Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gustavo-pb

Hi-fi é So Para Amantes Do Jazz, Opera...

Recommended Posts

Fala Fábio! Você diz o box com 3 sacd's ou os xrcd's?! Bem, de qualquer forma, ainda não consigo copiar o layer "decente" destas mídias! Você já o fez?! Só consigo com a camada híbrida, "convencional"... E quanto tá no ebay!?

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nao gravo cds.... nem gravador eu tenho no cpu..

estranho, nao ta mais no ebay... eu vi hoje de tarde esse box

Compartilhar este post

Link para o post
Muito bom post.

Se no carro deu imagem como descrito, imagine em uma sala.... dar imagem de VERDADE no carro é bem difícil. Digo, imagem de tudo, ambiência etc.

Não duvido que seja obtida a imagem, eu mesmo já ouvi isso em um carro (o carro do Mogar, em um encontro). Mas custo a aceitar que essa imagem seja obtida a partir de um único microfone. Esse é o ponto.

Imagem no meu carro ? Meu carro nunca deu imagem decente. Mesmo em sistema residencial, conseguir uma imagem convincente eh bastante complicado. Um dia ainda monto um sistema de audio em casa e te chamo pra ouvir.

Uma coisa que eh dificil vc conseguir em gravacoes com varios microfones eh a ambiencia e palco amplo. Quando um sistema esta bom de imagem e ambiencia, nota-se uma naturalidade a mais nas gravacoes com microfone na plateia.

Dos poucos que ouvi do pessoal do autosom o seu foi o que mais me chamou a atenção nesse quesito. Pode ser que não estivesse do jeito que vc queria, mas isso não anula o que eu ouvi.

Quanto ao microfone na platéia, é de se esperar que ele acrescente ambiência e naturalidade, mas está sendo defendido que um microfone só dá conta de toda a gravação e eu estou questionando isso com base em coisas que li, vivi e pensei.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas muitos instrumentos voce só percebe tipo, direita, esquerda, centro... Pelo menos eu percebo assim, sei q sou meio surdo... hehe

Então, isso que eu digo.

Na mixagem, há um posicionamento dos instrumentos na mesa. Ocorre a definição de posicionamento dos mesmos. Fica mais ou menos assim:

- voz no meio

- bateria: prato de condução à esquerda, caixa e bumbo no meio, chimbau à direita. Na bateria dá pra fazer um trabalho muito bom, definindo bem o posicionamento e altura de todas as peças (tons, surdo, bumbo, caixa, pratos), mas é raro acontecer. Geralmente a preocupação recai sobre bumbo, caixa, chimbau e pratos como eu descrevi acima.

- guitarra e baixo a escolher

Tem gente que toma um grande cuidado nesse posicionamento, tem gente que não.

O que eu quero dizer é que não é porque a gravação apresenta esse posicionamento ela foi gravada com um microfone só.

Aliás, Kleber, vc pode me informar alguns títulos em que esse processo foi usado?

Compartilhar este post

Link para o post
Isso aí, gravações. O da FIM é XRCD, deve ser um espetáculo, mas ainda não ouvi. Os da proprius são interessantes, a "energia" do disco é muito boa.

Minha curiosidade fica nisso aqui agora: http://www.elusivedisc.com/prodinfo.asp?nu...umber=PRSAM7879

Esse formato XRCD toca em um aparelho normal ou tem que ser específico?

Compartilhar este post

Link para o post
Então, isso que eu digo.

Na mixagem, há um posicionamento dos instrumentos na mesa. Ocorre a definição de posicionamento dos mesmos. Fica mais ou menos assim:

- voz no meio

- bateria: prato de condução à esquerda, caixa e bumbo no meio, chimbau à direita. Na bateria dá pra fazer um trabalho muito bom, definindo bem o posicionamento e altura de todas as peças (tons, surdo, bumbo, caixa, pratos), mas é raro acontecer. Geralmente a preocupação recai sobre bumbo, caixa, chimbau e pratos como eu descrevi acima.

O que eu quero dizer é que não é porque a gravação apresenta esse posicionamento ela foi gravada com um microfone só.

Aliás, Kleber, vc pode me informar alguns títulos em que esse processo foi usado?

