Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Dicas Para Spl (competição)

Recommended Posts

Fala ae Galera , tudo bem com vcs ???

Seguinte , ultimamente eu venho meio chateado com som automotivo , sei lá não está me agradando mais ...

Acho que já fiz TANTA coisa , que estou precisando de um UP pra voltar o tesão de som !

Ai me veio na cabeça querer entender/estudar mais sobre SPL , para COMPETIR !

Mas não quéro competir por ex. na categoria IGNORÂNCIA , quéro uma coisa light

1 de 12"

2 de 8"

essas coisas para COMEÇAR a pegar o gosto pela competição !

E se for feliz nisso , começar a investir mais e sei lá ... ai o Céu é o limite hehehe !

Mas minha duvida é a seguinte :

O que se déve levar em consideração para se competir ???

Todos sabemos o básico né ???

Ressonância do carro:

Caixa sintonizada na ressonância do carro

Caixa BEM SOLIDA

Amplificares FORTES para o pico

essas coisas que VIVEMOS lendo por ae certo ?

Mas queria saber MAIS sobre isso !

O MurilãoAlvares me deu umas dicas que me serviram assim MUITO pra começar a pesquisar falantes. Falou sobre a Impedância da caixa em relação ao amplificador e isso me ajudou pacas

Ajudou MUITO e me deixou meio confuso TB . Pois vem simulando uns falantes , e percebi que WOOFERS profissionais dão um SENHOR CALDO pra competir ...

Mas não descem nas profundesas , mas sim nas faixas que as entidades DEIXAM pra vc usar , que é em torno de 50 até uns 80 hz !

Vamos lá ... os entendidos por favor vamos AJUDAR , estou afim mesmo de começar a brincar com essas coisas !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala gutão blz..

conta mais sobre "a Impedância da caixa em relação ao amplificador e isso me ajudou pacas".. fiquei curioso pra saber....

seria a impedância que o falante estaria no pico desejado?? daí poderia usar um amp com impedancia abaixo da resultando pelo falante?? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Então meu fiu !

pelo que o Murilão disse é QUASE isso que vc disse hehehe

vou postar um gráfico meu de testes que estou fazendo ...

esse é pra o Street de 12" !

impedhh8.th.jpg

Repara que a impedância MINIMO ae é de 3 Ohms certo ???

Isso mostra que NESSA FAIXA de freq. vc pode usar um amp. de 2 Ohms que vai ficar com folga ainda

Mas num sei até que ponto isso é bom ...

por isso queria ajuda da galera que manja !

Compartilhar este post

Link para o post

É por aí,

Observar os pontos:

A- Frequência de ressonância do carro

B- Caixa que limite a excursão do alto-falante (se for aplicar muita potencia) e que mantenha a impedância baixa perto de "A", portanto caixa não muito grande.

C- Alto-Falante não deve ser 'pesadão', o Mms deve ser baixo, BL alto, Fs alto, SPL alto, e se possível o Xmax deve ser alto.

D- Alto SPL é resultado do volume deslocado (Xmax(Xlim)*Sd) e da eficiência do sub (SPL).

E- Alimentação, amplificadores eficientes, cabos, etc

Compartilhar este post

Link para o post

O guto vc que quer tanto usar woofer pra competir no ano passado eu acho colocaram umas fotos de um corsa com woofer e o woofer "queimando" hehehe pegando fogo quase d tanta fumaça q saia...

Aaaahhh woofer tem tb o Xmax baixo sempre pelo menos nunca vi um com Xmax auto...

Compartilhar este post

Link para o post
É por aí,

Observar os pontos:

A- Frequência de ressonância do carro

B- Caixa que limite a excursão do alto-falante (se for aplicar muita potencia) e que mantenha a impedância baixa perto de "A", portanto caixa não muito grande.

C- Alto-Falante não deve ser 'pesadão', o Mms deve ser baixo, BL alto, Fs alto, SPL alto, e se possível o Xmax deve ser alto.

D- Alto SPL é resultado do volume deslocado (Xmax(Xlim)*Sd) e da eficiência do sub (SPL).

E- Alimentação, amplificadores eficientes, cabos, etc

belas dicas.. vou estudar sobre o assunto....

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

DUVIDAS:

supondo que eu tenha 2 subs de 4 Ohms em paralelo = 2 Ohms (no exemplo eu coloquei dois 306c) e que a impedancia mínima será de 3,724 em 50,68hz, com pico de 6,513db a 64,38hz e SPL de 129,033db a 64,38hz excursão max de 8,062 a 70,48hz ( xmax de 9mm) caixa com 90litros livres pros dois subs sintonizada em 55hz potencia aplicada de 1500w e a frequencia de ressonancia do carro estaria em torno de 63hz.

tá.. agora vem a dúvida.... eu poderia usar um módulo que forneca 1500wrms a 4 ohms que ele estará trablhando somente 0,276 ohms abaixo do nominal, sem praticamente forçar o módulo??

Ao contrario do que eu disse acima que no caso eu usaria um modulo com impedância nominal abaixo da impedancia dos falantes... que neste caso resultaria em perca de potencia.. pois a impedancia minima de trabalho estaria muito acima..

espero que este tópico não cause prejuízos a quem tentar fazer isso em casa... :vts

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
O guto vc que quer tanto usar woofer pra competir no ano passado eu acho colocaram umas fotos de um corsa com woofer e o woofer "queimando" hehehe pegando fogo quase d tanta fumaça q saia...

Aaaahhh woofer tem tb o Xmax baixo sempre pelo menos nunca vi um com Xmax auto...

existe uma diferença GRANDE ae ...

Eu Tô me informando MUITO antes de fazer tendeu ???

Não vou dar uma de po*** loka não ...

estou pesquisando cada vez mais woofers legais ... Vamos ver se chego em um BARATO e Funcional !

fazer SPL com Spyder XMAX todo compedidor faz ... isso pra mim num tem graça !

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...