Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Daniel Cavalcante

Terminais, é Preciso Usá-los? Opinem...

Recommended Posts

Olá amigos, estou em fase de finalização da montagem do meu sistema, e estou na dúvida sobre a necessidade de uso dos terminais.

No meu caso, já soldei os cabos diretamente nos falantes e nos tweeters. No sub, o UXP tem uma conexão por pressão e não foi preciso fazer solda.

Agora, quanto conectar os cabos dos falantes ao AMPLIFICADOR e aos CROSSOVERS, é preciso usar terminais?

Uso cabo de 2,5mm para os falantes e 4mm para o sub. Fiz um teste conectando-os diretamente aos boners dos crossovers e amplificador, apertei bem, e não gerou ruídos.

Então pergunto: é realmente preciso usar terminais, como o do tipo garfo? É dispensável? Ou necessário em casos específicos (quais)?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Particularmente prefiro estanhar a ponta dos fios, e prende-las no amplificador.

Parabéns pela sua iniciativa de soldar os fios aos falantes, poucos dão importância para isso, principalmente os Instaladô [o_] .

se vc quiser usar terminais, procure algum de boa qualidade, e não se esqueça de solda-los.

Estanhe tb todas as pontas dos cabos de energia.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

a vantagem de usar termianis é a praticidade e a qualidade de toda a instalação, que fica bem mais pratica, bonita e com qualidade.

sobre estranhar a ponta dos fios e depois colocar nos conectores, não sei ao certo, a vantagem é que não cria "zinabre", as vezes aparecem, sei la pq, mais na minha opinião (pelo pouco que sei) não é bom não, pq vc estaria prendendo o conector sobre uma "solda fria" e a passagem de carga não seria 100% efetiva.

to certo ou falando besteira?

Compartilhar este post

Link para o post
a vantagem de usar termianis é a praticidade e a qualidade de toda a instalação, que fica bem mais pratica, bonita e com qualidade.

sobre estranhar a ponta dos fios e depois colocar nos conectores, não sei ao certo, a vantagem é que não cria "zinabre", as vezes aparecem, sei la pq, mais na minha opinião (pelo pouco que sei) não é bom não, pq vc estaria prendendo o conector sobre uma "solda fria" e a passagem de carga não seria 100% efetiva.

Eu também prefiro usar conectores, no meu som ta tudo com conector.

Agora, prefiro colocar o fio nú do que estanhá-lo, pois é muito mais fácil dar mau contato no fio estanhado.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual seu módulo?

Se os terminais dele forem (não sei o nome) tipo um buraco com um parafuso "allem" em cima pra aperto, como os dos módulos Banda por exemplo, não precisa de terminais pois dá na mesma.

Agora se for aquela chapinha quadrada com parafuso (arruela), aí já justifica uso de terminais, mas se for banhado a ouro, acho que não tem problema não usar desde que bem colocado.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um pouquinho!!! [-]

o certo é fixar o fio (nú), no terminal e depois estanhá-lo, fazendo uma solda firme, tanto do ponto de vista elétrico como físico (tração).

Já vi muito Estaladô, principalmente com os terminais que acompanham alguns amplificadores Corzus, pegarem o fio descasca-lo e prensar no terminal, após um coloca e tira (pois estaladô que é estaladô vai na tentativa, manual é pra inguinoranty), sobram apenas uns 2 filamentos do fio, pois o restante esmagou e quebrou quando ele prensou o terminal com o alicate comprado em Itaipu :banghead

ESTANHAR !! SEMPRE !! [-]

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...