Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tinomagno

Ligação Crossover Passivo.

Recommended Posts

Seguinte...estou com dúvida em relação a impedancia!

Vamos ao exemplo:

Se eu ligar meus 2 drivers de impedância 8 ohms cada, em paralelo ( Ou seja 4 ohms ) em um crossover band-pass com a frequencia certa pra 4 Ohms, e ligar no mesmo canal em paralelo dois tweetrs de 8 ohms ( ou seja 4 ohms novamente ) com outro crossover high-pass...será paralelo com os dois crossovers.

Dúvida 1: Neste caso, qual impedância que o aplificador reconhecerá ?

Dúvida 2: Em um crossover passivo duas vias...ligando-se dois equipamentos de 4 ohms ( Um em cada via )...qual a impedância que o aplificador reconhecerá?

Dúvida 3: Oq acontece dentro de um crossover passivo 2 e 3? que ligação é feita para cada "canal" do crossover? como "ele" associa os "canais" em um só? paralelo? série? ou apenas divisão da frequencia como o próprio nome diz?

:banghead

Tô ficando doido com esse negócio de som...quanto mais vc aprende, mais vicia!!! :pirou:

Grato pelas supostas explicações desde já!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Penso eu q seja uma ligaçao em paralelo.

Mais boa pergunta.Tenho curiosidade em saber tbm ao certo.

Pq nos cross dos kit 2 vias o mid e a tweeter sao de 4 ohms, e a saida do cross pede 4 ohms tbm.Se fosse a ligaçao em paralelo ficaria 2 ohms e nao 4 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ao exemplo:

Se eu ligar meus 2 drivers de impedância 8 ohms cada, em paralelo ( Ou seja 4 ohms ) em um crossover band-pass com a frequencia certa pra 4 Ohms, e ligar no mesmo canal em paralelo dois tweetrs de 8 ohms ( ou seja 4 ohms novamente ) com outro crossover high-pass...será paralelo com os dois crossovers.

Dúvida 2: Em um crossover passivo duas vias...ligando-se dois equipamentos de 4 ohms ( Um em cada via )...qual a impedância que o aplificador reconhecerá?

Dúvida 3: Oq acontece dentro de um crossover passivo 2 e 3? que ligação é feita para cada "canal" do crossover? como "ele" associa os "canais" em um só? paralelo? série? ou apenas divisão da frequencia como o próprio nome diz?

Tô ficando doido com esse negócio de som...quanto mais vc aprende, mais vicia!!! :pirou:

Abraços!

Não sei se entendi a sua pergunta, mas vou lançando um exemplo para tentar desmistificar.

Isso é só para justificar o quanto a pessoa deve ser claro, quando está lidando com Crossover, pois se cometer um erro pode ser fatal.

Eu recentemente comprei 01 crossover de 02 vias, para Woofer + Drivers Ti.

O que determinou isso foram os valores de cortes. Certo?

Pois bem. O fabricante diz claramente no portifólio do produto que o crossover para a via de grave aceitaria 8 ou 4 ohms e para a via de alta frequência, no caso via para ligar os driver, seria de 08 ohms e potência de 500w e com atenuação para esta de 6 dB.

Então nesse entende-se que:

1 - Eu poderia ter 01 Woofer de 04 ohms ou 02 Woofer em paralelo de 08 ohms, ligados em paralelo, desde que não ultrapassase o valor de potência especificado, que no caso era de 500w e já sabia que nessa via eu iria ter uma atenuação. Certo.

2 - Para a via de alta frequência, eu só poderia 01 Driver Ti

Então vejam que eu comprei o Crossover porque me atendendia plenamente, então cada caso é um caso.

Com relação à sua pergunta, mais uma vez está posta aqui uma dúvida aqui em relação ao princípio da divisão de frequência.

Tem um artigo excelente na lista de artigos.

http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm

Entendido isso, você está preparado para solucionar qualquer caso e partir dele, se não souber construir seus próprios Divisores (gostaria de saber construir), já saberá pelo menos saber indicar ou comprar.

