Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Trovac

Curiosidade Indispensável Para Os Trio_fanÁticos

Recommended Posts

Pesquisando em um outro fórum, eu achei um tópico muito interessante, e nele tinha um LINK desta tabela (em inglês) que nos mostra o que muito de nós já sabemos: que um falante de ALTO-dB-sensibilidade e pouca Watts RMS, produz mais SPL do que um de RMS-Maior e dB-Menor !!!

E que um falante com dB superior a outro, mesmo recebendo 70% do sua capacidade, produzirá mais SPL do que aquele de dB inferior recebendo 100% de sua capacidade.

Porem, a tabela ajuda na escolha do falante dependendo do que buscamos pra nosso som !!! E A CASAR MELHOR AS POTENCIAS ENTRE amplificador & woofer .

O interessante é que após eu ver essa tabela, eu foi dar uma olhada em Woofers da EV, RCF, EMINENCE, e percebi que falantes destinados a gerar SUBGRAVES não tinham conjunto magnético muito grande, porem respondia apartir de até 25Kz. E ainda tinham dB inferior a woofers destinados a grave & médio-grave (woofers de 15") ****

NESTE CASO, O que tá em evidencia é a tal da TECNOLOGIA PROPRIA e SECRETA** de cada fabricante

TABELA : http://www.colomar.com/Shavano/spl.html

O tópico sobre esse assunto eu achei no : "cifraclub"

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostei da tabelinha......... pelo que vi nela

o resultado eh a partir de uma funçaozinha simples.......

cada vez que dobra a potencia, o spl grana 3 db num eh isso?

vou tentar achar a funçao aki e coloca aki

pra facilitar tbm

Compartilhar este post

Link para o post
gostei da tabelinha......... pelo que vi nela

o resultado eh a partir de uma funçaozinha simples.......

cada vez que dobra a potencia, o spl grana 3 db num eh isso?

vou tentar achar a funçao aki e coloca aki

pra facilitar tbm

****!!! Em cada 3db a mais, o volume dobra, mesmo recendo a mesma potencia !!!! pasmafaute

** EU só não sei o grau de confiabilidade da fonte (autor)

Compartilhar este post

Link para o post

Dessa eu sabia.

Mas com isso fico com outra dúvida.

Com isso então quer dizer que se eu aplicar 1000w em um mtx 8512 que possui 92.2db de spl, o mesmo vai tocar mais que um 9512(84.7db) aplicando os mesmos 1000w?

Acho que essa tal regrinha é válida mas tem vários outros fatores que influenciam no resultado final.

É muito interessante observar a curva de resposta também.

Compartilhar este post

Link para o post
Dessa eu sabia.

Com isso então quer dizer que se eu aplicar 1000w em um mtx 8512 que possui 92.2db de spl, o mesmo vai tocar mais que um 9512(84.7db) aplicando os mesmos 1000w?

Acho que essa tal regrinha é válida mas tem vários outros fatores que influenciam no resultado final.

Na verdade vc olhou por um ângulo diferente , a qual o texto tenta nos mostrar

Não é pelo fato de um woofer de 500 RMS irá dar mais som do que um de 1000 RMS , pelo simples fato de ter db à mais e recebendo o dobro da potencia !!!!

***Porem, PODE-SE DEDUZIR, por meio do texto que , o MTX_8512 recebendo 500W RMS dará mais som que o MTX_9512 recebendo os mesmos 500W rms de um mesmo amplificador :rolleyes:

A tabela, é feita para mostrar os limites e os equilíbrios também !!! AONDE PREVALECERA o dB !!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Dessa eu sabia.

Não é pelo fato de um woofer de 500 RMS irá dar mais som do que um de 1000 RMS , pelo simples fato de ter db à mais e recebendo o dobro da potencia !!!!

***Porem, PODE-SE DEDUZIR, por meio do texto que , o MTX_8512 recebendo 500W RMS dará mais som que o MTX_9512 recebendo os mesmos 500W rms de um mesmo amplificador :rolleyes:

A tabela, é feita para mostrar os limites e os equilíbrios também !!! AONDE PREVALECERA o dB !!!!

É isso mesmo.

