Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

leonardosanti

Impedancia De Cornetas E Tweeter

Recommended Posts

Olá pessoal, sou novo nessa área e queria aprender muito. Ja estou com uma duvida, é verdade que não da pra associar uma corneta com outra ou com um tweeter, tipo a corneta é 8 ohms, se eu ligar em paralelo com outra vai cair pra 4 ohms? estou querendo colocar 4 em meu carro associadas com 2 tweeter e essa é minha duvida. Birgado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal, sou novo nessa área e queria aprender muito. Ja estou com uma duvida, é verdade que não da pra associar uma corneta com outra ou com um tweeter, tipo a corneta é 8 ohms, se eu ligar em paralelo com outra vai cair pra 4 ohms? estou querendo colocar 4 em meu carro associadas com 2 tweeter e essa é minha duvida. Birgado a todos.

Dúvidas como essa são comuns.

 

De forma genérica:

 

1 - Cada falante tem uma faixa ótima para atuar.

 

2 - Faixa ótima significa dizer que ele deve "trabalhar" melhor.

 

3 - Cada um deve atuar na sua faixa, ou seja, o ideal é que um falante não atue na faixa do outro. Por isso é que precisamos de algo chamado divisor de frequência. Leia a respeito.

 

4 - Poderíamos até termos 10 tipos de falantes (vias) no mesmo sistema, mas se eles atuarem em faixas distintas, é como se tivéssemos um único tipo de falante. Então a regra de associações é válida para a quantidade de falantes envolvidos.

 

5 - Em função da impedância resultante (obtido da forma em que os mesmo forem associados), nunca devemos ultrapassar a impedância no qual o amplificador é estável, ou seja, a impedância mínima para cada tipo de ligação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dúvidas como essa são comuns.

 

De forma genérica:

 

1 - Cada falante tem uma faixa ótima para atuar.

 

2 - Faixa ótima significa dizer que ele deve "trabalhar" melhor.

 

3 - Cada um deve atuar na sua faixa, ou seja, o ideal é que um falante não atue na faixa do outro. Por isso é que precisamos de algo chamado divisor de frequência. Leia a respeito.

 

4 - Poderíamos até termos 10 tipos de falantes (vias) no mesmo sistema, mas se eles atuarem em faixas distintas, é como se tivéssemos um único tipo de falante. Então a regra de associações é válida para a quantidade de falantes envolvidos.

 

5 - Em função da impedância resultante (obtido da forma em que os mesmo forem associados), nunca devemos ultrapassar a impedância no qual o amplificador é estável, ou seja, a impedância mínima para cada tipo de ligação.

Valeu pela explicação, ainda tenho um pouco de duvidas tipo: se ligar 2 cornetas em paralelo vou ter 4 Ohms e se eu ligar uma corneta com um tweeter em paralelo ambem vou ter 4 Ohms?

Como devo ligar então 4 cornetas e 2 tweeter em um módulo? Devo ligar tudo em paralelo? Devo usar capacitor? Desculpe tantas perguntas, mas sou um pouco leigo.

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dúvidas como essa são comuns.

 

De forma genérica:

 

1 - Cada falante tem uma faixa ótima para atuar.

 

2 - Faixa ótima significa dizer que ele deve "trabalhar" melhor.

 

3 - Cada um deve atuar na sua faixa, ou seja, o ideal é que um falante não atue na faixa do outro. Por isso é que precisamos de algo chamado divisor de frequência. Leia a respeito

 

4 - Poderíamos até termos 10 tipos de falantes (vias) no mesmo sistema, mas se eles atuarem em faixas distintas, é como se tivéssemos um único tipo de falante. Então a regra de associações é válida para a quantidade de falantes envolvidos.

 

5 - Em função da impedância resultante (obtido da forma em que os mesmo forem associados), nunca devemos ultrapassar a impedância no qual o amplificador é estável, ou seja, a impedância mínima para cada tipo de ligação.

Valeu pela explicação, ainda tenho um pouco de duvidas tipo: se ligar 2 cornetas em paralelo vou ter 4 Ohms e se eu ligar uma corneta com um tweeter em paralelo ambem vou ter 4 Ohms?

Como devo ligar então 4 cornetas e 2 tweeter em um módulo? Devo ligar tudo em paralelo? Devo usar capacitor? Desculpe tantas perguntas, mas sou um pouco leigo.

