Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RenanLopes

Caixa "mtl" Pra 10"!

Recommended Posts

De tudo isso que foi dito eu:

Parabenizo o Renan e o Rodrigo,pq afinal de contas,é algo que soma ao fórum,sai da mesmice que ta e pra quem curte um spl e tem tempo e cabeça pra fazer,pode tentar e aprovar ou nao.

Renan,nao tem nada de novidade pra linha PRO nao?Tipo aquele SWS da linha exportaçao,hehehe!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
parece meio infantil eu dizer isso , mas parece que estou sentindo um pingo de inveja ou algum tipo de sentimento parecido ???

Ou seria indignação em o renan fazer esta caixa ???

eu tbm acho isso, na verdade eu tenho certeza disso....

O Paulo sempre quis entrar na selenium mas nunca conseguiu, ele queria estar lá onde está o Homero,fazendo os projetos das caixas,sendo respeitado no mundo do audio, acontece que pra entrar na selenium nao pode ser WIN-ISD Maníaco, é preciso ser um engenheiro, coisa que ele não é.

Agora se cinismo e arrogancia fossem pré-requisitos o paulo seria o mestre dentro da selenium...

Eu posso até ser "o maior defensor da história Selenium " pq tudo o que eu comprei da selenium prestou, nunca tive que trocar nada por falha ou defeito de fabricação, todos os produtos que uso da selenium são usados nas caixas recomendadas por eles, alguns há mais de 10 anos e SEMPRE no pau, nunca tive problemas... os unicos problemas que tive foram quando um amigo meu deixou cair uma caixa no chão e outra vez que eu coloquei som e começou a chover e acabou molando as caixas, perdi 2 15pw3 com esses eventos.

E olha, os meus 15pw3 estão na caixa de 100 litros livres da lista aquela da selenium, caixa que vc falou que nao aguntaria mais de 100W, engraçado, aplico potencia nominal nos 15pw-250w- e nunca tive problemas, devo acreditar no Homero , o engenheiro da selenium ou no "Paulo Duto", o "engenheiro de audio do forum autosom"??

Eu não acho que a selenium é a marca perfeita e que nao faz nenhuma porcaria, faz e muita, na minha opnião a maioria das porcarias estão na linha automotiva, esse bass me parece ser uma delas.

rotular os outros é facil, atgora é a minha vez de brincar disso seu RECALCADO...ah, e nao sou só eu que noto isso...

"saudaçoes"

Biga

Grande Biga blz??

Calma ae po... as coisas não vão se resolver assim :)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
O BIGA falou tudo...

Acho que qnd falamos em BRAVOX e SELENIUM devemos medir nossos pensamentos...

Tem meia duzia de "sujeitos" querendo questionar os mega-hiper aprovados projetos selenium... Acho isso muito mal... Desde que entrei no auto-forum me deparo com essas histórias... Qua as caixas sujeridas nao prestam...

Turma, isso não existe!!!

Saudações,

Marcelo Abath

PS1: Se neguinão é tão fudedor... Pq num faz sua propria marca de AF e lança no mercado... com milhoes de caixas sujeridas...

PS2: Sobre os lixos da Selenium. Acho que não existe esse lixo não. O Fabricante tem que atender todo mercado brasileiro de som automotivo e som profissional. Se existe uma fatia enorme do mercado a procura de auto-falantes XUNING... A Selenium tem que fabrica-los sim. Ela é uma empresa que visa lucros... não é nenhuma ONG não.

Procurem entender o lado comercial da coisa...

Depois que comecei a conversar com o Renan entendi melhor a Selenium, eu afirmar que 100% dos projetos da Selenium aprovietam bem os equipamentos eu vou ta mentindo, porém eles fazem algo diferente, fazem algo pra caber na mala do carro entende?

Existem equipamentos da Selelium que não foram nem lançados no Brasil, tudo exportação pq no Brasil não dá mercado

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
De tudo isso que foi dito eu:

Parabenizo o Renan e o Rodrigo,pq afinal de contas,é algo que soma ao fórum,sai da mesmice que ta e pra quem curte um spl e tem tempo e cabeça pra fazer,pode tentar e aprovar ou nao.

