Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

elsio jr.

Hbm 2100 Arrumando

Recommended Posts

Oi pessoal, td bem?

Queimei meu hbm2100 por descuido,

deixei encostar o fio positivo na lataria do carro...

Inicialmente abri o modulo e detectei 2 dos 4 mosfets queimados

Eram os IRF 1010E... (até 81A)

Substitui os 4 por IRLZ 48 (até 70A)

porem seguinte, o modulo ainda nao desativa a proteçao...

e um dos mosfet novo fika eskentando mto, mesmo ligando o modulo numa fonte de 12v com poukissima amperagm...

Alguem tem alguma sugetao pra me ajudar pro esse problema?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já verificou se os outros FETs não queimaram também? Melhor trocar todos de uma vez.

Se um deles está esquentando é porquê ele está conduzindo constantemente, por isto entra em proteção. Veja se o driver que excita esses fets também não está em curto. Meça a tensão no gate dos fets de saída, deve haver algo pouco superior a 3V (tensão de bias). Se estiver pouca coisa acima, anote o valor original e mexa no trim-pot de bias até ficar mais baixo... Se estiver muito acima é porquê o driver deve estar em curto.

Eu aposto mais em problemas nos outros FETs. Retire esses outros FETs, deixando apenas os novos, e veja se o amp liga normal. Se ligar, pode comprar mais FETs.

Compartilhar este post

Link para o post
Já verificou se os outros FETs não queimaram também? Melhor trocar todos de uma vez.

Se um deles está esquentando é porquê ele está conduzindo constantemente, por isto entra em proteção. Veja se o driver que excita esses fets também não está em curto. Meça a tensão no gate dos fets de saída, deve haver algo pouco superior a 3V (tensão de bias). Se estiver pouca coisa acima, anote o valor original e mexa no trim-pot de bias até ficar mais baixo... Se estiver muito acima é porquê o driver deve estar em curto.

Eu aposto mais em problemas nos outros FETs. Retire esses outros FETs, deixando apenas os novos, e veja se o amp liga normal. Se ligar, pode comprar mais FETs.

Sao quatro fet`s

dois e dois

pro primario do trafo!

troquei os quatro.. o estranho é q só um eskenta!

vo medi a tensãO do gate agora..

ja posto aki!

e qm é o circuito q excita os fet`s

ele é +/- composto do que? pode ser alguns ci`s

Compartilhar este post

Link para o post

Sao dois trafos em um,

onde no primeiro tem 4 mosfet`s 2 e 2

e no outro tem dois, que nao sei se sao mosfet`s (MOSPEC F12C 20A e F12C 20C)

1 e 1...

No lado que tem 2 e 2 (os quatro novos) apenas um eskenta,

e a tensao do gate é de 3,2v

o estranho é q sao ligados em paralelo.

No outro trafo, os "mosfet`s" nao apresentao curto, e nem eskentao,

e a tensao em todos seus terminais é de 9v

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, então são os fets da fonte...

Experimente retirar o fet que está esquentando, e veja como o amp se comporta.

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma olhada melhor hj,

e conclui o seguinte,

o MOSPEC F12C 20A (ou C) sao diodos retificadores que estao ligados ao trafo secundario.

Troquei todos irlz48 pelos SFP 70N06 (até 70A)

que segundo o vendedor de peças daqui da minha cidade disse que sao equivalentes! e seus terminais tem a mesma posiçao, pois é um padrao!

Mosfet`S Ok, nao estao mais eskentando,

Enquanto ao gate, mexi nuns trimpots aki, mais nao sao para regular o gate nao,

acreditao q sao para regulagens de crossover...

pois fikao do outro lado do circuito.

O gate ta em 3,2V, e o circuito oscilador é junto com o circuito de proteçao (ou to fazendo algum engano???)

Jah o secundario do ampli ta tudo em 10v

todos os terminais dos transistores de amplificaçao e do resto dos componentes, entre eles o diodo retificador (mospec), capacitores, tudo...

(medi denovo a atapa de saida, soldada na placa, e nao apresenta sinal de irregularidade)

To suspeitando de algo no circuito q vai disparar o gate do mosfet, tem um C.I. lah, pode ser ele? ou estou errado?

Alguma outra ideia?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Putz... cuidado com trimpots rapaz... se vc não sabe o que ele faz, não mexa. Vc desregulou a corrente quiescente... Volte pro lugar que estavam antes, urgentemente.

