Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Trovac

Box: Closed X Vented X Band Pass !

Recommended Posts

Muito bom o tópico Trovac.

Continue postando esses tipos de leitura que ajuda muito para o bom andamento do fórum.

:legal:

Até mais,

Gabriel

Tudo bom Gabriel ? !!!

Hei, com relação aquele velho assunto sobre drivers, ja se decidiu qual vai usar???

A SELENIUM lançou um modelo novo de NEODINIUM com boca de 1" e apenas 8 cm de diametro, porem, muito potente !!

http://www.selenium.com.br/site2004/catalo...pdf/D2500Ti.pdf

Tudo bem sim Trovac, e vc?

Acabei de ver e curti muito o drive pelas specs. Gostei bastante do peso reduzido também, pois facilita a remoção e colocação das caixas no carro.

Resta saber se o preço agrada agora.

A selenium acabou de lançar 2 drivers né, será que vem mais coisa por aí? Bem que o Renan poderia dar umas prévias dos lançamentos.

Trovac, estou numa grande dúvida sobre midbass agora. Penso em 4 10PW3 pela menor compressão de potência em relação ao 10MB1P, mas dizem que o timbre do 10MB1P é mais agradável....

Conhece algum midbass que seja bom??

Vi um da Keybass de 10" com 300RMS muito parecido com o 10MB1P e até tem uma curva de resposta boa. Alguém que já ouviu esse keybass saberia me informar sobre sua qualidade?

Até mais,

Gabriel

Tem um topico desses mais recentes que fala sobre esse MD da Keybass, só nao sei qual !!!

Com relação a qualidade e timbre, sem duvida o 10MB1P é melhor ??

ENTReTANTO:

A Tempos atras, eu tava querendo fazer a mesma configuração !!! So que como sou muito PERFECCIONISTA, me apareceu um problema:

Seria saber coisas com:

01 - comprimento de onda do woofer (ambda)

02 - saber calcular a referida distanacia entre os centros !

"Para que duas fontes sonoras se combinem construtivamente, seus centros devem estar a uma distância de até 1/4 do comprimento de onda (lambda) entre si - ou no máximo, até 1/3. A partir daí, suas ondas começarão a interferir uma com a outra.

O chamado "acoplamento mútuo" ocorre quando quando temos dois falantes juntos, reproduzindo o mesmo sinal. Funcionam com se fossem um só, maior.

O reforço acústico conseguido graças à proximidade entre os falantes só existe abaixo de determinada frequencia: quando o comprimento de onda (lambda) da frequencia reproduzida é 3 vezes maior que a distância entre os centros dos falantes, começamos a ganhar rendimento pelo acoplamento."

...Quando o comp de onda chega a 4 vezes essa distância (d = L/4), o reforço é de 3dB.

.... Acima dos 340Hz aparecem as perdas por cancelamentos (comb-filter), por isso devemos cortá-las bem antes dessa frequência."Autor: Edu Silva

------------------------------------------------------------------------

Comrelação ao 10MB1P o RENAN ateciosamente me deu essas dicas:

"Sempre saliento que caixa acústica é algo extremamente paculiar e que vai muito do gosto e timbre preferido por ti.

Mas já obtive bons resultados com uma caixa de 27L contada em 125Hz...

Lembre-se de colocar algum material absorvente dentro da caixa." Renan Lopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
No texto acima :

"...Para se fornecer maior rigidez a paredes de caixas acústicas, as vezes são necessários reforços de modo que estes apoiem o painel, dividindo-o em duas ou mais partes menores, mas preferencialmente de dimensões não múltiplas entre si.

Veja esta figura de uma caixa para som Hi-Fi, repare que já logo atrás do Woofer há um reforço horizontal ..."

ALGUEM AQUI JÀ USA ESSE TIPO DE REFORÇO ???

SERÀ QUE PRA UMA CAIXA , ONDE TERÀ UM HPX de 15, ISSO SERIA INTERESSANTE ????