Renan,nao tem nada de novidade pra linha PRO nao?Tipo aquele SWS da linha exportaçao,hehehe!!!

Falaa garoto, blz??

Valeus pelo incentivo. Eu e o Renan tamos meio que numa parceria, eu to mandando as "engenharias" malucas e ele ta construindo

Vai sair coisa nova por ai... aguardem

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

o que fico mais feliz é isso estar saindo aqui do Forum ... o Forum mandando bem no mercado que sempre idolatramos hahaha interessante isso né ??? pensem bem ??? Sempre tratamos essas marcas como DEUSES e agora amigos nossos trabalham lá !

muito legal !

Compartilhar este post

Link para o post

Nun sei não...

Eu sei que o Paulo Duto entente muito de som e tals...

Mas o Duto dele não está sintonizado... Está fora de frequencia com o forum...

Cara... Todo mundo aqui quer tirar leite de pedra... Nunca entendesses não ???

Era melhor vc trocar umas ideias com a GABY SOM... Alí tem R$ pra seguir tudo a risca.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos responder um questionário...

Profissão:

Qnt gastou no som:

Passou qnts anos pra montar o seu som:

Qnt ainda vai gastar no som:

Em 2007 pretende gastar qnt:

Qual o carro:

Quanto vale seu carro:

Com isso vc tira o perfil de cada um... Vc vai ver que 50% é liso... nao tem esses rios de dinheiro pra tá interrando em som...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo,

Vendo que vc realmente se aprofunda no assunto... que conhece todos os tipos de caixa me fala mais um pouquinho de vc...

Profissão:

Trabalha ou trabalhou em empresas ligada diretamente a som:

Ja foi Tecnico de som(mesário):

Quais as Boas locadoras que vc ja teve proximidade:

Entre outras coisas...

Qual a sua relaçao com o mundo da sonorização ? Vc só meche com PA ou com automotivo ?

Abração,

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Biga blz??

Abraços

Olá Rodrigo!

Sobre o falante usado na caixa me baseio em Robert Bullock (seguidor de Vance Dickason, seguidor de Thiele Small), Bullock On Boxes, Chapter 3, Fine Points of Vented Speaker Design:

“I do not intend to give detailed contruction plans for specific systems. Instead I will discuss those factors which Thiele and Small regard as important, and give some tips to avoiding the mistakes I have made building more vented systems than I care to admit…

The material on system adjustment is crucial for obtaining the best sounding system. It will allow you to determine how closely your completed system fits the intended alignment, and what to do if it does not. The vagaries of system parameter values make a need for corrections almost certain.

STARTING POINT: THE DRIVER

I assume you are starting with a driver whose parameters Re, fs, Qes, Qms, Qts, Vas you Know. A quick glance at the alignments tables in my first article in this series shows that the Qts must be between 0,2 and 0,65. This does not mean you cannot build vented systems using drivers with higher or lower total Q; but the vast majority of high quality drivers fall into this range.

There are two other reasons to staying within this range. For drivers with Qts much higher than 0,65, the response ripple will exceed 1 dB and by my arbitrary definition will no longer be flat. In addition the system transient response deteriorates with increasing Q and becomes significant with very high Q’s. Further, a high Q driver requires an extremely large enclosure: for example Peerless K080T-WF 8” driver (Its 0,66) would require a box with volume in excess of 10 cu ft. Finally, the extremely low predicted cutoff frequency of high Q systems require cone excursions beyond the driver’s capabilities.

When selecting a driver for your system keep in mind the fact that relative box size increases with total Q…

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo,

Vendo que vc realmente se aprofunda no assunto... que conhece todos os tipos de caixa me fala mais um pouquinho de vc...

Profissão:

Trabalha ou trabalhou em empresas ligada diretamente a som:

Ja foi Tecnico de som(mesário):

Quais as Boas locadoras que vc ja teve proximidade:

Entre outras coisas...

Qual a sua relaçao com o mundo da sonorização ? Vc só meche com PA ou com automotivo ?

