Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

skamum

Um Bridge Em Cada Bobina Do Sub

Recommended Posts

Postado em
Bom, como o sinal vai ser diferente, não dá pra dizer que fica ótimo, ainda pode prejudicar o sub, mas se é o jeito dá pra fazer sim!

Abraços.

nd a ver...... tenho um uxp ligado em um módulo exclusivo pra ele.... ou seja..... um bridge pra cada bobina. toca pra carai... não dá, não deu e nem vai dar problema nenhum... e olha q faço os uxp "gemer"... não tem nd de mais ligar cada bobina, um bridge.. se tiver com a impedância certa, vai fundo q vc vai como toca essa coisa.... :legal:

Pois é, adorei seus argumentos muito bem fundamentados, se amanhã cair a tensão e houver variação entre as bobinas, não precisa vir chorar a queima do UXP por que creio que saberá o motivo.

ps. Espero que tenha medido exatamente num osciloscópio cada um dos canais. :rolleyes:

Abraços.

se queimar eu mando arrumar ou compro outro, não vou vir aqui e ficar lamentando..... agora eu aposto com vc que isso não acontece...... quero q me de uma explicação lógico pra esse seu argumento.. diz alguma coisa sobre isso no manual, de que é preciso enviar a mesma tensão exata pra cada bobina pq senão ela queima? como q vc vai mandar a mesma tensão exata pra cada bobina através de uma regualção analógica de ganho no módulo?

Agora te faço outra pergunta: Por essa argumentação que vc usou, vc não concorda comigo que SEMPRE eu disse SEMPRE vc terá que funcionar as DUAS bobinas ao mesmo tempo? por que senão uma estaria com tensão e a outra não teria nd, correto.. aí entra na sua argumentação de diferença de tensão entre bobinas.... eu NÂO posso então, em HIPÓTESE ALGUMA funcionar um sub bobina dupla com uma bobina somente.. correto?

:pirou::pirou:

Cada um com seus poblema, base teorica pra vc é NÃO vai tocar pa carai... NÂO vai vai faze o sub geme......

então venha ver o meu q eu provo pra vc o q falei..... toco com uma bobina somente, toco mto forte e não queimo o sub....

auhhuahuahuahua... essa eu não tinha lido... sinto mtu mais eu vo ter que te chamar de otario se vc toca um bobina soh!!!

logico que naum queima na hora.... teria que ficar 2 horas com ele ligado recebendo uns 200 wrms pra ele queimar de cara assim (200 watts em media RMS com ruido rosa, naum eh ligar musica e fica dançando naum)... ele queima a longo prazo expertão!!!

tu fala tanda mer** que naum leu nem o manual do seu subwoofer... dah uma lida lah e ve que soh o manual do teu sub jah desfaz todas as merdas que vc tah falando!!!

otario e ignorante, pelo jeito que é aqui, acho q é vc.... venha aqui em ctba q eu toco o UXP no limite pra vc, com uma bobina só.... se ele queimar, vc vem aqui e me escracha na frente de todos aqui e me chama de ignorante e otario por não ter escutado sua sabia lição de ensino, de quem se diz um grande estudioso, talvez pos graduado e doutor em fisica e eltronica...... mas se ele não queimar, e tocar pouco, vc me arruma outro UXP pra euc olocar.. então.... tá afim??

Eu falo pq já fiz isso..... não adiante vir com teoria daqui e dali.... quero ver a pratica como é.... e a pratica eu sei como é pq já usei por mais de 1 nao meu UXP, tocando com os 200w rms em uma bobina, por ele ser 4 +4 ..... agora ta tocando um bridge pra cada uma... ta aí. firme, forte, bom e pronto pra qualquer parada e pra quebrar a cara dos manés q se acham os sabe tudo. :legal:

Postado em
Bom, como o sinal vai ser diferente, não dá pra dizer que fica ótimo, ainda pode prejudicar o sub, mas se é o jeito dá pra fazer sim!

Abraços.

nd a ver...... tenho um uxp ligado em um módulo exclusivo pra ele.... ou seja..... um bridge pra cada bobina. toca pra carai... não dá, não deu e nem vai dar problema nenhum... e olha q faço os uxp "gemer"... não tem nd de mais ligar cada bobina, um bridge.. se tiver com a impedância certa, vai fundo q vc vai como toca essa coisa.... :legal:

Pois é, adorei seus argumentos muito bem fundamentados, se amanhã cair a tensão e houver variação entre as bobinas, não precisa vir chorar a queima do UXP por que creio que saberá o motivo.

ps. Espero que tenha medido exatamente num osciloscópio cada um dos canais. :rolleyes:

Abraços.

se queimar eu mando arrumar ou compro outro, não vou vir aqui e ficar lamentando..... agora eu aposto com vc que isso não acontece...... quero q me de uma explicação lógico pra esse seu argumento.. diz alguma coisa sobre isso no manual, de que é preciso enviar a mesma tensão exata pra cada bobina pq senão ela queima? como q vc vai mandar a mesma tensão exata pra cada bobina através de uma regualção analógica de ganho no módulo?

