Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Direstroke

Equivalencia Dos Dutos

Recommended Posts

Bem galera minha duvida é a seguinte:

Certa vez vi um calculo de diametros de dutos que provava que 2 dutos de 3' não seria equivalente a 1 de 6' certo? nos calculos que fiz na epoca dava algo em torno de 4,2', estou precisando deste calculo para provar isso!

Alguem sabe?

E uma outra duvida que me apareceu pensando nestes calculos, já que a discurção a que me levou a correr atras deles, é a seguinte 2 subs de 12 tem realmente mais area de cone do que 1 de 15'?

Pois segundo crendice popular 2 de 12' teriam o diametro de 24', esses calculos me levam a crer que essa afirmação é incorreta!

Agradeço quem tiver o conhecimento pra iluminar esta mente obscura :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eitaaaaaa pergunta boa soh ai nesse post... faz tempo que num aparece umas coisa boa assim pra responde...

2 de 12" levam sim mais vantagem que um de 15" (comparando ai alto falantes de uma mesma linha)... calma, daqui a pouco eu acho umas coisa aqui pra provar isso...

sobre os dutos... vc tb está correto, soh que eu tb tenho que procurar aqui alguns artigos do Sr. Homero Sette pra te explicar com uma base melhor!!

tens MSN?!?! adiciona ai

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o parâmetro sd, que é a area do cone ;)

Se quiseres calcular a circunferencia dos falantes,

Raio = Diametro / 2;

Area = PI * (Raio ^ 2), leia-se raio ao quadrado ;)

Entretanto, esta é a área do circulo, o que tu "precisaria" seria a area conica, considerando a profundidade, mas como isso nao tem validade alguma, pode ficar com a imprecisão da circunferencia mesmo.

Mas soh pra lembrar... area do cone não é sinonimo de eficiencia... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A vélha fórmula do pierre!

Área = Pi * R².

Pi é sempre 3,1416. R é o raio, que é a metade da circunferência. Sendo assim:

Área = 3,1416 * R²

Para duto de 3" (3" = 7,62cm. Raio = 3,81cm )

Área = 3,1416 * 3,81²

Área = 45,6cm²

Para duto 6" (6" = 15,24cm. Raio = 7,62)

Área = 182,41cm²

Logo, se tivermos apenas 2 dutos de 3", a área será de 91,2cm², bem longe das 6".

Compartilhar este post

Link para o post
Olha o parâmetro sd, que é a area do cone ;)

Se quiseres calcular a circunferencia dos falantes,

Raio = Diametro / 2;

Area = PI * (Raio ^ 2), leia-se raio ao quadrado ;)

Entretanto, esta é a área do circulo, o que tu "precisaria" seria a area conica, considerando a profundidade, mas como isso nao tem validade alguma, pode ficar com a imprecisão da circunferencia mesmo.

Mas soh pra lembrar... area do cone não é sinonimo de eficiencia... ;)

eh o que cabei de explica pra ele no MSN... pra comparar 2 de 12" com 1 de 15"... eh soh pegar o Vd dado pelos parametros T&S no manual... quem não tiver o Vd eh soh multiplicar Sd * Xmax que acha o Vd...

com o Vd na mão eh simples, o Vd nada mais eh que deslocamento de ar (pois eh o produto do Sd que eh area do cone pelo Xmax que eh deslocamento do cone)... Multiplique o Vd dos subs de 12" por 2 (Vd * 2), isso pq vc tem dois subs de 12" e compare com o Vd do sub de 15", isso pq vc soh tem 1 sub de 15", se mudar a quantidade, eh soh mudar o mulplicador (vezes 2, vezes, 3 e assim vai)...

Compartilhar este post

Link para o post

Área = Pi * R².

