Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tinomagno

Reparos De Tw 4202 Queimando Direto!

Recommended Posts

È o seguinte galera...meus reparos dos tw snake 4202 estão queimando constantemente...sem motivo algum, estão bem aplificados, bem cortados, e sem dar ca****...( sem distorção )

os dois estão ligados em bridge em paralelo com mais dois driver's snake sd 110 numa powr one.

sd 110 BAND PASS 2000 Hz ~ 5000hz crossover passivo 18db/8.

tw 4202 HI PASS 5000 ~ ... crossover 12db/8.

o módulo está mandando pros quatro equipamentos 360 w RMS a 4 ohms....quem entende sabe oq eu estou dizendo.

será que tem algo errado?!

Primeiro queimou um tw, que a o reparo derreteu e caiu dentro do tw, trabalho da po*** pra tirar, tipo, a cola derreteu e aquela parte o tem tem os fios enrrolado caiu dentro do tw e ficou preto. Daí enquanto isso fiquei usando so um...queimou tb, o reparo ficou furado, ai coloquei um reparo original, queimou tb esse find, que o som ficou ligado aproximadamente 24 hs.

Aguem diz algo?

Sds

Roberto Magno Jr.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta cortar as tweeters mais alto ou então colocar 18db/8. Essa tweeter, além de precisar de pouca potência (70w), precisa de cortes de 3a ordem. Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Motivo há. Excesso de potência aplicada.

Estou vendo o portifólio anterior (o que está atualmente) não está com esse valor.

Impedância nominal: 8 ohms

Resistência DC: 6,3 ohms

Potência máxima contínua AES: 35W

Potência de programa musical (*): 70W (acima de 5 KHz)

Sensibilidade: 110 dB SPL (1 W/m)

Resposta em freqüência: 2,6 KHz a 21 KHz

Fluxo magnético: 1,6 T (16.000 gauss)

Diâmetro de bobina móvel : 1 3/4 (44mm)

Material da bobina móvel: Fio retangular(copper clad aluminium)

Diafragma: Alumínio

Crossover recomendado: Mínimo 5KHz (ou acima), 12 dB/ oitava

O Programa Musical é de 70w, isso se o corte for a 5KHz.

Para aplicarmos uma potência maior, deveríamos usar um valor de corte mais alto. É essa a regra.

Se fosse eu, que estivesse usando Driver Ti (SD 110 ou quaquer outro), se quizesse adotar STW, deixaria o corte do TW por volta dos 10KHz.

E complementando, uma dica do pessoal do Audiolist:

http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_caixa_fal_const.htm#9

Snake 4202. E' uma tentativa de copia de um JBL. Funciona melhor se voce usar um resistor de 22ohms/10W em paralelo: ajuda a reduzir aquelas ressonancias sempre presentes em tweeters com diafragma metalico.

Compartilhar este post

Link para o post
Opa! Motivo há. Excesso de potência aplicada.

Estou vendo o portifólio anterior (o que está atualmente) não está com esse valor.

Impedância nominal: 8 ohms

Resistência DC: 6,3 ohms

Potência máxima contínua AES: 35W

Potência de programa musical (*): 70W (acima de 5 KHz)

Sensibilidade: 110 dB SPL (1 W/m)

Resposta em freqüência: 2,6 KHz a 21 KHz

Fluxo magnético: 1,6 T (16.000 gauss)

Diâmetro de bobina móvel : 1 3/4 (44mm)

Material da bobina móvel: Fio retangular(copper clad aluminium)

Diafragma: Alumínio

Crossover recomendado: Mínimo 5KHz (ou acima), 12 dB/ oitava

O Programa Musical é de 70w, isso se o corte for a 5KHz.

Para aplicarmos uma potência maior, deveríamos usar um valor de corte mais alto. É essa a regra.

Se fosse eu, que estivesse usando Driver Ti (SD 110 ou quaquer outro), se quizesse adotar STW, deixaria o corte do TW por volta dos 10KHz.

E complementando, uma dica do pessoal do Audiolist:

http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_caixa_fal_const.htm#9

Snake 4202. E' uma tentativa de copia de um JBL. Funciona melhor se voce usar um resistor de 22ohms/10W em paralelo: ajuda a reduzir aquelas ressonancias sempre presentes em tweeters com diafragma metalico.

valeu pela dica, mas tipo...antes de fazer esta ligação em paralelo e bidge, ligue pra fred da snake, e perguntei isso, se naum era muita potencia...e ele disse que naum, inclusive perguntei se era necessário um corte de terceira...ele disse que era bom mas naum tinha necessidade!

