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guga5170

Meu Jl Audio 10w6 "travou" E Agora?

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Olá pessoal,

Ontem aconteceu algo desagradável com um dos meus JL Audio 10W6, tenho 2 desses ligados num Wharf SPX-666b e estavam tocando normalmente, e ontem a noite eu notei que meus graves estavam mais "fracos" e quando fui ver, um dos subs não estava tocando, achei que fosse somente um mal contato no plug da caixa e hoje quando fui ver melhor notei que o sub está travado, a suspensão não move nem 1mm.

O que terá acontecido, será que a bobina "travou", será que isso tem solução?

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Olá pessoal,

Ontem aconteceu algo desagradável com um dos meus JL Audio 10W6, tenho 2 desses ligados num Wharf SPX-666b e estavam tocando normalmente, e ontem a noite eu notei que meus graves estavam mais "fracos" e quando fui ver, um dos subs não estava tocando, achei que fosse somente um mal contato no plug da caixa e hoje quando fui ver melhor notei que o sub está travado, a suspensão não move nem 1mm.

O que terá acontecido, será que a bobina "travou", será que isso tem solução?

Se travou, podem ser 2 coisas: Descolamento da aranha (entre a aranha e o corpo da bobina... isto vc vê a olho nu mesmo) ou bobina "torta"... neste caso, é por aquecimento excessivo... a fôrma da bobina deforma, e ela trava no gap.

 

Torça pra que seja só descolamento mesmo.

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O pior que a aranha está intacta, sem rasgos ou sinais de descolamento.

 

Não sei como pode ter acontecido isso, pois meu som permanece pouco tempo ligado, o amplificador está com ganho zerado e nunca abuso no volume porque meus mid estão ligados sem corte, se eu abusasse eles seriam os primeiros a abrirem o bico, e olha que funcionam assim há uns 3 anos.

 

Será que pode ter sido por impacto do carro, pois na quarta-feira não vi uma lombado nova que fizeram perto de casa e passei vazado, isso poderia ter provocado a deformação na bobina?

 

E agora será que o Ivo teria a mesma bobina para substituir a ponto desse sub não dar diferença para o outro que eu tenho?

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Calma guga. Veja com o tal do Ivo mesmo.

Teve outro usuário que mandou o 10w6 pra trocar a borda e lá verificaram que a bobina parece que não tava legal e se não me engano foi trocada e foi bem em conta. Só não sei se iria tocar igual (creio que sim).

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Calma guga. Veja com o tal do Ivo mesmo.

Teve outro usuário que mandou o 10w6 pra trocar a borda e lá verificaram que a bobina parece que não tava legal e se não me engano foi trocada e foi bem em conta. Só não sei se iria tocar igual (creio que sim).

O meu maior medo é esse, que não fique igual. Demorei tanto para conseguir um par desses subs, e estava muito satisfeito com eles, eram as únicas peças junto com o CD Alpine que eu não iria substituir no meu próximo projeto.

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Fui eu quem mandou um 10W6 pra trocar a borda no Ivo e tive a bobina trocada também.

Se bem me lembro, saiu 90 reais tudo (fora frete).

 

Certeza absoluta de que um ficará igual ao outro não existe.

Mesmo que o Ivo use reparos idênticos ao usado na linha de produção, pode dar alguma diferença simplesmente pela diferença de idade dos componentes de um sub para o outro.

 

Pra mim, o sub consertado manteve as características originais.

Então aconselho vc mandar o travado para o Ivo e se tiver diferença, mandar o outro também pra deixar os dois iguais.

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Fui eu quem mandou um 10W6 pra trocar a borda no Ivo e tive a bobina trocada também.

Se bem me lembro, saiu 90 reais tudo (fora frete).

 

Certeza absoluta de que um ficará igual ao outro não existe.

Mesmo que o Ivo use reparos idênticos ao usado na linha de produção, pode dar alguma diferença simplesmente pela diferença de idade dos componentes de um sub para o outro.

 

Pra mim, o sub consertado manteve as características originais.

Então aconselho vc mandar o travado para o Ivo e se tiver diferença, mandar o outro também pra deixar os dois iguais.

O jeito vai ser eu fazer isso mesmo.

 

Valeu Kaoru, abraço.

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Calma guga. Veja com o tal do Ivo mesmo.

Teve outro usuário que mandou o 10w6 pra trocar a borda e lá verificaram que a bobina parece que não tava legal e se não me engano foi trocada e foi bem em conta. Só não sei se iria tocar igual (creio que sim).

O meu maior medo é esse, que não fique igual. Demorei tanto para conseguir um par desses subs, e estava muito satisfeito com eles, eram as únicas peças junto com o CD Alpine que eu não iria substituir no meu próximo projeto.

Se a nova bobina tiver as mesmas dimensões, usar o mesmo fio e tiver o mesmo peso, não tem erro, o sub vai ficar igualzinho... creio que o Ivo não colocaria qualquer bobina, né? :vts

 

Acho que vc pode ficar bem tranquilo em relação ao procedimento.

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Puxa... vi isso agora... bateu uma pena...

 

acho que os solavancos do carro poderm ter feito isto mesmo. Sossegado, o Ivo tem o reparo. Só que vai sair seus 70 a 100 contos....

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Gustavo;

 

Como eu já tinha lhe falado por e-mail, teu sub não queimou, nem entortou a bobina.

Foi problema no conjunto magnético, veja a foto (comentada) que vc me mandou.

Falante com magneto descolado arrumo um por semana, e sempre o dono acha que "queimou"...

O problema é ficar mandando sinal para o falante travado, o que queima parcialmente a bobina, como a da foto abaixo.

Ai não vai ter jeito não, tem que desmontar todo esse sub, centralizar novamente o conjunto, e ai sim, montar o reparo novamente!

 

JL desalinhado

jlquebradoki9.png

 

Bobina parcialmente queimada

bobinameiaqueimadacf3.jpg

 

 

Abraços

 

Rafael

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