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Nightstar

Escort Zetec 1.8 16v 140km

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Galera fiz todo o motor do meu camburão rs escort zetec 1.8 16v,aproveitei e fiz aprimoramento do motor ,aneis pistões ,e cabeçote

pus o modulo flex

velas a ngk me indiciou a do fiesta supercharg por ser mais forte,e aumentar o gap para 1.1mm ou 1.2

troquei filtro em fim todo essas coisas!

 

Problemas: O carro antigamente ocilava em baixa troquei a IAC e pus do mondeo completa até o corpo de borbuleta..ficou 10! comprei no desmanche!

 

Ai com alcool voltou o mesmo probleminha...e o carro n cresce mais que 140km,n adianta jogar marcha nem pisar tudo que não vai..e velocidade mantem o rpm tb..

 

Mandaram de acordo com colegas zetec trocar o regulador de pressão pois o meu é 2.7 bar e minha bomba é novinha de 4.3 alcool,com isso acaba n jogando combustivel suficiente na camara.

 

a duvida é : Sera que é isso mesmo?No ml tem um cara vendendo regulador de pressão variavel de 0.5 até 4.5 bar...da marca LP, isso presta?

Ou voçês acham melhor adptar o do audi e passat alemão de 4bar?a unica coisa que muda e a encaixe da mangueira..

me ajudem por favor..q se for,eu pego via sedex para por amanha

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Cara...

 

Meu pai tem um desses módulos "Fréquis" na Courier dele...

 

A FDP passa dos 150km/h "fácil" com ele... Em queda livre, claro... :P

 

Esses módulos cumprem o que prometem para quem quer economia... Pois eles alteram o tempo de abertura dos bicos para permitir rodar com cana, sem danificar o motor por falta e sem maiores investimentos com bicos e talz...

 

Mas acontece que, para altas rotações e altas cargas, os bicos originais não tem vazão suficiente para alimentar o manco, dando uma leve falta ou mesmo falta "braba", mesmo com o máximo tempo aberto ( 100% do tempo aberto... ) Isso gerará perda de potência e até alguma avaria ( rodar com mistura pobre e alta carga ) no motor.

 

Não adianta. Se vc quiser desempenho, vc terá que readequar melhor seu sistema de injeção. O módulo Flex só lhe trará benefício para poder aproveitar o preço do álcool em algumas regiões do .br, nunca desempenho, sem mais nenhuma alteração.

 

...

 

Outra coisa tmb é esse "mito" de que uma vela é "mais forte" que outra. Isso "non eczisti"! *rs*

 

O que vc pode fazer é alterar o grau térmico dela para beneficiar algumas condições de funcionamento. Jamais espere um ganho sensível com mudanças no sistema de ignição ( Salvo em alguma prep mais forte e/ou se seu sistema já tiver componentes avariados/desgastados... )

 

Utiliza velas mais quentes se vc é "tiozão" e quer economia ( Anda 99% do tempo "na casquinha". ) Use as velas no grau térmico original se vc abusa do acelerador um pouco mais ( Como as vezes dar final em estrada ) com o motor original e/ou pouca prep. E se vc tiver fuçado muito no motor, vc necessitará de velas mais frias... Mas isso vc determinará só com o tipo e nível de prep.

 

Outro mito ( Creio eu que seja "by CM" ) é de que velas com GAP grande beneficiam o desempenho. Mentira. O que beneficia o desempenho é a boa energia da centelha. Só.

 

A turbolência nas câmaras dos Zetec é alta... Com carga máxima então, nem se fala!!! Se seu sistema de ignição for o original, acredito que com esse GAP todo, chegará um momento que não haverá uma centelha descente dentro das câmaras e vc sentirá o manco "ficar fraco". Pode ser isso tmb que seu Zetec está sentindo. Tente deixar o GAP original ( Creio que na casa dos 0,7~0,9mm... Não sei qual o valor original )... Rodando em baixa vc não sentirá diferença... Só será "sensível" se vc "tuchar o pé" e sentir que ele "voltou à queimar".

