Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Trovac

[[[ Corneta Bi-radial ]]]

Recommended Posts

Irei comprar dois midbass pro meu projeto, minha duvida agora é se devo ou nao tirar os DRIVERS do meu projeto e ficar apenas com os S Tweeters!!!

Penso eu que se permanecerem os Drives, ficarei com muito MEDIO !!!

(de toda forma,irei esperar e fazer o teste de ouvido)

O QUE VC ACHA????

02 HPX2150 ____ 40 ~~ 2200 Hz GRAVE

02 ESX 310 _____ 60 ~~ 6500** Hz MEDIO-GRAVE & MEDIO

02 ST ______ 2600 ~~ 21000 Hz AGUDO

Estende bem o High do Supertweeter eim, 2.6khz é mto baixo, o ideal é pelo menos 5 ou 6khz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Irei comprar dois midbass pro meu projeto, minha duvida agora é se devo ou nao tirar os DRIVERS do meu projeto e ficar apenas com os S Tweeters!!!

Penso eu que se permanecerem os Drives, ficarei com muito MEDIO !!! 

(de toda forma,irei esperar e fazer o teste de ouvido)

O QUE VC ACHA????

02 HPX2150  ____  40  ~~  2200 Hz    GRAVE

02 ESX 310 _____  60 ~~ 6500** Hz      MEDIO-GRAVE & MEDIO

02 ST ______ 2600 ~~ 21000  Hz          AGUDO

Estende bem o High do Supertweeter eim, 2.6khz é mto baixo, o ideal é pelo menos 5 ou 6khz

Mas eu ACHO que com a frequencia do S Tweeter em 2.6KHz , ele é perfeito para suprir a ausencia do DRIVER!!!!!

*** qualquer coisa, é só usar um Divisor de frequencia com um corte à cima de 3000 hz ou mais !!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Vc saberia me explicar uma duvida sobre "distribuição de potencia" em falantes ligados em paralelo?? :

Se eu ligar um woofer de 300 w RMS a um S.Tw de 100 W rms (ambos 8 ohms) , eu terei no total 400 W rms À 4 ohms !!

POREM, minha dúvida é se o Woofer + STw ligados a um amplificador que forneça 400 W rms , eu terei a força distribuída em proporções iguais para os dois, ou seja, 200 W rms para cada um ???:

*** O S Tweeter que é de 100W rms receberia o dobro da sua potencia !!!

** E o woofer que é de 300W RMS receberia apenas 200W

Caso isso ocorra, é melhor ligá-los individualmente !!!! Não acha ??????

putz é mô treta explicar isso ...

e na verdade não SEI explicar direito , sei mais na minha mente que explicando (consegui entender o que quero dizer ???)

Mas uma coisa pra te deixar um pouco mais esclarecido , é que o Divisor de freq. ajuda nessa distribuição ...

e a caixa com o divisor de freq. vai estar fechando em 8 Ohms (se o falante for 8 e o Tw tb for 8 Ohms)

outra coisa , o tw tem que ser cortado mais alto , vc vai queimar o mesmo se cortar tão baixo como está querendo ... vai queimar por estar forçando muito o menino !

Compartilhar este post

Link para o post

desculpem ignorancia..

mas...eu sempre achei q realmente, fosse caixa para graves, as citadas no topico...e agora vejo fotos que aparentam ter cornetas de drivers mesmo na caixa....rpocede isso???

ela é pra grave, porem com um driver+corneta na frete??

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo um pouco sobre ondas essa semana eu cheguei numa parte onde falava sobre difração (pra quem não sabe o que é difração: http://www.fisica.net/ondulatoria/elemento...de_acustica.pdf páginas 21, 22 e 23 ) e pensei na possibilidade dessas cornetas trabalharem com tal fenômeno físico para que as ondas abrangessem uma grande área.

Procede essa minha teoria?

Desculpem se viajei um pouco.

Até mais pessoal,

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
desculpem ignorancia..

mas...eu sempre achei q realmente, fosse caixa para graves, as citadas no topico...e agora vejo fotos que aparentam ter cornetas de drivers mesmo na caixa....rpocede isso???

ela é pra grave, porem com um driver+corneta na frete??

Aquelas caixas são para médio grave & médio!!!

