Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

le_loko

Filtro Subsônico

Recommended Posts

por favor,será q alguém poderia me explicar pra q serve e como funciona o filtro subsônico?

qdo ele deve ser usado?

valeu ai quem puder ajudar,queria aprender isso ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele é o minimo de passa alta do auto falante, por exemplo, vc regulando o subsonico em 30hz o falante só vai receber de 30hz pra cima.

 

é bem importante para a segurança e etc do auto falante e acho que em todo o sistema de som deveria ser usado um..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ele é o minimo de passa alta do auto falante, por exemplo, vc regulando o subsonico em 30hz o falante só vai receber de 30hz pra cima.

 

é bem importante para a segurança e etc do auto falante e acho que em todo o sistema de som deveria ser usado um..

Como o bramer disse, ele serve para a "segurança" do falante.

 

O que ocorre é que em caixas bass reflex (dutadas) o falante passa facilmente do X-MAX aceitável nas freqüencias mais baixas, o que pode levar a queima do falante, rasgar centragem, etc... por isso a utilidade desse filtro.

 

Só não vejo necessidade do uso do mesmo em caixas seladas.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ele é o minimo de passa alta do auto falante, por exemplo, vc regulando o subsonico em 30hz o falante só vai receber de 30hz pra cima.

 

é bem importante para a segurança e etc do auto falante e acho que em todo o sistema de som deveria ser usado um..

e esse filtro tem no crossover msm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se o crossover não traz o filtro subsonico, pode se utilizar de um high pass bem baixo(20, 30, 40 ou 50hz) para se fazer o mesmo serviço

 

a intenção é a mesma, não deixar que passe frequencia muito baixa para o auto falante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se o crossover não traz o filtro subsonico, pode se utilizar de um high pass bem baixo(20, 30, 40 ou 50hz) para se fazer o mesmo serviço

 

a intenção é a mesma, não deixar que passe frequencia muito baixa para o auto falante

Beleza, eu não tenho nem filtro nem crossover porém possuo em meu CD player a função HPF. Mas ela corta, no mínimo, frequências de 50HZ a baixo, ou seja, só passa frequências acima de 50 Hz. Eu acho muito alto essa faixa. Eu acho que o ideal seria 45Hz pra cima.

 

E tem outra coisa, em meu toca CD o HPF funciona em 12dB/8ª ou 6dB/8ª, não sei bem. Já o crossover trabalha a 24dB/8ª, o que é muito melhor.

 

E, como sabemos, as ditorções causadas nas freq. baixas são muitas vezes imperceptíveis e quando às ouvimos, já está num estágio avançado o que, com continuidade, vai danificar o falante.

 

Até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

 

 

Beleza, eu não tenho nem filtro nem crossover porém possuo em meu CD player a função HPF. Mas ela corta, no mínimo, frequências de 50HZ a baixo, ou seja, só passa frequências acima de 50 Hz. Eu acho muito alto essa faixa. Eu acho que o ideal seria 45Hz pra cima.

 

F.: Você usa falantes de 18" para o grave? Falantes de 18" tem Fs menor e portanto terão maior possibilidade de descer mais, mas isso não é regra.

 

O valor do corte subsônico está intimamente ligado ao projeto. A partir do gráfico é que você vai verificar em que frequência o Xmax está sendo ultrapassado, faça uma margem de segurança e adote o valor do corte serve arrendondando para cima, agora a ordem do corte não deve ser esquecida.

 

E tem outra coisa, em meu toca CD o HPF funciona em 12dB/8ª ou 6dB/8ª, não sei bem. Já o crossover trabalha a 24dB/8ª, o que é muito melhor.

 

F.: Acho que no manual tem a ordem. Agora são sei se entendi, mas nem todos os Crossovers fazem corte a 24dB/8ª, mas se tiver um que faça, ótimo.

 

E, como sabemos, as ditorções causadas nas freq. baixas são muitas vezes imperceptíveis e quando às ouvimos, já está num estágio avançado o que, com continuidade, vai danificar o falante.

 

F.: Pelo projeto já dá para ter uma idéia, mas como normalmente vai ser instalado num carro, o próprio ambiente já altera alguma coisa. Se fizer o dimensionamento pelo software já estará bem dimensionado, mas isso só vai surtir efeito, em função do grau de segurança (conhecimento prévio de como dimensionar) e também da ordem do crossover. Claro a 24dB/8ª, a gente fica tranquilo, mas se for 24dB/8ª com passivo, atenua muito.

 

Uma boa observação é pelo excesso de excursionamento a baixo volume.

 

Não podemos ser genéricos nessas observações, pos cada caso é um caso.

 

 

 

 

 

 

 

Até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos por partes:

 

 

Beleza, eu não tenho nem filtro nem crossover porém possuo em meu CD player a função HPF. Mas ela corta, no mínimo, frequências de 50HZ a baixo, ou seja, só passa frequências acima de 50 Hz. Eu acho muito alto essa faixa. Eu acho que o ideal seria 45Hz pra cima.

 

F.: Você usa falantes de 18" para o grave? Falantes de 18" tem Fs menor e portanto terão maior possibilidade de descer mais, mas isso não é regra.

 

O valor do corte subsônico está intimamente ligado ao projeto. A partir do gráfico é que você vai verificar em que frequência o Xmax está sendo ultrapassado, faça uma margem de segurança e adote o valor do corte serve arrendondando para cima, agora a ordem do corte não deve ser esquecida.

 

E tem outra coisa, em meu toca CD o HPF funciona em 12dB/8ª ou 6dB/8ª, não sei bem. Já o crossover trabalha a 24dB/8ª, o que é muito melhor.

 

F.: Acho que no manual tem a ordem. Agora são sei se entendi, mas nem todos os Crossovers fazem corte a 24dB/8ª, mas se tiver um que faça, ótimo.

 

E, como sabemos, as ditorções causadas nas freq. baixas são muitas vezes imperceptíveis e quando às ouvimos, já está num estágio avançado o que, com continuidade, vai danificar o falante.

 

F.: Pelo projeto já dá para ter uma idéia, mas como normalmente vai ser instalado num carro, o próprio ambiente já altera alguma coisa. Se fizer o dimensionamento pelo software já estará bem dimensionado, mas isso só vai surtir efeito, em função do grau de segurança (conhecimento prévio de como dimensionar) e também da ordem do crossover. Claro a 24dB/8ª, a gente fica tranquilo, mas se for 24dB/8ª com passivo, atenua muito.

 

Uma boa observação é pelo excesso de excursionamento a baixo volume.

 

Não podemos ser genéricos nessas observações, pos cada caso é um caso.

 

 

 

 

 

 

 

Até mais!

esse do hpf e para stereo ou sub tb?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...