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tiago_pimenta

[luto] Motor Morreu

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Galera, venho aqui avisar vc's meu colegas, que meu motor hoje dia 21/07/2007 morreu por causas ainda não desvendadas. :(

 

E é por isso que estou criando o tópico, para que vc's possam me ajudar a imaginar o que pode ter acontecido. :(

 

Ah mais ou menos 2 meses atras, mandei dar uma revisão geral no carro, como ele fumava um pouco eu mandei trocar os retentores de valvulas, e aproveitando que ia mecher no cabeçote, mandei dar um banho químico nele e esmirilar as valvulas.

 

Depois disso, o carro não passava 120, 140 km/h , levei no mecanico pensando que poderia ser alguma coisa mal feita pela retifica, tipo não assentou as valvulas direito, ou o próprio mecânico não ter enquadrado o comando direito.

 

Resultado: Ele falou que estava dando falta no carro e por isso ele não desenvolvia mais. Hoje de manha, troquei a bomba por uma nova. Dai agora pouco esta dando uma volta na cidade e aproveitei para ir lá ver se o carro passava dos 140 km/h, parei na entrada da rodovia e sai de boa de primeira, foi até 7.000 rpm, joguei segunda, foi até 7.000, joguei terceira e o carro não passou dos 120, 140 km/h e amarrou em 6.000 em terceira. Senti o carro amarrado e tirei o pé e pensei que ainda tinha algo errado.

 

Entrei na cidade e quando olhei pra tras, aquela nuvem de fumaça saindo do meu carro, fui de boa até em casa, só que nesse caminho, eu ouvi umas 2 ou 3 vezes um barulho de metal batendo dentro do motor.

 

Cheguei em casa e fui abrir o motor para ouvir ondi era o barulho (Cima ou Baixo), na hora que deixei ele em ponto morto, o barulho apareceu de novo e eu acho que é na parte de cima (Cabeçote). Isso tudo é suposição. Não sei mesmo se é cabeçote.

 

Dai eu queria a ajuda de vc's para saberem o que pode ter acontecido... liguei agora pro meu mecânico, perguntando se amanha ele ia pra oficina, pois eu queria aproveitar que amanha é domingo para levar o carro pra la e deixar ele lá pra começa a abri o motor na segunda.

 

Ele falou que não sabe se vai ou não pra oficina, mas se for vai me ligar pra eu subir lá.

 

E ae galera, sera que foi alguma caquinha feita pela retifica no cabeçote ??? Já que a bomba de combustivel é nova !!!

 

Comando está enquadrado, ponto não sei quanto está, mas acho que não esta muito fora não.

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bixo estou passando por isso com escort...mais deus eh forte!!

e irei acertar o carro

cara quando faz o motor deixa-se rodar uns 3mil km ou 10km de boa..

para tudo se acomodar...!!

eu ja rodei 3 ou 5mil ja to começando a cuidar com a alimentação pois tb n passo dos 140km..mais meu carro n fuma n!

sai mt agua do cano de descarga...

kaka

so de manha cedinho que ele fuma um beck ..mais logo depois fica tranquilo...

lembrando a fumaça n é de oleo..nem sujar a mão suja nem nada

 

por hipotese..acho que os retentores foram embora

tucho hidraulico

e valvulas

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bixo estou passando por isso com escort...mais deus eh forte!!

e irei acertar o carro

cara quando faz o motor deixa-se rodar uns 3mil km ou 10km de boa..

para tudo se acomodar...!!

eu ja rodei 3 ou 5mil ja to começando a cuidar com a alimentação pois tb n passo dos 140km..mais meu carro n fuma n!

sai mt agua do cano de descarga...

kaka

so de manha cedinho que ele fuma um beck ..mais logo depois fica tranquilo...

lembrando a fumaça n é de oleo..nem sujar a mão suja nem nada

 

por hipotese..acho que os retentores foram embora

tucho hidraulico

e valvulas

E ae cara, então, eu não mandei fazer o motor, provavelmente vou ter que fazer isso agora, o problema é que foi o seguinte.

 

Mandei dar um banho quimico nele, trocar os retentores e esmirilar as valvulas e depois disso ele não foi mais o mesmo, em 120, 130 ele amarra e não desenvolve mais.

