Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lenenato

Qualidade Sem Quantidade é Possível?

Recommended Posts

Boa noite a todos

Estou queimando a mente aqui em casa durante todo final de semana pensando em como posso melhorar o áudio do meu carro sem usar amplificador e o subwoofer. Vou então descrever o carro, os meus gostos musicais, visões gerais sobre audio e orçamento.

O CARRO:

Um Palio edx 97 1.0 mpi - quero aproveitar o espaço destinado aos alto falantes das portas dianteiras e colocar nelas KITS 2 VIAS. Atrás, no tampão, gostaria de pôr um par de 6x9. Como fonte de som, preciso de um Mp3 player, com - no mínimo - 200wrms (50 wrms por canal).

MEUS GOSTOS MUSICAIS:

Gosto muito de ouvir músicas com instrumentos de cordas tais como jazz e mpb. Mas em momentos de viajens - como a do último feriadão - curto algo mais enérgico como um hip hop, charme e outros ritmos com sons mais eletrônicos. Portanto a configuração que quero montar terá o desafio de passear bem entre estes diferentes estilos musicais, cumprindo bem seu papel. Quero ouvir bem (não se trata de perfeito nem high end) os tons harmônicos de um violão e e balançar com as batidas do marcelo d2.

VISÕES GERAIS SOBRE AUDIO:

Andando nas ruas do Rio de Janeiro, encontra-se de tudo em termos de equipamentos, lojas instaladoras, entendedores e falsos entendedores de áudio. Uns dizem: "kit 2 vias é besteira. Os únicos que prestam são os importados". Outros dizem: "kits 2 vias são ótimos pois dão um stereo legal". Qd se fala de 6x9 a polêmica continua,uns dizem que não presta e outros dizem que é bom. O fato é que necessito de opiniões diversas e da experiência pesoal de todos vcs para que eu filtre tudo isso e monte minha configuração com qualidade mas sem tanta quantidade.

ORÇAMENTO:

Disponho de R$1300,00 para investir em cabos falantes, fonte sonora e instalador é claro.

Mas o problema continua, pois na frente é mole sei posso colocar o kit 2 vias só não sei ainda a marca mais apropriada pro que eu quero e que se encaixe no orçamento). A grande questão é que eu não sei se colocar os 6x9 será uma boa decisão.

Portanto:

1º - QUAL KIT 2 VIAS CORRESPONDERÁ AO QUE PRECISO E SE ENCAIXARÁ NO ORÇAMENTO

2º - QUE FALANTES COLOCAR ATRÁS? 6X9 OUTRO KIT 2VIAS? ALIÁS EXISTE UM 6X9 QUE TENHA UM SOM DE QUALIDADE SUFICIENTE PRA RIVALIZAR COM UM KIT 2 VIAS?

3º - QUE APARELHO MP3 PLAYER AUTOMOTIVO ME DARÁ UMA BOA QUALIDADE DE ÁUDIO ALIADA A UM SISTEMA ANTI CHOQUE QUE REALMENTE FUCIONE NAS RUAS ESBURACADAS DO DIA A DIA???

Desde já agradeço pela paciência de todos em me responder. Suas respostas serão de muita ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa noite a todos

Estou queimando a mente aqui em casa durante todo final de semana pensando em como posso melhorar o áudio do meu carro sem usar amplificador e o subwoofer. Vou então descrever o carro, os meus gostos musicais, visões gerais sobre audio e orçamento.

O CARRO:

Um Palio edx 97 1.0 mpi - quero aproveitar o espaço destinado aos alto falantes das portas dianteiras e colocar nelas KITS 2 VIAS. Atrás, no tampão, gostaria de pôr um par de 6x9. Como fonte de som, preciso de um Mp3 player, com - no mínimo - 200wrms (50 wrms por canal).

MEUS GOSTOS MUSICAIS:

Gosto muito de ouvir músicas com instrumentos de cordas tais como jazz e mpb. Mas em momentos de viajens - como a do último feriadão - curto algo mais enérgico como um hip hop, charme e outros ritmos com sons mais eletrônicos. Portanto a configuração que quero montar terá o desafio de passear bem entre estes diferentes estilos musicais, cumprindo bem seu papel. Quero ouvir bem (não se trata de perfeito nem high end) os tons harmônicos de um violão e e balançar com as batidas do marcelo d2.