Agora te faço outra pergunta: Por essa argumentação que vc usou, vc não concorda comigo que SEMPRE eu disse SEMPRE vc terá que funcionar as DUAS bobinas ao mesmo tempo? por que senão uma estaria com tensão e a outra não teria nd, correto.. aí entra na sua argumentação de diferença de tensão entre bobinas.... eu NÂO posso então, em HIPÓTESE ALGUMA funcionar um sub bobina dupla com uma bobina somente.. correto?

:pirou::pirou:

Cada um com seus poblema, base teorica pra vc é NÃO vai tocar pa carai... NÂO vai vai faze o sub geme......

então venha ver o meu q eu provo pra vc o q falei..... toco com uma bobina somente, toco mto forte e não queimo o sub....

auhhuahuahuahua... essa eu não tinha lido... sinto mtu mais eu vo ter que te chamar de otario se vc toca um bobina soh!!!

logico que naum queima na hora.... teria que ficar 2 horas com ele ligado recebendo uns 200 wrms pra ele queimar de cara assim (200 watts em media RMS com ruido rosa, naum eh ligar musica e fica dançando naum)... ele queima a longo prazo expertão!!!

tu fala tanda mer** que naum leu nem o manual do seu subwoofer... dah uma lida lah e ve que soh o manual do teu sub jah desfaz todas as merdas que vc tah falando!!!

otario e ignorante, pelo jeito que é aqui, acho q é vc.... venha aqui em ctba q eu toco o UXP no limite pra vc, com uma bobina só.... se ele queimar, vc vem aqui e me escracha na frente de todos aqui e me chama de ignorante e otario por não ter escutado sua sabia lição de ensino, de quem se diz um grande estudioso, talvez pos graduado e doutor em fisica e eltronica...... mas se ele não queimar, e tocar pouco, vc me arruma outro UXP pra euc olocar.. então.... tá afim??

Eu falo pq já fiz isso..... não adiante vir com teoria daqui e dali.... quero ver a pratica como é.... e a pratica eu sei como é pq já usei por mais de 1 nao meu UXP, tocando com os 200w rms em uma bobina, por ele ser 4 +4 ..... agora ta tocando um bridge pra cada uma... ta aí. firme, forte, bom e pronto pra qualquer parada e pra quebrar a cara dos manés q se acham os sabe tudo. :legal:

encerro por aqui minha humilde participação neste tópico e deixo cada um com suas terorias doutorísticas fisicolísticas eletronica, e continuo com a minha pequena teoria de um estudante de física q mal estudou até o 3º ano (assim dizem...) []-[]

Postado em

usei essa sua ideia bastante tempo um 9.8 4 canais empurrando um bombastic cada bridge em uma bobina...e nada d+ só troquei o setup pq tava passando fome se rendesse td estaria ate hj com isso...vai fundo

Postado em

primeiro... por favor galera... manera ae os QUOTES q as vezes fica fo** de ler

segundo...eu acho q o sub keima se for bomber...

e outra se o sub keimasse , ligando soh uma das bobinas... entao o meu era pra te keimado

pq qndu eu era menor.... tinha som 1 sub bob dupla e um SWT1600 "soundreams" 2 duplo canal mono. e sempre q eu dava um cavalo de pau soltava um fio

e soh percebia q tinha algo errado qndu sentia o grave fraco.

isso aconteceu umas 438 vezes.... e nunca keimo meu sub.

Postado em

Nossa a moçada aqui é muito estressada!!!!

Quero agradecer a boa vontade dos que realmente estiveram afim de ajudar, valeu!!! :legal:

Não sabei que uma simples pergunta ia gerar tanto problema, gostaria que um moderador fechasse o post, pq acho que o Fórum existe para ajudar e não para ficar trocando ofensas. Acredito que... ahhhhh....deixa pra lá!!!

Postado em
deixo cada um com suas terorias doutorísticas fisicolísticas eletronica, e continuo com a minha pequena teoria de um estudante de física q mal estudou até o 3º ano (assim dizem...)