 

Dai eu queria saber porque ele fundiu. O mecânico como me conhece a muito tempo, uns 2 ou 3 anos já, vai falar que é porque eu fico dando pau com ele direto, mais não é isso, ele fica parado de segunda a quinta, e só saiu com ele no fds, e é só de vez em quando mesmo que eu dou umas esticadas só pra ouvir o barulho do aranhar.

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estranho hein...

 

dps dizem q AP é uma maravilha...

 

aqui em casa tem um fiasa 1.5 com 180 mil km nunca deu problema algum... um GM 1.0 com 107 mil km e nada d+ nele tbm... e um 4.0 V6 com 250 mil km tbm perfeito...

 

o unico carro q tivemos q o motor travou foi uma Saveiro G2 AP 1.8 Mi q travou com 60 mil km dps de um pequeno acidente q travou a bomba de oleo...

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estranho hein...

 

dps dizem q AP é uma maravilha...

 

aqui em casa tem um fiasa 1.5 com 180 mil km nunca deu problema algum... um GM 1.0 com 107 mil km e nada d+ nele tbm... e um 4.0 V6 com 250 mil km tbm perfeito...

 

o unico carro q tivemos q o motor travou foi uma Saveiro G2 AP 1.8 Mi q travou com 60 mil km dps de um pequeno acidente q travou a bomba de oleo...

Bom, enqto eu tava aqui digitando o a resposta pra vc's, o meu mecânico passou aqui e ele foi ver o carro, pediu pra ligar o carro, ligou melhor do que antes, na primeira bateu e pegou, ficou coisa de 10 segundos ligado e estorou o filtro de óleo.

 

Daqui a pouco vamos guincar ele até a oficina e possivelmente amanha ele meche nessa onça :(

 

Edit: Que que eu falei ??? O mecânico disse que acha que foi porque eu estico as marchas até 7.000, ele falou que pode ser isso ... Vamos ver, essa semana ele vai abrir o carro, mas já percebi que a culpa disso tudo vai cair em mim, ou seja, se algo foi feito errado no cabeçote, eu vou ter que pagar a retifica de um motor inteiro por causa de um erro que não foi meu :banghead

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estranho hein...

 

dps dizem q AP é uma maravilha...

 

aqui em casa tem um fiasa 1.5 com 180 mil km nunca deu problema algum... um GM 1.0 com 107 mil km e nada d+ nele tbm... e um 4.0 V6 com 250 mil km tbm perfeito...

 

o unico carro q tivemos q o motor travou foi uma Saveiro G2 AP 1.8 Mi q travou com 60 mil km dps de um pequeno acidente q travou a bomba de oleo...

Bom, enqto eu tava aqui digitando o a resposta pra vc's, o meu mecânico passou aqui e ele foi ver o carro, pediu pra ligar o carro, ligou melhor do que antes, na primeira bateu e pegou, ficou coisa de 10 segundos ligado e estorou o filtro de óleo.

 

Daqui a pouco vamos guincar ele até a oficina e possivelmente amanha ele meche nessa onça :(

 

Edit: Que que eu falei ??? O mecânico disse que acha que foi porque eu estico as marchas até 7.000, ele falou que pode ser isso ... Vamos ver, essa semana ele vai abrir o carro, mas já percebi que a culpa disso tudo vai cair em mim, ou seja, se algo foi feito errado no cabeçote, eu vou ter que pagar a retifica de um motor inteiro por causa de um erro que não foi meu :banghead

eu te falei no primeiro dia que ele tinha feito cagada no seu motor...

 

esse barulho de batido pode ter sido a junta do cabeçote queimada..

pois se os parafusos do cabeçote esticaram e ele nao trocou na retirada do cabeçote a junta pode ter queimado por causa da deficiencia no aperto do cabeçote

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estranho hein...

 

dps dizem q AP é uma maravilha...

 

aqui em casa tem um fiasa 1.5 com 180 mil km nunca deu problema algum... um GM 1.0 com 107 mil km e nada d+ nele tbm... e um 4.0 V6 com 250 mil km tbm perfeito...

 

o unico carro q tivemos q o motor travou foi uma Saveiro G2 AP 1.8 Mi q travou com 60 mil km dps de um pequeno acidente q travou a bomba de oleo...

Bom, enqto eu tava aqui digitando o a resposta pra vc's, o meu mecânico passou aqui e ele foi ver o carro, pediu pra ligar o carro, ligou melhor do que antes, na primeira bateu e pegou, ficou coisa de 10 segundos ligado e estorou o filtro de óleo.