Achei muito fraco o difragma do tw de aluminio!

estou pensado em colocar um generico pra ver no que dá! oq vc acha?

sim...e em relação a ti pra aguda, a questão é que fiz um band-pass nela de 2.000 a 5000 hz....se colocar o tw pra um corte de 10k, num vai ficar um burado naum?

e a eficiencia dele comeca a cair a partir dos 10k!

Sugeres mais algo?!

e em relação a esse resistor? oq acontece se coloca-los? oq ele faz?

sds

Roberto Magno Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pela dica, mas tipo...antes de fazer esta ligação em paralelo e bidge, ligue pra fred da snake, e perguntei isso, se naum era muita potencia...e ele disse que naum, inclusive perguntei se era necessário um corte de terceira...ele disse que era bom mas naum tinha necessidade!

Fernando: De nada. Estamos aqui para debater alguns assuntos que são interessantes. Eu tenho desses STW e sempre me interesso quando estão envolvidos em qualquer discussão.

Não é querendo questionar o fabricante, até porque ninguém mais conhece o produto do que ele, mas ele falou que a potência não era excessiva, independentemente de saber a qualidade do sinal?

Fernando: Já tentou colocar o sinal estéreo ao invés de brigde. Com isso a potência seria menor. Não é questionando o sistema, porque não estou presente para ouvir, mas eu sinceramente não vejo necessidade de aplicar uma potência dessas, visto que a sensibilidade do Drv e do STW, são altas, salvo engano de 110 dB. Isso não é pouco. Não acha?

Talvez o driver tenha uma perda maior, porque eu não sei qual a corneta que estã usando, mas em todo caso a perda não é grande.

sim...e em relação a ti pra aguda, a questão é que fiz um band-pass nela de 2.000 a 5000 hz....se colocar o tw pra um corte de 10k, num vai ficar um burado naum?

Fernando:

Buraco?

Falando de uma forma bem genérica, acho que só existe "buraco" quando o falante na via anterior, não cobre a faixa a qual está dimensionada. Agora o que acontece em alguns sistemas, é por erro de dimensionamento dos falantes ou melhor pela escolha errada deles.

Nesse caso, algumas pessoas tentam corrigir esse problema baixando o valor do corte para tentar cobrir essa deficiência, mas nem sempre possível, pois não se pode baixar indefinidamente esse valor, porque questões de limitações e sem estar associada à diminuição da potência aplicada.

Estamos lidando com Drv Ti. O Ti se propõe a cobrir toda a faixa alta. Em tese, adotando-se não haveria necessidade de STW, o que não acontece com o fenólico. Isso daí pelo menos conceitualmente falando sim.

Sugeres mais algo?!

Fernando: Por isso que é interessante ter um divisor passivo, pois nesse caso, a gente poderia fazer alguns testes. Sim, pode haver perdas a 10K, mas acho que não são tão significativas. Certo?

O que a gente pode tentar é um meio termo. Talvez um corte a 9KHz. Esse Drv Ti, não seria pior do que um fenólico.

F.: O resistor tem o papel de aumentar o valor da impedância, logicamente ele fará uma atenuação (diminui a potência aplicada).

Em resumo, isso possa suficiente para manter os seus STW íntegros.

sds

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando: De nada. Estamos aqui para debater alguns assuntos que são interessantes. Eu tenho desses STW e sempre me interesso quando estão envolvidos em qualquer discussão.

Não é querendo questionar o fabricante, até porque ninguém mais conhece o produto do que ele, mas ele falou que a potência não era excessiva, independentemente de saber a qualidade do sinal?

Fernando: Já tentou colocar o sinal estéreo ao invés de brigde. Com isso a potência seria menor. Não é questionando o sistema, porque não estou presente para ouvir, mas eu sinceramente não vejo necessidade de aplicar uma potência dessas, visto que a sensibilidade do Drv e do STW, são altas, salvo engano de 110 dB. Isso não é pouco. Não acha?

Talvez o driver tenha uma perda maior, porque eu não sei qual a corneta que estã usando, mas em todo caso a perda não é grande.

Fernando:

Buraco?

Falando de uma forma bem genérica, acho que só existe "buraco" quando o falante na via anterior, não cobre a faixa a qual está dimensionada. Agora o que acontece em alguns sistemas, é por erro de dimensionamento dos falantes ou melhor pela escolha errada deles.

Nesse caso, algumas pessoas tentam corrigir esse problema baixando o valor do corte para tentar cobrir essa deficiência, mas nem sempre possível, pois não se pode baixar indefinidamente esse valor, porque questões de limitações e sem estar associada à diminuição da potência aplicada.

Estamos lidando com Drv Ti. O Ti se propõe a cobrir toda a faixa alta. Em tese, adotando-se não haveria necessidade de STW, o que não acontece com o fenólico. Isso daí pelo menos conceitualmente falando sim.

Sugeres mais algo?!

