Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

joes

Ajuste Preciso Da Curva Do Equalizador (fator Q)

Recommended Posts

Galera,

eu dei uma procurada mas não encontrei um tópico específico sobre este assunto. ;)

Alguém poderia dar uma explicação sobre o uso do "ajuste preciso da curva do equalizador" (fator Q) ?

No meu caso, o player (Pioneer) tem equalizador de 3 bandas, com possibilidade de ajuste do fator Q, da seguinte forma:

Bandas e Frequências:

Baixa - 40 - 80 - 100 - 160 (Hz)

Média - 200 - 500 - 1k - 2k (Hz)

Alta - 3k - 8k - 10k - 12k (Hz)

Fator Q:

2N - 1N - 1W - 2W

Sei que o fator q varia desde uma curva mais fechada (2N) até uma curva mais aberta (2W). E que isso influencia na distribuição das frequências vizinhas.

Mas minhas dúvidas são várias :rolleyes: :

>> Escolhe-se apenas uma frequência de cada banda (baixa-média-alta), ou seja 3 frequências para configurar o fator Q? Ou deve-se configurar o fator Q para cada uma das 12 frequências disponíveis?

>> De que forma este fator influencia na frequência, ou banda (na prática!!)? Abre mais o som (mais brilho)? Altera a atenuação?

>> Qual a configuração mais indicada? Se é que existe um padrão.

>> Vale à pena dá uma regulada nestas configurações, ou não vai me dar muita diferença?

Valeu pessoal ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

joes,

não sei exatamente a escala mas basicamente o fator Q significa quão estreita é a largura de banda de atuação do filtro. Por exemplo, atuando na faixa de 160hz não significa que o Eq vai atuar SÓ em 160hz, certo? Então, quanto maior o Q, o equalizador vai atuar só mais próximo a 160hz, Quanto menor o Q, a largura de banda aumenta e atua em uma range maior. É como nos filtros de crossovers. Os tais 6Dbs por oitava ou 12dbs por oitava, saca?

Compartilhar este post

Link para o post

Um exemplo bastante usado em gravações caseiras é colocar a faixa em 60hz com o Q em 20 para matar o Hmmmmmmm da rede elétrica, perde-se um pouco da música mas a atuação do Eq é específica nos 60hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu passoka. Obrigado por responder. :rolleyes:

Então a configuração é feita para apenas uma frequencia de cada banda, é isso?

Por exemplo, para a banda "baixa", eu escolheria 80Hz (este seria o Pico da curva), e todas as demais frequências vizinhas (40...100...160) seguiriam a curva definida (fator Q).

É mais ou menos isso? <_<

Compartilhar este post

Link para o post

+/-

é um Q para cada banda.

o Q é o fator de estreitamento da banda tanto pro alto como pra baixo, ou seja, 80hz, tem um filtro passa banda.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...