Tipico de quem não estudou e acha que o que importa é a prática..... pq não aprendeu a teoria...

Postado em
Tipico de quem não estudou e acha que o que importa é a prática..... pq não aprendeu a teoria...

e mais fácil vc ficar se iludindo com as teorias e não viver a pratica, do que eu não saber teoria e acreditar na pratica... a teoria nem sempre é correta...

Postado em

outra coisa meu nobre participante....

se a pratica não vale tanto assim, pq o pessoal no forum sempre questiona a qualidade de terminados equipamentos, dizendo que as especificações "não valem nd" e o q importa é escutar? :legal:

A questão aqui não é gerar intriga com ninguém.... mas o pessoal vem apavorando.... um vem dizendo que vc não sabe nd... outro diz q vc é ignorante e otário.... aí tem q apelar mesmo....

eu falo o que eu já comprovei, e não o que "escutei falar"..... pra mim, o sub funciona em bridge cada bobina sem problemas, sempre funcionou, assim como já ficou funcionando por mto tempo com uma bobina somente tocando em potência máxima. resultado: nd.....

agora, a galera vem falar que não pq não sei oq ..... q vc não aprendeu fisica...

até agora ninguém colocou uma TEORIA lógica aqui...

acredito q SE houvesse algum problema, o próprio fabricante alertaria sobre a possibilidade de dano ou queima do sub em caso de funcionamento com somente uma bobina ou uma bobina em cada canal..... não venha me dizer q isso é pra acontecer e q depois eles vendem mais...

se acontece comigo de queimar dessa forma, vou atrás de indenização pq não foi especificado a "ERRADA" de funcionamento... :legal:

Sem mais....... é isso aí

Postado em
outra coisa meu nobre participante....

se a pratica não vale tanto assim, pq o pessoal no forum sempre questiona a qualidade de terminados equipamentos, dizendo que as especificações "não valem nd" e o q importa é escutar? :legal:

A questão aqui não é gerar intriga com ninguém.... mas o pessoal vem apavorando.... um vem dizendo que vc não sabe nd... outro diz q vc é ignorante e otário.... aí tem q apelar mesmo....

eu falo o que eu já comprovei, e não o que "escutei falar"..... pra mim, o sub funciona em bridge cada bobina sem problemas, sempre funcionou, assim como já ficou funcionando por mto tempo com uma bobina somente tocando em potência máxima. resultado: nd.....

agora, a galera vem falar que não pq não sei oq ..... q vc não aprendeu fisica...

até agora ninguém colocou uma TEORIA lógica aqui...

acredito q SE houvesse algum problema, o próprio fabricante alertaria sobre a possibilidade de dano ou queima do sub em caso de funcionamento com somente uma bobina ou uma bobina em cada canal..... não venha me dizer q isso é pra acontecer e q depois eles vendem mais...

se acontece comigo de queimar dessa forma, vou atrás de indenização pq não foi especificado a "ERRADA" de funcionamento... :legal:

Sem mais....... é isso aí

Na prática um cara esses tempos injetou óleo de cozinha nas pernas e ficou bombadão!! Pena que depois de 3 meses teve que amputar ambas, mas sei lá... :vts

Abraços.

Postado em
e mais fácil vc ficar se iludindo com as teorias e não viver a pratica, do que eu não saber teoria e acreditar na pratica... a teoria nem sempre é correta...

para isso vai uma resposta que lembro até hoje do muriloalvares em um forum da meca (isso em 2002)

e desde então tomo por mim

"se a pratica está dando diferente da teoria, pode ter certeza que vc está aplicando a teoria erroneamente, ou não está aplicando teoria nenhuma"

basta conhecer um pouco de fisica ( ah esqueci, vc é estudante de 3o. ano) e o principio de funcionamento de um falante que vc saberá muito bem o que pode acontecer com um falante de bobina dupla e cada bobina tocando sinais diferentes

se vc ainda não desecou um sub de bobina dupla... saiba que esta bobina dupla na verdade é apenas uma, são dois enrolamentos de cobres em um unico corpo.

se uma bobina recebe um sinal diferente, numa voltagem diferente, numa freequencia diferente, numa polaridade diferente da de outro, o que vc acha que iria acontecer????

pode acontecer de tudo (tudo que o murilo disse) mas tocar como deveria com certeza não...

sinal igual, frequencia igual, voltagem igual, potencia igual, simples...

um exemplo bem chulo??? pegue dois carros... na traseira de um amarre o seu braço esquerdo e na traseira do outro amarre o seu braço direito... e fala para ambos irem em direções oposta....

simples assim.