Olá!

Reforços, bracing, travamento, seja lá qual for o nome que derem vão ser responsáveis pelo sucesso do projeto no sentido de tocar o que foi simulado; ou seja, que vamos ouvir o falante e não as paredes da caixa tocando junto.

Há poucos autores que tocam no assunto com alguma profundidade; se lermos alguns pdfs de fábricas renomadas vamos ler algo como "massive bracing".

Cada um tem seus segredos nesse meio que nada de novo se cria e tudo se copia.

Saudações,

Paulo.

Paulo, Obrigado pela atenção !!

Acho que com relação aos "reforços" o bom mesmo é o teste !!!

Vou desembolsar um grana a mais, e fazer experiências nas caixas !! Espero que o investimento se reverta igualmente em bons fins !!!

***O interessante, é que eu dando uma “navegada” em sites como o da empresa italiana RCF, e dando olhada em seus projetos para seus respectivos SUBS de 15”,não vi nada disso (reforços) !!

° Na Selenium alguns projetos antigos usa essa “técnica”

°Na Snake, eles indicam uso de uma manta acrílica com espessura de 7cm para diminuir as ondas estacionarias e vibrações !!

O QUE me veio a cabeça agora, foi que pelo fato que irei usar Lã de Rocha, talvez não seja tão “participativo” a ação de um “reforço” na caixa !!

MAS DE TODA FORMA, mal é que não fará !!! Eu acho ! pasmafaute

Até mais ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

PRA MIM, caixa, quanto mais SÓLIDA, melhor, haja visto o clone da TOR feita com estrutura metálica e GRANITO!

eu sigo a linha do Renatão, travamento e reforço NUNCA é DEMAIS! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
PRA MIM, caixa, quanto mais SÓLIDA, melhor, haja visto o clone da TOR feita com estrutura metálica e GRANITO!

Sonic, vc conhece alguma regra para a fabricação desses "travamentos' ???

No meu caso eu irei colocar centralizado com o woofer, logo atras !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Algume que lida dom som profissional já ouviu falar dessa marca ???::

KRK

http://www.plasticsounds.com/store/?marcas...verProdutos.101

muiiito cara !! [""]

*E se nao me engano eu já vi em algum lugar, esses "Woofers amarelinhos"

Pois, tô pensando em fazer um sistema de audio para minha sala, será que essas caixas de estudio servem para casa ??? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

confere ai como o Renato solucionou o travamento da caixa mais robusta dele:

Meliante

esse é o sistema q eu uso, basicamente são chapas com furos irregulares, nunca dispostos de forma a formar "tubos", esses furos tem medidas conhecidas para q se possa fazer o cálculo de volume perdido! Como da pra ver, não há economia em travamento! hehehehe

pra som automotivo eu não vejo motivo pra fazer TUDO isso, se perde mto espaço com isso, e no carro vc tem q se limitar, mas sendo possivel travar ao maximo... manda bala! não tem mto segredo não!

pra mais inspiração e informação para seu som residencial confira o www.diyaudio.com.br/

lá tem mta coisa legal!

pra residencial não vejo coisa melhor q LTs! é só escolher bem os drivers e ter paciencia na hora de acertar o damping, e vc terá uma experiencia bem dificil de esquecer! (o dificil vai ser aturar uma bass reflex no carro depois! pasmafaute)

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Muito bom o tópico Trovac.

Continue postando esses tipos de leitura que ajuda muito para o bom andamento do fórum.

Até mais,

Gabriel

Tudo bom Gabriel ? !!!

Hei, com relação aquele velho assunto sobre drivers, ja se decidiu qual vai usar???

A SELENIUM lançou um modelo novo de NEODINIUM com boca de 1" e apenas 8 cm de diametro, porem, muito potente !!

http://www.selenium.com.br/site2004/catalo...pdf/D2500Ti.pdf

Acabei de ver e curti muito o drive pelas specs. Gostei bastante do peso reduzido também, pois facilita a remoção e colocação das caixas no carro.