 

Daqui a pouco vamos guincar ele até a oficina e possivelmente amanha ele meche nessa onça :(

 

Edit: Que que eu falei ??? O mecânico disse que acha que foi porque eu estico as marchas até 7.000, ele falou que pode ser isso ... Vamos ver, essa semana ele vai abrir o carro, mas já percebi que a culpa disso tudo vai cair em mim, ou seja, se algo foi feito errado no cabeçote, eu vou ter que pagar a retifica de um motor inteiro por causa de um erro que não foi meu :banghead

eu te falei no primeiro dia que ele tinha feito cagada no seu motor...

 

esse barulho de batido pode ter sido a junta do cabeçote queimada..

pois se os parafusos do cabeçote esticaram e ele nao trocou na retirada do cabeçote a junta pode ter queimado por causa da deficiencia no aperto do cabeçote

O phoda André é que dos que eu conheço aqui em Barretos ele é o melhor, fora o tanto que ele já me ajudou. Por exemplo, algum mecânico iria guinchar o carro de algum cliente no domingo ???

 

Mas o que eu estou mais chatiado é ter que pagar por algo que supostamente não fui eu que causei.

 

Várias e várias vezes eu já estiquei até 7.000 rpm, se fosse excesso de giro, teria que ter estourado antes.

 

Nada me tira da cabeça que foi serviço mal feito no cabeçote. Depois do serviço o carro ficou uma bosta e chegou a quebrar.

 

Só sei que estou descepcionado.

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Galera, as valvulas foram tiradas para esmirilar elas, e conversando com outro mecânico ele disse que quando as valvulas flutuam, o sintoma é parecido com falta de combustivel, e foi uma das possibilidades que o meu mecânico falou (Bomba mecânica).

 

Sera que pode ter sido isso ??? O cara tirou as valvulas para esmirilar, e não ter acentados elas corretamente e por isso elas terem flutuado ????

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pode ate ser...

 

mas nunca vi flutuar valvula a 7mil giros em ap....

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7000rpm excesso de giro????

 

em AP1.6 ainda por cima ????? para !!!

 

ta certo q tava amaciando ainda, mas em 7000 o 1.6 tem folego pra ir mais ainda !!

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7000rpm excesso de giro????

 

em AP1.6 ainda por cima ????? para !!!

 

ta certo q tava amaciando ainda, mas em 7000 o 1.6 tem folego pra ir mais ainda !!

na verdade no 1.6 a 7000RPM vc jah deixou a faixa de potencia maxima faz 1400rpm..

 

mas eh claro que nao eh giro pra fundir um motor de 80mil km bem cuidado

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Macaw

 

Bom com vc eu já falei no MSN.

 

kbsex

 

Então, também acho que 7.000rpm em ap600 não era para fundir. Só que o carro não tinha fundido a parte de cima quando eu fiz o serviço.

 

Só fiz porque o carro esta fumando um pouco e nunca tinha trocado os retentores de valvulas. Dai aproveitei que ia trocar os retentores e mandei dar um banho quimico nele e esmirilar as valvulas.

 

Então não foi feito a parte de cima, foi mais uma revisão saca, então acho que não tinha nada para amaciar, já que as valvulas não foram trocadas. Concorda ou falei besteira ?

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Sei não... mas pode ser flutuação mesmo... se vc ouviu algumas griladas, tem boa chance de ter atropelado alguma válvula. Ainda mais levando a 7k.

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Sei não... mas pode ser flutuação mesmo... se vc ouviu algumas griladas, tem boa chance de ter atropelado alguma válvula. Ainda mais levando a 7k.

Então Kleber, não grilou nada, simplesmente amarrou o carro, como se tivesse com falta, e eu tirei o pé na hora que percebi que continuou o mesmo problema antes de trocar a bomba.

 

Dai joguei 4 para baixar o giro pois estava em 6.000 depois joguei 5 para continuar descendo a rodovia e nisso já senti que o motor esta em falta de sincronia, entrei na cidade, e tinha um carro atras de mim. Dai eu vi que o meu manco soltava mta fumaçaaaaaaaa (Provavelmente pelo escape, pq o meu respiro tem uma mangueira que vai até o meio começo do tunel).

