Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo Giovanelli

Som No Corsa Hatch

Recommended Posts

Amigos, depois da ajuda do Fórum e da paciência de muitos colegas, enfim o som tá saindo. Como não tinha autorização para postar no DIY criei o tópico por aqui mesmo.

Bem o set vai na minha assinatura e foi obtido através da leitura dos tópicos desse Fórum. Ajudaram muito todos aqueles que me responderam nos outros tópicos mas agradeço em especial ao Salvador pela graaaande paciência, ao Felipe cara gente boníssima, Rodrigo Rizzi... me desculpe se esqueçi de alguém.

Algumas fotos se perderam pois o cartão da máquina deu pau rsrsrsrsrs

A vítima:

Pic_13512_1.jpg

As laterais:

Pic_13512_2.jpg

Pic_13512_3.jpg

O aperto causado pelo pequeno espaço do estepe:

Pic_13512_4.jpg

A caixa:

Pic_13512_6.jpg

Pic_13512_5.jpg

Pic_13512_11.jpg

O "estaladô":

Pic_13512_7.jpg

Aqui as laterais já prontas sem forração. A peça arredondada deu um pouco de trabalho. Fizemos casar com o limite da lateral original e deixar o arredondado como se fosse continuação da peça maior de plástico acima. Assim que colocar no lugar fotografo pra melhor visualizar. Os vazados são do amp à Esquerda e do triângulo a Direita. O do triângulo vai ser fechado com um detalhe diferente. O desenho fizemos para acompanhar semelhante nos dois lados.:

Pic_13512_9.jpg

Pic_13512_8.jpg

A forração optei por carpete. Isso pq acho que fica um trabalho mais "clean". Outro ponto foi a escolha do carpete. Fuçei até encontrar o carpete original do Corsa. É resinado pelo lado oposto e bem baixo na sua expessura. Me arrisco a dizer que é igual ao do forro do estepe:

Pic_13512_10.jpg

Aqui já estamos selando a caixa com pó de serra de MDF e cola branca. Isso vira uma pedra!

Pic_13512_12.jpg

Aqui as laterais já com a forração do carpete e a caixa com o falante para posicionar. O detalhe serão os fios do falante. Vou usar uma mangueira trançada com aço para guiar os fios até o falante. Os parafusos do falante tbm foram escolhidos meio diferente. Vou usar cabeça "alen" com parafusos de aço inox. Todos esses detalhes ficam semelhantes à targeta diamantada do HA4120. Aí as fotos:

Pic_13512_13.jpg

Pic_13512_14.jpg

Pic_13512_15.jpg

Pic_13512_16.jpg

Pic_13512_17.jpg

Bem, gostaria da crítica do pessoal. Amanhã tem mais fotos...

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta ficando manero. qual vai ser o setup? acho legal os sub virados pena q a mala vai pro espaço num sobra lugar pra nada. aproveitando alguem tem noção ou sabe como e´fabricado as caixas de vidro/acrilico como é fixada pra nao vazar ar essas coisas? tava afim de fazer uma caixa com a parte da frente em vidro ou acrilico

Compartilhar este post

Link para o post

Cleber, o setup é:

Pioneer DEH 5900IB

CS60D na dianteira

Coaxial HI END Bravox de 5" atrás

HA 4120

UXP Power 12D2

RCA UNIQ dupla blindagem 5mts

Cabos 16 mm para + e -

Fios 4mm para sub

Fios 2,5mm para os demais falantes.

Escolhi a HA 4120 ao invés do AB4100 pelo preço que me saiu essa HA.

Entre os poréns, pude observar alguns problemas no projeto:

O borne da HA é pequeno para a entrada do cabo e os adaptadores desse tipo aqui (comparação entre HA e AB por MGarcia) estão em extinção.. ou melhor estão extintos! Não acho em lugar algum!!! O jeito vai ser trabalhar um terminal em garfo.

O porta malas do Corsa é curto e o estepe está numa posição que não ajuda nem um pouco.

Até aqui é isso....

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

esse uxp merecia um modulo. pro problema dos born compra uns terminais da beyma q fica susse. somcuritiba tem. otimo setup

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Marcelo, tá show de bola. Parabéns pela atitude de colocar a mão na massa e de levar em frente o projeto. Acredito que o resultado lhe agradou e agora... é só curtir. Espero ter ajudado de alguma forma e espero sinceramente que o projeto tenha lhe trazido satisfação pessoal e aos seus ouvidos.

Um grande abraço,

Salvador

Compartilhar este post

Link para o post

O projeto está ficando ótimo, parabéns.