Então... a proteção dele desarmou? Já verificou se as saídas estão ok? Afinal vc disse que deu uma bobeada e deu um curto no amplificador.

Se tudo estiver ok, tente medir a tensão ACV no gate dos fets da fonte. Se não tiver nada, ou se tiver apenas 3V, é bem provável que a culpa seja do contolador da fonte, normalmente um TL494.

Compartilhar este post

Link para o post
Putz... cuidado com trimpots rapaz... se vc não sabe o que ele faz, não mexa. Vc desregulou a corrente quiescente... Volte pro lugar que estavam antes, urgentemente.

Então... a proteção dele desarmou? Já verificou se as saídas estão ok? Afinal vc disse que deu uma bobeada e deu um curto no amplificador.

Se tudo estiver ok, tente medir a tensão ACV no gate dos fets da fonte. Se não tiver nada, ou se tiver apenas 3V, é bem provável que a culpa seja do contolador da fonte, normalmente um TL494.

Dei uma parada de mexer no modulo, mais esse fds eu pego ele d jeito!

Voltei os Trimpots no lugar sim..

voltei no dia msm!

o gate dos mosft`s da fonte tao em 3,2v, e nao tem onde regula eles...

esse TL494 é um C.I.???

Se for C.I.

tem dois possiveis aki,

Um "KF 409"

e o outro é um "KA 7500C"

o KF409 é um ´C.I. de 4 terminais e é ligado com um outro transistor (L 7815cv)

valew

Compartilhar este post

Link para o post

Esses 3,2V vc mediu em ACV ou DCV? Mede em ACV pra ver se tá tendo pulso nos fets.

Tô achando que o teu controlador da fonte (o KA7500C) foi pro saco mesmo. O jeito é tentar achar no mercado e trocar, já que testá-lo dependeria de um osciloscópio.

Compartilhar este post

Link para o post
Esses 3,2V vc mediu em ACV ou DCV? Mede em ACV pra ver se tá tendo pulso nos fets.

Tô achando que o teu controlador da fonte (o KA7500C) foi pro saco mesmo. O jeito é tentar achar no mercado e trocar, já que testá-lo dependeria de um osciloscópio.

Putz,

Vai se um pé no saco troca esse KA7500C,

é super pekenininho!

hushuas

Bom, em DVC 3,2V

em ACV 6,2v

Bem maior que o normal neh?

e esse KA7500C é dificil encontrar, q se for certeza q aki em sorocaba nao tem.. rsrs

valew cara!

Compartilhar este post

Link para o post

Putz,

é super pekenininho!

hushuas

Bom, em DVC 3,2V

em ACV 6,2v

e esse KA7500C é dificil encontrar, q se for certeza q aki em sorocaba nao tem.. rsrs

valew cara!

Tirando o driver da saida que é normal

os outros ci's são smd

no meu hbm2100 eu troquei os fets da fonte pelos irf3205.Troquei tbm os 540 da saida que tinham queimado.

Só que antes de trocar os fets da fonte, eu verifiquei o sinal do gate com o osciloscopio.Não tive problemas.

Se tu precisar eu tenho o esquema dele aqui que consegui com uma autorizada.

Compartilhar este post

Link para o post

Putz,

é super pekenininho!

hushuas

Bom, em DVC 3,2V

em ACV 6,2v

valew cara!

Eita... eu diria que vc tá num mato sem cachorro. O LED da proteção tá ativo?

Compartilhar este post

Link para o post

Tirando o driver da saida que é normal

os outros ci's são smd

no meu hbm2100 eu troquei os fets da fonte pelos irf3205.Troquei tbm os 540 da saida que tinham queimado.

Só que antes de trocar os fets da fonte, eu verifiquei o sinal do gate com o osciloscopio.Não tive problemas.

Se tu precisar eu tenho o esquema dele aqui que consegui com uma autorizada.

blz carlos? tem como mandar o esquema pra mim ou hospedar num rapidshare da vida? esquemas sao muito uteis pra mim. falows.

quanto ao problema do post, elcio jr., tente nao mexer em nenhum ajuste antes de ter certeza que as pecas queimadas foram trocadas. mediu a tensao em cima dos fets da fonte? tem 12v? se tem blz. mede as tensoes em cima dos capacitores do secundario. tem +30v, -30v? (chute, porque pode ser mais de 30v, talvez +-50v). se nao tiver a tensao no secundario da fonte, daí pode ser que o ka7500 esteja ruim ou a saida tá consumindo tanto que a fonte desarma.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos Kbsom

por favor, vc pode manda ele pra mim?

eu consigo usar um osciloscopio numa eletronica que eu ia!

vo manda meu mail por MP pra vc ok?

