Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

6x9" Vs. Corneta

Recommended Posts

tive problemas com minha coneção quando fui postar, o forum saiu do ar.. :(

mas a situação é q tou injuriado!

tenho 4 6x9" selenium em um py super pro e elas tocam menos q 2 drives booster num ab 2000..

a duvida é: botar ou nao botar drives..

e quais.. 8 d200 ou 2ti??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
tive problemas com minha coneção quando fui postar, o forum saiu do ar.. :(

mas a situação é q tou injuriado!

tenho 4 6x9" selenium em um py super pro e elas tocam menos q 2 drives booster num ab 2000..

a duvida é: botar ou nao botar drives..

e quais.. 8 d200 ou 2ti??

de fato 96 é abafado pelas cornetas...

muita gente coloca, eu particularmente odeio corneta, mas tenho um colega meu que jura ficar ótimo se vc utilizar apenas as frequencias corretas dela por meio de um crossover!

quanto a marcas e modelos, desconheço! só sei q a selenium é das melhores!

Compartilhar este post

Link para o post

Seria abafado então!

Odeio corneta! Mesmo as mais bem reguladas! o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Odeio corneta tb, mas respeito quem goste.

No máximo uns 69 pra fazer esporro com a mala aberta, mas corneta tenho um ódio profundo desde q passei vários verões na praia com nego com 10 corneta tudo berrando feio no pé do ouvido kkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

A duvida é muito Cruel.. Ser Abafado ou botar cornetas.. eis a questão.. :(

Compartilhar este post

Link para o post

prefiro abafar a cornetera do cara com um bom grave, passar do lado do cara com as cornetas e tremer o carro inteiro dele, eu pelo menos prefiro assim!!!

Abraços

By Joeyzaum

Compartilhar este post

Link para o post
prefiro abafar a cornetera do cara com um bom grave, passar do lado do cara com as cornetas e tremer o carro inteiro dele, eu pelo menos prefiro assim!!!

Abraços

By Joeyzaum

Amigo a frequencia de ressonancia das cornetas é a mesma do ar atmosférico.

Dá até pra sentir o Grave, mas nem percebe tanto.. Por mais grave que se tenha..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb odeio corneta(só pra constar...)

Por falar em corneta, tempos atrás, fui numa loja de equip. de som automotivos aqui, e tinha lá uma corneta com um ímã do tamanho de um sub.... perguntei pro cara se realmente era mais forte do que as outras que eu conhecia, ele me disse que equivalia a umas 8. Aí eu pensei...já não dá pra aguentar 1 só, imagine essa...

Alguém conhece uma dessas?

Compartilhar este post

Link para o post

Pow... esse negócio de ser abafado é complicado... na minha opinião, o som é seu, pra vc curtir, não pra ficar competindo.

Já tive trio, e meu primeiro foi um par de novik 12X900 (woofer profissional, 12", 250W RMS) e um par de super tweeter, tudo na bridge de um corzus 1002. Tocava muito bem pra fora, grave, médio grave, agudo... perfeito pra qualquer música. Podia ser abafado por qualquer 2 coretas, mas tinha um detalhe... se eu fosse pra frente de um boteco no interior, ou mesmo na beirada de uma rua, botava só música boa (de rock a forró... nunca tocou axé, diga-se de passagem). Aí vinha nego querendo abafar com axé... quem tava do lado curtindo um legião, um led zeppelin, the doors, ou mesmo ouvindo um metallica, simplesmente mandava o cara "abafador" tomar naquele lugar...

Ou seja... nego podia abafar, mas superar meu case de CDs, no quesito gosto coletivo, isto ninguém superava! :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tb odeio corneta(só pra constar...)

Por falar em corneta, tempos atrás, fui numa loja de equip. de som automotivos aqui, e tinha lá uma corneta com um ímã do tamanho de um sub.... perguntei pro cara se realmente era mais forte do que as outras que eu conhecia, ele me disse que equivalia a umas 8. Aí eu pensei...já não dá pra aguentar 1 só, imagine essa...

Alguém conhece uma dessas?

4400TI Selenium maior corneta que eu ja vi, acho que devia ser essa que vc se referia...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553...rdivel-corn-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Drivers de compressão são a melhor opção para trio, não se tem dúvida.

Ótimo eficiência e alguns drivers de 2" temum excelente som.

O pessoal não sabe é usar.

Daí acho melhor não colocar a culpa no produto quando a culpa é o mau uso.

Ou será que 6x9 que é bom para trio?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Convenhamos né? 6x9 para trio é uma das maiores burradas que já inventaram.

Alguém já reclamou do som dos PA do show que vão? Pois é . . .

Compartilhar este post

Link para o post

HAHAHAH

Pensando nisso montei meu 1 1º trio na foto...

3 pares de 6x9 e 3 drivers (1,2k => 18k) Stereo

2 Street de 15" + Stx84.

Bem resumido...

Deixava o ganho dos drivers bem mais baixo que as 6x9, quando aumentava o som, os 3 pares ainda se sobressaíam nos drivers. Como ficou uma caixa meio grande o pessoal "respeitava". Nunca tive problema de gente querer atrapalhar o som. Mas se precisasse eu amentaria o ganho destes 3 drivers que estavam quase "ocultados" sonoramente. Infelizmente uma cornetinha só já da um coro em um par de 6x9, só que a qualidade do som jamais uma corneta vai chegar perto das 6x9. Isso me deixava despreocupado caso chegasse um chato "cornetero" querendo atasanar. Quanto a qualidade 6x9 é excelente associadas a um falante de frequência baixa (Sub ou woofers).