Área = 3,1416 * R²

Área = 3,1416 * 3,81²

Área = 45,6cm²

Área = 182,41cm²

Logo, se tivermos apenas 2 dutos de 3", a área será de 91,2cm², bem longe das 6".

eu tava acabando de escreve o post... pra varia se acabo com a graça rapidin ;/

:P:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

complementando o kleber... pra ficar mais facil ainda de intender... peguem ai 1 duto de 3" por uns 10cm... imaginem ele cheio de agua... vai dar 0,5 litro de agua... então, dois dutos de 3" vão dar quase 1 litro de agua...

agora vamos comparar com o de 6"... pega ai 1 duto de 6" por 10cm, no caso um candidato a substituir os dois de 3"... se encher ele de agua... ohhh... quase 2 litros de agua... isso pq o raio está ao quadrado... como vc dobrou o raio (mudando de 3" pra 6") vc quadruplica o resultado (dois elevado a segunda eh quatro)...

eheheheh... dei a minha parte o/

mas tb não vale olhar soh isso... tem velocidade do ar e tudo mais... mesmo o volume de 1 duto de 6" sendo igual ao volume de 4 dutos de 3", temos algumas vantagens (pelo menos na maioria das vezes) em usar 4 dutos de 3"... (me corrijam se eu estiver errado)

Compartilhar este post

Link para o post
complementando o kleber... pra ficar mais facil ainda de intender... peguem ai 1 duto de 3" por uns 10cm... imaginem ele cheio de agua... vai dar 0,5 litro de agua... então, dois dutos de 3" vão dar quase 1 litro de agua...

agora vamos comparar com o de 6"... pega ai 1 duto de 6" por 10cm, no caso um candidato a substituir os dois de 3"... se encher ele de agua... ohhh... quase 2 litros de agua... isso pq o raio está ao quadrado... como vc dobrou o raio (mudando de 3" pra 6") vc quadruplica o resultado (dois elevado a segunda eh quatro)...

eheheheh... dei a minha parte o/

mas tb não vale olhar soh isso... tem velocidade do ar e tudo mais... mesmo o volume de 1 duto de 6" sendo igual ao volume de 4 dutos de 3", temos algumas vantagens (pelo menos na maioria das vezes) em usar 4 dutos de 3"... (me corrijam se eu estiver errado)

Agora que todas as duvidas foram sanadas só resta agradecer a todos que me ajudaram

Valeu galera!

Obrigadão Itaipu pelos esclarecimentos, vc foi 100% prestativo!

Compartilhar este post

Link para o post

E como eu calculo um duto quadrado????

Tipo, preciso usar 2 dutos de 3".

Porem por motivo de espaço, gostaria de usar um duto retangular. Qual seria a fórmula???

Obrigado galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Porem por motivo de espaço, gostaria de usar um duto retangular. Qual seria a fórmula???

Obrigado galera.

Isso eu também quero saber!

Compartilhar este post

Link para o post

No winisd vc consegue simular e escolher o formato do duto, agor aé MUITO mais complicado trabalhar com duto quadrado / retangular, principalmente nas "curvas"...

Pra se ter uma ideia, a caixa q eu quero montar (pra ficar igual a do fabricante, que usa duto retangular- tá , pros puristas não é exatamente um duto) o duto cilindrico chega a 1mt, em 4pol

EDITADO: Se vc ja tem as medidas, talvez seja mais facil adotar um duto de 4pol, mais extenso, naum???

to tentando mudar a sintonia, mudar litragem, mas e dificil, ainda to no aguardo de ajuda especializada (mas o cara ta em lua de mel, entao to esperando)...

Compartilhar este post

Link para o post

Área = Pi * R².

Área = 3,1416 * R²

Área = 3,1416 * 3,81²

Área = 45,6cm²

Área = 182,41cm²

RESUMINDO A ÓPERA:

Dobrando o raio, se multiplica a área por 4

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado galera.

A área do quadrado é apenas base x altura (sim... a forma pela qual calculamos a área de qualquer coisa em metros ou centímetros quadrados). Se vc já tem as medidas do duto redondo, basta "converter".

Por exemplo: Se minha caixa usa um duto de 4", sabemos que a área é 3,1416*25,80 = 81,07 cm.

Se sua caixa tem 43cm de altura (40cm livres, decontando a madeira), basta determinar qual vai ser a largura desse duto. Então aplicamos na fórmula área=base*altura os valores:

81,07=40*altura

altura=81,07/40=2,02cm

Ou seja... vc precisa de um duto retangular de 400mm x 20,2mm, mantendo o comprimento original.

Se você precisa transformar 2 dutos redondos em um quadrado, basta tirar a área do seu duto (as fórmulas estão mais acima), multiplicar pela quantidade de dutos, e aplicar esta área na fórmula aí em cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado galera.

