Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

joes

Ajuste Preciso Da Curva Do Equalizador (fator Q)

Recommended Posts

Postado em

Galera,

eu dei uma procurada mas não encontrei um tópico específico sobre este assunto. ;)

Alguém poderia dar uma explicação sobre o uso do "ajuste preciso da curva do equalizador" (fator Q) ?

No meu caso, o player (Pioneer) tem equalizador de 3 bandas, com possibilidade de ajuste do fator Q, da seguinte forma:

Bandas e Frequências:

Baixa - 40 - 80 - 100 - 160 (Hz)

Média - 200 - 500 - 1k - 2k (Hz)

Alta - 3k - 8k - 10k - 12k (Hz)

Fator Q:

2N - 1N - 1W - 2W

Sei que o fator q varia desde uma curva mais fechada (2N) até uma curva mais aberta (2W). E que isso influencia na distribuição das frequências vizinhas.

Mas minhas dúvidas são várias :rolleyes: :

>> Escolhe-se apenas uma frequência de cada banda (baixa-média-alta), ou seja 3 frequências para configurar o fator Q? Ou deve-se configurar o fator Q para cada uma das 12 frequências disponíveis?

>> De que forma este fator influencia na frequência, ou banda (na prática!!)? Abre mais o som (mais brilho)? Altera a atenuação?

>> Qual a configuração mais indicada? Se é que existe um padrão.

>> Vale à pena dá uma regulada nestas configurações, ou não vai me dar muita diferença?

Valeu pessoal ! :legal:

Postado em

joes,

não sei exatamente a escala mas basicamente o fator Q significa quão estreita é a largura de banda de atuação do filtro. Por exemplo, atuando na faixa de 160hz não significa que o Eq vai atuar SÓ em 160hz, certo? Então, quanto maior o Q, o equalizador vai atuar só mais próximo a 160hz, Quanto menor o Q, a largura de banda aumenta e atua em uma range maior. É como nos filtros de crossovers. Os tais 6Dbs por oitava ou 12dbs por oitava, saca?

Postado em

Um exemplo bastante usado em gravações caseiras é colocar a faixa em 60hz com o Q em 20 para matar o Hmmmmmmm da rede elétrica, perde-se um pouco da música mas a atuação do Eq é específica nos 60hz.

Postado em

Valeu passoka. Obrigado por responder. :rolleyes:

Então a configuração é feita para apenas uma frequencia de cada banda, é isso?

Por exemplo, para a banda "baixa", eu escolheria 80Hz (este seria o Pico da curva), e todas as demais frequências vizinhas (40...100...160) seguiriam a curva definida (fator Q).

É mais ou menos isso? <_<

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...