Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Trovac

Download Freeware & Calculador-site

Recommended Posts

Bom galera.

Isso é mais comum do que vcs imaginam, é realmente fisiológico, na minha sala um teste foi feito durante uma aula. A média de idade é de 19 anos, o máximo que uma pessoa ouviu foi 19khz.

Eu, como costumo escutar som alto, escutei até uns 16khz.

O que provavelmente é a média aki do fórum, hehehehe.

Flw

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem casos "comuns" de pessoas com 40 anos que ouvem no maximo só até 10Hz !!!

emitem som apenas ACIMA de 12, 15Hz !!E o pior é que eu já to chegando lá  :(

Olá !

A visão também parece que não tá lá essas coisas pois tá vendo as frequências divididas por mil; hehehe

Seriam os celulares pra cachorro?

Saudações,

Paulo.

:vts

He he he

"Antes fosse" !!! a visão, Paulo.

Esqueci de por o “K” antes do Hz

Mas neste caso, de certa forma, posso atribuir essa displicência já a outro dilema que me assola desde criança, a dislexia !! :(

** E com relação ao som com freqüência acima dos 15Khz , é para a garotada atender à chamados na madrugada sem chamar a atenção dos pais !! assim como, em outros casos não chamar a atenção de professores em sala de aula etc

**A não ser que seja a aula de um Audiófilo de audição muita apurada, grandes maestros ou gente como Dr. Joseph D’Appolito etc (esse já ta velho, mais ainda tem o ouvido bom, eu acho)

he he he

Compartilhar este post

Link para o post
Bom galera.

Isso é mais comum do que vcs imaginam, é realmente fisiológico, na minha sala um teste foi feito durante uma aula. A média de idade é de 19 anos, o máximo que uma pessoa ouviu foi 19khz.

Eu, como costumo escutar som alto, escutei até uns 16khz.

O que provavelmente é a média aki do fórum, hehehehe.

Flw

Mas resta para nos "mouquinhos" :vts

A parte onde podemos ter o chamado "ouvido absoluto"

NOTA:

O OUVIDO ABSOLUTO E RELATIVO

Embora o fator sócio-cultural interfira de maneira significativa na aquisição da competência auditiva no músico, existem outras habilidades que podem ser de origem fisiológica ou hereditária, como é o caso dos músicos possuidores do chamado Ouvido Absoluto.

Este é um assunto que sempre gera muita polêmica, no meio artístico, mas, principalmente, dentro da comunidade científica, pois apesar de muitas pesquisas realizadas ainda não está suficientemente esclarecida a origem dessa habilidade, a qual trataremos de expor a partir de agora.

O ouvido absoluto proporciona ao seu portador a capacidade de reconhecer com extrema precisão a freqüência característica de cada som, possibilitando-o nomear tons específicos, assim como entoá-los isoladamente, sem a necessidade de recorrer a quaisquer parâmetros.

Para melhor exemplificarmos esta questão imaginemos que sejam apresentadas as seguintes freqüências: 392; 440; 392; 329,6; 392; 440; 392 e 329,6 Hz para vários indivíduos. Um leigo (sem memória musical) diria que ouviu um conjunto de sons; uma pessoa comum, habituada a ouvir música informalmente, identificaria a seqüência como sendo a melodia da canção "Noite Feliz"; um estudante de música poderia citar a relação intervalar, ou seja, 2ª maior ascendente; 2ª maior descendente; 3ª menor desc.; 3ª menor asc.; 2ª maior asc.; 2ª maior desc. e 3ª menor desc. No entanto, somente a pessoa com audição absoluta diria que a sucessão de sons tocados foi: sol, lá, sol, mi, sol, lá, sol e mi.

O músico portador de tal habilidade pode ouvir detalhes e ater-se a cada som puro, bem como perceber formas e estruturas sonoras diversas. A questão do ouvido absoluto ser um "dom inato" ou uma habilidade adquirida através de treinamento sistemático, ainda não foi resolvida. Cientistas, psicólogos, educadores musicais e músicos apresentam opiniões divergentes quanto a este assunto, por ser a habilidade em si difícil de ser avaliada pelos critérios comumente utilizados.

Os resultados dos estudos apresentados, quer pelos defensores do ouvido absoluto como dom inato, quer por aqueles que acreditam que tal habilidade é decorrente de um aprendizado fornecido culturalmente, não são categoricamente conclusivos. Os próprios argumentadores admitem existir possibilidades além daquelas que apresentam.

