Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Amin

2 Sistema De Graves - Spl+sq

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal! Estou com os dias contados para trocar de carro e já estou afoito para uma nova configuração total de som. Ocorre que ao mesmo tempo que amo SPL, prezo por demais um som de boa qualidade para dia-a-dia, e como percebi que não existe "sub-misto" satisfatório, e fazer uma caixa selada e plana para um MTX seria desperdiçar sua força, tive a idéia de fazer um duplo sistema de graves que poderia ser trocado a qualquer momento, na prática;

Tenho um JL 10w1v2 atualmente.

Comprarei com certeza:

-MTX T9515-44

-Kit 2 vias MB Quart PCE 216

-Módulo mono para o MTX (1501D da mtx ou caso não ache vai um SD 2300)

-Módulo 4 canais Mosfet de boa qualidade para o kit.

Minha intenção é aproveitar esse JL e ligá-lo em bridge no módulo estéreo, ficando o sistema com ele no dia-a-dia até me dar na telha vontade de ligar o MTX.

Como poderia ficar um sistema elétrico no qual com um ou dois toques eu consiga desligar 2 canais do mosfet e ligar o módulo mono do sub? Isso é possível ou teria que fazer de outro jeito?

Qual a opinião de vocês sobre minha idéia? Pois ao invés de buscar uma resposta plana em caixas enormes para o MTX, posso apenas mudar o sistema da água pro vinho na hora que quiser, pois gosto muito do meu JL.

ps1. Essa idéia me sugiu por que já tenho o JL com boa caixa, caso contrário não ia gastar 700 pila pra fazer isso daí...

ps2. Deve ficar engraçado para algum ocupante o acionamento do MTX.

:vts

Espero respostas.

Abraços.

Postado em

Olha, para ligar e desligar o MTX é fácil... Basta uma chavinha seletora no REMOTE de acionamento do MTX que pode ser colocado no painel.

Agora, o único jeito de ligar e desligar o bridge do stereo seria, caso tenha um player com 3 pares de saída, ligar o stereo em nos 2 canais no FRONT do amp, e o sub na saída REAR do player. Desta forma, com o FADER, vc consegue cortar o sub jogando tudo para frente, e aí ligaria o REMOTE do amp do sub MTX.

Ou ainda: Passar a fiação do AMP que vai pro sub (cabo paralelo) em algum local acessível, e instalar uma chave liga-desliga. Assim seriam 2 chaves. Acho que não recomendo pois uma chave neste circuito pode influenciar na qualidade do grave (visto que é pra fidelidade). Mas pode ser que não dê nada... :)

Tão aí meus 2 cents... :legal:

Postado em

Simples... uma chavinha faz tudo, como disse o Doug. Adicionando um relê na brincadeira, vc ainda pode desligar o sub.

esquemamtxfosgatewu2.jpg

Funciona assim: Quando você liga a chave, você alimenta o remoto do MTX e faz o relê atracar, o que desliga o sub, pois o sub vai estar ligado entre o terminal comum e o NF (terminal que fica ligado quando o relê não está energizado). O relê interrompe um dos fios do sub, e ele simplesmente se desliga, sem qualquer problema ou risco ao amplificador.

Quando você desliga a chave, o amplificador MTX é desligado, e o relê volta ao seu estado "desligado", restaurando a conexão entre o terminal comum e o NF, o que faz com que o JL volte a funcionar.

Esse relê você encontra em lojas de material eletrônico, é um relê para placas de circuito impresso, por isto é necessário um pouco de capricho ao soldar os fios. Acondicione tudo numa caixinha plástica Patola e prenda direitinho. Vc vai gastar uns 10 reais com tudo. Observe, com um multímetro, qual dos pinos é o NA e o NF. Há 2 pinos em cima e 3 embaixo. Desses 2, um é o NA e o outro o NF, e dos 3, o do meio é o comum e os dois (esquerda e direita) são a bobina. Medindo a condutividade entre um desses pinos de cima e o do meio, na parte de baixo, você descobre qual é o NA (normalmente aberto, que fica aberto quando o relê está desligado) e o NF (que fica fechado, ou que permite a condução, quando o relê está desligado).

EDIT: Errinho no projeto. Basta observar que o fio vermelho é o positivo e o preto é o negativo. Maldito control-C control V... :vts

Postado em

Se vai usar a saída rear pro sub SQ, pq não usar a saída de sub pro MTX, considerando 3 pares? Pelo menos nos Pioneer, ela pode ser ligada e desligada.