Obrigado

Olha cara, não é recomendável ligar em paralelo coisas com parâmetros totalmente diferentes, como no seu caso, uma corneta e um tweeter. Já que é no mesmo módulo, deve-se ligar um paralelo das cornetas e outro dos tweeter. Você vai ligar em bridge? Se sim, e caso for um módulo de 4 canais, ficam 2 canais para os tweeters e 2 para as cornetas, ligando em paralelo as cornetas entre si, e os tweeters entre si!

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Como devo ligar então 4 cornetas e 2 tweeter em um módulo? Devo ligar tudo em paralelo? Devo usar capacitor? Desculpe tantas perguntas, mas sou um pouco leigo."

 

A melhor forma de ligar, vai depender do amplificador que tiver disponibilizando para esses falantes e o tipo de crossover que quer utilizar. Fui claro?

 

Se você quer usar um Cross Ativo e um amplificador de 04 canais e se ele for estável a 02 ohms, então, usando 02 canais eu ligaria os Drivers e nos outros 02 canais eu ligaria os STW.

 

Se você tiver um amplificador de 02 canais ou só pode disponibilizar 02 canais e se ele for estável a 02 ohms, você só poderá utililizar divisor passivo e de 02 vias, porque uma via será usada no Driver e a outra via nos STW. Cada um atuando na sua faixa. Não é isso que eu falei no meu comentário anterior?

 

Claro que o amplificador de 04 canais é muito mais versátil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, mas ainda tenho duvidas:

 

1º se ligar 4 cornetas em paralelo vou ficar com 2 Ohms ou nada muda?

2º vou precisar usar algum capacitor nessas cornetas ou posso usar apenas o corte HI PASS do modulo? (POWER ONE)

3º se for usar o corte no modulo como devo deixar este corte e se for usar capacitor , qual devo usar?

4º se eu quiser ligar 1 corneta em paralelo com a tweeter vai dar problema? Ficaria em 2 Ohms.

Desculpem pela ignorancia, mas to lendo diariamente informações no site pra aprender tudo diretitnho, conto com a ajuda de vcs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Obrigado pelas respostas, mas ainda tenho duvidas:

 

1º se ligar 4 cornetas em paralelo vou ficar com 2 Ohms ou nada muda?

 

Foelhogomes: Fica 02 ohms.

 

2º vou precisar usar algum capacitor nessas cornetas ou posso usar apenas o corte HI PASS do modulo? (POWER ONE)

 

Foelhogomes: Tem de usar o divisor adequado para esse tipo de falante. Capacitor faz a divisão de frequência, mas não é o mais indicado. (Leia a respeito sobre divisores e verá que eles tem ordem. Quanto maior a ordem melhor será a qualidade).

 

Outra coisa. Não precisaria, só se HP do Power One, pudesse fazer o corte no valor recomendado para os Drivers e se você disponibilizar esse(s) canal(is), somente para esses falantes.

 

3º se for usar o corte no modulo como devo deixar este corte e se for usar capacitor , qual devo usar?

 

Foelhogomes: Teria que saber dos demais falantes que vai usar no sistema. qualquer opinião pode ser precipitada, pois pode não ser o seu caso. Você tem várias opções. Dependendo da situação, você poderia providenciar um Divisor de 02 vias ou 03 e ele se encarrega de resolver o problema.

 

4º se eu quiser ligar 1 corneta em paralelo com a tweeter vai dar problema? Ficaria em 2 Ohms.

 

Foelhogomes: Como disse acima. Cada macaco no seu galho.

 

Desculpem pela ignorancia, mas to lendo diariamente informações no site pra aprender tudo diretitnho, conto com a ajuda de vcs.

 

Foelhogomes: Acho que você deve dizer exatamente o que tem, indicando equipamentos, player, amplificador, falantes e se pretende comprar algo mais. A partir daí a gente pode sugerir alguma coisa, pois sugerir no escuro fica meio complicado.

 

Repostas a seguir!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Obrigado pelas respostas, mas ainda tenho duvidas:

 

1º se ligar 4 cornetas em paralelo vou ficar com 2 Ohms ou nada muda?

 

Foelhogomes: Fica 02 ohms.

 

2º vou precisar usar algum capacitor nessas cornetas ou posso usar apenas o corte HI PASS do modulo? (POWER ONE)

 

Foelhogomes: Tem de usar o divisor adequado para esse tipo de falante. Capacitor faz a divisão de frequência, mas não é o mais indicado. (Leia a respeito sobre divisores e verá que eles tem ordem. Quanto maior a ordem melhor será a qualidade). 