Kleberlpa

Sim, o led de preteçao ta ativo sim...

acredito também que o problema esteja vindo do C.I. q excita os Fet`S

E djchu

se tive em +/-30v eu taria feliz pra xuxu... rsrs

ta o secundario enteirinho dando entre 9 e 10V, em relaçao ao negativo,

Mas se for ver no trafo, nao tem tensao nem no primario nem no secundario

oBrigado pessoal

Amanha vo liga na loja de componentes e ver se tem, ou pelo menos equivalente ao KA 7500 c

Acredito que seja ele msm, pois o mesmo eskenta um poukinho!

Se alguem souber de algum ekivalente, por favor, me ajuda, que se depende do pessoal da loja, fiko sem Hbm^^

rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

se tem 9, 10v no secundario, nao acho que seja o ka7500 que ruim nao... chutaria a saida que tá consumindo muito, ou os fet's que voce colocou nao "casaram entre si" (impedancia entre dreno e source de cada um está muito diferente) ou estao com defeito... faz o seguinte: tira todos os fet's da saida do amp, liga ele e mede a fonte do secundario: se aumentar, o defeito provavelmente tá na saida e nao na fonte. falows.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá em proteção? Então vamos por partes!

Remova os FETs de saída, TODOS, mas tome cuidado de anotar a posição de cada um deles. Agora ligue o amplificador.

Creio que este teste já irá resolver seu problema. Se o amp ligar, pode procurar qual dos FETs tá em curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Remova os FETs de saída, TODOS, mas tome cuidado de anotar a posição de cada um deles. Agora ligue o amplificador.

Creio que este teste já irá resolver seu problema. Se o amp ligar, pode procurar qual dos FETs tá em curto.

Bom, agora boiei,

O ampli liga e nao arma a proteçao se for fet em curto????

enquanto aos 9v,

sao em relaçao ao negativo da bateria,

em cima do trafo,

do capacitor do secundario

é tudo Zero volts

Compartilhar este post

Link para o post

Ah,

to descartando saida queimada por dois motivos,

medi os componentes na placa msm, e nao ah persepçao nenhuma de irregularidade,

e nao queima fusiveis!

Compartilhar este post

Link para o post

Tirado todos os Fet`s

a liguei o modulo, e a proteçao nao desarmou nao!

continuo vermelhinho!

amanha bem cedo vo liga pra loja q vende componentes aki ,

vamo v qq dah...

vaLew pessoal

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho... de longe é meio complicado dizer, mas faz o seguinte: Interrompe na placa as trilhas do positivo e negativo (eu costumo usar um estilete) que saem da fonte, após os capacitores. Depois liga o amp. Se a proteção não desarmar, aí é pau na fonte mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se continua em proteção temos algumas alternativas.

1º Saida com problemas, esse é classico em ampli com a proteção travada!

2º Problemas de alimentação dos pré amplificadores (+15 e -15V) lá na frente, tem ampli que se a tensão tiver desbalanceada, já aciona a proteção.

3º O pau ainda está na fonte, mas o oscilador eu deixaria por ultimo, verifique se ele está com todas as alimentações e o terra OK, já pequei ampli que um simples problema de aterramento no oscilador, travava ele na proteção.

Espero ter ajudado.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Valew pelo eskema carlos,

kleber,

vo faze oq vc falow,

hj a noite eu corto as trilhas dele...

E conterraneo Rafael,

tem cara de se o oscilador msm,

pois ele ta eskentando um poukinho,

e um C.I. dakele tamanho nao era pra esckenta!

mas hj vo da uma passada pelo pré ampli dele...

se bem q meu modulo nao tem 15v la pra cima nao!

rsrs

valew pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post

to com um problema no meu hbm 2100 tambem, pegou fogo nos fets troquei eles o amp ligou tocou um pouco mas estava fraco dai pegou fogo denovo levei pro camarada arrumar ele disse q é o KA7500C que ta com defeito... =/ onde eu encontro isso? aqui na minha cidade nao tem....

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...