transistor esquentava mais que os outros, dos 102, os 107 eu nao tava cuidando, ai nao sei. Pois bem, ai fui colocar o transistor compensador de temperatura encostar nos de saida, e sem querer, ele encostou em um dos terminais do TIP. :banghead

Ai fud** a barca, um dos resistores da saida(0,4R 5W) simplesmente partiu ao meio, depois de ficar vermelho de quente. O.O Desliguei imediatamente, e deixei. Troquei o resistor, e voltei a ligar, ai saiu fumaça de varios lugares.

Alguem tem ideia de o que pode ter acontecido e do que eu tenho q trocar pra voltar a funcionar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É... você literalmente fez o que não devia ter feito. Não se deixa um semicondutor esquentar desta forma, nem se mexe num circuito energizado, sob risco de um curto.

O jeito é trocar os transístores de saída e ver se está tudo em ordem com os drivers. Você está com o esquema na mão, fica fácil pra verificar.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho o esquema sim, bem detalhado

mas os transistores nao estavam esquentando muito, eu queria que eles ficassem mais frios pra poder colocar mais potencia, rsrsrsrrss

Mas como q eu faço pra ver se tem problema nos drivers, e pra ver se os da saida nao estao queimados?

Mas o quanto a mexer energizado, eh empolgaçao, mas qnd a gente mexe com uma rede de 220V geralmente nao acontece isso, o cuidado é mto maior. E como eu estava com ele ligado na fonte do outro amp, ai iria ter q desoldar os fios, olha a trabalheira.

mas vlw aew kleber, agradecendo o apoio

Compartilhar este post

Link para o post
É... você literalmente fez o que não devia ter feito. Não se deixa um semicondutor esquentar desta forma, nem se mexe num circuito energizado, sob risco de um curto.

O jeito é trocar os transístores de saída e ver se está tudo em ordem com os drivers. Você está com o esquema na mão, fica fácil pra verificar.

kra, tem como eu testar os transistor da saida, pra ver se ainda funcionam? eu nao sei como q faz isso. os outros eu vou trocar todos, pra nao ter erro.

é que na saida eu gastei 25 pila, e no resto todo eu gastei quase a mesma coisa, contando os resistores de potencia.

[]'s

ricardo

Compartilhar este post

Link para o post

para ser mais especifico, uma foto do pobre coitado

dsc00294we3.th.jpg

detalhe nos resistores de potencia.

mas alguem poderia me dizer, como eu faço para testar os transistores da saida

vai que nao estao estragados né

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz, eu nao posso te ajudar nao, pois nao tenho conhecimento sobre o assunto, mas fiquei realmente interessado em como vc faz um desse...

precisa de saber mt sobre elétrica pra poder fazer um desse?

Muito Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
rapaz, eu nao posso te ajudar nao, pois nao tenho conhecimento sobre o assunto, mas fiquei realmente interessado em como vc faz um desse...

precisa de saber mt sobre elétrica pra poder fazer um desse?

Muito Obrigado

esse amp, é do livro sobre amplificadores do Rosalfonso Bortoni, eu comprei o livro e veio a PLACA junto.

ai tem tudo bem explicado no livro, eh soh ter uma noção de eletronica, conhecer os componentes e saber soldar a principio.

o outro que eu fiz eu jah fiz mais do zero, se te interessar, eh so instalar

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=95421

eu auxilio em tudo que tu precisar se tu comprar, mas esse eh bem mais facil

[]'s

ricardo

Compartilhar este post

Link para o post

kra, tem como eu testar os transistor da saida, pra ver se ainda funcionam? eu nao sei como q faz isso. os outros eu vou trocar todos, pra nao ter erro.

é que na saida eu gastei 25 pila, e no resto todo eu gastei quase a mesma coisa, contando os resistores de potencia.

[]'s

ricardo

Veja se eles não estão em curto. Você tem multímetro? Se não tiver, vá correndo comprar um.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho sim, um minipa, dos simples, mais confiave que os de 20 pila de camelo

vo ver agora, da pra usar a escala de continuidade (aquela que bipa qnd tah em curto)?

flw

vou desoldar os coitados agora

vlw aew pela ajuda

..................

Para minha surpresa, o multimetro está com bateria fraca. qnd acontece isso, as medidas saem estranhas.

mas testei igual, so pra ver o q ia dar

coloquei na escala de continuidade, e fui testando

todos 107 estao em curto, entre coletor e emissor

2 102 estao em curto tb

2 102 estao em circuito aberto entre coletor e emissor

o bd da circuito aberto tb

o 546b da temperatura eu dei uma martelada de brabo, vou colocar outro

hauuha

lembrando que a bateria tah na capa da gaita,, mas axo q da pra crer no resultado

vou tirar os outros agora

vamos ver o q sobra dos tip, o resto nao vale quase nada mesmo

rsrsrs

entao os que estao em curto estao queimados, e os que estao em circuito aberto estao bons? se for assim, ainda da pra usar 2 transistores =], me economiza 5 pila

mas e agora?

vlw aew kleber, \o/ mto obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

consegui um monte de componente de um amigo meu q esta de mudança. ai hj dei uma fuçada, axei uns transistores, e coloquei no lugar dos da saida, preservei os dois 102, por via das duvidas.

bem, o que eu consegui colocar no lugar foram: 4 TIP120, (que foram no lugar dos 102), e no outro lado foram TIP127, um deles da SiD, o-o- rsrsrs*no lugar dos 107).

também troquei o transistor da temperatura, por outro igual.

pois bem, liguei, e nao saiu fumaça :rever1: , como acontecia com os transistores antigos.

resolvi colocar o falante e o sinal nele, pra ver se tava ok. Ai funcionou, tava tocando mais baixo que de costume, mas levantei o volume, :mac1 e dai qnd estava no pc ainda, ouvi um barulho, e lá se foram 2 TIP127, o da SiD simplesmente sobrou a parte metalica de traz e meia frente e os contatos, rsrsrsrsrs

logo depois, foi a vez de um capacitor, que fica proximo a saida, ai deu um estouro bem forte, qnd eu desliguei o aparelho, e vi o estrago, so imaginei se fosse meu rosto na frente do capacitor...

ai axo q eh trocar a saida mesmo. ai jah vou trocar todos os outros transistores tb, por via das duvidas, e o cap que estourou.

axo que por enquanto é soh. javascript:emoticon(':(')

smilie

ahh, tem a regulagem da corrente de polarizaçao, tem um trimpot, mas nao sei como se regula. Alguem tem alguma dica ai?

[]'s

ricardo

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...