A selenium acabou de lançar 2 drivers né, será que vem mais coisa por aí? Bem que o Renan poderia dar umas prévias dos lançamentos.

Trovac, estou numa grande dúvida sobre midbass agora. Penso em 4 10PW3 pela menor compressão de potência em relação ao 10MB1P, mas dizem que o timbre do 10MB1P é mais agradável....

Vi um da Keybass de 10" com 300RMS muito parecido com o 10MB1P e até tem uma curva de resposta boa. Alguém que já ouviu esse keybass saberia me informar sobre sua qualidade?

Até mais,

Gabriel

Tem um topico desses mais recentes que fala sobre esse MD da Keybass, só nao sei qual !!!

Com relação a qualidade e timbre, sem duvida o 10MB1P é melhor ??

ENTReTANTO:

A Tempos atras, eu tava querendo fazer a mesma configuração !!! So que como sou muito PERFECCIONISTA, me apareceu um problema:

Seria saber coisas com:

01 - comprimento de onda do woofer (ambda)

02 - saber calcular a referida distanacia entre os centros !

"Para que duas fontes sonoras se combinem construtivamente, seus centros devem estar a uma distância de até 1/4 do comprimento de onda (lambda) entre si - ou no máximo, até 1/3. A partir daí, suas ondas começarão a interferir uma com a outra.

O chamado "acoplamento mútuo" ocorre quando quando temos dois falantes juntos, reproduzindo o mesmo sinal. Funcionam com se fossem um só, maior.

O reforço acústico conseguido graças à proximidade entre os falantes só existe abaixo de determinada frequencia: quando o comprimento de onda (lambda) da frequencia reproduzida é 3 vezes maior que a distância entre os centros dos falantes, começamos a ganhar rendimento pelo acoplamento."

...Quando o comp de onda chega a 4 vezes essa distância (d = L/4), o reforço é de 3dB.

.... Acima dos 340Hz aparecem as perdas por cancelamentos (comb-filter), por isso devemos cortá-las bem antes dessa frequência."Autor: Edu Silva

------------------------------------------------------------------------

Comrelação ao 10MB1P o RENAN ateciosamente me deu essas dicas:

"Sempre saliento que caixa acústica é algo extremamente paculiar e que vai muito do gosto e timbre preferido por ti.

Mas já obtive bons resultados com uma caixa de 27L contada em 125Hz...

Lembre-se de colocar algum material absorvente dentro da caixa." Renan Lopes

Olá Trovac, como vai?

Sobre o comprimento de onda, dá uma olhada no capítulo 6 desse pdf:

http://www.fisica.net/ondulatoria/elemento...de_acustica.pdf

Seria legar ler ele todo, pois tem vários assuntos de acústica legais.

O comprimento de onda não é referente ao woofer e sim a frequências que este reproduz, ou seja, não é o woofer que tem comprimento de onda.

O comprimento de onda de 50Hz é de 6,6 m e o comprimento de onda de uma frequência de 100Hz é igual a 3,3 m, ou seja, quanto maior a frequência, menor é seu comprimento de onda.

Comprimento de onda:

grafico1mn7.jpg

A distância entre os centros do woofer pode ser vista na imagem abaixo:

grafico2sy1.jpg

Então, para um perfeito acoplamento em 50Hz temos:

V = (lambda) X F

V: velocidade do som ~ 330,0 m/s

F: frequência

lambda: comprimento de onda

330 = (lambda) X 50

lambda = 6,6 metros

Segundo o texto, os centros dos AF devem estar distantes a 1/4 de lambda, ou seja:

(lambda)/4 = 6,6/4

(lambda)/4 = 1,65m

Os centros dos AF devem estar distantes 1,65m.