Monta com 6x9 mesmo e se alguem ficar sempre te atasanando leva um par "extra" de drivers....

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade o que o danilo.meneses falou... Pois todas (ou a maioria) das caixas de PA são constituidas por um Woffer um Tweeter e uma CORNETA... Tudo isso bem regulado, produtos de qualidade, etc. fazem com que as cornetas completem o das caixas...

Eu particulamente ODEIO 6x9 pois eles foram desenvolvidos para ficar no tampão do porta-malas usando a litragem do próprio porta-malas não precisando de caixa (chamados free-space)... e então vai um espertão liga 10 6x9 em um módulo e põe pra fora do carro, som sai com certeza...bom?? com qualidade?? não...

Mas também se ligar 10 cornetas em um módulo, 1 sub + ou -, e 2 super tweeter e por pra fora... som sai tb... bom?? em questão de médios sim. Com qualidade??? depende dos equipamentos. Equivalente com agudos e graves, um som bom de se ouvir??? NÃO...

Então tudo se resume a EQUIVALENCIA...

flw

Compartilhar este post

Link para o post
É verdade o que o danilo.meneses falou... Pois todas (ou a maioria) das caixas de PA são constituidas por um Woffer um Tweeter e uma CORNETA... Tudo isso bem regulado, produtos de qualidade, etc. fazem com que as cornetas completem o das caixas...

Eu particulamente ODEIO 6x9 pois eles foram desenvolvidos para ficar no tampão do porta-malas usando a litragem do próprio porta-malas não precisando de caixa (chamados free-space)... e então vai um espertão liga 10 6x9 em um módulo e põe pra fora do carro, som sai com certeza...bom?? com qualidade?? não...

Mas também se ligar 10 cornetas em um módulo, 1 sub + ou -, e 2 super tweeter e por pra fora... som sai tb... bom?? em questão de médios sim. Com qualidade??? depende dos equipamentos. Equivalente com agudos e graves, um som bom de se ouvir??? NÃO...

Então tudo se resume a EQUIVALENCIA...

flw

A questão está no equilibrio

Segundo estudos realizados pelo Edu Silva da Audiolist, maior parte da energia do programa musical, está na região dos graves.

Para PA, pode-se utilizar uma pequena regrinha: 4x2x1, utilizando drivers eficientes(quando digo drivers, drigo alto-falantes no geral), para se ter equilibrio precisamos de 4 partes de grave para 2 partes de medio grave e 1 de medioagudo/agudo.Dando um exemplo mais corriqueiro, teriamos um som equlibrado, com 4x15" 2x10" e 1 driver TI" ,lembrando que no PA isso seria por lado.Já nos carros , como normalmente temos simetria, teriamos 2 drivers TI(ou drv fenolico mais tweeter).E como nos carros tbm , as frequencias baixas são naturalmente reforçadas, 2x15" já deixariam a coisa equilibrada.è tudo questão de equilibrio.Tudo bem reguladinho e cortado, vai dar um som muito bom.

Além dos programas musicais, conterem mais energia nas baixas frequencias, devemos lembrar que o ouvido humano, tem sua sensibilidade em forma de curva, com menor sensibilidade nos graves, logo em frequencia baixas é necessario mais potencia acustica, para se equilibrar a intensidade com os medios e agudos, já que o ouvido é mais sensivel aos medios e agudos naturalmente, justamente por causa da voz humana.Lembrando a frequencia de ressonancia do ouvido está bem na região entre 2 e 3 khz.Ora todos sabem, ou deveriam saber, que é justamente nessa faixa que os drivers fenolicos "falam mais".Por isso o us de drivers fenolicos deve ser moderado e estar em equilibrio com o conjunto.

Não só pela questão de desempenho , mas de saude.Quem nunca parou na frente de um pamonheiro e sentiu o ouvido coçar, e doer?

Pois é, coisa de 130 db/spl já e o limiar da dor.Pelo visto tem gente querendo ficar surdo antes dos 30 anos.Não é raro ver gente com grandes perdas auditivas.

Compartilhar este post

Link para o post

O Carlos Kbsom completou meu post... Acho que o som tem que ser equilibrado mais não equilibrio assim:

- 2 de 15" - 10 de 15" - 20 de 15"

- 2 cornetas - 10 cornetas - 20 cornetas Assim sucessivamente

- 2 tweeter - 10 tweeter - 20 tweeter

Mas sim o equilibrio assim:

- 4 de 15" - 8 de 15"

- 2 cornetas - 4 cornetas Assim sucessivamente

- 1 tweeter - 2 tweeter

Mas isso tb é por gosto de cada um tem gente que gosta de gritaria (eu por ex.) tem gente que gosta do grave fote (eu por ex.) e tem gente que gosta de um agudo enssurdecedor (ai eu to fora)...

+ a questão aqui é Corneta versus 6x9... e eu acho que corneta bem equilibrada com o resto do som é bem melhor que 6x9 equilibrado ou desequilibrado..

flw

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...