Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BDog_SP

Processo De Instalação

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoas. Estou esperando por esse tópico há uns dois anos! Hoje posso, enfim, escrever alguma coisa a respeito da instalação do meu som.

Por enquanto ele está simples, possuo apenas o set de graves definido, e assim que for comprando os demais equipamentos vou atualizando o tópico e aproveitando as sugestões dos colegas.

O carro:

Ford Fiesta 1.0 97/97 4 portas

Depois de mandar para o mecânico, virou outro carrinho. Econômico, não anda nada... mas estou super feliz!

O set:

O set de graves é composto por um Fosgate Punch 60ix (comprado do Fábio Arisa), um subwoofer NAR 12" e 125W rms e uma caixa dutada com 48,5 litros livres, com um duto de 4" x 48cm, sintonizada em aprox. 30Hz.

Terminei hoje a caixa e agora falta fazer o acabamento em carpete (encontrei o original do Fiesta não resinado em uma loja na Rangel Pestana, no Brás. Fica aí a dica). Usei uns 70 parafusos para madeira, cola para tudo que é lado (duvido soltar uma dessas chapas novamente sem talhadeira e martelo... hehehe).

Comprei o MDF na rua do Gasômetro, n° 109. O pessoal é gente fina, a loja é grande e a madeira é barata. Paguei R$ 47,00 em um pedaço de aprox. 1,80 x 1,35m. Contando com os 7 cortes necessários para a minha caixa, saiu tudo por R$ 61,00. Ótimo valor. Na LeoMadeiras a chapa de 18mm sai por quase R$ 140,00... por aí dá para ver quanto foi economizado.

Ah! No carpete gastei R$ 28,00, 4m², ou R$ 7,00 o metro quadrado. Dois metros dariam perfeitamente para revestir a caixa, mas também vou utilizar desse carpete nas laterais dos amplificadores e no assoalho do porta-malas, formando um conjunto homogêneo.

O cabeamento:

O cabeamento é constituído de cabo de força de 21mm² da bateria até o porta malas, com porta fusível banana e fusível de 60Ah. Aqui vai outra dica: não economize! Gastei uma boa grana nesse cabo e vou precisar refazer esta parte: o cabo ficou curto! Comprei 3 metros, quando eram necessários 4 metros. Resultado: o porta fusível 2 vias vai ter que ficar atrás da caixa, e não na lateral do amplificador como eu queria.

Do porta fusível até o amplificador usei 60cm de cabo 9mm², e um cabo de igual bitola e 40 cm de comprimento para o aterramento. Usei mais 1,50 metro para o amplificador que ficará na outra lateral, e mais um pedaço de 40cm para o aterramento. Usei um fusível de 30Ah para o Punch 60, e outro de igual valor para o Fosgate 4.6x ou Audiobank 4060 que usarei no stereo. Ainda não me decidi...

Dica: o Fiesta possui um acabamento de plástico nas laterais e, na lateral esquerda, passa um chicote que vai até a parte de trás do carro. Aproveitei esse vão original para passar o cabo de 21mm. Alguns amigos me chamaram de louco, perguntando onde eu iria com aquela mangueira de jardim... hehehe... só dei risada, e depois mostrei para eles as tabelas do Autosom.net... não acreditaram que alguns sistemas pedem cabos de 54mm...

O cabo RCA é um modelo básico da B52, e custou R$ 20,00. Até agora não vi motivos para trocá-lo, então ficará lá por um bom tempo. Ele foi passado ao lado do túnel, pelo centro do carro e embaixo do carpete. Ficou muito bom...

Comprei tudo na Aldsom, na Sta Ifigênia 474, 1° andar. Procurem pelo Diego... gente finíssima o cara.

Demais itens que foram comprados lá:

Aeroduto de 4"

Conectores para caixas de som (para o PC)

Cabo 2x3mm para o sub

Terminal tipo olhal para bateria (aceita até cabos de 35mm²)

Porta fusível banana, "banhado a ouro"

Porta fusível duas vias, "banhado a ouro"

Terminais diversos

Moldura para o painel do Fiesta

Adaptador para antena FM/AM (a original da Ford não encaixa no Pioneer)

A caixa:

Após simular diversas caixas no WinISD, inclusive as sugeridas no Autosom.net, cheguei a caixa descrita abaixo:

MDF 18mm

Volume bruto: 56,2 litros

Volume líquido: 49,5 litros

Duto de 4" x 48cm

Sintonia em 30Hz

Leve pico de 3dB entre 50 e 70Hz

Medidas:

Largura: 82,4cm

Altura: 41,4cm

Prof. menor: 10cm

Prof. maior: 23 cm

OBS: todas essas medidas são internas!

Agora ela está secando e pretendo até o fim da tarde terminar de revesti-la com o carpete. Depois começam os testes.

OBS: Todas as junções da caixa foram coladas com um certo exagero de cola branca, e vedadas internamente com massa de calafetar. Lembrem-se de limpar muito bem antes de aplicar esse massa, pois com resíduos de pó, óleo, etc, ela não adere.