VISÕES GERAIS SOBRE AUDIO:

Andando nas ruas do Rio de Janeiro, encontra-se de tudo em termos de equipamentos, lojas instaladoras, entendedores e falsos entendedores de áudio. Uns dizem: "kit 2 vias é besteira. Os únicos que prestam são os importados". Outros dizem: "kits 2 vias são ótimos pois dão um stereo legal". Qd se fala de 6x9 a polêmica continua,uns dizem que não presta e outros dizem que é bom. O fato é que necessito de opiniões diversas e da experiência pesoal de todos vcs para que eu filtre tudo isso e monte minha configuração com qualidade mas sem tanta quantidade.

ORÇAMENTO:

Disponho de R$1300,00 para investir em cabos falantes, fonte sonora e instalador é claro.

Mas o problema continua, pois na frente é mole sei posso colocar o kit 2 vias só não sei ainda a marca mais apropriada pro que eu quero e que se encaixe no orçamento). A grande questão é que eu não sei se colocar os 6x9 será uma boa decisão.

Portanto:

1º - QUAL KIT 2 VIAS CORRESPONDERÁ AO QUE PRECISO E SE ENCAIXARÁ NO ORÇAMENTO

2º - QUE FALANTES COLOCAR ATRÁS? 6X9 OUTRO KIT 2VIAS? ALIÁS EXISTE UM 6X9 QUE TENHA UM SOM DE QUALIDADE SUFICIENTE PRA RIVALIZAR COM UM KIT 2 VIAS?

3º - QUE APARELHO MP3 PLAYER AUTOMOTIVO ME DARÁ UMA BOA QUALIDADE DE ÁUDIO ALIADA A UM SISTEMA ANTI CHOQUE QUE REALMENTE FUCIONE NAS RUAS ESBURACADAS DO DIA A DIA???

Desde já agradeço pela paciência de todos em me responder. Suas respostas serão de muita ajuda.

Olá

Vou tentar dar uma resumida no que eu tenho para te falar

- vc quer qualidade, nao tem como escapar do kit 2 vias na frente

- o ideal seria vc nao usar 6x9 atras, quanto muito coaxiais, mas se vc quiser mesmo usar as 6x9 procure uma com o menor numero de axiais possiveis. Se nao me engano NAR e Db drive possuem uns legais, da umaolhada em www.leosound.com.br

- fica dificil conseguir fazer algo com boa qualidade e que toque bem e nao usar um amplificador. Até da para quebrar um galho sem ampli e sem sub, mas eu nao chamaria de som de qualidade e sim de som para o dia a dia.

- kit 2 vias legal para vc usar tem bravox, nar e selenium. sao os melhores nacionais, nao tem como fugir disso, dai somente partindo para importados.

- cd player indicaria pionner

Bom a gente vai conversando ai e tirando as duvidas

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de resposder as perguntas.... realmente não quer um modulo ??

Difícil kit 2 vias ficar decente ligados apenas na amp. do player. Lembrando que esses 50w declarados pelo fabricante, são pmpo ... em Wrms (potência real), eles variam no máximo entre 20 e 25Wrms. Muito pouco para um kit. Ficam sempre devendo.

Andando nas ruas do Rio de Janeiro, encontra-se de tudo em termos de equipamentos, lojas instaladoras, entendedores e falsos entendedores de áudio. Uns dizem: "kit 2 vias é besteira. Os únicos que prestam são os importados".

Não tem nda de "besteira" em kit. Nem todo importado é melhor que nacional. Depende muito da marca/modelo, onde será instalado e por aí vai. Logicamente que marcas gringas boas dão um banho nos nacionais mas nesse ponto existe um penhasco no custo. Não tem como generalizar dessa maneira que te falaram. Séria comparar Uno com Audi.

Outros dizem: "kits 2 vias são ótimos pois dão um stereo legal". Qd se fala de 6x9 a polêmica continua,uns dizem que não presta e outros dizem que é bom. O fato é que necessito de opiniões diversas e da experiência pesoal de todos vcs para que eu filtre tudo isso e monte minha configuração com qualidade mas sem tanta quantidade.