A área do quadrado é apenas base x altura (sim... a forma pela qual calculamos a área de qualquer coisa em metros ou centímetros quadrados). Se vc já tem as medidas do duto redondo, basta "converter".

Por exemplo: Se minha caixa usa um duto de 4", sabemos que a área é 3,1416*25,80 = 81,07 cm.

Se sua caixa tem 43cm de altura (40cm livres, decontando a madeira), basta determinar qual vai ser a largura desse duto. Então aplicamos na fórmula área=base*altura os valores:

81,07=40*altura

altura=81,07/40=2,02cm

Ou seja... vc precisa de um duto retangular de 400mm x 20,2mm, mantendo o comprimento original.

Se você precisa transformar 2 dutos redondos em um quadrado, basta tirar a área do seu duto (as fórmulas estão mais acima), multiplicar pela quantidade de dutos, e aplicar esta área na fórmula aí em cima.

Olha, kleber, desculpa discordar, posso ate ta falando uma besteira , mas um duto quadrado e um redondo de mesma área não vao tocar igual....

Se voce for ver "dinamica de fluidos" vai ver que um liquido flui em camadas circulares concentricas do centro pra borda... num duto quadrado, não se tera um fluxo laminar periférico perfeito, com turbilhonamento e redução da vazao, principalmente em curvas... angulos de 90graus podeem interromper a vazao.

Não sei ate que ponto isso pode ser extrappolado pro ar, mas deve dar diferença sim...

Se nao me engano, no prorpio winisd acho q ja da diferenca, na hora de escolher o formato do duto...

Compartilhar este post

Link para o post

verdiani,

concordo com você, mas acho que a diferença de seção (retangular x circular) não terá influência tão significativa, podendo de forma simplista realizar a conversão de área diretamente.

Quanto à curva de 90graus... Aí sim, acho que influenciaria bastante, pois neste ponto a seção retangular cresceria enormemente.

Para evitar isso, é importante manter a seção do duto constante na curva, sendo necessário fazer uma face curva (um quarto de circulo) com centro do raio no ponto de encontro das faces opostas, como mostra a figura abaixo (duto visto por cima):

post-29-1185242764.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

para entender melhor do motivo de dois subs de 12" não têm a mesma área de um de 24"

basta observar esta figura

AREASCIRCULOS.jpg

imaginemos que o circulo maior tenha um diametro de 24", então os circulos menores têm 12 " de diametro

como vemos, o espaço ocupado pelo de 24" é muito maior que dos dois de 12" juntos

oque nos leva a conclusão que a área de dois subs de 12" não equivale a um sub de 24"

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado galera.

81,07=40*altura

altura=81,07/40=2,02cm

Olha, kleber, desculpa discordar, posso ate ta falando uma besteira , mas um duto quadrado e um redondo de mesma área não vao tocar igual....

Se voce for ver "dinamica de fluidos" vai ver que um liquido flui em camadas circulares concentricas do centro pra borda... num duto quadrado, não se tera um fluxo laminar periférico perfeito, com turbilhonamento e redução da vazao, principalmente em curvas... angulos de 90graus podeem interromper a vazao.

Não sei ate que ponto isso pode ser extrappolado pro ar, mas deve dar diferença sim...

Se nao me engano, no prorpio winisd acho q ja da diferenca, na hora de escolher o formato do duto...

A velocidade do ar no duto, ou a "vazão", não é fator determinante. O duto é, junto com a caixa, um sistema ressonante. Por isto não importa a vazão do ar... basta que a relação das medidas do duto e da caixa estejam corretas para que o duto cumpra sua função. Porém, muito ar passando num tudo causa ruídos, por isto a função "Vent Air Velocity" nos programas de cálculo.

Compartilhar este post

Link para o post

A velocidade do ar no duto, ou a "vazão", não é fator determinante. O duto é, junto com a caixa, um sistema ressonante. Por isto não importa a vazão do ar... basta que a relação das medidas do duto e da caixa estejam corretas para que o duto cumpra sua função. Porém, muito ar passando num tudo causa ruídos, por isto a função "Vent Air Velocity" nos programas de cálculo.

Entendi em parte...

Basta q a área e a extensão sejam a mesma entao, independente do formato???

Pois to apanhando pra projetar a minha caixa justamente pq o manual sugere um duto retangular, impossível de extrapolar pra uma caixa moldada a lateral...

