Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alealves

Bob De 2ohms Marcando 2.1 (margem De Erro?)

Recommended Posts

Caros colegas,

Bom, começando, há um tempo atrás fiz uma consulta ao Sr. Julian da Soundigital a respeito do rendimento do meu som, que nao estava lá essas coisas, e ele sugeriu que eu verificasse a infra. Hoje tive a oportunidade (tempo) de fazer isso, e por curiosidade, enquanto trocava os cabos, resolvi verificar a resistencia dos subs. Para a minha surpresa, uma das bobinas marcava entre 3 e 3,4 ohms. Como tira-teima, resolvi verificar as demais, e as mesmas marcavam exatamente a mesma variação entre 3 e 3,4. O detalhe: dois subs destroyer de 2+2.

Será que eu perdi os dois subs, estourando as quatro bobinas ao mesmo tempo, ou eles foram montados errado? Os subs estao tocando. Pouco, mas estão. Alimentados por SD2300. pasmafaute

Agradeço a atenção de todos e a ajuda dos que se manifestarem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Caros colegas,

Bom, começando, há um tempo atrás fiz uma consulta ao Sr. Julian da Soundigital a respeito do rendimento do meu som, que nao estava lá essas coisas, e ele sugeriu que eu verificasse a infra. Hoje tive a oportunidade (tempo) de fazer isso, e por curiosidade, enquanto trocava os cabos, resolvi verificar a resistencia dos subs. Para a minha surpresa, uma das bobinas marcava entre 3 e 3,4 ohms. Como tira-teima, resolvi verificar as demais, e as mesmas marcavam exatamente a mesma variação entre 3 e 3,4. O detalhe: dois subs destroyer de 2+2.

Será que eu perdi os dois subs, estourando as quatro bobinas ao mesmo tempo, ou eles foram montados errado? Os subs estao tocando. Pouco, mas estão. Alimentados por SD2300. pasmafaute

Uma bobina de 4 ohms tem a resistencia geralmente em cerca de 3.6 ohms, ou seja, se a cada bobina de seu destroyer está marcando perto disso, então ele é bobina dupla de 4+4 ohms e não 2+2...

Compartilhar este post

Link para o post
Caros colegas,

Será que eu perdi os dois subs, estourando as quatro bobinas ao mesmo tempo, ou eles foram montados errado? Os subs estao tocando. Pouco, mas estão.  Alimentados por SD2300. pasmafaute

Uma bobina de 4 ohms tem a resistencia geralmente em cerca de 3.6 ohms, ou seja, se a cada bobina de seu destroyer está marcando perto disso, então ele é bobina dupla de 4+4 ohms e não 2+2...

então.. ele EH 2+2... na nota fiscal e na etiqueta do produto.. a nao ser que por dentro nao seja... eh essa uma das duvidas que eu tenho... comprei zero.. nunca foi fuçado...

Compartilhar este post

Link para o post

eu gostaria da opniao dos diletos antes de enviar o produto para manutenção...

Compartilhar este post

Link para o post
Caros colegas,

Será que eu perdi os dois subs, estourando as quatro bobinas ao mesmo tempo, ou eles foram montados errado? Os subs estao tocando. Pouco, mas estão.  Alimentados por SD2300. pasmafaute

então.. ele EH 2+2... na nota fiscal e na etiqueta do produto.. a nao ser que por dentro nao seja... eh essa uma das duvidas que eu tenho... comprei zero.. nunca foi fuçado...

não tá medindo com as bobinas em série?

Compartilhar este post

Link para o post

nao... medi as bobinas individualmente.... em série dá 5.qualquercoisa...

ESQUISITO!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

ESQUISITO!!!!!!!!!!!!!!!

se tá fechando 3.4 ohms em cada bobina ou ele é um bobina dupla de 4 ohms, ou seu multimetro está com a bateria fraca e está medindo errado.Já mediu com outro multiteste?

Compartilhar este post

Link para o post

ESQUISITO!!!!!!!!!!!!!!!

se tá fechando 3.4 ohms em cada bobina ou ele é um bobina dupla de 4 ohms, ou seu multimetro está com a bateria fraca e está medindo errado.Já mediu com outro multiteste?

Carlos,

Ainda nao fiz esse teste, mas vou providenciar. A minha duvida eh saber se essa diferença ENORME nas medições pode estar sendo causada por bobina bichada mesmo (certa feita eu li que bobinas curtadas alteram o valor da resistencia, mas o que me deixa mais cabreiro eh o fato de os subs estarem tocando... nao estao 100%, mas estao tocando......

agradeço o help....