6X9 bons existem mas não entram no SQ :

HU

Kit 2 vias (frente)

Sub

Modulo

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eu acredito que com 1200,0 dá pra montar um som EFICIENTE e simples! Seria +/- isso:

R$300 Fosgate 4.6x

R$200 kit duas vias 5'

R$100 pezinhos ou tratamento das portas dianteiras

R$100 6x9 equilibrados.. tipo Nar, DB.. ou o 69.4XNR da hurricane

R$200 um par de Panther 8' em caixinhas seladas.

---------------------------

R$800,0

sendo q isso, com um sistema simples e eficiente! O amp podes deixar embaixo do banco do carona mesmo! Mas tem q tirar o banco pra instalar! Outra coisa... o pezinho é mtooo melhor.. mas se não tiver como, manta asfáltica na porta já ajuda (Não fica igual.. mas quebra um galho). Creio q doorpods tb deveriam ser considerados (aquelas caixinhas feitas nas portas, de fibra).

Quanto ao amp e sub, acho mt ruim dispensa-los! Quanto ao que o beraldo citou, acho q ele foi otimista! A maioria dos players manda entre 10wrms e 25wrms... sendo q poucos chegam aos 25! Já com o fosgate, teria uns 90wrms pro interno e uns 180wrms pro sub! Não é o máximo, mas já dá pra brincar sem fazer feio!

Agora, fugindo do seu contexto, vou te contar o que eu montaria PRA MIM com 1.3k :

R$ 800,0 -kit duas vias CS50B ou Nar com tw 3/4 tw1 selenium

R$ 200,0 -Protech 10' + caixa adequada pra chegar aos 30hz numa boa

R$ 300,0 -Blaupunkt GT 480 ou algo assim

ficaria com um bom SPL, qualidade inquestionável (pelo menos pro SQ sim!).. fora que daria pra animar qualquer churras! E com a caixa citada acima, vc conseguiria resposta em TODAS as frequencias, sem fazer feio! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns esclarecimentos sobre o que já foi dito:

1- Todo mundo que falar: tal coisa é besteira! como disseram no caso dos kit duas vias, é porque não entende som.. se fosse verdade não estaria aí no mercado com tanta procura.. o caso é que cada coisa se adequa melhor a uma determinada finalidade.. e sempre devendo se analizar custoxbeneficio dentro daquilo que você procura (SQ, SQPL, hi-fi, trio, etc.. )

2- Se quer qualidade, esquece 6x9.

3- Importados são melhores que nacionais ? depende.. tem muito importado vagabundo, mas claro que tem os tops que realmente dão um banho nos nacionais, mas o preço... enfim, entra de novo no custo beneficio e tem bons kits duas vias nacionais.

Ao projeto. Você dispõe de 1300 reais para player + amplificador + falantes + cabos + caixa + instalção.

1- player:

Pioneer CD/MP3/WMA DEH 2950MP R$325.00

http://www.somcuritiba.com.br/loja/pioneer...50mp-p-422.html

2- Amplificador:

Hurricane AMP HA 4.120 480W RMS R$369.00

http://www.somcuritiba.com.br/loja/hurrica...480w-p-271.html

3- Kit dias vias para frente:

Bravox Kit 2 vias CSD 60 70W RMS R$265.00

http://www.somcuritiba.com.br/loja/bravox-...x-vias-p-6.html

4- subwoofer:

Hinor Cruzader 10" 150W RMS R$150.00

http://www.somcuritiba.com.br/loja/hinor-c...150w-p-112.html

5- Cabos:

5.1- Alimentação: 5 metros de cabo flexivel 21mm residencial (qualquer loja de eltrica você encontra). 10 reais o metro = 50 reais de cabo.

5.2 - RCA: 2 cabos Techsound Cabo RCA estéreo blindagem dupla 5m R$40.00

http://www.somcuritiba.com.br/loja/techsou...upla-p-150.html

5.3 - Cabos para falante: 4 metros de Cabo p/ falantes 2 x 2,5mm² R$ 12,00 http://www.somcuritiba.com.br/loja/condust...2%B2-p-356.html

5.4 - Cabo para o sub: 1 metro de Pompéia Cabo cristal para falantes 2 x 4,0mm² R$ 5,00

http://www.somcuritiba.com.br/loja/pomp%C3...2%B2-p-227.html

6 - Caixa dutada pra subwoofer de 10 polegadas, em compensado 15mm: R$ 80,00

TOTAL: 1344.