Vale dizer, que para quem acredita nesta habilidade como inata surpreende-se com a constatação da existência de músicos que desenvolveram-se sem qualquer evidência de possuírem tal talento; quem argumenta no sentido de serem as habilidades musicais fruto de uma influência do contexto sócio-cultural, cedem aos fatos, quando estes lhes apresentam indivíduos que, sob os mesmos estímulos musicais não obtêm resultados num mesmo nível de realização.

O indivíduo que possui uma audição absoluta, por ter uma memória sonora de freqüências exatas e fixas, muitas vezes não consegue identificar uma seqüência melódica, se as freqüências das notas forem alteradas por exemplo como num teclado transpositor, ou quando a afinação de um piano estiver fora do padrão (lá 440). Outro incômodo para o músico com ouvido absoluto é a situação que ocorre quando os instrumentos que o acompanham, ou que ele esteja ouvindo, encontram-se fora de seu padrão interno de freqüência; daí é praticamente impossível sua tolerância nessas condições.

Contrariamente à polêmica encontrada em relação ao ouvido absoluto, a capacidade de reconhecer sons musicais através da utilização do ouvido relativo é amplamente difundida e reconhecida.

O ouvido relativo, por realizar uma audição mais abstrata, é capaz de perceber formas e estruturas musicais, como também realizar diversos tipos de relações. Quaisquer padrões estruturais sonoros, independentemente dos níveis de complexidade, são discernidos através da audição relativa.

A audição relativa, por necessitar de referenciais, consegue, a partir de uma elaboração intelectual, absorver o sentido total de uma peça musical, e a audição absoluta possui, biologicamente ou através do treinamento e aculturação, uma memória aural fixa, codificada e armazenada de forma que seu possuidor pode recuperar imediatamente a designação do som ouvido.

Um treinamento musical auditivo prolongado e sistemático, possibilitará ao músico que possui ouvido relativo, desenvolver a percepção absoluta dos sons e mesmo a adquirir a audição absoluta. Ao contrário, o indivíduo possuidor do ouvido absoluto pode, pela ausência de estímulos e treinamento, enfraquecer ou vir a perder esta capacidade

Autora: Claudia Mara Damian

Fonte: http://www.ceart.udesc.br/Revista_Arte_Onl.../artclaudia.htm

Compartilhar este post

Link para o post
Sempre procurei por isso! Mas nunca achei! =/

Se Alguém tiver aí! POsta aê! :D

Abraços!

Então gente:

Existe o EAC (EXACT AUDIO COPY) é freeware, e equaliza WAV com equalizador de 8 bandas +- 24 dB.

Tem outras coisinhas para remix como eco, flanger, faser e por aí vai.

Uma vez baixado e instalado, é só ir no menu FERRAMENTAS, Processar WAV (CTRL + E), abrir o arquivo WAV, selecionar o trecho ou todo arquivo e estragá-lo :vts

A coisinha até que dá para brincar.

Rssss... Fiz uma versão do Ai, ai, ai (Banho de chuva) / Vanessa da Mata --- com eco em 900 ms de atraso e 75% volume, e ficou show (a repetição da batida fica em cima da batida seguinte, então a repetição em evidência fica só na voz).

[]

Compartilhar este post

Link para o post
Então gente:

Existe o EAC (EXACT AUDIO COPY) é freeware, e equaliza WAV com equalizador de 8 bandas +- 24 dB.

Tem outras coisinhas para remix como eco, flanger, faser e por aí vai.

Uma vez baixado e instalado, é só ir no menu FERRAMENTAS, Processar WAV (CTRL + E), abrir o arquivo WAV, selecionar o trecho ou todo arquivo e estragá-lo :vts

A coisinha até que dá para brincar.

Rssss... Fiz uma versão do Ai, ai, ai (Banho de chuva) / Vanessa da Mata --- com eco em 900 ms de atraso e 75% volume, e ficou show (a repetição da batida fica em cima da batida seguinte, então a repetição em evidência fica só na voz).

[]

É esse né ???

"Pra gravação de discos !!" <_<

http://baixaki.ig.com.br/download/Exact-Audio-Copy.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Sim esse aí (só para não ficar dúvida: não faz crossover nem é um Soundforge da vida), mas tem algumas funções uteis como eliminar falhas em wav. O mínimo que dá para fazer com ele é gravar CD.

Compartilhar este post

Link para o post

Taí o brinquedinho: o Rei dos players.

