Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ab.nandi

Carregador Baterias Ligado No 220v.ta Dificio=(

Recommended Posts

pois bem, fiz um carregador de bateria bem simples

utilizei

trafo 220V 10V+10V, 2 diodos,, muito capacitor.. depois da retificação de onda,, juntamente com os capacitores,,deu 13,0V

mais a corrente é muito baixa do trafo,,cerca de 6 ou 10 amperes,,, leva uma eternidade pra carregar uma bateria de 60A..

pois bem... hoje eu encontrei aqui em casa,, 4 diodos de alta capacidade de corrente,,

tava pensando em compra um trafo que tenha uma corrente de 30 a 50A em 12+12V no secundario,,, alguem ai tem em mente um projetinho pra me fornecer de um carregador de baterrias(fonte) que sinalize quando a bateria esta carregado(ex: acende uma luz) e que eu possa controlar a carga,,, tipo de lenta ate rapída.

fui ver quanto custava um carregador que semelhante ao que pretendo fazer,, e custa muito caro $$$$

se alguem ai pode me dar um auxilio eu acredeço. :legal:

outra duvida... é complicado faze uma fonte chaveada? [^]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

utilizei

trafo 220V 10V+10V, 2 diodos,, muito capacitor.. depois da retificação de onda,, juntamente com os capacitores,,deu 13,0V

mais a corrente é muito baixa do trafo,,cerca de 6 ou 10 amperes,,, leva uma eternidade pra carregar uma bateria de 60A..

pois bem... hoje eu encontrei aqui em casa,, 4 diodos de alta capacidade de corrente,,

tava pensando em compra um trafo que tenha uma corrente de 30 a 50A em 12+12V no secundario,,, alguem ai tem em mente um projetinho pra me fornecer de um carregador de baterrias(fonte) que sinalize quando a bateria esta carregado(ex: acende uma luz) e que eu possa controlar a carga,,, tipo de lenta ate rapída.

fui ver quanto custava um carregador que semelhante ao que pretendo fazer,, e custa muito caro $$$$

Carga lenta é carga com corrente limitada. Pra isto você pode utilizar resístores para limitar esta corrente. Já montei carregadores assim, mas só vale a pena pra trabalhar até 5A, acima disto vc depende de resistores de mais de 40W em paralelo... começa a deixar de ser vantajoso. Há outras formas, mas também são caras.

No seu caso o próprio transformador limita a carga em uns 10A.

Pra cargas mais rápidas, use um transformador que consiga entregar 14V (um de 12V vai entregar cerca de 13,8V depois de retificado) e uma (ou mais de uma) ponte de diodos parruda, em dissipador de calor.

Compartilhar este post

Link para o post

utilizei

Carga lenta é carga com corrente limitada. Pra isto você pode utilizar resístores para limitar esta corrente. Já montei carregadores assim, mas só vale a pena pra trabalhar até 5A, acima disto vc depende de resistores de mais de 40W em paralelo... começa a deixar de ser vantajoso. Há outras formas, mas também são caras.

No seu caso o próprio transformador limita a carga em uns 10A.

Pra cargas mais rápidas, use um transformador que consiga entregar 14V (um de 12V vai entregar cerca de 13,8V depois de retificado) e uma (ou mais de uma) ponte de diodos parruda, em dissipador de calor.

mais no meu carregador eu não posso utilizar resistores,,pois to utilizando o maximo da tensão do trafo..

to bolando aqui um sistema pra limitar a corrente atravez de transistor.. to pensando em limitar o primario do trafo,,caso eu consiga fazer esse controle da corrente do primario sem afetar a tensão do secundario eu coloco aqui meus resultados..

eu fui num ferro velho ver se encontro algum trafo baratinho

achei um que era 220V / 24V+24V mais não foi utio pra mim

vo da mais uma olhada,,o cara me falo que suspeita que ele tenha um de 220V/13V+13V com capacidade de 80A na baixa..deve ser um trafo bemmm grande

se ele realmente tiver esse trafo,,eu vo ter que bolar um circuito pra controlar a carga da bateria...vo abri um carregador desses grandes pra ver como funciona o controle da carga nos mesmo..

só to em duvida quanto ao circuito que vai sinalizar quando a bateria ta carregada..não sei se é indicado quando chega a uma determinada tensão,,ou quando a corrente fica baixa...

esse circuito pra sinalizar que a bateria ta carregada....vai ser meu desafio,,poios ate agora não tenho a minina ideia de como o faço

Compartilhar este post

Link para o post

Será que não compensa comprar uma fonte chaveada com essa finalidade, bem mais leve e pronta? Tipo a VX Energia da Banda, que se eu não me engano fornece 180A. Tá bom eu sei que ela é beem cara, mas existem várias outras marcas no mercado bem + em conta e com garantia, dá uma pesquisada. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Será que não compensa comprar uma fonte chaveada com essa finalidade, bem mais leve e pronta? Tipo a VX Energia da Banda, que se eu não me engano fornece 180A. Tá bom eu sei que ela é beem cara, mas existem várias outras marcas no mercado bem + em conta e com garantia, dá uma pesquisada. :legal:

to pesquizando,,, ta meio salgado o valor

mais valew

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo

O melhor carregador automático que montei é este com SCR, quando o led verde acender o SCR pára de conduzir e sua bateria está carregada. O link é meio extenso mas salve a página antes que tirem do ar.

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=...Dpt-BR%26sa%3DN

Vale a pena tentar, é um carregador para toda a vida depois de ajustado corretamente.

Abraço

Sandro/CHACALPOWERS

Compartilhar este post

Link para o post

utilizei

Bom dia !!

Eu não recomendaria você carregar a sua bateria com uma corrente superior a 10% da capacidade dela. Carga lenta na bateria é a melhor coisa que podes fazer para aumentar sua vidá útil.

Para o pessoal ler, recomendo o Manual de Baterias Bosch. Há informações bem interessantes. Segue o link abaixo:

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produ...728_04_2007.pdf

SDS.

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post

Usa uma fonte de pc regulada em 14v, ou então usa um potenciometro pra regular a corrente... é fácil, útil, leve, da ate uns 20A e custa barato... é oq uso atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...