Não sei se minha explicação foi boa, mas espero que tenha entendido.

Até mais,

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Até mais,

Gabriel

Ei Gabriel, brigadão pelo esclarecimento !!!

E com relação ao MID, se vc for usar uma caixa SELADA, o 10MB1P seria melhor, pois a caixa selada ela proporcionar um maior AQUECIMENTO do woofer num todo, bois não há circulação de ar, ao contrário da caixa dutada !

A meu ver, ele teria um maior funcionamento, conseqüentemente mais qualidade, principalmente com o longas horas de uso.

Sem falar, que na minha opinião, assim como esse, todos os woofers da Selenium tem uma sonoridade, musicalidade, timbre peculiar da marca, que muito me agrada !!

E no PDF do 10MB1P vc perceberá que ele foi projetado, com um olhar focado justamente para a questão de aquecimento em sua usabilidade !!! Pois, ele tem forma de Fibra de Vidro etc, e uma serie de fatores que o torna mais resistente ao calor, ALEM, de ter uma engenharia voltada a diminuição de ondas estacionarias ! (mais evidentes em caixas seladas)

O KEYBASS , em especial, eu não conheço o MID, mas dentro e fora do furum, só ouço elogios á marca !!

Penso eu que seria um ótimo custo benefício, !!!

 Logo abaixo do 10MB1P ei citaria o Snake 310 ESX !!!

 Ao lado do 10pw3 e citaria também o ESV610 (snake)

Encontrei o tópico onde um cara daqui do fórum fez um teste entre vários midbass, inclusive o da keybess

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=...=54253&st=0&hl=

Compartilhar este post

Link para o post

confere ai como o Renato solucionou o travamento da caixa mais robusta dele:

Meliante

esse é o sistema q eu uso, basicamente são chapas com furos irregulares, nunca dispostos de forma a formar "tubos", esses furos tem medidas conhecidas para q se possa fazer o cálculo de volume perdido! Como da pra ver, não há economia em travamento! hehehehe

pra som automotivo eu não vejo motivo pra fazer TUDO isso, se perde mto espaço com isso, e no carro vc tem q se limitar, mas sendo possivel travar ao maximo... manda bala! não tem mto segredo não!

pra mais inspiração e informação para seu som residencial confira o www.diyaudio.com.br/

lá tem mta coisa legal!

pra residencial não vejo coisa melhor q LTs! é só escolher bem os drivers e ter paciencia na hora de acertar o damping, e vc terá uma experiencia bem dificil de esquecer! (o dificil vai ser aturar uma bass reflex no carro depois! pasmafaute)

Gabriel

Subsonic, VALEU CARA ! pela ajuda

O site é muito legal , nos dar muitas referencias e inspiração !! [-]

Aquela caixa é show !! muito bonita e deve ter uma ótima qualidade !!

Vou me sentar em frente à prancheta , tentar encarnar o espírito inventivo do Oscar Niemeyer e o construtivo do Jim Marshall :vts:vts

Desenhar os “reforços” para o som automotivo e tentar fazer um projeto para minha casa !!

Compartilhar este post

Link para o post

Até mais,

Gabriel

Ei Gabriel, brigadão pelo esclarecimento !!!

E com relação ao MID, se vc for usar uma caixa SELADA, o 10MB1P seria melhor, pois a caixa selada ela proporcionar um maior AQUECIMENTO do woofer num todo, bois não há circulação de ar, ao contrário da caixa dutada !

A meu ver, ele teria um maior funcionamento, conseqüentemente mais qualidade, principalmente com o longas horas de uso.

Sem falar, que na minha opinião, assim como esse, todos os woofers da Selenium tem uma sonoridade, musicalidade, timbre peculiar da marca, que muito me agrada !!