Abração,

Olá Marcelo!

Desculpe!

Prefiro escrever sobre caixas; meus assuntos pessoais trato diretamante com os interessados e os de meu interesse, pelo menos enquanto tiver essa escolha.

Falando sobre caixas:

Comece tu apontando em que está certo o alinhamento já que o defendes, apontando meus erros nessa área;

Sobre arrogância tenho que concordar que às vezes apelo (tenho que melhorar isso antes de morrer senão vou ter que passar no purgatório) e por isso peço desculpas aos que se sentiram ofendidos;

Mas não vou pedir desculpas por achar que sei alguma coisa; eu tento estudar a lição e enquanto for meu direito vou discordar do que leio toda vez que achar que eventualmente não está fechando com o que estudei e pratiquei.

Nas tardes da semana, num programa da Gaúcha, O lasier Martins sempre coloca uma frase em que me baseio que acho que é assim:

"Se formos só onde outros já chegaram chegaremos no máximo até onde eles foram; temos que ir além..."

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas não vou pedir desculpas por achar que sei alguma coisa; eu tento estudar a lição e enquanto for meu direito vou discordar do que leio toda vez que achar que eventualmente não está fechando com o que estudei e pratiquei.

Ok DEUS...

Boa sorte pra vc...

[^]

Seira tb legal pra todo mundo aqui do forum vc colocar uns textos em latim e hebráico...

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Biga blz??

Abraços

Olá Rodrigo!

Sobre o falante usado na caixa me baseio em Robert Bullock (seguidor de Vance Dickason, seguidor de Thiele Small), Bullock On Boxes, Chapter 3, Fine Points of Vented Speaker Design:

“I do not intend to give detailed contruction plans for specific systems. Instead I will discuss those factors which Thiele and Small regard as important, and give some tips to avoiding the mistakes I have made building more vented systems than I care to admit…

The material on system adjustment is crucial for obtaining the best sounding system. It will allow you to determine how closely your completed system fits the intended alignment, and what to do if it does not. The vagaries of system parameter values make a need for corrections almost certain.

STARTING POINT: THE DRIVER

I assume you are starting with a driver whose parameters Re, fs, Qes, Qms, Qts, Vas you Know. A quick glance at the alignments tables in my first article in this series shows that the Qts must be between 0,2 and 0,65. This does not mean you cannot build vented systems using drivers with higher or lower total Q; but the vast majority of high quality drivers fall into this range.

There are two other reasons to staying within this range. For drivers with Qts much higher than 0,65, the response ripple will exceed 1 dB and by my arbitrary definition will no longer be flat. In addition the system transient response deteriorates with increasing Q and becomes significant with very high Q’s. Further, a high Q driver requires an extremely large enclosure: for example Peerless K080T-WF 8” driver (Its 0,66) would require a box with volume in excess of 10 cu ft. Finally, the extremely low predicted cutoff frequency of high Q systems require cone excursions beyond the driver’s capabilities.

When selecting a driver for your system keep in mind the fact that relative box size increases with total Q…

Saudações,

Paulo.

Grande Paulo,

Acho que vc não entendeu o que eu quiz dizer, vc acha correto eu usar como ponto de partida o fator QTS ??? será que os equipamentos com EBP abaixo de 50 so devem ser utilizados em caixa selada??? não existindo opção de caixa dutada? eu não creio nisso

Existem alguns livros que falam sobre essa opção, mas acho isso muito arcaico, hoje em dia temos simuladores que nos mostram quando o equipamento que seja "apropriado" para caixa selada se comportará em caixa dutada.

Um comentario que acho que seria devido, eu não tenho preferencia por usuário ou empresa, eu gosto de inovações e misturas.

Em relação a frase que vc se baseia eu prefiro seguir a que dix: "APRENDA COM OS ERROS E OS CAMINHOS ERRADOS SEGUIDOS PELOS TEUS IRMÃOS, E SEMPRE QUE PUDER AJUDAI COM HUMILDADE DA MESMA FORMA QUE VOCÊ QUERIA APRENDER"

Você ter ambição é uma coisa, porém tornar essa ambição uma prioridade é outra. Mas como vc falou acima, não vamos falar do lado pessoal, eu mesmo sou uma PÉSSIMA pessoa.