Com relação às suas perguntas, quais seriam as especificações do divisor (valor do corte, ordem, se possui atenuação) para que não se cometa erros?

Mandou fazer ou está só querendo saber para poder comprar?

Compartilhar este post

Link para o post

Se nao tocaram a mesma faixa nao muda a impedancia.. o seja, 2 driver tocando de 1 a 6k, e 2 tweeter 6k+.. fica 4 ohms!

[]'s

Ntrous

Compartilhar este post

Link para o post
Se nao tocaram a mesma faixa nao muda a impedancia.. o seja, 2 driver tocando de 1 a 6k, e 2 tweeter 6k+.. fica 4 ohms!

[]'s

Ntrous

preste bem atenção amigo.

posso responder a sua pergunta de n° 1.

se vc põe um divisor passivo de 4 ohms pra duas cornetas de 8 ohms em paralelo estará td certo. e se vosse fizer o mesmo com os tweeters em outro divisor passivo vc também chegará as 4 ohms. e se por fim por os dois em paralelo o amplificador reconhecerá uma ligação em 2 ohms. essa ligação entre divisores segue a mesma regra de serie/paralelo q ja conhecemos.

é isso q vou fazer no meu aquarius 4.1 e por fim por no bridged em 2 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ao exemplo:

Abraços!

amigo todos crossover passivo tem entrada e saida pra vc fzr a ligação q vc necessitar. por exemplo um corssover duas vias ( nunk vi um de duas vias. so de uma via) "deve ter" duas entradas e duas saidas uma pra kd via. dessa forma vc faz a ligação q vc kiser com os fios terminais da saida do passivo. sacou ?

tipo vc mete na entrada 1ª via um par de drivers en 4 ohms e na entrada da segnda via um par de tweeters 4 ohms. na saida vc pode pegar e ligar tudo em paralelelo no mesmo cansl indo pra dois ohms. ou ligando cada via de saida de 4 ohms em kd canal ou bridged a 4 ohms!

espero ter ajudado alguma coisa

Compartilhar este post

Link para o post
se vc põe um divisor passivo de 4 ohms pra duas cornetas de 8 ohms em paralelo estará td certo. e se vosse fizer o mesmo com os tweeters em outro divisor passivo vc também chegará as 4 ohms. e se por fim por os dois em paralelo o amplificador reconhecerá uma ligação em 2 ohms. essa ligação entre divisores segue a mesma regra de serie/paralelo q ja conhecemos.

opa aí tá errado

a impedância da associação em paralelo só cai quando os falantes reproduzem a mesma faixa de freqüencia, o que não é o caso; neste caso, se o crossover das cornetas for, por exempro, até 6 khz, e o crossover dos tweeters começar em 6 khz, o amp vai enchergar 4 ohms, pois serão 4 ohms (8 // 8) até 6 khz e 4 ohms (8 // 8) de 6 khz pra cima

Compartilhar este post

Link para o post

opa aí tá errado

a impedância da associação em paralelo só cai quando os falantes reproduzem a mesma faixa de freqüencia, o que não é o caso; neste caso, se o crossover das cornetas for, por exempro, até 6 khz, e o crossover dos tweeters começar em 6 khz, o amp vai enchergar 4 ohms, pois serão 4 ohms (8 // 8) até 6 khz e 4 ohms (8 // 8) de 6 khz pra cima

muito boa essa explicação.

por isso prefiro cada canal ou bridged com cada coisa. sem misturar o mesmo canal com varias frequencias diferentes. canal pra medio = corneta, canal agudo= tweeter. canal pra medio grave= falante medio e canal sub = grave

pra nao dar essas complicações

Compartilhar este post

Link para o post

opa aí tá errado

a kara...era justamente isso que ei queria saber!!!

vc tem certeza disso? quer dizer então que se eu fizer dois high-pass em paralelo: por exemplo: um de 2000hz e outro de 5000hz...a impedandia em uma determinada faixa de frequencia será 2 ohms pela lógiaca, naum é isso?

pq veja bem oq quero fazer...tenho um par de canal da power one para ligar dois drivers SD 110 Snake 8 Ohms e dois Tweeters 4202 também de 8 ohms...

então eu queria ligar um band-pass pras ti de 2000~5000hz

e os tweeters em um high-pass de 5000hz.

eu quero ligar tudo em paralelo em um par de canal bridge! então o módulo vai enxergar 4 ohms nesse caso naum é isso?!

grato pela explicações!