Postado em

mais em todo caso... estamos discutindo "ligar uma bobina apenas" ow ligar as 2 com 2 amps

amarre seu braço num carro e seu outro braço no outro carro... se um carro andar puxando o outro por um reboke... os 2 vao andar... nao vao?

Postado em
mais em todo caso... estamos discutindo "ligar uma bobina apenas" ow ligar as 2 com 2 amps

amarre seu braço num carro e seu outro braço no outro carro... se um carro andar puxando o outro por um reboke... os 2 vao andar... nao vao?

Um Bridge Em Cada Bobina Do Sub, Uns falam que pode outros que não pode

um bridge em cada bobina...

ou um amplificador em cada bobina tambem, vai dar na mesma...

agora... sei la tuduff.... e se o outro tiver com o freio de mão puxado? :rolleyes:

Postado em
encerro por aqui minha humilde participação neste tópico e deixo cada um com suas terorias doutorísticas fisicolísticas eletronica, e continuo com a minha pequena teoria de um estudante de física q mal estudou até o 3º ano (assim dizem...) []-[]

foi mal... esqueci de citar portugues tb!! frase com duplo sentido... tem gente achando que vc tah no terceiro ano de Fisica (gradução)... até parece!!

o pessoal do forum que me desculpe, mas um cara desses merece um pouco do meu extress... sempre que aparece uns caras assim eu me extresso mesmo, não tem jeito!!

vamos lembrar aqui que os testes (pratica) que deram origem a teoria!! a teoria nunca disse que o sub não irá tocar se ligar somente uma parte da bobina.. ela diz que a vida util sera reduzida e que o sub não tocará 100% isso eh um fato...

e eh como o nosso amigo acima citou o muriloalvares... se vc acha que a teoria não está batendo a pratica, de duas uma, ou acontece o que ele citou, ou meus parabens: vc eh o novo Eisten!!

agora pagar caro em um subwoofer e deixar ele tocando meia boca, ai vai de cada brasileiro, isso já se torna normal na nossa sociedade (fazer coisas meia boca)... unica coisa que eu espero eh que esse normal ainda fique longe do forum por seculos... aqui somos pessoas civilizadas e inteligentes, representamos bem menos de 1% da população brasileira... temos noção de quanto vale cada Real que saiu do nosso bolso, por isso queremos usufruir de cada centavo da melhor maneira possivel!!

Postado em
foi mal... esqueci de citar portugues tb!! frase com duplo sentido... tem gente achando que vc tah no terceiro ano de Fisica (gradução)... até parece!!

o pessoal do forum que me desculpe, mas um cara desses merece um pouco do meu extress... sempre que aparece uns caras assim eu me extresso mesmo, não tem jeito!!

vamos lembrar aqui que os testes (pratica) que deram origem a teoria!! a teoria nunca disse que o sub não irá tocar se ligar somente uma parte da bobina.. ela diz que a vida util sera reduzida e que o sub não tocará 100% isso eh um fato...

e eh como o nosso amigo acima citou o muriloalvares... se vc acha que a teoria não está batendo a pratica, de duas uma, ou acontece o que ele citou, ou meus parabens: vc eh o novo Eisten!!

agora pagar caro em um subwoofer e deixar ele tocando meia boca, ai vai de cada brasileiro, isso já se torna normal na nossa sociedade (fazer coisas meia boca)... unica coisa que eu espero eh que esse normal ainda fique longe do forum por seculos... aqui somos pessoas civilizadas e inteligentes, representamos bem menos de 1% da população brasileira... temos noção de quanto vale cada Real que saiu do nosso bolso, por isso queremos usufruir de cada centavo da melhor maneira possivel!!

[-]:rever1:pasmafaute

Po..... eu q digo foi mal aí.... mal acabei o primeiro garu.... fiquei sentido agora em vc citar q está entre 1% da população que é civilizada e inteleigente e deixar eu e outros por aí fora desse percentual. td bem faz parte... já pensou em ser Professor e passar todo esse conhecimento, que apenas 1% da população tem, para outros??? Quem sabe, com pessoas como vc, outros possam fazer parte desse número e quem sabe assim, aumentarmos isso..... Não seria maravilhoso? Vc não pensa em fazer boas ações para seu próximo? Reflita a respeito....

um dia, quem sabe, eu estude, estude, estude e chegue ao seu grandioso e intelecto nível de conhecimento..... me desculpe por falar tanta bobagem aí atrás..... perdão... não faço mais isso....

