Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jpedrobh

Perdido Igual Cego Em Tiroteio

Recommended Posts

Oi pessoal! Sou novato no fórum. Ontem eu criei meu primeiro "post", no fórum GERAL, mas depois de analisar melhor eu percebi que foi no lugar errado. Pelo projeto que pretendo montar, creio que deveria ter postado minhas dúvidas aqui. Eu tava querendo ouvir a opinião de gente que saca de som de qualidade... Peço desculpas pela confusão!

Bem, então é o seguinte... Estou trocando de carro e resolvi aproveitar a ocasião pra instalar meu primeiro som "de verdade". O carro será um Gol G4 1.0. Minha idéia inicial é colocar um kit 2 vias na frente (ainda não sei qual) e, na mala, um sub de 10" em caixa selada (provavelmente um NAR 10SW2). Sem falantes traseiros. Queria resolver tudo com um amplificador só, então tinha que ser um de 4 canais, em que 2 deles possam funcionar em ponte. Pensei no Banda Voxer 2.4, mas aceito sugestões. Outra opção seria o Blaupunkt GTA 4 Special Mk II.

No caso do Banda 2.4, o manual diz que ele fornece 90W em cada canal (em 2 ohms) e 180W na ligação em bridge. Acho que na questão do sub, estaria casando certinho (o NAR é de 180W). Mas tenho algumas dúvidas:

1) Pra esse sistema (kit 2 vias na frente e sub de 10" atrás), que amplificador vocês indicam? O Banda é uma boa? Lembrando que eu não estou preocupado com SPL e sim com a qualidade, mas também não tenho grandes pretensões com esse sistema. Pretendo gastar no máximo 900 reais com o conjunto "falantes + falante do sub + módulo".

2) Como não pretendo usar falantes traseiros, cada canal dianteiro estaria funcionando em 4 ohms, portanto, no caso do Banda 2.4, eu teria 45W por canal (metade da potência divulgada para 2 ohms). Isso está certo? Ou o woofer e o tweeter, mesmo com o uso do crossover, funcionam como dois falantes em paralelo, portanto seria 2 ohms mesmo?

3) Dependendo da resposta anterior, em vista da potência disponível, qual kit duas vias vocês recomendam? Ainda levando em consideração a qualidade e orçamento que já mencionei.

4) A bateria e o alternador originais do Gol G4 aguentam esse sistema numa boa? Infelizmente eu ainda não peguei o carro e não sei o que vem nele. Mas gostaria de já ir planejando... O Banda 2.4 tem 360W, mas dependendo da resposta da segunda pergunta pode ser que eu vá usar apenas 270W. Ou às vezes isso não faz diferença, não sei...

Bem, era isso... Espero que alguém possa me dar um "help". Valeu aí!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) foge de banda! Ele tem graves bons.. mas não agrada nos agudos e o médio é 'meia-boca'. Blaupunkt GTA 480 já dá conta do recado! Mas aviso de antemão: Não espere milagres de SPL! Com 160wrms de bridge, vai ter algo bem equilibrado!

2) woofer + tweeter, se usado com cross passivo, fecha a impedancia em 4ohms. é como se o cross separasse os dois de acordo com as frequencias de resposta! Mas repense bem o conceito sobre o banda! não aconselho!

3) independente da potencia, um kit 5' tipo CS50B ou NAR já são bons, pq num pezinho selado fazem milagres. Chegam tocando redondo até os 80hz e à depender do pezinho (se for um dutado por ex.) podem conseguir até os 60hz! Num som de qualidade 50wrms pra mids/tw e 150wrms pra sub tá bom demais!

4) meu carro é um gol g4 city.. motor 1.0, carro simples! A bateria e alternador são originais.. e meu sistema tá assim (no dia-a-dia): SD1000.1 com um protech 15', mid 6' bravox com 3/4tw1 selenium e um Pyramid 4x125wrms pro interno. Se eu ficar tocando com o som alto, ele aguenta umas 2 horas antes de começar a baixar a carga... mas se for com volume moderado, aguenta umas 4 horas! Sendo q se tocar com o carro ligado, fica direto, sem descarregar! Mas tem o detalhe q a bateria é original, e q já tive q empurrar 2x... pq vc nunca lembra de som enquanto tá tomando umas rodeado de mulheres =P aconselho (se possível) uma bateria extra ali no cofre do motor, no canto esquerdo (proximo à bateria original). No gol 1.0 tem um baita espaço ali, cabe uma de 80Ah numa boa.. (e outra de 80Ah no espaço original). Com 80Ah de bateria e um som da potencia q vc pretende, da pra tocar pelo menos 4 horas no talo sem medo de descarregar! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu as dicas Bloom! Certamente me ajudaram demais, principalmente com o exemplo do seu Gol G4. Se a parte elétrica original dá conta do seu sistema, então o meu vai ser tranquilo...

Quanto ao Banda 2.4, já tô desistindo dele... No outro tópico que eu abri o pessoal tá desencorajando também. Então da linha da Blaupunkt, o mínimo que vc recomenda é o GTA 480? O GTA 4 deixa muito a desejar? Claro que o 480 é mais potente... Mas na minha visão de leigo, pro sistema que quero montar a potência dele estaria sobrando.

Quando vc falou do seu sistema, eu lembrei que tenho um par de 3/4tw1 guardados aqui... Na época eu comprei pra montar umas caixas residenciais, mas acabei largando o projeto pra lá. De repente era uma colocá-los no uso agora... Aí eu só comprava os mids e o crossover. Mas nem sei se compensa.

Compartilhar este post

Link para o post

Sabe como ficaria show teu sistema? Um amp de 4 canais... com 4 mids e 2 3/4tw1... sendo um mid 6' na porta outro 5' num pezinho... e o 3/4tw1 no painel, fazendo o som ricochetear na coluna (dá um efeito palco bacana).

E pro sub, é otro caso à pensar.. mas um T400 num protech 10' já faz bonito! :legal: (Taramps = digital = menor consumo)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...