Compartilhar este post

Link para o post

ESQUISITO!!!!!!!!!!!!!!!

Carlos,

Ainda nao fiz esse teste, mas vou providenciar. A minha duvida eh saber se essa diferença ENORME nas medições pode estar sendo causada por bobina bichada mesmo (certa feita eu li que bobinas curtadas alteram o valor da resistencia, mas o que me deixa mais cabreiro eh o fato de os subs estarem tocando... nao estao 100%, mas estao tocando......

agradeço o help....

se as bobinas estivessem bichadas por terem esquentado o verniz, teriamos algumas espiras dela em curto e a resistencia media seria menor que a RE nominal.Mas no caso a resistencia etá superior a resistencia DC nominal de cada bobina.Logo ou o instrumento de aferição está descalibrado, ou o sub foi montado com a bobina trocada.

Seu SD 2300 é 2 ohms, e você está ligando as bobinas em serie e depois cada sub em paralelo correto?

Compartilhar este post

Link para o post

ESQUISITO!!!!!!!!!!!!!!!

Carlos,

agradeço o help....

se as bobinas estivessem bichadas por terem esquentado o verniz, teriamos algumas espiras dela em curto e a resistencia media seria menor que a RE nominal.Mas no caso a resistencia etá superior a resistencia DC nominal de cada bobina.Logo ou o instrumento de aferição está descalibrado, ou o sub foi montado com a bobina trocada.

Seu SD 2300 é 2 ohms, e você está ligando as bobinas em serie e depois cada sub em paralelo correto?

exatamente! sd2300 2ohms, bobinas ligadas em série e subs em paralelo. amanha eu vou providenciar outro multimetro para nova aferição. mando noticias.

grato!

Compartilhar este post

Link para o post
já tentou entrar em contato com a bomber??

Pois eh, brother....eu preferi conversar com vcs antes.... pra ver se de repente eu naum iria estar falando besteira pros kras... mas pelo visto eu vou ter que procurar assistencia tecnica mesmo, pois eu fiz novas medições com outro multimetro e apresentaram praticamente os mesmos valores...

valew!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Existe a possibilidade do sub ter saído com valor de bobinas erradas. Aconteceu isso recentemente com um Extreme de alguém aqui do fórum.

Compartilhar este post

Link para o post
Existe a possibilidade do sub ter saído com valor de bobinas erradas. Aconteceu isso recentemente com um Extreme de alguém aqui do fórum.

MP

Compartilhar este post

Link para o post

Srs

Email enviado à Bomber (nao sei como proceder... nao tem assistencia tecnica em brasilia...))...

"

Srs,

Recentemente adquiri um par de subwoofers modelo Destroyer de 10 polegadas, bobinas suplas de 2 ohms, no www.autoz.com.br.

Bom, após a instalação percebi que os mesmos não estao desenvolvendo nem metade do que poderiam, e pedi auxilio ao fabricande do meu amplificador (Soundigital), que me deu algumas orientações com relação à instalação (cabos, etc.). Durante essa inspeção/reinstalação, resolvi, por curiosidade e precaução, medir a resistencia equivalente dos subs após a associação das bobinas, e para minha surpresa, cada bobina marcava, separadamente, 4,3ohms. Por via das dúvidas, resolvi substituir o multimetro que estava utliizando, porem obtive as mesmas leituras.

Como a minha cidade não está coberta pela rede de assistentes indicada no site, gostaria de saber como proceder para obter o devido suporte técnio.

Antecipadamente grato.

"

Vamos ver o que que dá...

agradeço aos colaboradores... :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Srs,

Alguém aí já precisou da assistencia tecnica da Bomber? Funciona?

Compartilhar este post

Link para o post
Srs,

cara, na boa mesmo? liga na autoz e fala direto com eles q eles vao trocar seus falantes

se vc fica esperando a bomber... desencana

Compartilhar este post

Link para o post
Srs,

geralmente funciona assim... vc manda o alto falante... espera de 1 a 3 meses que eles vão reforma o seu alto falante, dai eles mandam de volta!!

pra mim isso naum eh funcionar ;/

mas vai que no teu caso eles soh troquem os subs!!

Compartilhar este post

Link para o post

po*** reformar uma mercadoria nova é cruel hein!Tem que ser trocados os subs ou no último caso,trocar o módulo.

Vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala sério!