Tem elas no sistema FULLRANGE(com apenas um DRIVER)

E tem no formato P.A. (com woofers-cornetados e com ou sem Drivers Ti)

********* No título do tópico eu escrevi : (Corneta Bi-radial Ou Cd Horn)

A CORNETA¹ que eu me refiro é:

CORNETA¹ - aquela utilizada para acoplar o Driver de Compressão ( fenólico ou TI)

E NÂO a Corneta² - aquela confeccionada em madeira , constituída de woofers e outros !

Compartilhar este post

Link para o post
Lendo um pouco sobre ondas essa semana eu cheguei numa parte onde falava sobre difração (pra quem não sabe o que é difração: http://www.fisica.net/ondulatoria/elemento...de_acustica.pdf páginas 21, 22 e 23 ) e pensei na possibilidade dessas cornetas trabalharem com tal fenômeno físico para que as ondas abrangessem uma grande área.

Até mais pessoal,

Gabriel

Pra falar a verdade, eu ACHO que inevitavelmente tudo que "lidar" com som terá a tal da Difração envolvida !!!

O texto sobre Difração é muito resumido, ele apenas explica um pouco da diferente difração entre as altas e baixas freqüências

* a baixa sendo mais abrangente e dispersa

* a alta sendo mais linear, retilínea

*PELO MENOS, foi isso que entendi !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E com certeza seu pensamento tá certo !!!!

Pois é essa a intenção da corneta BI-Radial ou CD Horn: deixar as ondas de freqüência de altas tipicamente retilíneas, mais abrangente e dispersa, ou seja, “ir onde” as ondas de baixa freqüência vão naturalmente, deixando o som EQUILIBRADO fora ou dentro do eixo, (de frete ou de lado do som !!!!!!

Pois é muito comum, vc só ter um som equilibrado estando a frente dele e a poucos metros, quando vc se afasta (lateralmente ou não) o som se modifica totalmente

Compartilhar este post

Link para o post

Até mais pessoal,

Gabriel

Pra falar a verdade, eu ACHO que inevitavelmente tudo que "lidar" com som terá a tal da Difração envolvida !!!

O texto sobre Difração é muito resumido, ele apenas explica um pouco da diferente difração entre as altas e baixas freqüências

* a baixa sendo mais abrangente e dispersa

* a alta sendo mais linear, retilínea

*PELO MENOS, foi isso que entendi !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E com certeza seu pensamento tá certo !!!!

Pois é essa a intenção da corneta BI-Radial ou CD Horn: deixar as ondas de freqüência de altas tipicamente retilíneas, mais abrangente e dispersa, ou seja, “ir onde” as ondas de baixa freqüência vão naturalmente, deixando o som EQUILIBRADO fora ou dentro do eixo, (de frete ou de lado do som !!!!!!

Pois é muito comum, vc só ter um som equilibrado estando a frente dele e a poucos metros, quando vc se afasta (lateralmente ou não) o som se modifica totalmente

Hum.. vou tentar explicar a difração aqui.

A difração é basicamente a capacidade que a onda tem em fazer curvas. Porém, para que a onda faça curva ela tem que passar por um buraco ou orifício menor que seu comprimento de onda (λ).

Como exemplo temos:

V = λ x f

V = velocidade

λ = comprimeto de onda

f = frequência

Adotando a velocidade do som a 3º C temos: 333 m/s

Adotando frequência de 50Hz

333 = λ (50)

λ = 333/50

λ = 6,66 metros

Concluimos que uma onda de 50 Hz faz curva em qualquer orifício igual ou menor que 6,66 metros.

Por isso que dificilmente vemos ondas de luz fazendo curvas, pois analizando a fórmula vemos que quanto maior é a frequência, menor é seu comprimento de onda e ondas de luz tem frequências altíssimas.

Ou quando tem alguém falando em uma sala com a porta aberta e estamos fora dela só escutamos a parte mais grave da voz da pessoa, que tem o comprimento de onda maior ou igual ao da porta.

Por isso que as ondas mais graves são mais abrangentes e onidirecionais.

Abaixo uma foto explicando a difração:

difraosw4.jpg

Até mais,

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

E mais um tópico MUITO bom se perde no meio de outros nada instrutivos ...

lamentavel ...

e VIVA O "BATE PRA ca***** !"

Compartilhar este post

Link para o post

NINGUEM aqui usa ou já usou driver de 2" acoplada a corneta de 1" !! para me dar alguma conlusão ???? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...