Então Miguel... na mesa o controle PAN faz todo o posicionamento desejado, mas vc fica com uma imagem chapada, 2D mesmo... nem no melhor sistema vai existir a "mágica" da coisa... a noção de profundidade. Quem teve a oportunidade de ouvir um sistema tocando assim sabe do que falo... é a mesmíssima sensação que vc tem quando senta na frente da banda e o pessoal começa a tocar, ou quando uma pessoa falando se aproxima de você. Você tem a noção espacial. É esta mesma noção que permite aos morcegos voarem, por exemplo. A explicação disto, além do volume, é a diferença de fase entre o som principal e suas inúmeras reflexões... tem um mundo de coisas no meio.

Quando vc enfia um microfone pra cada coisa, a úinica forma de simular essas diferenças entre planos seria trabalhar com minucioso ajuste de atraso entre os microfones... coisa que ninguém faz, e que tem grande chance de nunca soar natural.

Aliás, a sensação que temos de ambiência vem das reflexões no ambiente, que são percebidas pelos nossos ouvidos. Apesar de só conseguirmos diferenciar sinais iguais com diferença de tempo maior que 30ms, nós conseguimos perceber que existe "algo mais" no ambiente.

Quanto aos álbuns... bem, certeza eu só tive de um (o que o tiba postou aqui em cima), embora já tenham me garantido que todas as boas gravações de blues e jazz são feitas com microfone estéreo, e no máximo um microfone para o baixo ou algum instrumento mais delicado. Pode ser que o cantor também tenha captação individual, mas o "grosso" é feito pelo coletivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Então, isso que eu digo.

- voz no meio

Então Miguel... na mesa o controle PAN faz todo o posicionamento desejado, mas vc fica com uma imagem chapada, 2D mesmo... nem no melhor sistema vai existir a "mágica" da coisa... a noção de profundidade. Quem teve a oportunidade de ouvir um sistema tocando assim sabe do que falo... é a mesmíssima sensação que vc tem quando senta na frente da banda e o pessoal começa a tocar, ou quando uma pessoa falando se aproxima de você. Você tem a noção espacial. É esta mesma noção que permite aos morcegos voarem, por exemplo. A explicação disto, além do volume, é a diferença de fase entre o som principal e suas inúmeras reflexões... tem um mundo de coisas no meio.

Quando vc enfia um microfone pra cada coisa, a úinica forma de simular essas diferenças entre planos seria trabalhar com minucioso ajuste de atraso entre os microfones... coisa que ninguém faz, e que tem grande chance de nunca soar natural.

Aliás, a sensação que temos de ambiência vem das reflexões no ambiente, que são percebidas pelos nossos ouvidos. Apesar de só conseguirmos diferenciar sinais iguais com diferença de tempo maior que 30ms, nós conseguimos perceber que existe "algo mais" no ambiente.

Quanto aos álbuns... bem, certeza eu só tive de um (o que o tiba postou aqui em cima), embora já tenham me garantido que todas as boas gravações de blues e jazz são feitas com microfone estéreo, e no máximo um microfone para o baixo ou algum instrumento mais delicado. Pode ser que o cantor também tenha captação individual, mas o "grosso" é feito pelo coletivo.

Ô Kleber,

Eu já tive a oportunidade de ouvir umas gravações melhorzinhas em sistemas bons.

Se a gravação com um mic só é realmente possível e superior às mais, digamos, convencionais, eu vou me atentar pra isso, começando pelo título que vocês indicaram.

Eu só estava esclarecendo que é uma coisa muito comum o posicionamento dos instrumentos, não apenas em gravações e reproduções de alta fidelidade (é que, pelos comentários, parece que eu estou negando que existem boas gravações com profundidade, naturalidade, palco etc. - o meu ponto é o processo da gravação).

Quanto a esse processo que você falou, por exemplo, um para voz, um para o baixo e mais um (ou dois, não sei) pro restante, aí sim!!! Isso eu acho perfeitamente possível de apresentar um ótimo resultado, apesar de ainda achar que um para cada instrumento e mais os de ambiência funcionariam melhor.

Vou procurar conseguir esse título que vocês indicaram. Por falar nisso, tem como vcs mandarem uma cópia pra mim?

Compartilhar este post

Link para o post

este tópico tá uma verdadeira aula!!! show de bola mesmo, tô aprendendo pacas.

parabéns galera!

[]s,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...