Falante 01: Sensibiliade= 97 dB; Potência= 500W; Necessita de potência do amplif.= 1000W

Falante 02: Sensibiliade= 100 dB; Potência= 500W; Necessita de potência do amplif.= 500W

Para terem SLP iguais.

Compartilhar este post

Link para o post

será que isso procede? pq sendo assim o Oversound 15/800 com seus 99dB de sensibilidade poderia receber somente 500W pra produzir o mesmo SPL de um SW1P com 1000W... mas na pratica a gente não vê isso (eu nunca vi), acho q tem mto mais que só sensibilidade! claro, ela é importante, mas não é só isso que determina o SPL final gerado pelo falante!

Compartilhar este post

Link para o post

Acontece que aí se justifica apenas a pressão sonora exercida... outos N fatores que influenciam na resposta não entram no mérito...

Compartilhar este post

Link para o post
Acontece que aí se justifica apenas a pressão sonora exercida... outos N fatores que influenciam na resposta não entram no mérito...

deve-se levar em conta também a curva de resposta em db do alto-falante, pq se a sensibilidade de um fone por exemplo seja de 95 dB, isso significa que em uma determinada frequencia, que pode ser 437Hz, p. ex., ele vai ter esse pico de 95 dB, e já nas frequencias abaixo de 100 Hz o seu pico pode não chegar a 80 dB... isso acontece pq a curva de resposta do fone não é uniforme, ela varia, assim como a curva de amplificação dos módulos, esta que geralmente varia de +3/-3 dB. Dessa forma, creio eu, que o spl do falante é importante na escolha do mesmo, mas as curvas de resposta devem ser analisadas, pois se queremos que o fone toque grave ou médios fortes o que importa não é o spl de pico que vem no manual, mas sim a curva. Além de outros "N" fatores como o colega comentou....

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha humilde opinião, em resumo a tabela tenta demonstar que um falante genérico, sem especificar os demais parâmetros, porque foge assim muito ao foco da discussão, se tiver uma sensibildade maior precisará de menor potência aplicada para ter um determinado SPL do que outro que tenha menor SPL.

Se olharem por esse ângulo a tabela está correta.

Se formos comparar pela performance aí complica, porque envolve inúmeras variáveis, além das normais, projeto de caixa, Xmax, ganho de cabine e etc, citarmos uma que quase ninguém atenta, que o fato de que um falante só rende bem a partir da aplicação de uma potência determinada, que varia muito.

Eu sou da velha guarda e lembro de algumas estórias.

Só para terem uma idéia, o antigo Endurance 2K depois da famosa linha Line (roxinhos) e antes da linha Export, foi lançado para sustituir esse anterior (Line), mas depois vi uma grande quantidade de pessoas dizendo-se decepcionados com o rendimento dele, mas aí surgiu uma pessoa que aplicou uma potência bem maior e o rendimento do bicho cresceu.

Para resolver isso, mas isso daí salvo engano foi alguém que entrou em contato com o fabricante e eles falaram que iriam lançar um falante que iria resolver isso. Estavam naquela época desenvolvendo o UXP.

Então o UXP teve como um dos objetivos, render bem com cerca de 50% da nominal e para corrigir esse problema.

Então alguns pergutariam, no que essa estória da Bravox, benefica discussão.

Eu diria que a estória do UXP, demonstra que não devemos comparar apenas pela sensibildade e que isso vai fornecer como resultado e também eu fico com o pé atrás em relação a esses valores de sensibildade fornecido pelos fabricantes, sem querer genralizar.

Em resumo, precisamos respeitar o regime de cada falante e interpretar como cada caso com um caso.

Compartilhar este post

Link para o post

classica liçãozinha ja de "3dB a mais, dobro de spl"

falando de forma bem crua :P

e se for se aprofundar umpouco nisso, vc começa a entrar na parte de caixaria e tal, sendo que com alguns tipos de caixar (cornetada por exemplo), existe a possibilidade de vc conseguir 6dBs a mais, ou seja (até li isso no artigo que eu vi), vc com um woofer de 800w, vai ter o mesmo SPL que com 2 woofers de 1600w

:P

Compartilhar este post

Link para o post
Dessa eu sabia.

É isso mesmo.

Falante 01: Sensibiliade= 97 dB; Potência= 500W; Necessita de potência do amplif.= 1000W

Falante 02: Sensibiliade= 100 dB; Potência= 500W; Necessita de potência do amplif.= 500W

Para terem SLP iguais.

