Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

igorfrota

Duto Quadrado X Duto Triangular

Recommended Posts

Amigos, devido ao espaço restrito da minha caixa, vou utilizar os cantos ao redor dos falantes para fazer os dutos.

Dessa forma, cada camara terá 4 dutos.

Pelos cálculos do Winsd eu precisaria colocar 2 dutos circulares de 10 cm de diametro X 11,11 de profundidade. E o Vent Mach ficaria em 0,07.

Se utilizar dutos quadrados, ele indicou colocar 2 de 9 cm de lado por 12,41 de profundidade e o vent mach ficaria os mesmos 0,07.

Bem, como relatei acima, não terei espaço para dutos quadrados nem circulares. Meus dutos seram triangulares com 9 cm de lado.

Imaginei que como a area de 1 quadrado de 9x9 é a mesma de 2 triangulos de 9x9, a profundidade seria a mesma usada nos 4 dutos.

Entao simulei 4 dutos quadrados de 6,36 X 6,36, pois cada duto daria uma area de 40,5 cm (o mesmo que 1 triangulo de 9x9). Dai o programa sugeriu profundidade de 14,32 p/ cada duto, e o vet mach caiu para 0,04

É esse o caminho

Alguem pode calcular para mim a profundidade dos 4 dutos e o vent mach que ficaria ?

Alias, que parametro é esse "vent mach" ? O que quer dizer ? Qual a faixa de valores aceitável ? Qual o ideal ?

Vlw aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O duto pode ter qualquer formato desde que mantenha a mesma área, a resposta é a mesma...

O Vent Match do WinISD indica quando o duto não apresentará ruído de sopro, no caso, enquanto o valor estiver sendo apresentado em verde, tá ok, se passar pra vermelho há risco do duto produzir ruído... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
O duto pode ter qualquer formato desde que mantenha a mesma área, a resposta é a mesma...

O Vent Match do WinISD indica quando o duto não apresentará ruído de sopro, no caso, enquanto o valor estiver sendo apresentado em verde, tá ok, se passar pra vermelho há risco do duto produzir ruído... :legal:

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

MAs eu posso adotar a mesma profundidade também ?

Ou seja, se tenho 1 duto quadrado que tem uma area de 81cm2 com profundidade de 10 cm.

Da no mesmo eu fazer 2 dutos triangulares de 40,5cm2 por 10 cm de profundidade ?

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, se tenho 1 duto quadrado que tem uma area de 81cm2 com profundidade de 10 cm.

Da no mesmo eu fazer 2 dutos triangulares de 40,5cm2 por 10 cm de profundidade ?

Vlw

O cálculo não é tão simples assim.

Para não complicar o correto é você adotar as dimensões que o software atribuir.

Em função da quantidades de dutos ele vai adotando áreas e comprimentos distintos e sempre preste atenção no valor do vent mach.

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw

O cálculo não é tão simples assim.

Para não complicar o correto é você adotar as dimensões que o software atribuir.

Em função da quantidades de dutos ele vai adotando áreas e comprimentos distintos e sempre preste atenção no valor do vent mach.

Uma boa fonte de consulta para esse assunto é o Livro do Homero.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu imaginei que não seria tão fácil.

Mas como lá não tem um shape triangular, imaginei que simular 4 dutos quadrados, mas com a area dos dutos triangulares daria certo.

É isso mesmo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o topico.

Um dulto quadrado com uma parte inclinada, como eu faço o calculo do comprimento total??

O dulto calculado vai ficar um pouco grande, pra nao ficar dulto do lado de fora quero por o dulto vindo da parede de traz, pegando a parte de cima.

dultoua8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw

igorfrtota,

O duto tem q ter o mesmo volume entao;

O quadrado ficou 81cm2 x 10cm = 810cm3 ou 810ml

O triangular ficou 40,5cm2 x ? = 810cm3

Prof do duto triangular 20cm ou como voce citou 2 dutos triangulares com 10cm.

Espero ter colaborado!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem saberia me dizer se esse (Vent Match do WinISD) pode-se fazer o download pela Net ?????????????

Compartilhar este post

Link para o post
Alguem saberia me dizer se esse (Vent Match do WinISD) pode-se fazer o download pela Net ?????????????

Não sei se entendi, mas eu usava a versão Beta do Win ISD para ler esse valor. Não sei se alguém sabe como obter esse valor na versão alfa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw

Acho que me expressei mal aí...

Eu quiz dizer que mantendo a mesma profundidade, a "area de abertura" do duto sendo a mesma, não importa o formato.

Agora, se mexer na profundidade, tem que mexer tbm na abertura do duto pra manter a mesma sintonia... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...