Pra conseguir uma resposta "parecida", tive q mudar a litragem e a extensão do duto...

Foi por isso q disse q se portavam de forma diferente...

E pq pensei q pelo fluxo de ar a quadrada tivesse uma possibilidade maior de "soprar"

Sei da história do ruido, por isso preciso de um duto de 4po, e não 3, que teria a metade do tamanho, mas com risco de ficar soprando/assoviando...

Não achei referencia a "velocidade" do ar no winisd (0,44beta)... Tem???

A partir de q velocidade o mesmo começa a "assoviar?" (ja ouvi isso acontecer é horrivel)

O meu antigo tinha, mas perdi o software

Compartilhar este post

Link para o post
verdiani,

concordo com você, mas acho que a diferença de seção (retangular x circular) não terá influência tão significativa, podendo de forma simplista realizar a conversão de área diretamente.

Quanto à curva de 90graus... Aí sim, acho que influenciaria bastante, pois neste ponto a seção retangular cresceria enormemente.

Para evitar isso, é importante manter a seção do duto constante na curva, sendo necessário fazer uma face curva (um quarto de circulo) com centro do raio no ponto de encontro das faces opostas, como mostra a figura abaixo (duto visto por cima):

Concordo com voce, mas ai é q a coisa fica mais complicada...Como fazer isso num duto quadrado de madeira, com 4x4cm de largura, por exemplo?

O estranho é q tanto a caixa sugerida pela Alpine (R10) quanto pela JL (w2 , w3) usam um duto retangular "fino e comprido", e em curva de 90 graus...

:pirou: Tem horas q eu acho q naum entendo mais nada :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi em parte...

Basta q a área e a extensão sejam a mesma entao, independente do formato???

Pois to apanhando pra projetar a minha caixa justamente pq o manual sugere um duto retangular, impossível de extrapolar pra uma caixa moldada a lateral...

Pra conseguir uma resposta "parecida", tive q mudar a litragem e a extensão do duto...

Foi por isso q disse q se portavam de forma diferente...

E pq pensei q pelo fluxo de ar a quadrada tivesse uma possibilidade maior de "soprar"

Sei da história do ruido, por isso preciso de um duto de 4po, e não 3, que teria a metade do tamanho, mas com risco de ficar soprando/assoviando...

Não achei referencia a "velocidade" do ar no winisd (0,44beta)... Tem???

A partir de q velocidade o mesmo começa a "assoviar?" (ja ouvi isso acontecer é horrivel)

O meu antigo tinha, mas perdi o software

O WinISD sai com uma versão mais simples, que não tem quase nada, e uma mais completa... não sei se é o beta que sai pelado... o que tenho aqui tb não tem nada...

Quanto ao duto, sim... mantendo as relações, dá pra fazer em qualquer formato, inclusive tringular.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem conhece algum programa free decente pra cálculo de caixas???

EDITADO:

Kleber, além de área e extensão, a quais parametros vc se refere, pois tb percebi diferença nas curvas "phase plot" e "group delay" no winisd

Compartilhar este post

Link para o post
apagado!!

Agora eu que não entendi... :vts

Itaipu, de todo modo vai a explicação. Ele apenas quis mostrar que:

"o dobro da área de um circulo de determinado diâmetro, não é igual a área de um círculo com o dobro do diâmetro"

compliquei... :P

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora eu que não entendi... :vts

Como não tem como deletar post, ele apagou o texto e escreveu isso...

Compartilhar este post

Link para o post
Alguem conhece algum programa free decente pra cálculo de caixas???

EDITADO:

Kleber, além de área e extensão, a quais parametros vc se refere, pois tb percebi diferença nas curvas "phase plot" e "group delay" no winisd

Se vc alterar diâmetro/comprimento (no caso do duto redondo), vc muda a sintonia, e consequentemente a resposta em fase e o atraso de grupo.

Pra graves vc pode ficar tranquilo com o quesito fase... mas group delay é mais complicado... 25ms é o limite do nosso ouvido pra não diferenciar 2 sons iguais com atrasos entre eles. Acima de 25ms vc já começa a ouvir o duto e o sub separados, criando o embolamento. Fique sempre abaixo disto, pelo menos até os 20Hz... daí pra baixo é normal ficar com um valor meio alto.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...