Fernando: Por isso que é interessante ter um divisor passivo, pois nesse caso, a gente poderia fazer alguns testes. Sim, pode haver perdas a 10K, mas acho que não são tão significativas. Certo?

O que a gente pode tentar é um meio termo. Talvez um corte a 9KHz. Esse Drv Ti, não seria pior do que um fenólico.

F.: O resistor tem o papel de aumentar o valor da impedância, logicamente ele fará uma atenuação (diminui a potência aplicada).

Em resumo, isso possa suficiente para manter os seus STW íntegros.

sds

com o resistor em tese, o tw receberia + ou - quantos w rms?!

e em relação ao um reparo genérico, oq achas?

Sds

Roberto Magno Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao genérico eu não tenho parâmetros para avaliar pois nunca vi. Eu não sei se vale a pena. É muito mais barato do que o outro?

Se for bem mais barato tente fazer essas mudanças que eu disse para ver como fica, até para ver se atenua muito. Depois que ficar legal troque pelo original, que eu acho que deva ser melhor e proporcione um som melhor.

Eu sinceramente não vejo necessidade de STW receber muita potência, quando existem, exceto em alguns estilos musicais que precisam realmente, mas quando tem, eu gosto deles atuando bem suavemente, somente para realçar as frequências mais altas que outro falante não atinge, a não ser alguns poucos DRV de 2", sem no entanto contribuir de maneira significativa, como é o caso dos Drv e demais falantes.

Com 22ohms, acrescidos dos 8 ohms de impedância. Deve atenuar bem.

E para complementar, eu acho que vou aproveitar a oportunidade para lembrar alguns conceitos, que sempre geram dúvidas e eu percebo que muitos tópicos são baseados nessa mesma dúvida.

Eu pensando nesse problema, lembrei de ver a configuração do PO.

* 4 canais de 100Wrms em 4 Ohms

* 4 canais de 180Watts Wrms em 2 Ohms stéreo

* potencia total: 720W RMS* Bridgeable, 4 Ohms 360Wrms 2ch

E se ele forneçe 360w a 04 ohms em brigde, eu concluo que ele fornecerá 200w RMS a 08 ohms em bridge.

Se olharmos por essa ótica e verificarmos a sugestão do fabricante, que deva ser 70W de potência musical com corte a 5KHz a 12 dB/8ª, concluímos que 200w é uma potência excessiva e é quase o triplo da musical e não nominal e isso, a meu ver, é o motivo de estar detonando os reparos.

Como você tem 02 Drv e 02 STW, as ligações possíveis seriam:

1 - 01 par STW + Drv por cada brigde ou

2 - 01 par STW + STW num canal e Drv + Drv por canal

Para a situação 1, o PO fornecerá 200w para cada falante

Para situação 2, o PO fornecerá 180w para cada falante.

Lembre-se que por existir divisor de frequência, na situação 1, um falante não altera a impedância do outro, ou seja, fica a resultante fica 08 ohms, ao contrário da opção 2, que fica 04 ohms, por estarem juntos 02 falantes atuando na mesma faixa. Cada qual atua na sua frequência.

Compartilhar este post

Link para o post

opa....espera...so revisando...

eu estou usando apenas um par de canal pra os tw e pros drv.

o outro par de canal esta pra os dois pw3...

ou seja eu tenho 360 w rms pra dois driver e dois tw, da seguinte forma.

02 driver 2000~5000hz ou seja 90 w rms pra cada driver

02 tw 5000~... 90w rms pra cada tw.

vc acha isso muito?

acho que com essa dica que vc me deu os tw vão ficar legais, vão dar uma uma boa atenuada, vão dar uma boa caida na potencia.

e os drivers vão continuar na mesma...pois estão em frequencias separadas, quatros ohms, pois estão em paralelo de 8 ohms ou seja, continuando os mesmo 90w rms pra cada driver.

oq acha agora?

Compartilhar este post

Link para o post
opa....espera...so revisando...

eu estou usando apenas um par de canal pra os tw e pros drv.

o outro par de canal esta pra os dois pw3...

ou seja eu tenho 360 w rms pra dois driver e dois tw, da seguinte forma.

02 driver 2000~5000hz ou seja 90 w rms pra cada driver

02 tw 5000~... 90w rms pra cada tw.

vc acha isso muito?

acho que com essa dica que vc me deu os tw vão ficar legais, vão dar uma uma boa atenuada, vão dar uma boa caida na potencia.

e os drivers vão continuar na mesma...pois estão em frequencias separadas, quatros ohms, pois estão em paralelo de 8 ohms ou seja, continuando os mesmo 90w rms pra cada driver.

oq acha agora?

Agora ficou mais claro. Creio que a potência está mais compatível, mas mesmo assim está acima da potência musical e nominal.

