Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CplNet

TW: Bravox Neopoint, Selenium 3/4TW1, Nar Neodimio

Qual desses 3 tweeter é melhor p/ tocar com um Mid NAR Kevlar ?  

34 votos

1. 1. Qual desses 3 tweeter é melhor p/ tocar com um Mid NAR Kevlar ?

• 1) Bravox Neopoint
      0
    • 2) Selenium 3/4TW1
      6
    • 3) NAR Neodimio (Não é o de titaneo, esse nao eh uma opcao para mim)
      8

Recommended Posts

Postado em

Ja decidi meu mid vai ser NAR KEVLAR...

Agora falta decidir o Tweeter que vou usar...

1) Bravox Neopoint

2) Selenium 3/4TW1

3) NAR Neodimio (Não é o de titaneo, esse nao eh uma opcao para mim)

Por favor opinem... ah... e eu nao vou usar crossover... apenas capacitor para o NAR no maximo.

Valew

Postado em

Eu não tenho opinião a favor, pois eu não ouvi todos os 3, mas contrra do neopoint. Já tive, e era horrível. Troquei pelo Neotech, e continuou um porcaria

[]'s

Rodrigo

Postado em

Neopoint já tive, ele é um pouco estridente para mim, mas há quem goste e muito deste tweeter.

Hoje uso o NAR titanium, muito superior.

Não conheço o NAR Neodimio, mas se seguir os passo do titanium deve ser bom também.

Creio que entre os três daria um crédito para o NAR, a fábrica tem se saido muito bem ultimamente.

Postado em

eu tenho o 3/4tw1 e tenho dois colegas com o neopoint, o 3/4 acho eu que fica bom quando com o cross bem atenuado, pois ele desce mais que o bravox, mas tende a se sobressair muito...

o tweeter da nar, gostaria de ter ouvido... :rolleyes:

Postado em

è complicado dizer, pois cada tweeter foi ouvido em um sistema.

Já instalei muitos kits com o neopoint, não achei nenhuma maravilha, mas coloquei em meu carro e o resultado foi surpreendente, pois o restante dos equipamentos ajudaram, e muito.

CD CLARION

EQ PIONEER 6200

Cross. Kicker

Mid Selenium two way

Postado em

Olá, entao... comprei os falantes:

MID NAR Kevlar KW65.01

TW NAR Neodimio

Comprei com o Felipe ( Indounourrx- ) aqui do forum .

Preciso só de mais uma ajuda... preciso cortar a frequencia do tweeter... preciso de um filtro passa alta .

Vi um da audiobank.. "Crossover para Tweeter, 50 reais" rola?

Ou melhor capactiro mesmo ? No caso.. qual capactiro seria indicado dai para o TW NAR Neo?

Valew

Postado em

Confirme com o Felipe, pois se este que chamam de Neodímio for igual ao que eu tenho aqui tem um capacitor dentro dele que faz já o corte (bem alto por sinal, 12000Hz 6dB/8ª).

A frequência de ressonância dele é alto, 2500HZ, por isso o corte tem que ser no mínimo 5000Hz 12dB/8ª.

Postado em

E agora, vem com capacitor ou nao o TW NAR NEO?

Se vier com capacitor, tem q tirar, ou só colocar outro?

E se nao vier, eh so colocar?

Alguem me ajuda nisso...

Valew :)

Postado em
E agora, vem  com capacitor ou nao o TW NAR NEO?

Se vier com capacitor, tem q tirar, ou só colocar outro?

E se nao vier, eh so colocar?

Alguem me ajuda nisso...

Valew :)

Pergunta para o vendedor, simples. Se vieram/vierem com esta etiqueta na caixa significa que é igual ao meu e que já tem o capacitor fazendo o corte.

narjd0.jpg

Agora tem que ver mais uma vez com o vendedor se os mids sobem até os 5000Hz para que não haja buraco na resposta. Qualquer coisa o xover que vem com o neopoint (kit bravox CSB) tem o xover que vc precisa 5000Hz 12dB/8ª. E para usar outro xover tem que tirar o capacitor sim.

Postado em

Hellmind, é o NAR 5015 sim o TW :)

Entao ele ja tem corte?? porem... eh alto (12kHz?) e voce acha que os mids nao aguentam ate essa frequencia, isso ??

Pq pretendo usar sem Crossover :/

Me ajudem, opcoes ?!?1

valew galera

Postado em

se for o neo da NAR X o 3/4tw1, posso dizer que o 3/4tw1 é melhor que esse NAR, pelo menos pra mim, eu gostei mais, ja o neopoint nunca cheguei a comparar!!!

Postado em
Hellmind, é o NAR 5015 sim o TW :)

Entao ele ja tem corte?? porem... eh alto (12kHz?) e voce acha que os mids nao aguentam ate essa frequencia, isso ??

Pq pretendo usar sem Crossover :/

Me ajudem, opcoes ?!?1

valew galera

Nem com reza brava, promessa para o santo, penitência e abstinência de álcool vc vai fazer com que o mid sub até 12kHz. Os melhores mal chegam aos 7kHz, e mesmo assim se deixar subir até aí estes geralmente tem um pico de resposta no final. Eu "chuto" que este mid da nar morre nos 5kHz, por isso seria interessante correr atrás do cross do neopoint que já corta em 5kHz.

Postado em

Uma coisa que nao ficou clara pra mim ainda... esse TW NAR Neodimio tem o corte em quanto ???

Se alguem puder pelo menos me dizer se vai ficar bom esse mid + tw da nar... sem falta de frequencia.. ja ta otimo ;) o tw corta em 5khz? e o mid sobe ate 5khz? quero saber isso ;)

PS: Eu ja comprei os Tweeters NAR :)

Postado em
Uma coisa que nao ficou clara pra mim ainda... esse TW NAR Neodimio tem o corte em quanto ???