Gostaria de saber como vc vai fixar a lateral, pois tenho um corsa e estou com dó de furar o banco traseiro para fixar o amp e fixar na caixa do sub acho meio arriscado.

Compartilhar este post

Link para o post

Salvador, com certeza agradou muito!! Suas dicas foram valiosas!

O fogo é o vício.... vc compra e depois de um tempinho ja quer mudar hehehehe

Lemming, esse carro tinha um cilindro de gás qdo comprei. O antigo dono rodou apenas duas semanas com o kit gás. A fixação foi feita no fundo, em cima da furação do gás e em outros pontos no fundo falso que fiz. Dá pra usar também os furos originais da lateral plástica. É só colocar um parafuso um pouco maior em extensão que dá certinho!

Amanhã postarei as fotos para melhor entendimento.

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo, utiliza o botão "denunciar" e pede para o moderador redirecionar para o DIY. É o único modo.

Está ficando bom hein. Gostei do esquema da caixa, só que achei que foi pouco parafuso nela. Mas se está uma rocha, é o que interessa...

Passou massa para calafetar no buraco do sub e do duto ? Fica muito bom. Evita vazamentos...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara..acompanhando e reparando BEM nos detalhes..meu irmao tbm tem um corsa.e ta eu vou fazer o acabamento pra ele...deixa eu te perguntar..sera q é preciso mesmo selar a porta com manta???

e tipo assim..o de coaxial 5"..vc coloco ali naquela parte plástica né??la atras..e coube blz??

e na frente é 6"?

desculpa o tanto de pergunta..é por que to com essas duvidas..auhauha

Abraços..

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, como prometido segue a continuação do projeto.

Infelizmete tive que trabahar no fds e não tirei fotos da montagem, mas aí vai o projeto pronto, montado e tocando! O grave tá muito bom, bem prolongado e definido. Não há distorção!!!

Visão geral do porta malas (disposição das peças e espaço aproveitado):

Pic_13512_25.jpg

Pic_13512_21.jpg

Pic_13512_22.jpg

Pic_13512_23.jpg

A lateral direita da caixa ficou lisa, sem detalhes propositadamente. A intenção do projeto foi alcançada: Limpeza e otimização do espaço disponível. Se observarem, na lateral direita está o amp. Isso pq nessa lateral tem mais espaço do que na esquerda. A esquerda fizemos um recorte com o desenho semelhante ao da direita, com um encaixe de acrílico preto que acomoda o triângulo do sinalização.

Agora alguns detalhes do sub. Os parafusos são de cabeça "allen" mesmo, deram um trampo para serem colocados..... mas o acabamento valeu a pena: os parafusos são de aço inox e combinam com as mangueiras e partes diamantadas do amp. Agora vamos moldar uma caixinha de acrílico transparente para fixarmos as mangueiras pois elas puxam um pouco os fios, saindo da posição desejada. O acabamento da saída das mangueiras foi feito com "ilhóis" (acho que é assim que escreve) e só encontrei nessa medida em casas de tapeçaria de sofás. Pelo interior da caixa fizemos vedação deles com cola quente, depois silicone e por último cola branca e pó de MDF.

Pic_13512_18.jpg

Pic_13512_19.jpg

Pic_13512_20.jpg

Pic_13512_24.jpg

Pic_13512_26.jpg

Espero que tenham gostado... eu sinceramente gostei do visual. Achei forte e ao mesmo tempo simples.

Abração!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Maconailp, respondendo as suas perguntas: Olha, eu não fiz a selagem da porta não, coloquei as falantes nos locais originais mesmo. O duas vias ficou bem encaixadinho. Os tweeters ficaram na posição original, e não aparecem nada. Fizemos só um ajuste na angulação dele para uma melhor palcagem. O cross do kit tbm ficou bem locado, logo abaixo do tweeter e foi fixado com fita dupla face. Ficou bem preso!

Os falantes da frente são 6" sim e os de trás de 5". Os trazeiros foram colocados no local original tbm. Iso tudo pq eu não queria nada aparecendo.... e se eu cobrir o player o carro parece não ter som.... Qqer dúvida entre em contato e te passo as dificuldades encontradas e as saídas utilizadas...

Beraldo, qto a caixa, fixamos mais parafusos nela sim pq tbm achamos pouco. A massa de calafetar tbm comeu solta... tudo pela vedação! O duto foi reto, de 4" e 50 cm de diâmetro. No site eles recomendam duto curvo e 20% menos volume em caixas com falante ao contrário. Aqui mandamos ver nos 40,9L mesmo e duto reto. Tá muito bom!!!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...