 

Outra coisa. Não precisaria, só se HP do Power One, pudesse fazer o corte no valor recomendado para os Drivers e se você disponibilizar esse(s) canal(is), somente para esses falantes. 

 

3º se for usar o corte no modulo como devo deixar este corte e se for usar capacitor , qual devo usar?

 

Foelhogomes: Teria que saber dos demais falantes que vai usar no sistema. qualquer opinião pode ser precipitada, pois pode não ser o seu caso. Você tem várias opções. Dependendo da situação, você poderia  providenciar um Divisor de 02 vias ou 03  e ele se encarrega de resolver o problema.

 

4º se eu quiser ligar 1 corneta em paralelo com a tweeter vai dar problema? Ficaria em 2 Ohms.

 

Foelhogomes:  Como disse acima. Cada macaco no seu galho.

 

Desculpem pela ignorancia, mas to lendo diariamente informações no site pra aprender tudo diretitnho, conto com a ajuda de vcs.

 

Foelhogomes: Acho que você deve dizer exatamente o que tem, indicando equipamentos, player, amplificador, falantes e se pretende comprar algo mais. A partir daí a gente pode sugerir alguma coisa, pois sugerir no escuro fica meio complicado.

 

Repostas a seguir!

Cara, brigadão mesmo, na verdade vou dizer o que ja tenho pois um amigo meu me pediu pra ajudar a montar o som dele e fiquei na vontade de melhorar o meu, na verdade vou explicar os detalhes e se vcs puderem me ajudar como devo proceder eu agradeceria.

 

MEU SOM:

Player Pioneer 3 pares de RCA

Amplificador: Power One

Grave: Bicho papão 12" bb dupla de 4 ohms ligado em paralelo 2" Ohms na bridge do pone, esquenta um pouco mas ja ta la a mais de 2 anos sem problemas e tocando absurdo.

Canal 1 e 2: 1 6x9 em cada canal. (4 Ohms)

 

Então particularmente gostaria de colocar uma corneta e um tweeter, so pra quando abrir a mala. Mas não sei como devo ligar isso, gostaria da opinião de vcs.

 

 

 

SOM DE MEU AMIGO:

Player Pioneer 3 pares RCA

Grave: 2 cara preta pioneer 12".

Agudo: 4 cornetas e 2 tweeter.

Médio: 1 par de 6x9 e 1 par de 6x6.

Amplificador: Estamos na duvida, pensamos em 1 power one e 1 roadstar digital RS 1200. O que acham? falta mais alguma coisa? como devo ligar tudo isso?

 

Mais uma vez agradeço por antecipação a ajuda de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MEU SOM:

Player Pioneer 3 pares de RCA

Amplificador: Power One

Grave: Bicho papão 12" bb dupla de 4 ohms ligado em paralelo 2" Ohms na bridge do pone, esquenta um pouco mas ja ta la a mais de 2 anos sem problemas e tocando absurdo.

Canal 1 e 2: 1 6x9 em cada canal. (4 Ohms)

 

Então particularmente gostaria de colocar uma corneta e um tweeter, so pra quando abrir a mala. Mas não sei como devo ligar isso, gostaria da opinião de vcs.

 

 

 

SOM DE MEU AMIGO:

Player Pioneer 3 pares RCA

Grave: 2 cara preta pioneer 12".

Agudo: 4 cornetas e 2 tweeter.

Médio: 1 par de 6x9 e 1 par de 6x6.

Amplificador: Estamos na duvida, pensamos em 1 power one e 1 roadstar digital RS 1200. O que acham? falta mais alguma coisa? como devo ligar tudo isso?

 

Mais uma vez agradeço por antecipação a ajuda de todos.

bom, no seu som existe algumas possibilidades (1que foram as primeiras a me vir a mente).

 

1 - ligar 1 corneta com 1 6x9 em um canal, 1 Super tweeter com 1 6x9 em outro canal

 

Obs. A divisão de potencia ficaria cerca de 75% pro 6x9 e 25% pra corneta (ou ST) e se não me engano, resultaria em 2.6 ohms.