Mata a pau, pela qualidade de áudio, pelos arquivos lossles que consegue executar e pela quantidade de material que existe para personalizá-lo:

Foobar2000

Freeware Opensource com vários DSP desenvolvidos pelos usuários (over-sampling até 96khz, Dolby Prologic-II, equalizador, compressor, "Tube Sound" meio fake hahaha, muitas coisas que não olhei direito ainda como conversor DA em sigma-delta, etc etc ...)

E o interessante: CROSSOVER 4 vias totalmente personalizável, estéreo com slopes de 6 a 60 db/8ª, alinhamentos Bessel, Butterworth e Chebyshev, com delay variável entre vias de até 1 s.

Como essas programinhas são desenvolvidos pelos usuários, após baixar e instalar o Foorbar, tem de ir buscando componentes no link abaixo (a parte de áudio é em DSP) --- Não esquecer de filtrar pela versão 0.9 do software na caixa de seleção à direita da página:

http://pelit.koillismaa.fi/plugins/

Depois de ler o "Component discussion" para saber o que ele faz, baixar e descompactar os plug-ins é só largar em:

c:\arquivos de programas\foobar2000\components

Quando abrir o software eles carregam.

Os componentes de áudio se configuram no menu:

File\Preferences\Playback\DSP Manager

Esse eu agarantiu :legal:

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Taí o brinquedinho: o Rei dos players.

Mata a pau, pela qualidade de áudio, pelos arquivos losses que consegue executar e pela quantidade de material que existe para personalizá-lo:

Foorbar2000

Freeware com vários DSP desenvolvidos pelos usuários (up-sampling até 96khz, Dolby Prologic-II, equalizador, compressor, "Tube Sound" meio fake hahaha, muitas coisas que não olhei direito ainda como conversor DA em sigma-delta, etc etc ...)

E o interessante: CROSSOVER 4 vias totalmente personalizável, estéreo com slopes de 6 a 60 db/8ª, alinhamentos Bessel, Butterworth e Cheibyshev, com delay variável entre vias de até 1 s.

Como essas programinhas são desenvolvidos pelos usuários, após baixar e instalar o Foorbar, tem de ir buscando componentes no link abaixo (a parte de áudio é em DSP) --- Não esquecer de filtrar pela versão 0.9 do software na caixa de seleção à direita da página:

http://pelit.koillismaa.fi/plugins/

Depois de ler o "Component discussion" para saber o que ele faz, baixar e descompactar os plug-ins é só largar em:

c:\arquivos de programas\foorbar2000\components

Quando abrir o software eles carregam.

Os componentes de áudio se configuram no menu:

File\Preferences\Playback\DSP Manager

Esse eu agarantiu :legal:

[]´s

Hehehe

Vou deixar pra “olhar” esse “danado” no final de semana , com muita calma !! [¨]

Só uma curiosidade, eu não entendo muito dessas coisas, mas, é mesmo possível o software desempenhar o papel de crossover ??? sem o auxilio de uma placa especifica ?? apenas como um programa de computador ???

Vc já testou esse cross no seu sistema ???

Valeu :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O software emula, até aí nenhum milagre. É a coisa mais comum da vida em informática existirem hardwares específicos para determinadas funções em placas mais conceituadas ou a coisa ser emulada via software, à custa de processador e memória trabalhando para conseguir um resultado semelhante.

Claro que vc precisa que sua placa de som tenha pelo menos saída para 4 canais; no caso a minha tem 6.

Acho que numa com 02 canais dá para fazer um filtro subsônico, tipo HPF a partir de 35 hz.

Não cheguei a testar todo o potencial. Só no estéreo, mas já deu pra ver que nem tudo são flores:

- Em relação à questão visual: na parte gráfica, a escala logaritmica de frequencia no analisador de espectro está bem fora (testes com frequência pura).

- Também desconsidere os gráficos que ele plota da magnitude dos cortes. O projetista viajou um pouco. Acho que ele não é um nerd da área acustica/sonora.

- Se vc "forçar a barra" em slopes mais radicais tipo de 6ª ordem para cima, dependendo se os cortes forem muito próximos, dá uns bugs (pára a música e faz ruido).

- O que tem de bom é que fazendo os testes com frequência pura, me passou a impressão que pelo menos funcionalmente ele parece ser preciso nos pontos de corte. Confirmar precisamente slopes e alinhamentos acho que só com osciloscópio, e esse não tenho.

Enfim, para poder dar o veredicto final seria preciso utilizar pelo menos 2 vias. Vou ver se faço isto com mais tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...