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Meu, não estica isso tudo não, é AP não VTI hehe, sério, só vc ver nos AP 1.6 Injetado, o corte de giro fica nos 6 mil e alguma coisa, no Corsa que é turbo, com comandinho mais bravo, o giro corta em 6.600 rpm...

 

A não ser que a KM tenha sido adulterada, esse motor tá muito novo pra ter ido pro saco já...

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Meu, não estica isso tudo não, é AP não VTI hehe, sério, só vc ver nos AP 1.6 Injetado, o corte de giro fica nos 6 mil e alguma coisa, no Corsa que é turbo, com comandinho mais bravo, o giro corta em 6.600 rpm...

 

A não ser que a KM tenha sido adulterada, esse motor tá muito novo pra ter ido pro saco já...

Então Beto, também acho que esta muito "novo" para fundir assim e do jeito que fundiu. A KM é original sim, pois o carro sempre foi da minha familia, o primeiro dono foi um tio-avó nosso, o segundo dono foi o meu pai e o terceiro eu. Então a km é a correta sim.

 

Agora meu mecânico fica falando que o carro tem 20 anos de uso, que o motor não é um motor novo, tem 20 anos de uso e bla, bla, bla.

 

Agora esticar até 7000 eu sempre estiquei por foi o que eu li nuns forum por ae(Não lembro ondi foi).

 

Agora vamos ao que interessa, fui hj na oficina para ver outra coisa lá e cheguei la e o motor estava já aberto, pelo menos a parte de cima o mecânico já tinha tirado.

 

1# Olhei os pistões e 1 estava com a cabeça derretida e com marcas nele.

 

2# O cabeçote também tem marcas no cilindro 2, só não sei que marca que é, pois aparentemente as valvulas estão normais.

 

Abaixo seguem as fotos que acabei de tirar.

 

Pistão de 2 Cilindros Foto 01

24-07-07_1234.jpg

 

Pistão de 2 Cilindros Foto 02

24-07-07_1235.jpg

 

Pistão de 2 Cilindros Foto 03

24-07-07_1236.jpg

 

Marca do Cabeçote do 2 Cilindros Foto 01

24-07-07_1243.jpg

 

Marca do Cabeçote do 2 Cilindros Foto 01

24-07-07_1244.jpg

 

Então galera, aparentemente parece que o cabeçote não sofreu nada, e derreteu 1 pistão, agora fiquei confuso :pirou:

 

Estava doido pra que empenasse ou entortasse as valvulas, pois dai era facil provar que o erro estava no cabeçote. Mas agora eu não sei de mais nada ...

 

Alguem tem alguma coisa pra fala ??

 

Abraço galera.

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na verdade no 1.6 a 7000RPM vc jah deixou a faixa de potencia maxima faz 1400rpm..

 

mas eh claro que nao eh giro pra fundir um motor de 80mil km bem cuidado

eu sei q em 7000 ja passo da hora d trocar,

eu falei akilo pq ele disse q o mecanico tava pondo

a culpa nele por esticar ate essa faixa de giro, tendeu ??

 

:legal:

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É rapaz... complicado isto aí... tá com cara que foi falta brava... motor com carga pode ir pro saco desse jeito...

 

De fato, o que causou isto aí não foi excesso de giro não.

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É rapaz... complicado isto aí... tá com cara que foi falta brava... motor com carga pode ir pro saco desse jeito...

 

De fato, o que causou isto aí não foi excesso de giro não.

mas falta não pode ter sido o cabeçote q não deu fluxo de mistura suficiente??

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É rapaz... complicado isto aí... tá com cara que foi falta brava... motor com carga pode ir pro saco desse jeito...

 

De fato, o que causou isto aí não foi excesso de giro não.

mas falta não pode ter sido o cabeçote q não deu fluxo de mistura suficiente??

Acho que nem tanto... a flutuação interfere no tempo de fechamento (já que o fechamento é feito pela mola, e a abertura é feita pelo ressalto do comando). Se não atropelou válvula, pode não ser flutuação não...

 

O comando de válvulas tá inteiro??? Tô achando que tem algo mais aí. Pode ser problemas de alimentação. Falta saber o quão desmontado foi esse motor pro reparo do cabeçote.

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É rapaz... complicado isto aí... tá com cara que foi falta brava... motor com carga pode ir pro saco desse jeito...

 

De fato, o que causou isto aí não foi excesso de giro não.

mas falta não pode ter sido o cabeçote q não deu fluxo de mistura suficiente??