Se alguem puder pelo menos me dizer se vai ficar bom esse mid + tw da nar... sem falta de frequencia.. ja ta otimo ;) o tw corta em 5khz? e o mid sobe ate 5khz? quero saber isso ;)

Copiando o que eu escrevi lá em cima pois está bem claro "...se este que chamam de Neodímio for igual ao que eu tenho aqui tem um capacitor dentro dele que faz já o corte (bem alto por sinal, 12000Hz 6dB/8ª).".

Se vc confirmou que o seu é o 5015 então é igual ao meu e consecutivamente o corte é de 12kHz 12dB/8ª. Repetindo outra vez, se vai usar outro xover (o que é mais do que recomendado) tem que retirar o capacitor interno e soldar o fio direto nos terminais. E para terminar e repetindo mais uma vez, o corte mínimo que este tweeter suporta é de 5kHz 12dB/8ª. O resto das perguntas estão respondidas pelo tópico, é só ler outra vez.

Respondendo a sua mp, eu uso este tweeter em casa apenas como quebra galho junto com um mid residencial kenwood. Este mid não pode ser usado em carro pois precisa de uma caixa para tocar razoavelmente bem. Este mid não sobe até o ponte de corte do xover que eu uso (6,6kHz 6dB/8ª), mas como eu disse é apenas quebra galho.

Postado em

Copiando o que eu escrevi lá em cima pois está bem claro "...se este que chamam de Neodímio for igual ao que eu tenho aqui tem um capacitor dentro dele que faz já o corte (bem alto por sinal, 12000Hz 6dB/8ª).".

Se vc confirmou que o seu é o 5015 então é igual ao meu e consecutivamente o corte é de 12kHz 12dB/8ª. Repetindo outra vez, se vai usar outro xover (o que é mais do que recomendado) tem que retirar o capacitor interno e soldar o fio direto nos terminais. E para terminar e repetindo mais uma vez, o corte mínimo que este tweeter suporta é de 5kHz 12dB/8ª. O resto das perguntas estão respondidas pelo tópico, é só ler outra vez.

Respondendo a sua mp, eu uso este tweeter em casa apenas como quebra galho junto com um mid residencial kenwood. Este mid não pode ser usado em carro pois precisa de uma caixa para tocar razoavelmente bem. Este mid não sobe até o ponte de corte do xover que eu uso (6,6kHz 6dB/8ª), mas como eu disse é apenas quebra galho.

No caso de retirar esse capacitor, é coisa complicada?

Nos kits duas vias que a NAR vende pronto, mesmo com o tweeter Neo ou tweeter titânio, o crossover é "o mesmo", com corte em 3000hz 12db/8ª. Tanto o crossover PRO ou o COMP são cortados dessa maneira.

Então o crossover da NAR não ficaria legal com esse Tweeter Neo?

Abraço

Postado em

Nos kits duas vias que a NAR vende pronto, mesmo com o tweeter Neo ou tweeter titânio, o crossover é "o mesmo", com corte em 3000hz 12db/8ª. Tanto o crossover PRO ou o COMP são cortados dessa maneira.

Abraço

Hellmind, obrigado pelo esclarecimento! :)

Agora.. o q me deixou confuso eh o lance do crossover que vem nos kits... o tukamania falou que ele corta em 3khz... e vc falou que os tw tem q cortar no minimo em 5khz..

e agora, alguem pode esclarecer??

Postado em

Abraço

É só mudar a posição do fio positivo dentro do tweeter. Na foto o circulo vermelho é onde o fio originalmente vem e o azul é onde deve ser soldado. Só não pode deixar o soldador muito tempo encostado se não o plástico do tweeter começa a derreter.

twnaruu4.jpg

Muitos vendedores nem tem a informação que este tweeter já vem com o xover interno, tanto que o Cpl só ficou sabendo agora. Cortar em 3kHz é perigoso pois a fs é relativamente alta (2500Hz) e para torrar a bobina de um tweeter não é difícil pois a refrigeração neste tipo de driver é precária (quando não usa ferrofluído). Como o vendedor só quer saber de faturar, faz um pacotinho barato aí para empurrar os equipamentos, o tweeter já vem com xover mesmo evitando a queima e boa parte dos usuários não vai nem perceber o buraco na resposta, as duas partes acabam ficando satisfeitas.

E por favor CplNet, pare de me enviar mp. Quando eu tenho tempo eu respondo.

Postado em

hummm...

que opcao me resta entao?

Acho que eu podia tirar o capacitor do TW, e colocar outro para cortar em 4khz... nao fica tao perto do FS.. e acho que o mid chega ate 4khz, pelo menos ate perto disso...

o que me dizem?

hellmind, desculpe-me pelas PMs... nao vou enviar mais :)

Grato pela atencao de todos.

Postado em
Ae, acabei de receber um email da NAR !

E segundo a NAR o TW 5015 tem o corte em 4khz 12dB/oct.

!!!!

Esses caras estão cheirando açucar e fumando oregano, só podem. Para que o corte seja em 4kHz mesmo com este capacitor de 3,3uF o tweeter teria que ter a impedância de 12 ohms. O que colocariam eles em uma posição de mentirosos tb pois o tweeter é vendido como sendo 4 ohms.

E se for real mesmo a informação que este tweeter tem a fs de 2,5kHz (já que foi passada por eles tb) não teria um vivo por ai para contar história. Corte de primeira ordem (6dB/8ª) de 4kHz em um tweeter com fs 2,5kHz é muito baixo. Como eu disse anteriormente tem que ser no mínimo de 5kHz e de segunda ordem (12dB/8ª) para não comprometer a integridade do tweeter.

Recomendo esta literatura: http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...