Kra, eu espero surpreender vcs se eles me atenderem num prazo menor... pelo menos, o emai que eu enviei, nao obtive resposta ainda... mas hj eh sabado... vou aguardar....

quanto ao modulo, eu naum acredito que seja ele nao... com esse problema do sub, então... pelo menos as pendencias de cabeamento (bitola dos cabos) e bateria foram sanadas.... me surpreendeu muito o que eu descobri a respeito dos subs.....

agradeço mais uma vez....

Compartilhar este post

Link para o post
Srs,

cara, na boa mesmo? liga na autoz e fala direto com eles q eles vao trocar seus falantes

se vc fica esperando a bomber... desencana

entao... o problema eh que o autoz ja esta desobrigado de substituir o produto. o prazo DELES ja encerrou... estou na garantia bomber mesmo...

eles (autoz) sempre me atenderam muito bem, todas as vezes em que eu precisei.. inclusive eu comprei um marcador de combustivel com eles e naum estava localizando a boia compativel... os kras encomendaram pra mim... :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Já troquei bateria na Autoz fora do prazo deles tbm e mesmo assim eles me trocaram,troca uma idéia legal que acho que vc consegue,pois acho que foi um erro ao etiquetar o sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Srs, em resposta ao email que eu enviei à Bomber (na verdade eles nao responderam ao email.. eu liguei lá agorinha), o Sr. Renato (consultor técnico) me informou que as leituras que eu obtive no multimetro são realmente as leituras de uma bobina de 2ohms, visto que a aferição que eu fiz foi de resistencia, nao de impedância...

sem querer duvidar do cara... EH ISSO MESMO???

PS: quanto aos problemas de rendimento do som, ele sugeriu que eu trabalhasse com uma caixa de 30 litros para cada sub, com duto de 3' e 25cm para cada tbm.

PS2: o RodrigoCarvalho desenhou uma cx pra mim com "27 litros e 1 duto de 4" por 59,10 cm de comprimento"

pasmafautepasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só, o Renato realmente conhece muito do assunto, isso é inegável, mas isso que ele dessa vez, foi tapar o sol com a peneira!

Não tem como um falante de 2ohms ter Re superior a 2ohms, o próprio manual do produto nos mostra um Re de 1,9 ohms por bobina. A menos que o seu multi teste esteja com problemas, esse falante é bobina dupla de 4 ohms.

Qualquer falante terá uma Re menor que a sua impedância nominal, por que na impedância nominal (que é a minima impedância do falante tocando) temos a inclusão da parte imaginária da expressão, que são as reatâncias capacitivas e indutivas do falante, somadas a parte real da expressão (o Re).

Com relação a caixa, a do Renato me parece mais sensata, apenas discordando do Rodrigo, que é gente finissima, mas esse duto nesse comprimento numa caixa tão pequena, dificulta muito a construção.

bomberbn6.jpg

Edit: Inserido informações contidas no manual do produto.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Olha só, o Renato realmente conhece muito do assunto, isso é inegável, mas isso que ele dessa vez, foi tapar o sol com a peneira!

Não tem como um falante de 2ohms ter Re superior a 2ohms, o próprio manual do produto nos mostra um Re de 1,9 ohms por bobina. A menos que o seu multi teste esteja com problemas, esse falante é bobina dupla de 4 ohms.

Qualquer falante terá uma Re menor que a sua impedância nominal, por que na impedância nominal (que é a minima impedância do falante tocando) temos a inclusão da parte imaginária da expressão, que são as reatâncias capacitivas e indutivas do falante, somadas a parte real da expressão (o Re).

Com relação a caixa, a do Renato me parece mais sensata, apenas discordando do Rodrigo, que é gente finissima, mas esse duto nesse comprimento numa caixa tão pequena, dificulta muito a construção.

bomberbn6.jpg

Edit: Inserido informações contidas no manual do produto.

Abraços

Rafael

Kras,

tive uma experiencia sublime agora.

Primeiramente, sou mui grato ao Rafael por ter dedicado um pouco do seu tempo na leitura do meu topico, e outro tanto para responder ao meu relato.

Na sequencia, liguei novamente (agorinha) pra Bomber e conversei novamente com o Renato, e ele me disse que havia compreendido que a leitura que eu estava obtendo era depois da associação das bobinas, e nao individualmente, que é o que está acontecendo.

Esclarecido o mal entendido, ele me colocou em contato com a Ieda (garantia), que de pronto me indicou uma assistencia tecnica aqui em brasilia (eu nao sabia que havia e o site ainda nao informa), ou seja... metade do problema resolvido!

Agora espero que as previsoes de prazo estipuladas pelos confrades nao se concretizem!!!!

Mando notícias..

Antecipadamente grato a todos. :rever1::rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...