Acho que nem tanto... a flutuação interfere no tempo de fechamento (já que o fechamento é feito pela mola, e a abertura é feita pelo ressalto do comando). Se não atropelou válvula, pode não ser flutuação não...

 

O comando de válvulas tá inteiro??? Tô achando que tem algo mais aí. Pode ser problemas de alimentação. Falta saber o quão desmontado foi esse motor pro reparo do cabeçote.

jah falei pra ele que nao flutuou...CTZ que nao...

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Kleberlpa

Foi o que um outro rapaz que eu conheço que meche com chip de carro me falou. A primeira coisa que ele falou foi falta, mais eu acho dificil pelo seguinte fato.

 

Quando mandei fazer esse serviço no cabeçote, o carburador nem mecheu, tiramos direto do coletor de admissão e o carbura ficou no lugar.

 

Bomba mecânica nova, e não tenho aspro tão pesado para dar falta assim desse jeito.

 

Comando aparentemente a olho nú esta normal. Não deu tempo ainda de tirar o comando do cabeçote. Só tiramos ele do bloco.

 

Algo mais de que tipo ???

 

Saber o que ele desmontou (Retifica) para fazer o serviço eu não sei cara, dai é só o cara mesmo para falar, se ele tirou o comando para fazer o serviço e esse tipos de coisa não sei :(.

 

nostressbr

Pode ser isso que vc falou sim, pelo que intendi em, vez da valvula fechar, ela fica aberta fazendo a mistura sair. Resultado ??? Não tem combustivel para queimar.

 

Ou o contrario, ela fica fechada e não sai o combustivel, dai injeta mais combustivel e da o excesso. Que se não me engano faz isso também

 

Isso eu aprendi aqui. Mistura pobre e rica, fode também.

 

Isso é o que eu acho , pela explicação de um outro mecânico que conversei.

 

Beto TunningWay®

 

Derreteu, não sei quantas pois não vi elas ... mas só sei que derreteu.

 

Macaw

Não flutuou por excesso de giro, ou tu acha que pode ter flutuado por outro motivo ???

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Uma coisa é fato: Não foi excesso de giro. Se ele tivesse flutuando em baixo giro, como o cara disse (afinal ele estava fraco no geral) vc teria atropelado trocentas válvulas quando deu esta esticada.

 

O "algo mais" que eu te disse, é que o problema que te levou a trocar a bomba pode não ter sido exatamente a bomba...

 

Quando o carro amarrava, ele dava algum tipo de falha? Tem carro (meu caso) que quando amarra não fica "liso", fica dando pequenas falhadas... Pode ser pescador que tá ruim, algum problema na linha de combustível...

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Uma coisa é fato: Não foi excesso de giro. Se ele tivesse flutuando em baixo giro, como o cara disse (afinal ele estava fraco no geral) vc teria atropelado trocentas válvulas quando deu esta esticada.

 

O "algo mais" que eu te disse, é que o problema que te levou a trocar a bomba pode não ter sido exatamente a bomba...

 

Quando o carro amarrava, ele dava algum tipo de falha? Tem carro (meu caso) que quando amarra não fica "liso", fica dando pequenas falhadas... Pode ser pescador que tá ruim, algum problema na linha de combustível...

Como assim baixo giro ??? Acho que o meu mecânico quiz dizer o contrario, das valvulas terem atropelados por eu trocar de marcha a 7.000rpm

 

Quanto ao que vc falou da bomba também acho, pois se ela era o motivo, ele não teria amarrado na puxada que eu dei quando ele quebrou.

 

Nenhuma falha, vou falar como o mecânico falou, parece que a bomba continua mandando a mesma quantidade de combustivel, mas nào a ideal para fazer o carro deslanchar. Ou seja, nada de falha, pipoco, ou estouro.

 

Pescador no dia que ele testou o carro e acusou a bomba, antes disso ele falou que ia ver o pescador, verificou e até mudou o pescador de rumo, para puxar mais combustivel ele fez.

 

Linha de combustivel provavelmente acho que não é, pois a algum tempo atras eu mandei tirar o tanque, limpar ele, limpar a linha de combustivel e por filtro novo. Ha, filtro de combustivel também não é.

 

Regulagem de carbura ??? Não acredito, pois se ele estava bom antes do serviço no cabeçote, como o carro inteiro, ele perderia a regulagem depois assim parado ?!?!?

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