 

Os produtos da LP são muito bons. Tenho na minha Belina um regulador original deles ( 3bar - sem regulagem ) que não me dá problemas. Tenho uns amigos com Calibras que usam e tmb ( 3bar - com regulagem ) nunca tiveram problemas... A SPA vende os reguladores deles, com a marca SPA por valores "absurdos" só por causa do logo SPA. Funcionam muito bem.

 

Quanto à vc alterar a pressão de comb, pode ser que seja a solução para a parte de alta SE ESTIVER DANDO FALTA E SE O AUMENTO DA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL for a mínima necessária para os bicos/tempos do módulo flex atingirem a mistura "rica" de potência ( Não de excesso... ). Algo em torno dos 870~920mV de sonda... Ou até mais, como no casa da "Courriola" do meu pai...

 

Aumentar de 2,7 para 4 bar a linha de comb, vc terá um aumento de +/- 21% no débito de comb... O que creio que seja o necessário para seu carro ( Mas mesmo assim AINDA com forte possibilidade de não ser o necessário para o ideal de potência. ).

 

Um fato que muita gente não se lembra, é que vc aumentará a pressão significativamente na linha... Cuidado com sua linha de comb ( Que provavelmente é original do manco... ). Se ela estourar... :S :S :S

 

Outra coisa é a fiação da bomba... Esta puxará uma maior corrente. Certifique-se que os fios que alimentam ela estão OK e ou faça uma nova linha com um relé só para alimentar ela. É mais garantido, inclusive.

 

Outra coisa é a questão dos bicos... Dependendo do bico, andar com muita pressão significa uma menor vazão! Estranho? É! Mas vc começa aumentar MUITO o tempo de latência deles... E o tiro pode sair pela culatra. Mas 4Bar ainda é aceitável para a maioria deles...

 

:legal:

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graças a deus vc me ajudou!apesar da belina ser Ap o carrinho é ford!

o que vc me indica?

 

bom pelo calculos creio que esteja algo em torno dos 148cv..ja me falaram , que posso tirar até esse modulo flex...e resetar a injeção pois a do escort é super inteligente!

 

qual a pressão que vc aconselha,e quais procedimentos devo fazer?

a vela ja irei providenciar a mesma da original!

fiquei com medo desse tsiii ou si....de estouro...pq vc sabe se algo vazar eu quebrar mangueira..pra pegar fogo é daki pra alí!

qual procedimento sobre a linha de combustivel?

 

Devo fazer alterações?!quais?!

 

Devo retrabalhar os bicos é?!

abraço gabriel

valeu pela ajuda

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ah outra coisa

a vela original do zetec é de 1.3mm

a ngk mandou abrir mais a vela pois a vela que eles me indicaram foram a do fiesta supercharg por ser mais forte...mandou colocar 1.1 ou 1.2 !

ps:SO esclarecendo

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graças a deus vc me ajudou!apesar da belina ser Ap o carrinho é ford!

:D

 

A minha é da "SVT"... Huahuahuahuahua!!! :P

 

Enfim...

o que vc me indica?

 

Hummm... A primeira coisa: O que vc fez? Qual prep vc tem no carro? Qual taxa? Sobre-alimentado? Nitro? Aspro leve? Comando? Trabalho no cabeçote??? Ou o que vc tem na "parte alta"??? Qual seu objetivo? Deixar o carro mais esperto só, competir com algum turbinho básico ou competir em alguma categoria???

 

Primeiro definimos o que tu quer/almeja e o quato tem pra gastar ( Ou o que já foi feito... ). Depois vemos direitinho o que é mais adequado. ;)

 

 

bom pelo calculos creio que esteja algo em torno dos 148cv..ja me falaram , que posso tirar até esse modulo flex...e resetar a injeção pois a do escort é super inteligente!