[-] bom exemplo !

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 penso exatamente a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

nesse artigo

um exemplo um oversound 18 800 rms tocando com sensibilidade 99 db

tocaria mais que 2 brutos de 1600???

Compartilhar este post

Link para o post
será que isso procede? pq sendo assim o Oversound 15/800 com seus 99dB de sensibilidade poderia receber somente 500W pra produzir o mesmo SPL de um SW1P com 1000W... mas na pratica a gente não vê isso (eu nunca vi), acho q tem mto mais que só sensibilidade! claro, ela é importante, mas não é só isso que determina o SPL final gerado pelo falante!

Ai neste caso teríamos que por em "dúvida" os parametros fornecidos por cada fabricante !!!!! teríamos que antes de usarmos a tabela, ter meios "tecnicos & científicos" parra constatar se o Oversound REALMENTE tem 99 dB !!!

ASSIM COMO:

***saber quais as ferramentas usadas pela Oversound para chegar ao numero 99 db de seu produto

*** E saber quais as ferramentas e meios utilizados pela Selenium para medir o desenpenho do SW1P

COMPARAR OS MEIOS UTILIZADOS, para saber se não há "grandes" diferenças que tambem resultará no resultado FINAL do teste !!!!!!!!!!!! :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
vc com um woofer de 800w, vai ter o mesmo SPL que com 2 woofers de 1600w

ahhhh se fosse tão facil assim! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Olá!

No caso do 15/800 99 dBs é o marketing e 96,25 dBs o calculado; no 15sw1p é 95,36dbs.

Isso vale pra muitos falantes e se quer algo que se aproxime do real, digite os parâmetros nos simuladores e as máscaras começam a cair; há uma tendência mundial de colocar valores de sensibilidade de 100 a 500hz que impressionam os incautos à primeira vista;

Assim, tendo as ferramentas à mão só é enganado ou se engana quem quer.

À medida que aumentamos a potência e nos aproximamos da máxima admitida o incremento não é mais de 3 dBs a cada dobrada de potência, isso nas frequências mais baixas; quando dobramos o número de cones nos sistemas frontais ganhamos esses 3 dBs como comentei acima, mas a resposta continua igual;

já quando dobramos o número de cornetas (tipo 1/4 , 1/8), acoplando-as vamos ganhar uma melhoria de cerca de 5 hz pra baixo...

Quando as frequências sobem, a cada dobrada de falantes, drivers, ST há um fator que começa a interferir à medida que cresce o número, numa razão 70/100 (x0,7), até que não adianta mais aumentar o número para se ter maior sensibilidade.

Combinar os falantes adequadamente vai ser a razão do sucesso em termos de resposta; colocar mais falantes, drivers, etc., sem boa técnica vai eventualmente ter efeitos mais destrutivos do que somatórios na resposta.

Também há quem gosta de picos e vales, mas isso é questão de gosto, que logo acostuma, se não houver outra referência melhor na proximidade.

Saudações,

Paulo.

Vlw Paulo! ótima explicação!

eu suspeitava desta questão de incremento de 3dB a cada dobro de potencia ao se aproximar da potencia nominal do falante, mas não tinha ctz!

a questão de acoplamento é realmente muito importante, e essa é uma das questões de ser tão dificil 1 unico falante "encobrir" 2, ainda q esse 1 falante tenha mais do que o dobro da potencia aplicada!

uma coisa "clássica" q entra nessa história toda de endurences é que quanto maior a potencia suportada mais pesado se torna o conjunto móvel do falante, e isso abaixa a fs mas também diminui mto a sensibilidade, lembrando q a sensibilidade é uma função da potencia e do SPL, e com mais peso é preciso mais potencia pra movimentar a massa do falante e oq produz SPL é o movimento do falante, intão se vc precisa de mais potencia pra movimentar o falante a sensibilidade cai, é bem óbvio, é por isso que esses woofers de mais de 1000W tem uma sensibilidade mais baixa (na faixa de 94dB) que os de 800 (com seus 96, em média), claro, a tecnologia se desenvolve pra reverter isso, há 10 anos atrás provavelmente um woofer de 18" com fs de 41 e 1100W (como o tornado) teria uma sensibilidade bem inferior aos 94dB (ou 93,8) que se consegue hj em dia!