E no PDF do 10MB1P vc perceberá que ele foi projetado, com um olhar focado justamente para a questão de aquecimento em sua usabilidade !!! Pois, ele tem forma de Fibra de Vidro etc, e uma serie de fatores que o torna mais resistente ao calor, ALEM, de ter uma engenharia voltada a diminuição de ondas estacionarias ! (mais evidentes em caixas seladas)

O KEYBASS , em especial, eu não conheço o MID, mas dentro e fora do furum, só ouço elogios á marca !!

Penso eu que seria um ótimo custo benefício, !!!

 Logo abaixo do 10MB1P ei citaria o Snake 310 ESX !!!

 Ao lado do 10pw3 e citaria também o ESV610 (snake)

Encontrei o tópico onde um cara daqui do fórum fez um teste entre vários midbass, inclusive o da keybess

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=...=54253&st=0&hl=

Valeu pelo tópico Trovac, esclareceu muitas dúvidas que tinha.

[-]

Até mais,

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
Trovac, olha esse aqui:

https://snetcommerce1.locaweb.com.br/ecomme...q31-1180527684#

E o preço até que não é tãooo alto.

Alguém aí saberia informar se esse falante seria uma boa escolha para médio-graves?

Até mais,

Gabriel

Alguem teria um projetinho pra Band-Pass pra um Extreme de 10?

Se puderem me passar....

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, vc viu esse comunicado no site da BEYMA ???

Talvez tenha coisa boa vindo por ai !!! Com preços bem acessiveis , vamos esperar p/ ver []-[]

ACUSTICA BEYMA ESPANHA MUDA SUA FORMA DE DISTRIBUÇAO NO BRASIL

Acustica Beyma Espanha tomou a decisao de mudar sua forma de distribuiçao no Brasil. Para isto chegou a um acordo com um novo distribuidor exclusivo para comercializar os produtos da marca beyma em todo Brasil.

Também Beyma Espanha chegou a um acordo com o Sr. Carlos Correia como consultor técnico exclusivo para Acústica Beyma Espanha, cujo trabalho será desenvolvido para todo Brasil com o novo distribuidor, o qual será comunicado em breve.

Este acordo entra em vigor em princípios de Agosto de 2005. Com esta nova distribuiçao, Acústica Beyma Espanha, garante que chegará ao mercado brasileiro de uma forma mais direta, com objetivo de melhorar a qualidade de nossos serviços e a satisfaçao tanto dos clientes atuais como dos futuros.

Para qualquer dúvida, entrem em contato com o Sr. Carlos Correia, que terá muita satisfaçao em atendê-los. Podem faze-lo por e-mail ou por telefone:

e-mail: correiaba@ig.com.br // beymaba@terra.com.br

Tel. (71) 3235-9887 / 3235-9341 / 9982-9887 / 9157-5724

Compartilhar este post

Link para o post
Trovac, olha esse aqui:

Alguém aí saberia informar se esse falante seria uma boa escolha para médio-graves?

Até mais,

Gabriel

Dei uma olhada no site da BEYMA, e lá tambem tem um PDF do woofer !! olhei seus respectivos parametros e gostei [-]

http://profesional.beyma.com/BRASIL/producto.php

O que me chamou a atenção, foi a sua boa sensibilidade 98dB

"a good sensitivity (98 dB), a controlled dispersion up to 3 kHz and a low harmonic distortion"

A marca e conceituada e o preço está otimo,

POREM, o problema é a loja !!!! Nunca ouvi falar !! <_<

Compartilhar este post

Link para o post
Trovac, olha esse aqui:

Até mais,

Gabriel

Alguem teria um projetinho pra Band-Pass pra um Extreme de 10?

Se puderem me passar....

Cara, eu pessoalmente nao entendo de Bandpass, :banghead

E com se trata de subwoofer,

Seria legal vc abrir um topico no "HI-Fi" ou "GERAL de SOm" pedindo uma ajuda da galera

Nesses outros subforuns, eu sempre vejo topicos, de pessoas pedindo esse tipo de ajuda e serem atendidos !

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...