Saudações

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Biga!

Meu estoque de falantes Selenium é:

4 ST 320;

4 ST 300;

4 D-405;

2 1805;

2 1802;

4 830W;

2 825W

2 715W;

1 conjunto woofers two way;

4 coaxiais similares ao two way;

4 T800;

2 Tweeters hi-fi no carro;

4 TS10A;

4 TS-10C;

7 M150;

6 M120;

1 12”pw3;

Gosto dos 10pw e 15pw;

Gosto de outros mas o preço não os justifica.

Os 15pw que tinha vendi colocando-os em caixas de guitarras, quando fiz upgrade nas Staner G-1 alguma coisa, aumentando a fonte e saída para 500wrms e até agora não abriram o bico e o cliente ta satisfeito a mais de ano, usando nela sua guitarra Epiphone americana nas suas performances de rock metal com todas as distorções que ele gosta;

E nem precisei pedir ajuda a ninguém da Selenium ou de qualquer lugar para o projeto;

Aliás, não me lembro de pedir ajuda em qualquer de meus projetos...

Anthony Davis me ensinou que eu tenho que me modelar, basear naquilo que comprovadamente funcionou e bem, partindo daí, senão como vou progredir.

Certamente não vai ser em projetos requentados, com pouca originalidade disponíveis nos sites que vou evoluir.

Da próxima vez vou pedir sua opinião.

Meus softwares são, Winisd claro, Bass-Box 6.0, Leap, True Áudio, Smaart, algumas versões trial por tempo determinado...

Mas o que fazer se o winisd grátis faz praticamente o mesmo que os outros caros e muito caros; assim consigo falar a mesma linguagem da maioria que tem esse que se usado como manda a boa técnica funciona razoavelmente bem, e não só pra nós, mas pro mundo afora onde o usam.

RECALCADO:

Sim de não ter tido o conhecimento que tenho hoje disponível quando era jovem há menos tempo; como teria tropeçado em menos pedras;

Graças a Deus tenho o livre arbítrio de trabalhar no que quero e a Selenium certamente não está entre minhas prioridades.

Veja que poderia estar em outro lugar mas estou aqui no fórum, correndo o risco de ouvir desaforos toda vez que alguém é contestado, tentando passar alguma coisa do pouco que tenho na bagagem, justamente para que algumas coisas que talvez no passado foram verdades incontestáveis e hoje talvez já não o são mais não passem em branco.

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post
E nem precisei pedir ajuda a ninguém da Selenium ou de qualquer lugar para o projeto;

Aliás, não me lembro de pedir ajuda em qualquer de meus projetos...

Uma das suas grandes virtudes é a Humildade.

Saudaçoes,

Marcelo Abath

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Paulo, apenas acho que vc nao tem o minimo direito de ficar me rotulando de alguma coisa aqui, logo que vc entrou no forum estravos discutindo sobre erox Vs selenium, naquela ocasiaão eu mostrei o projeto hb1805a1 que consegue chegar aos 96db em 60hz, 40/50hz com 93, 6 db a mais que o wpu em caixa dutada provando que de fato a whorna dava os 6 db a mais... naquela época vc disse que o E-818 sds falava com 96db em caixa dutada... o tal grafico que vc iria me mostrar eu nao vi até hoje.

Acho que é interessante vc contestar e ver o que pode ser melhorado, é assim que evoluimos, agora não consiguiremos evoluir nos achando o superior como vc faz, uma pessoa que nunca vi assumir qualquer erro que tenha cometido, mas era obvio que vc nao iria admitir algum erro, afina vc nunca erra neh??

Agora vc nao tem nem nunca teve o direito de rotular as pessoas como vc fez comigo, agora eu nao posso falar que nao gostei de um falante ou de alguma coisa da seleniun pq eu sou "o maior defensor da história da selenium".

Até hoje nunca vi vc concordar com o projeto de nenhum fabricante, sera que as engenharias decairam tanto assim? será que as fabricas viraram idiotas e estão contratanto incapazes???