 

*rs* Essa história de "injeção inteligente" é coisa de "Fordeiro" mesmo... *rs*

 

Esses módulos FIC realmente são bons tmb... Cheios de mapas e recursos. Mas não são tão inteligentes assim como muuuita gente pensa/fala. Há limites pra tudo. Principalmente se formos contabilizar o 'ganho' em potência que disseram que vc teve... :S 148cv aspro sem nitro, sem remapear/trocar bicos, é uma estimativa, digamos "otimista" demais, ao meu ver... Com 148cv, seu carro ultrapassaria os 200km/h fácil... Se ele não está chegando à 150km/h, é bem provável que nem 100cv direito ele tenha...

 

A melhor coisa a se fazer é readequar os bicos e a injeção... Tanto no tocante do débito de comb, qnt na parte de PONTO de ignição ( essa po*** dá uma diferença fudid@ no desempenho de qualquer manco! ). Só não me lembro se a central do seu carro é "passível de alterações"...

 

A princípio, qual a pressão que vc aconselha,e quais procedimentos devo fazer?

a vela ja irei providenciar a mesma da original!

 

Hmmm... Estive pesquisando no site da NGK que o GAP do Zetec 1.8 16V é de 1,3mm mesmo! :blink: Bem "grandinho" perto de muitos motores...

 

Mas o grau térmico da sua está bem diferente do original. O SC tem velas grau 10, enquanto teu carro tem grau 5 ou 6, não me lembro. Seria interessante vc achar umas velas mais quentes, salvo se seu carro não tiver uma taxa de compressão elevadíssima e/ou sobre-alimentação.

 

fiquei com medo desse tsiii ou si....de estouro...pq vc sabe se algo vazar eu quebrar mangueira..pra pegar fogo é daki pra alí!

qual procedimento sobre a linha de combustivel?

 

Tem que certificar-se que ela não está "gasta" ou apresentando rachaduras ou coisas do gênero... Na pior das hipóteses, substitua ela por mangueiras de combustível que se usa nos carros preparados... Mais ou menos 12 mangos o metro.

 

Devo fazer alterações?!quais?!

 

Devo retrabalhar os bicos é?!

 

 

Tudo dependerá do que vc quer/tem da prep.

 

 

EDIT!!! "Aççacinei" o portuga...

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rsrs

Cara foi uma estimativa que tivemos e uns calculos que fizeram pra mim...

O corpo de borbuleta do mondeo 2.0 e a IAC do mesmo,faz com que perca mt em baixa mais em alta tenho ganhos,cabeçote foi fatiado em 0.5 devido ao zetec ja trabalhar com a taxa alta...13:1 neh isso?em fim com 0.5 foi pra quanto mais ou menos?

 

Injeção,esse modulo para remapear ou brincar de tentar mexer é 1500mangos para ganhos de 10 cv no maximo,acho que é $ jogado fora!

 

Comando por enquanto está do zetec,depois que acertar irei por o do focus!

 

Bom so quero algo em torno de 140cv ja me deixara mt feliz,

o carro tem 115cv original com alcool creio que tenha um ganho de 5cv minimo com rabaixamento mais 5 cv corpo e escapamento uns 7cv ou seja algo em torno de 132 cavalos minimo..

n concordas n?!

 

concerteza do jeito que está n ta com 100cv mesmo!ele começa a desenvolver bem...mais se o giro começar a subir vc sente que o carro n é o mesmo

 

bicos ainda n ajeitei,pq realmente n sei se tem necessidade pra isso..,e ta dificil de achar um que sirva pois é de agulha ,

Mais pelo visto terei que mexer em toda alimentação ,porém o zetec n acha bicos faceis..e em salvador é meio complicado mandar abrir os bicos não é que nem SP Rj que a galera manja mt mais..!

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galera outra duvida rapida..

alguem sabe me dizer qual flauta cabem nesse carro?

pois ninguem quer retrabalhar os bicos ,pelo fato de ser agulha e ser super complicado,sera que que estão poupando trampo e dizendo isso?

um abraço a todos

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