 

Obs2. Como o 6x9 ja possui alguns tweeters encima (alguns possuem até d+), eu penso que o uso de Super tweeter seria dispensavel no seu caso, visto que a unica coisa que vc quer é umpouco mais de"vóz" quando abrir a mala, então minha sugestão seria substituir o ST por outra corneta e ligar da seguinte forma: Ligue os 6x9 em série, resultando 8 ohms, depois ligua tudo em paralelo (as 2 cornetas e o 6x9) e mete na bridge do Power one. Não se esqueça de colocar capacitor nas cornetas. Vc vai perder a definição de direita~esquerda, porem vai ficar com um berrero fortinho (recomendo usar as Selenium D-250, tem um timbre muito bom, ou as D-250x que são mais comuns e caras). Para a definição de direita esquerda fica os auto falantes da porta que vc aproveita quando ta dentro do carro..com a mala aberta, a bagunça ta feita..

 

 

 

Para o som do seu amigo, deixe o 1200d para os cara preta, no power one existem formas de se ligar.

 

1 - ligando 2 drives + 1 st por canal (utilizando 2 canais ao total), depois ligando 1 6x9 e 1 6x6 em cada um dos dois canais restantes..

 

2 - Ligando os 4 drives na bridge do power one, nos 2 canais restantes ligando 1 6x9 e 1 st por canal. Os 6x6 ligue no player..(recomendo assim)

 

enfim, existe uma infinidade de modos de se ligar tudo isso, eu só dei algumas idéias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MEU SOM:

Player Pioneer 3 pares de RCA

Amplificador: Power One

Grave: Bicho papão 12" bb dupla de 4 ohms ligado em paralelo 2" Ohms na bridge do pone, esquenta um pouco mas ja ta la a mais de 2 anos sem problemas e tocando absurdo.

Canal 1 e 2: 1 6x9 em cada canal. (4 Ohms)

 

Então particularmente gostaria de colocar uma corneta e um tweeter, so pra quando abrir a mala. Mas não sei como devo ligar isso, gostaria da opinião de vcs.

 

 

 

SOM DE MEU AMIGO:

Player Pioneer 3 pares RCA

Grave: 2 cara preta pioneer 12".

Agudo: 4 cornetas e 2 tweeter.

Médio: 1 par de 6x9 e 1 par de 6x6.

Amplificador: Estamos na duvida, pensamos em 1 power one e 1 roadstar digital RS 1200. O que acham? falta mais alguma coisa? como devo ligar tudo isso?

 

Mais uma vez agradeço por antecipação a ajuda de todos.

bom, no seu som existe algumas possibilidades (1que foram as primeiras a me vir a mente).

 

1 - ligar 1 corneta com 1 6x9 em um canal, 1 Super tweeter com 1 6x9 em outro canal

 

Obs. A divisão de potencia ficaria cerca de 75% pro 6x9 e 25% pra corneta (ou ST) e se não me engano, resultaria em 2.6 ohms.

 

Obs2. Como o 6x9 ja possui alguns tweeters encima (alguns possuem até d+), eu penso que o uso de Super tweeter seria dispensavel no seu caso, visto que a unica coisa que vc quer é umpouco mais de"vóz" quando abrir a mala, então minha sugestão seria substituir o ST por outra corneta e ligar da seguinte forma: Ligue os 6x9 em série, resultando 8 ohms, depois ligua tudo em paralelo (as 2 cornetas e o 6x9) e mete na bridge do Power one. Não se esqueça de colocar capacitor nas cornetas. Vc vai perder a definição de direita~esquerda, porem vai ficar com um berrero fortinho (recomendo usar as Selenium D-250, tem um timbre muito bom, ou as D-250x que são mais comuns e caras). Para a definição de direita esquerda fica os auto falantes da porta que vc aproveita quando ta dentro do carro..com a mala aberta, a bagunça ta feita..

 

 

 

Para o som do seu amigo, deixe o 1200d para os cara preta, no power one existem formas de se ligar.

 

1 - ligando 2 drives + 1 st por canal (utilizando 2 canais ao total), depois ligando 1 6x9 e 1 6x6 em cada um dos dois canais restantes..

 

2 - Ligando os 4 drives na bridge do power one, nos 2 canais restantes ligando 1 6x9 e 1 st por canal. Os 6x6 ligue no player..(recomendo assim)

 

enfim, existe uma infinidade de modos de se ligar tudo isso, eu só dei algumas idéias.

Valeu Briagadão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...