Tenho certeza que as fabriacas sabem quem contratam e a selenium sabe dos projetos que faz, afinal a selenium é um tanto conceituada no ramo de audio e o Dr homero é uma pessoa mundialmente conhecida e premiada com seus estudos.... Me fale de algum projeto seu premiado, alguma coisa que vc tenha feito que tenha realmente dado certo, me fale de algum PA que usa os seus projetos...

Ah, antes que me esqueça, eu nunca disse que sei alguma coisa sobre projetar uma caixa, isso eu deixo para quem sabe-fabricante-, deixa para o Homero, para o Carlos Correia e nao para o Paulo , pode ter certeza disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo,

Nos seus projetos de caixas... Vc ja pensou em projetar um line ? usando autos nacionais ? Tem opinião formada ?? O grande problema que nos deparamos é o guia de onda pro DTI, parece que a ludovico vai disponibilizar um generico...

Aguardo comentários seus na nossa lingua portuguesa.

Saudações,

Marcelo Abath

Compartilhar este post

Link para o post

galera ta desvirtuando todo o topico, ta virando mais ofensa pra uns e outros do que topico sobre a nova caixa pros bass

desculpa fala isso, massss tem uma galera parecendo crianca

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Marcelo!

O inglês do texto acima é de no máximo segundo grau; usa o control C control V no texto e usa um tradutor de tua confiança se for o caso.

E sugiro bom curso de inglês porque a bibliografia boa está em inglês em grande maioria.

Tem fotos no fórum.

O segredo aí está na fase como já escrevi em outras oportunidades, e quem sabe não vende nem a peso de ouro; tem outros que acham que sabem e na hora do pega não funcionam a contento; é isso que diferencia o line que funciona do que não funciona;

Veja que há no mercado caixas vazias para line sendo fabricadas e vendidas; coitados do compradores; quanta dor de cabeça.

Pista: usar driver Ti não vai ser a única solução devido a seu roll-off a campo diferente do que temos na curva de 1w/1m que não mostra a realidade a média e longa distância; há que se fazer diversos refinamentos e combinações entre os componentes do line.

Estude os papers sobre o assunto que está tudo lá; basta digerí-los com vagar e atenção.

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom Paulo, apenas acho que vc nao tem o minimo direito de ficar me rotulando de alguma coisa aqui, logo que vc entrou no forum estravos discutindo sobre erox Vs selenium, naquela ocasiaão eu mostrei o projeto hb1805a1 que consegue chegar aos 96db em 60hz, 40/50hz com 93, 6 db a mais que o wpu em caixa dutada provando que de fato a whorna dava os 6 db a mais... naquela época vc disse que o E-818 sds falava com 96db em caixa dutada... o tal grafico que vc iria me mostrar eu nao vi até hoje.

Acho que é interessante vc contestar e ver o que pode ser melhorado, é assim que evoluimos, agora não consiguiremos evoluir nos achando o superior como vc faz, uma pessoa que nunca vi assumir qualquer erro que tenha cometido, mas era obvio que vc nao iria admitir algum erro, afina vc nunca erra neh??

Agora vc nao tem nem nunca teve o direito de rotular as pessoas como vc fez comigo, agora eu nao posso falar que nao gostei de um falante ou de alguma coisa da seleniun pq eu sou "o maior defensor da história da selenium".

Até hoje nunca vi vc concordar com o projeto de nenhum fabricante, sera que as engenharias decairam tanto assim? será que as fabricas viraram idiotas e estão contratanto incapazes???

Tenho certeza que as fabriacas sabem quem contratam e a selenium sabe dos projetos que faz, afinal a selenium é um tanto conceituada no ramo de audio e o Dr homero é uma pessoa mundialmente conhecida e premiada com seus estudos.... Me fale de algum projeto seu premiado, alguma coisa que vc tenha feito que tenha realmente dado certo, me fale de algum PA que usa os seus projetos...