Tentando investigar para identificar a fonte do problema, agora o que está me preocupando é o ganho do amplificador. Como está isso?

Está bem regulado? Qual a tensão do seu player. É 4V? Se for 4V, pode deixar mais baixo o ganho.

Sim vai atenuar bastante e até demais. Por outro lado, a gente pode tentar fazer alguns ajustes.

Se for 22ohms e 10W, se tiver com 15W ou 20W, melhor ainda.

Como o resistor é relativamente barato, pode fazer alguns testes com outros valores de atenuação (menores resistências) , pois o pessoal do Audiolist, tem sempre a ótica de som profiossional e nesse ambiente, as potências são bem maiores, mas o sinal é bem mais puro e sem ditorção, o falante é bem mais fácil de suportar potências acima do que é determinado e esse valor de resistor pode muito atenuar para sistemas de som automotivo.

Compartilhar este post

Link para o post

eita, tow pensando em algo agora....

o meu crossover é passivo, e foi feito pra hpf 5.000 hz a 4 ohms

se eu for colocar os dois resistores em paralelo o de 22ohms + os 8ohms do proprio tw vai ficar em aprox. 5.87 ohms...dai a frequencia do cross nçao será a mesma

e agora?

Compartilhar este post

Link para o post

se eu for colocar os dois resistores em paralelo o de 22ohms + os 8ohms do proprio tw vai ficar em aprox. 5.87 ohms...dai a frequencia do cross nçao será a mesma

e agora?

Ahhh, é mesmo. Complica. Se o Cross é usado para 02 falantes, se colocar o resistor antes do divisor, o crossover não vai "ler" a impedância para a qual o corte foi projetado.

Não pode ser colocado depois, mas aí o valor deve ser outro?

Vou ver se consigo encontrar uma saída.

Compartilhar este post

Link para o post

e agora?

Ahhh, é mesmo. Complica. Se o Cross é usado para 02 falantes, se colocar o resistor antes do divisor, o crossover não vai "ler" a impedância para a qual o corte foi projetado.

Não pode ser colocado depois, mas aí o valor deve ser outro?

Vou ver se consigo encontrar uma saída.

valeu...agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post

Excesso de potência + distorção é queima na certa, o 4202 é um tw excelente, um timbre de encher os olhos, mas a potência dele é de 35w, aí nesse amplificador está indo no mínimo 100w.

Outra, crossover passivo se usa para apenas um falante, use para esse tw no minimo de 3º ordem, algo mais refinado.

Se você olhar o reparo dele verá que não suporta 70wrms....

Liga um tw em cada canal, e os drivers em bridge e seja feliz.

Compartilhar este post

Link para o post
Excesso de potência + distorção é queima na certa, o 4202 é um tw excelente, um timbre de encher os olhos, mas a potência dele é de 35w, aí nesse amplificador está indo no mínimo 100w.

Outra, crossover passivo se usa para apenas um falante, use para esse tw no minimo de 3º ordem, algo mais refinado.

um par de canal está ocupado pelos pw3...so tenho os outros dois disponiveis...

Compartilhar este post

Link para o post

Então use, no canal 3 um tw, no canal 4 o outro tw, e no bridge do canal 3 e 4 os 2 drivers, tri-mode...

Compartilhar este post

Link para o post

Então use, no canal 3 um tw, no canal 4 o outro tw, e no bridge do canal 3 e 4 os 2 drivers, tri-mode...

como é a história?

nunca vi esse tipo de ligação!!!

de onde vc tirou isso?

me manda um artigo me falando desse tri mode...

sério mesmo...se isso existir é show!!

qual a potencia que será emitida no bridge a 4 omhs e qual potencia será emitida em apenar um canal a 8 ohms?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

como é a história?

nunca vi esse tipo de ligação!!!

de onde vc tirou isso?

me manda um artigo me falando desse tri mode...

sério mesmo...se isso existir é show!!

qual a potencia que será emitida no bridge a 4 omhs e qual potencia será emitida em apenar um canal a 8 ohms?

Valeu

Ué nunca usasse este tipo de ligação? Procure na ferramenta pesquisa que irá achar sobre o tri-mode. []-[]

Quanto a potÊncia´irá para o par de drivers 360w teoricos, que ainda tem que ser descontados a energia perdida pelos cross passivo, e seu corte é em 2khz preservando mais ele, e em que pode-se se aplicar mais potência, também pelo corte em 3º ordem que é mais preciso, não se preocupe quanto a queimar os drivers, só evite disrtorções, e para os tw irá algo em torno de 45w para cada.

Compartilhar este post

Link para o post
Roberto, que tipo de música está tocando quando queima?

naum sei dizer ao certo em que estilo de música ele queima, mas as músicas que mais escuto são de forró, axé...escuto tudo, mas mais isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...