RESPOSTA DA BRAVOX A RESPEITO DA PERGUNTA:

Boa Tarde!

Obrigado por escolher a Bravox.

Pode ligar dessa forma sem problemas, casando a impedância e potência não tem problemas, as bobinas podem ser ligadas individualmente, ou em série ou então em paralelo.

Agradecemos a preferência e estamos sempre prontos para ajuda-lo.

Atenciosamente,

Osiel Cardoso Nunes

Deptº Técnico

BRAVOX

Postado em

[-]:rever1:pasmafaute

Po..... eu q digo foi mal aí.... mal acabei o primeiro garu.... fiquei sentido agora em vc citar q está entre 1% da população que é civilizada e inteleigente e deixar eu e outros por aí fora desse percentual. td bem faz parte... já pensou em ser Professor e passar todo esse conhecimento, que apenas 1% da população tem, para outros??? Quem sabe, com pessoas como vc, outros possam fazer parte desse número e quem sabe assim, aumentarmos isso..... Não seria maravilhoso? Vc não pensa em fazer boas ações para seu próximo? Reflita a respeito....

um dia, quem sabe, eu estude, estude, estude e chegue ao seu grandioso e intelecto nível de conhecimento..... me desculpe por falar tanta bobagem aí atrás..... perdão... não faço mais isso....

RESPOSTA DA BRAVOX A RESPEITO DA PERGUNTA:

Boa Tarde!

Obrigado por escolher a Bravox.

Pode ligar dessa forma sem problemas, casando a impedância e potência não tem problemas, as bobinas podem ser ligadas individualmente, ou em série ou então em paralelo.

Agradecemos a preferência e estamos sempre prontos para ajuda-lo.

Atenciosamente,

Osiel Cardoso Nunes

Deptº Técnico

BRAVOX

e quem esta te dizendo que nãoào dá?

dá, deu e sempre dará, mas tem certas coisas que vc não observou que tem que levar em consideração, só isso.

quer fazer um teste?????

seu sub esta na garantia ainda ne? se tiver... vamos fazer um teste?

em um brige do amplificador (ligado em uma bobina) faça um corte de 40hz LP e no ourto bridge... inverta a polaridade e coloque um corte de 100Hz LP, ou nem inverta a polaridade... corte uma bobina em uma frequencia e a outra em uma outra e vê o que acontece...

queimar nào vai...mas que vai tocar bem estranho... com certeza.

se queimar leve para a garantia com este email da bravox que eles ~serão obrigados a te cobrir.

Postado em
Já vi muito sistema ligado desta forma.... Mas nunca algum que tivesse dado algum problema.

Eu não recomendo. :legal:

isso não eh dificil... eh soh busca na rede de assistencia tecnica do seu estado, pode ser uma Selenium ou Bravox... dah uma conversada com o assitente que ele com ctza vai ter o prazer te mostrar a pilha de ferro velho do mes e te explica como cada um apareceu por ali!!

vira e mexe eu apareço no assistente Selenium daqui :D o cara tem um lixo que eh meu sonho!!! altos Extreme, bass, WPU, jogado lah, tudo regaçado, moh na cara que foi mal uso!! jah tentei pegar alguns pra reformar, mas eles naum dexam, meu veioh (representante) fala que cada um daqueles que estão ali se entrarem de novo no mercado eh um novo a menos que sai da fabrica!! ;/ pensa como eu fico de cara... e gente passando fome de sub por ai :P

Postado em

Acredito então que o discurso é outro!!!!

Dá pra fazer mas não é recomendado!!!!

Agora eu não acho que vá ocorrer tanto problema assim se eu pegar um amp (por exemplo um Hurricane 4.120) e fazer este tipo de ligação...acredito que NÂO É POSSÍVEL que o dois bridges tenham tanta variação assim, ou estou errado?

(não estou discordando de vcs, estou apenas interpretando o que já foi escrito até agora)

Agora.... JAMAIS faria uma ligação destas com amps diferentes pegando um bridge de cada, como já falaram, e muito menos deixar de regular os dois canais, aí sim eu concordo que existe toda esta variação entre os canais.

Outra coisa... como então eu resolveria este problema com um Sub de uns "varios" rms?

Teria que comprar um amp de 1 ou 2 canais com toda esta potência?

E olha que nem vou entrar no mérito que já andei lendo por aí que é recomendado um amp com potência bem maior que o falante, mas isso é outra coisa!!!! (vi um post que fala de dimensionamento de amp)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...