Ah, antes que me esqueça, eu nunca disse que sei alguma coisa sobre projetar uma caixa, isso eu deixo para quem sabe-fabricante-, deixa para o Homero, para o Carlos Correia e nao para o Paulo , pode ter certeza disso.

vixeeeee maaariaaaa

callmmaaa homi aehaeheahaeae

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Tamos saindo do contexto do topico, se continiar assim serei obrigado a retirar os posts que não fazem parte do título do topico

Por favor, vamos saber fazer as coisas

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo,

Já andei lendo muito sobre os lines "caseiros"... Vi que ja existem box genericos a venda... pra se usar com SB850 ou SB1000.

Vc acha que com autos nacionais + uma boa vontade, era capaz... de se fazer algum que prestasse ?

Já é sabido de todo PAzeiro que todo mundo copia os projetos da EAW. Aqui em Recife se usa muito a dupla KF + SB da Série 850.

Será que conseguimos copiar algum line ?

Vi que o da selenium é composto por 2x 8 + 2x 12 + 2x DTi...

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo,

Já andei lendo muito sobre os lines "caseiros"... Vi que ja existem box genericos a venda... pra se usar com SB850 ou SB1000.

Vc acha que com autos nacionais + uma boa vontade, era capaz... de se fazer algum que prestasse ?

Já é sabido de todo PAzeiro que todo mundo copia os projetos da EAW. Aqui em Recife se usa muito a dupla KF + SB da Série 850.

Olá Marcelo!

Copiar tô fora. Pode dar problema e é tudo que não preciso.

Da EAW gosto da WSX, com seu RCF; SB850 e SB 1000 tô fora; me dão muito pouco pelo custo e melhor que clonar isso é fazer melhor.

Com o custo de uma original faço um lado de um PA médio.

Temos bons falantes nacionais; combiná-los e fazê-los trabalhar bem em conjunto é a receita.

Devemos sempre partir do falante candidato depois de minuciosamente escolhido levando em conta 1º os parâmetros, e depois confirmar os números com a audição criteriosa.

A potência admissível não é o primeiro quesito pra mim.

Fazendo assim temos a receita do sucesso a caminho.

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo,

Olá Marcelo!

Copiar tô fora. Pode dar problema e é tudo que não preciso.

Da EAW gosto da WSX, com seu RCF; SB850 e SB 1000 tô fora; me dão muito pouco pelo custo e melhor que clonar isso é fazer melhor.

Com o custo de uma original faço um lado de um PA médio.

Temos bons falantes nacionais; combiná-los e fazê-los trabalhar bem em conjunto é a receita.

Devemos sempre partir do falante candidato depois de minuciosamente escolhido levando em conta 1º os parâmetros, e depois confirmar os números com a audição criteriosa.

A potência admissível não é o primeiro quesito pra mim.

Fazendo assim temos a receita do sucesso a caminho.

Saudações,

Paulo.

Grande Paulo,

Vc falou em algo interessante, alguns usuários se baseiam no potencia rms como fator principal e esquecem de outros fatores como, por exemplo, a variação de impedância na frenquencia e SPL 1w/1m.

Hoje em dia abri mão de meus equipamentos e investi no Bravox endurence line 10" (aqueles roxinhos).

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é !

o caudo ficou GROSSO agora ...

Rodrigo , é bom ter essas descussões cara e se não for nesse tipo de tópico em qual vai ser ???

Pois aposto que MUITOS que são cadastrados nesse forum nem passam por este tópico pois nem sabem o que é e MUITO MENOS querem saber entende ???

Os que opinam são os interessados ...

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é !

o caudo ficou GROSSO agora ...

Rodrigo , é bom ter essas descussões cara e se não for nesse tipo de tópico em qual vai ser ???

Pois aposto que MUITOS que são cadastrados nesse forum nem passam por este tópico pois nem sabem o que é e MUITO MENOS querem saber entende ???

Os que opinam são os interessados ...

Grande Guto.,

Com certeza, sou totalmente a favor, so não sou a favor quando começam a quererem ser melhor que os outros, e quando saem do contexto do tópico com agreçõs

Eu aprendi e aprendo bastante com discursões saudaveis, adoro participar eahaehaeae

Abraçoss

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...