Aih vc tem o estéreo no FRONT, Sub JL no REAR e MTX no SW. Ficaria show de bola, pra virar pancada, basta acionar a saída de sub.

E insistindo: nenhum sub realmente satisfatoria para os dois papéis?? Decepcionante isso...

Abraços!

Postado em

Dependendo do player, como o acima falou, basta usar a saída de sub para o set mais "pesado". Eu também pensei em fazer isto algumas vezes, com meu par de 10w6, mas acabaria com o porta-malas

Postado em

Verdade... nem precisaria deste circuito...

Configurações num player com 3 pares de RCA:

SPL:

-kit 2 vias no canal FRONT

-sub JL desligado pelo FADER (canal REAR)

-sub MTX no canal SUB (com regulagem inclusive para SPL)

SQ:

-kit 2 vias no canal FRONT

-sub JL regulando intensidade pelo FADER (canal REAR)

-sub MTX no canal SUB DESLIGADO.

Acho que assim funciona, mas dá mais trabalho que uma simples chavinha...

Postado em

Eu iria de chavinha... mais simples de acionar, mantém apenas o necessário ligado, suas configurações de TA poderão ser as mesmas, crossover e etc ( o que vai mudar de um acerto SPL pra um SQ vai ser no máximo o EQ, e olhe lá), você já vai ter um sinal mono pro sub, já os fosgates não misturam o sinal como muita gente pensa! Se o sinal de um canal for diferente do outro, o subwoofer vai tocar apenas a diferença entre os canais, e não a soma... pode tocar de nada a pouca coisa em sinais de baixa frequência que não sejam iguais nos dois canais (o que, de fato, não é nada incomum).

Bem melhor que mexer em trocentas funções no player ma mudar de um sub pro outro.

Postado em

Olá pessoal! Muito obrigado à todos pelas idéias, sabia que em um fórum desse nível meu problema seria resolvido facilmente! Realmente gostei mais da idéia da chave, pois é mais prática e com ela não preciso ficar mudando a configuração do player toda hora. Infelizmente eu sou um zero à esquerda pra fazer algo, e sei que se tentasse saíria mer**, logo vou passar esse esquema para alguém que saiba o fazer.

Kleber: Muitíssimo obrigado pelo esquema, tenho certeza que me será muito útil!

working man: obrigado também pela idéia, posso vir a testar também.

Fabio Arisa: eu não me preocupo nem um pouco com estética e espaço no porta-malas, se tocar do jeito que eu imagino está mais que suficiente. :vts

Felipe: sei que existem muitos subs ótimos para qualidade e para SPL, mas quero ir aos 2 extremos mesmo, deixando o MTX como "opcional" de luxo, sem contar que adorei a idéia ser um pouco inovadora, apesar de que muitos já pensaram e com certeza alguém usa!

Abraços a todos!

Postado em

Mudando de assunto e aproveitando o mesmo tópico, quais desses amplificadores possui melhor CUSTO BENEFÍCIO para empurrar o kit MB e o sub JL?

-Audiobank KA 4100.

-Blaupunkt GTA 480.

-Wharf Clean 4x100. (ta em promoção na Leosound por 799 reais)

-Rockford Fosgate Punch P4004 (achei bem carinho, mas se for melhor que os outros R$850.00)

Lembrando que usarei qualquer um desses em 2 BRIDGES (2x200 em média), 1 pro sub e um pro kit (li muito sobre kit em bridge e mesmo assim achei melhor que bi-amp em um kit de qualidade boa como o MB).

Abraços a todos.

Postado em
Mudando de assunto e aproveitando o mesmo tópico, quais desses amplificadores possui melhor CUSTO BENEFÍCIO para empurrar o kit MB e o sub JL?

-Audiobank KA 4100.

-Blaupunkt GTA 480.

-Wharf Clean 4x100. (ta em promoção na Leosound por 799 reais)

-Rockford Fosgate Punch P4004 (achei bem carinho, mas se for melhor que os outros R$850.00)

Lembrando que usarei qualquer um desses em 2 BRIDGES (2x200 em média), 1 pro sub e um pro kit (li muito sobre kit em bridge e mesmo assim achei melhor que bi-amp em um kit de qualidade boa como o MB).

Abraços a todos.

cara o clean nao tem bridge... nem canal mono...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...