Bem, por enquanto é isso. Estou esperando agora a cola de madeira secar para começar a revestir a caixa com o carpete.

Infelizmente não lembrei de tirar fotos do processo de montagem, mas assim que essa primeira fase estiver concluída tiro foto de tudo e posto para a galera conferir.

Abraços a todos e obrigado pelas dicas.

Edu Nicácio

Postado em

po, bem legal esse projeto.

amanha vou pro brás!

pode ser que compre um revestimento de carpete pra minha caixa tb (carpte cinza escuro). Nessa loja eles tem diversos modelos ou só o do fiesta?

tb fiz uma caixa de 55litros (dutada) pra um nar180rms 12" o DIY dela tá aqui:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=90333

como que vc colou o carpete na caixa? já que vem sem resina...pode usar resina epoxi normal? (é a única que eu tenho sobrando aqui)

Seu projeto está bem legal, um post bem detalhado!

só ficaram faltando mesmo as fotos do processo de montagem!

=D

Postado em
po, bem legal esse projeto.

amanha vou pro brás!

pode ser que compre um revestimento de carpete pra minha caixa tb (carpte cinza escuro). Nessa loja eles tem diversos modelos ou só o do fiesta?

tb fiz uma caixa de 55litros (dutada) pra um nar180rms 12" o DIY dela tá aqui:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=90333

como que vc colou o carpete na caixa? já que vem sem resina...pode usar resina epoxi normal? (é a única que eu tenho sobrando aqui)

Seu projeto está bem legal, um post bem detalhado!

só ficaram faltando mesmo as fotos do processo de montagem!

=D

Opa, tudo bem? Valeu pelos comentários!

Então, para colar o carpete, primeiramente procure pelo não resinado. Corte-o num tamanho que permita um pouco de sobra em todos os lados (coisa de 5 cm).

Aplique cola de contato (também conhecida como cola de sapateiro) com uma espátula ou pincel. Preferi a espátula por ser mais fácil de limpar depois. Não utilize muita cola, pois ela pode vazar pelo carpete, chegando até o outro lado. Fica feio! Aconteceu aqui...

Aplique também um pouco no carpete, cuidando para aplicar muito bem nos cantos (são chatos pra caramba de se montar).

Ah! Aproveitando, cuidado também quando for montar o duto. Se a caixa for muito estreita (caso da minha, com medidas 10cm e 23cm) será difícil encontrar uma posição para se colocar o duto. A solução é pegar um cotovelo a 90º e cortá-lo até conseguir acertar o duto dentro da caixa. No meu caso, precisaria cortar cerca de 4 cm, para que o próprio cotovelo não enconstasse na parede traseira da caixa.

Para os terminais utilizei dois parafusos M6 com porcas e arruelas, e os cabos do sub estão com terminais tipo olhal. Ficou muito bom...

Essa semana ainda eu posto as fotos, e espero que mais gente comente.

Abraço e boa sorte!

Edu Nicácio

Postado em

O cabeamento é constituído de cabo de força de 21mm² da bateria até o porta malas, com porta fusível banana e fusível de 60Ah. Aqui vai outra dica: não economize! Gastei uma boa grana nesse cabo e vou precisar refazer esta parte: o cabo ficou curto! Comprei 3 metros, quando eram necessários 4 metros. Resultado: o porta fusível 2 vias vai ter que ficar atrás da caixa, e não na lateral do amplificador como eu queria.

Coloque um porta fusivel ou disjuntor próximo a bateria que voce consegue ganhar mais 30 a 40 cm de cabo, ai deve dar p/ voce fazer com o divisor na lateral!!!

topico deve ir p/ DIY

Postado em

Coloque um porta fusivel ou disjuntor próximo a bateria que voce consegue ganhar mais 30 a 40 cm de cabo, ai deve dar p/ voce fazer com o divisor na lateral!!!

topico deve ir p/ DIY

Esse é o problema! Comprei apenas três metros de cabo, e utilizei um porta fusível tipo banana com fusível de 60A a 30cm da bateria. Era para ter usado o cabo de 9mm (que tenho sobrando aqui) e não esse de 21.

Mas por enquanto esse é apenas um detalhe estético. Ainda não arrumei tempo e local para moldar a lateral em MDF e massa plástica, revesti-la e instalar corretamente o amplificador. Quero fazer logo isso, pois não suporto a idéia de um Fosgate 'jogado' no porta-malas...

Bem, a caixa está pronta, totalmente vedada internamente com massa de calafetar (inclusive o duto), só faltando arrumar a sintonia. Acredito que amanhã compro o cotovelo em PVC (90º) e um pedaço de tubo, para que o comprimento fique correto (48cm).

Mesmo tocando mal achei que está tocando muito bem... não é perceptível qualquer ruído de sopro, nem tampouco batida de bobina, mesmo nas passagens mais intensas, inclusive com RAP, Funk, Metal... nada...