A sim.. esqueci da instalação do player e do modulo.. mas isso você pdoe fazer em casa.. ms se não quiser fazer em casa:

Os preços que costumam cobrar é 20 reais a instação do player + 50 modulos mais falantes.

Como passou um pouco do valor de 1300, da pra considerar pegar kit duas vias mais baratos como os seleniuns.. mas eu manteria assim..

Caso o carro tenha falantes originais nas portas traseiras, estes podem ficar ligados direto no REAR do player. Caso não tenha, não vai fazer falta.

Bom, essa é a minha dica.. e pesquisando melhor o preço em outros sites e etc (só vi o preço do som curitiba) você pode ainda conseguir um valor menor que este..

obs: eu não abriria mão de ter um modulo e um sub se vc realmente quer um som legal..

Compartilhar este post

Link para o post
eu acredito que com 1200,0 dá pra montar um som EFICIENTE e simples! Seria +/- isso:

R$300 Fosgate 4.6x

R$200 kit duas vias 5'

R$100 pezinhos ou tratamento das portas dianteiras

R$100 6x9 equilibrados.. tipo Nar, DB.. ou o 69.4XNR da hurricane

R$200 um par de Panther 8' em caixinhas seladas.

---------------------------

R$800,0

sendo q isso, com um sistema simples e eficiente! O amp podes deixar embaixo do banco do carona mesmo! Mas tem q tirar o banco pra instalar! Outra coisa... o pezinho é mtooo melhor.. mas se não tiver como, manta asfáltica na porta já ajuda (Não fica igual.. mas quebra um galho). Creio q doorpods tb deveriam ser considerados (aquelas caixinhas feitas nas portas, de fibra).

Quanto ao amp e sub, acho mt ruim dispensa-los! Quanto ao que o beraldo citou, acho q ele foi otimista! A maioria dos players manda entre 10wrms e 25wrms... sendo q poucos chegam aos 25! Já com o fosgate, teria uns 90wrms pro interno e uns 180wrms pro sub! Não é o máximo, mas já dá pra brincar sem fazer feio!

Agora, fugindo do seu contexto, vou te contar o que eu montaria PRA MIM com 1.3k :

R$ 800,0 -kit duas vias CS50B ou Nar com tw 3/4 tw1 selenium

R$ 200,0 -Protech 10' + caixa adequada pra chegar aos 30hz numa boa

R$ 300,0 -Blaupunkt GT 480 ou algo assim

ficaria com um bom SPL, qualidade inquestionável (pelo menos pro SQ sim!).. fora que daria pra animar qualquer churras! E com a caixa citada acima, vc conseguiria resposta em TODAS as frequencias, sem fazer feio! :legal:

Todos os dois projetos acredito que atendem ao que o camarada quer...

Porém todos os dois fogem um pouco do valor...

1- no primeiro esquema falta cabos e nessa parte não é legal economizar.. e falta caixa tbm.. e não sei tbm se vai ser facil achar um fosgate desses aba vermelha assim facil, em bom estado e por 300.. por isso indicaria um hurricane mesmo, novo, por 330 já se encontra... não tem a mesma qualidade do fosgate mas acredito servir bem pro caso (custoxbeneficio). Além disso eu nao colocaria 6x9.. no maximo coaxiais.

2- Projeto legal tbm, porém mais uma vez faltou o player + cabos rca e alimentacao + instalação + caixa. o que subiria o valor desse projeto pros 1500 a 1600 k... sem falar que o GT 480 que eu me lembre custa quase 500..

Compartilhar este post

Link para o post

nao qr sub? da pra por um kit bravox CSD 230 reais coaxial bravox CXS atraz 120 a 130 reais modulo MXR 4120 de 360 a 380 reais player 4950 360 reais

isso da 1070 mais 150 reais de cabos fusiveis etc. c quiser um sub ai da pra muda o kit pra um selenium 110 reais e pegar um sub pra fecha bridge desse modulo 240 rms, pode ser até um NAR 300rms ai liga o kit em 2 canais o sub em bridge e os coaxias no player

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...