Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rancid

[matéria] Abs: A Segurança Fora De Alcance ?

Recommended Posts

Postado em

Retirado de : http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=1521

" Os números variam de pesquisa para pesquisa, mas a conclusão é sempre a mesma. Carros equipados com freios ABS se envolvem de 18 a 25% menos colisões. Isso significa menos mortes, menos ferimentos, menos danos aos carros equipados e menos danos a terceiros. É pouco?

Freios ABS deveriam ser equipamento obrigatório para todos os veículos em circulação. Infelizmente, não há nada que obrigue as fábricas a instalá-los nos seus carros. O assunto parece não despertar muito o interesse dos legisladores que, talvez por desconhecimento, preferem concentrar suas preocupações com a segurança na possível obrigatoriedade dos airbags, dispositivos muito importantes mas que só entram em ação depois que acontecem os desastres.

Pior do que não ser obrigatório é o fato do ABS ser, muitas vezes, indisponível. No Brasil, há uma ampla gama de veículos que não dispõe do equipamento nem mesmo como opcional. As fábricas alegam falta de interesse do consumidor. Ao mesmo tempo, mesmo quando oferecido como opcional, o ABS vem, geralmente, embutido em pacotes de acessórios de luxo, como se fosse necessário disfarçar sua presença para empurrá-lo ao comprador.

noticias1521.jpg

Eficácia - Ao contrário do que muita gente pensa, o ABS não tem como função principal parar o carro em menores distâncias. Isso certamente acontece, principalmente se o piso estiver molhado, mas o mais importante é que o ABS permite ao motorista manter o controle da direção durante a frenagem, desviando de possíveis obstáculos ou até mesmo fazendo frenagens de emergência no meio de uma curva.

Além disso, há toda uma série de equipamentos de segurança modernos que são "filhotes" do ABS e não podem ser instalados em carro que não possuem o equipamento como base. Entre eles, o principal é o controle eletrônico de estabilidade, que depende dos sensores e dos atuadores usados pelo ABS para manter o carro na trajetória nas curvas, quando o motorista estiver a ponto de perder o controle da direção.

Por diversas razões, o ABS chegou ao Brasil tardiamente. No início da década de 1980 ouve pelo menos uma tentativa de produzi-lo aqui, por parte da Freios Varga. Na época não foi possível, pois seria necessário importar os componentes eletrônicos e a legislação proibia, para proteger a indústria nacional da informática que, obviamente, não estava interessada no assunto.

Com a liberalização das importações, os sistemas passaram a ser importados inteiros, o que ocorre até hoje. A nacionalização deve começar em breve mas, mesmo assim, cerca de 80% dos componentes deverão ser importados, por serem mais baratos no exterior.

Incentivo - Para quem não compra um carro importado ou um modelo nacional de alto preço, o ABS é um acessório caro, principalmente por ser associado a outros equipamentos com os quais não tem a menor relação. Sua popularização poderia ser incentivada bastante caso as fábricas se interessassem - certamente elas contariam com a ajuda das seguradoras, que poderiam dar descontos a quem optasse pelo sistema. Os próprios fabricantes dos equipamentos poderiam fazer campanhas explicando sua importância.

Evitar totalmente os acidentes é impossível mas, deixar de fazê-lo quando isso está ao nosso alcance é, no mínimo, irresponsabilidade.

Conheça a disponibilidade e os preços dos sistemas ABS para carros vendidos no Brasil clicando aqui.

Jorge Meditsch "

Reparei em mutos tópicos com discussões relacionados ao assunto, achei interessante colocar por aqui :legal:

Postado em

infelizmente brasileiro prefere as perfumarias do que o que realmente importa em um carro, por isso que não tem nos carros nacionais mesmo. o texto fala td

Postado em

Bela Materiaa!!

Realmente falou o q eu já falava faz tempo.. que ABS deveria ser item obrigatorio...

Claro q poderia haver um incentivo.. uma concientização por parte das montadoras para os motoristas..

Mais brasileiro eh fogo.. se puder economizar no maximo quando for compra o carro tirando até mesmo o cinto de segurança e sabendo que pode morrer por isso.. ele vai opta por tira o cinto...

Postado em

Excelente matéria, realmente ABS deveria ser item de série em qualquer veículo. A nossa legislação de trânsito, bem como as normas de segurança de trânsito em geral, dentre outras normas jurídicas, foram redigidas como se estivéssemos em um País de primeiro mundo, com rodovias bem pavimentadas, sem buracos, etc.

Postado em

Excelente matéria brother, vlw por compartilhar, mas é uma pena que o ABS não é item de série, como o propio texto diz: Iria diminuir muito os acidentes.

[]'s

Postado em

ABS é bom d+.... posso dizer q ele me salvou pelo menos uma vez de um acidente...

mas tem seus custos aki no Brasil neh... fodaaaa... pra por como opcional no carro ja é uma bica...

meu pai foi trocar o disco de freio dianteiro da Ranger com ABS.... cotando em td oq é lugar... o disco integrado com a flange do ABS sairia pela bagatela de 1800 reais o par...

resultado.... conseguimos comprar o disco sem a flange... e utilizar a msma flange do disco antigo.... mas será q foi o certo??

Postado em

eu fico puto, pro meu pai, ABS é algo apenas para deixar o carro mais caro!

eu FICO "indignado" (é assim que escreve?) como pode? >|

nao adianta falar, nao entra na cabeça dele

Postado em
eu fico puto, pro meu pai, ABS é algo apenas para deixar o carro mais caro!

eu FICO "indignado" (é assim que escreve?) como pode? >|

nao adianta falar, nao entra na cabeça dele

hahahaha meu pai é assim tbm.... tem ABS e Air Bag no carro dele.... mas ele trata como se fosse duas coisas q nao servem pra nada....

qnd deu pau q a luzinha do air bag nao parava de acender e ngm resolvia... ele qria desligar logo td do air bag pra "resolver" haahaha pq isso foi uma solução de um desses idiotas de auto eletricas...

foi soh tirar o cabo da bateria por uma noite e conectar denovo q a luzinha nao acendeu mais...

Postado em

O pior de tudo é ver como o custo desse equipamento sai caro por aqui, princiapalmente porque os mecânicos não se atualizam, e os componentes (como qquer outro produto importado) vem com uma carga tributária absurda.

Postado em
Materia boa!..........Brasil ruim....

No japão ABS e Air Bag é obrigatorio de fabrica...creio que em outros paises tmb são.

:legal:

realmante... aqui qq carro por mais barato que seja ele tem abs e air bag.... ateh mesmo os keizinhos da vida....

[ ]s

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...