Gostei muito do conjunto... só acho que está faltando um pouco de PESO em altos volumes... 150W podem agradar a muito, mas para mim parece pouco.

Outra coisa que notei é que a pressão sonora aumentou (também, a caixa está com um pico de 8 dB em 65Hz). Agora já é possível ouvir uma pressãozinha fora do carro...

Bem, conforme for atualizando o projeto, ajustando os itens da instalação, adicionando novos equipamentos, etc , posto mais impressões.

Abraços.

Postado em

Gostei que você foi indicando aonde comprou o material e dizendo quais foram os principais erros que ocorreram pra que não ocorra com o restante da galera....

Sou de SP. tambem aonde fica esta rua gasometro ?

Você levou pra eles os "desenhos" com as medidas de ambos lados da caixa e eles cortaram pra você ? Inclusive o siametro do duto e do sub ?

Abraço

Postado em

Opa... fiquei fora do fórum tanto tempo que até esqueci do tópico.

Então, a rua do Gasômetro fica no Brás, em SP. Se for de carro, você tem acesso pela Rangel Pestana. Se for de metrô, pode descer na estação Pedro II ou Brás...

Caso vá de trem, desca na estação do Brás; essa rua não tem o que errar: todo mundo conhece!

Você encontra um monte de lojas que vendem chapas, sarrafos, vigas, portas, janelas, escadas, piso, etc, etc, tudo em madeira.

Essa loja que te indiquei vale à pena pois tem muitos retalhos de MDF em várias espessuras. Encontrei um no tamanho que precisava e a caixa toda cortada saiu por 61,00.

Isso mesmo, calculei as medidas e levei até a loja. Lá eles cortaram. O que eu cortei em casa com tico-tico foram os recortes para o sub e o duto, o recorte do rebaixo, e as laterais (a máquina que usam não faz corte em ângulo).

Ficou bom pelo que custou... apenas comeram bola no corte da chapa da frente, que ficou 8 mm menor do que pedi... mas beleza.

Não mexi mais com a instalação... tô querendo colocar um ampli stereo e um kitzinho básico com manta nas portas... nem sei se vale à pena, pois em janeiro quero trocar de carro...

Vamos ver o que faço.

Abraço, e obrigado por postar.

Postado em

Esse fim de semana tiro fotos de tudo... feriadão chegando e cinco dias de ócio...

Acho que vou dar uma revisada na instalação... itens que estão faltando:

- Espichar o cabo de 21mm² (ficou curto)

- Passar o cabo de 21mm² por eletroduto corrugado de 1/2"

- Passar os cabos de 9mm² (força e terra) por eletroduto corrugado

- Fixar o porta fusíveis em algum canto

- Utilizar termo-retrátil no terminal de bateria

Na parte de som residencial:

- Cortar o que sobrou do MDF de 18mm para refazer meu sub do PC

- Rebaixar o MDF para encaixar os subs

- Fazer o acabamento em laminado tabaco

- Testes, testes e mais testes...

Acho que é isso... parece que o final de semana vai ser cheio... hehehe.

Conforme eu for realizando as alterações, vou tirando as fotos.

E obrigado a todos que postaram.

Abraços.

Edu Nicácio

Postado em

Cara, se você soubesse como estou enrolado aqui... nem tempo de lavar o carro eu estou tendo... hehehe

E também, como anunciei meu Fiesta vou partir para outro projeto assim que pegar o Corsa. O que tenho em mente:

Alpine CDA 9887

Wharf Clean

Médios Akron em pezinhos

Full Samsung em peitinhos

Cross passivo (250Hz)

Wharf SPX666

Sub 300W rms 4 ohms (a definir)

Caixa selada

Cabos RCA Uniq Top

Cabos áudio Sto Ângelo

Cabos energia Tiaflex/Pompeia

O carro chega agora no final do mês, e quando tiver os equipos abro outro tópico para mostrar a instalação...

Abraço, e obrigado a todos que visitaram...

Edu Nicácio

Postado em
Cara, se você soubesse como estou enrolado aqui... nem tempo de lavar o carro eu estou tendo... hehehe

E também, como anunciei meu Fiesta vou partir para outro projeto assim que pegar o Corsa. O que tenho em mente:

Alpine CDA 9887

Wharf Clean

Médios Akron em pezinhos

Full Samsung em peitinhos

Cross passivo (250Hz)

Wharf SPX666

Sub 300W rms 4 ohms (a definir)

Caixa selada

Cabos RCA Uniq Top

Cabos áudio Sto Ângelo

Cabos energia Tiaflex/Pompeia

O carro chega agora no final do mês, e quando tiver os equipos abro outro tópico para mostrar a instalação...

Abraço, e obrigado a todos que visitaram...

Edu Nicácio

Corrigindo as informações: o carro chegou no início de janeiro e o setup está um pouco diferente, porém os itens têm mais ou menos a mesma procedência.

Não estou usando full no painel (por enquanto) e estou em processo de instalação.

Os novos trabalhos podem ser vistos neste tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=100391

Abraço a todos.

Edu Nicácio

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...