Compartilhar este post

Link para o post
Ai neste caso teríamos que por em "dúvida" os parametros fornecidos por cada fabricante !!!!! teríamos que antes de usarmos a tabela, ter meios "tecnicos & científicos" parra constatar se o Oversound REALMENTE tem 99 dB !!!

ASSIM COMO:

***saber quais as ferramentas usadas pela Oversound para chegar ao numero 99 db de seu produto

*** E saber quais as ferramentas e meios utilizados pela Selenium para medir o desenpenho do SW1P

COMPARAR OS MEIOS UTILIZADOS, para saber se não há "grandes" diferenças que tambem resultará no resultado FINAL do teste !!!!!!!!!!!! :unsure:

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

No fim das contas, apesar de ser um GRANDE leigo nesta área de “som” , eu me arrisco a dizer que:

Essa tabela é mais como uma orientação, e que em certas OCASIÕES essa “Lei” (chamaremos assim) dos 3db será inegavelmente APLICAVEL !

Mas, claro que em outras ocasiões não, não será aplicável, pois sobre os dB, terão outros fatores mais determinantes !!

*E que nesta “área de som” (engenharia de áudio, elementos de acústica, etc) apesar de ser composta, entre outras coisas, por matemática e física, ELA em alguns casos, repito: EM ALGUNS CASOS não será jamais uma ciência exata, assim como é denominada a matemática !!! (NA MINHA IGNORANTE OPINIÂO). <_<

***Isso mais precisamente com relação a Drives (woofers, Tw, drives compressão) onde apesar de termos meios científicos para se medir e construir números e resultados sobre esses produtos, ESSES DADOS SEMPRE SERÃO “Circunstanciais”. Pois os desempenhos desses Drives são absolutamente INSTÁVEIS como todos nós sabemos, dependendo de vários fatores (oscilação de temperatura, oscilação de watts , oscilação de impedância etc)

Em suma: eu quero dizer que a tabela é válida SIM !!!!!!! Mais não é um seguimento absoluto, assim como “a qualquer outra” lei ou norma que venha a sobrepor essa tabela !!

CADA CASO È UM CASO !!!!!!!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Como as vezes eu comparo aqui, lembram do Pioneer IMPP?

Um subzinho daquele muito bem!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Ai neste caso teríamos que por em "dúvida" os parametros fornecidos por cada fabricante !!!!!   teríamos que antes de usarmos a tabela, ter meios "tecnicos & científicos" parra constatar se o Oversound REALMENTE tem 99 dB !!!

ASSIM COMO:

:+1

Olá!

Na época de Galileu dizer que a Terra girava ao redor do sol dava fogueira;

Se acreditassem que a Terra era na horizontal como uma mesa como a maioria, Cabral e Cristovão Colombo não teriam saído pelo mares;

Hoje o conhecimento nos ilumina e nos dá condição de discernir, discutir, comparar, comprovar, ...

Ou és do tipo que acredita em tudo que o fabricante diz sobre seu produto; será que ele falaria dos pontos fracos ou exaltaria o produto no marketing; será que ele exitaria em colocar algo com menor custo para aumentar seus lucros, eventualmente usando de artifícios para mascarar...

Use-o.

Saudações,

Paulo.

Boa tarde

Eu a dias venho obiservando o comportamento do Sr. Paulo Duto

Eu cheguei a uma conclusão, ele realmente gosta de falar mau dos Oversound e puxar a sardinha para a Selenium.

Esta tabela é muito generica, digo mais ela é tão generica que nem era para ser discutida por alguem que sempre esbanjou conhecimento aqui no forum.

Vamos partir do presuposto de não acreditar no proximo.

Você não acredita na Oversound, porque eu vou acreditar em um software onde eu coloco alguns dados genericos de um alto falante e ele vai me falar como ele vai se comportar.

Tendo dezenas de fatores externos onde tudo que o simples software mostrou não vai servir para nada.

Digo mais já que você não acredita no proximo porque eu vou acreditar em você?

Mesmo levado a fugueira: Na época de Galileu dizer que a Terra girava ao redor do sol dava fogueira;

Ele "ESTAVA CERTO" lembre disso.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...