Compartilhar este post

Link para o post

sim...e no caso eu vou mandar fazer os dois de terceira ordem ou seja 18db/8!!!

e oq vc acham de eu fazer um band-pass pras minhas ti? pq naum quero que elas emitam agudo...e com tb tenho tweetrs, acho que ficaria legal...oq vcs acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Penso eu q seja uma ligaçao em paralelo.

Mais boa pergunta.Tenho curiosidade em saber tbm ao certo.

Pq nos cross dos kit 2 vias o mid e a tweeter sao de 4 ohms, e a saida do cross pede 4 ohms tbm.Se fosse a ligaçao em paralelo ficaria 2 ohms e nao 4 ohms.

Alguem pode tirar essa minha duvida ai?

Compartilhar este post

Link para o post

aê galera!!!

gostaria de confimações da minha teoria...será que dava pra alguem explicar...

sds

Roberto Magno Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

opa aí tá errado

a kara...era justamente isso que ei queria saber!!!

vc tem certeza disso? quer dizer então que se eu fizer dois high-pass em paralelo: por exemplo: um de 2000hz e outro de 5000hz...a impedandia em uma determinada faixa de frequencia será 2 ohms pela lógiaca, naum é isso?

pq veja bem oq quero fazer...tenho um par de canal da power one para ligar dois drivers SD 110 Snake 8 Ohms e dois Tweeters 4202 também de 8 ohms...

e os tweeters em um high-pass de 5000hz.

eu quero ligar tudo em paralelo em um par de canal bridge! então o módulo vai enxergar 4 ohms nesse caso naum é isso?!

grato pela explicações!

"pq veja bem oq quero fazer...tenho um par de canal da power one para ligar dois drivers SD 110 Snake 8 Ohms e dois Tweeters 4202 também de 8 ohms...

e os tweeters em um high-pass de 5000hz."

Aí é a conceituação de divisão que funciona.

1 - Você tem um par de cada. Certo?

2 - Eles não estão atuando na mesma faixa. Certo?

3 - O amplificador, "exergará" como se fosse um único falante. Certo?

4 - Então o que vai deteminar a impedância resultante é quantidade de falantes envolvidos e o tipo de ligação. Certo?

=> Para o caso de 02 falantes:

Exemplo:

4.1 - Ligados em série = 16 ohms

4.2 - Ligados em paralelo = 4 ohms

=> Para o caso de 03 falantes:

Exemplo:

4.1 - Ligados em série = 24 ohms

4.2 - Ligados em paralelo = 2,67 ohms

5 - Se por exemplo houvesse uma faixa coincidente, ou seja, uma faixa do STW que o DRV estivesse atuando. Nessa faixa especificamente, a regra acima existiria também, mas não como o mesmo valor. Nesse caso, não seriam 02 falantes e sim os 4 falantes e para os 4 falantes, a impedância resultante seria outro valor.

6 - Não é nada pessoal, mas tenho de avaliar o projeto de forma imparcial e identificar os pontos que podem ser melhorados. Então posso deixar transparecer que estou sendo crítico demais.

Alguns outros detalhes interessante que está esquecendo

6.1 - Potência suportada por cada falante. A meu ver está exagerando. Só o valor de potência fornecida pelo Power One, mesmo com canal estéreo, está suficiente.

6.2 - Os falantes estarão recebendo Sinal mono e o melhor é o sinal estéreo.

6.3 - Não necessitaria de STW, por se tratar de Drivers Ti.

6.4 - Nesse caso pode subir o valor de corte desse STW, pelo menos para 10/12K aproximadamente ou avaliando através do gráfico, o valor de frequência, que você identificará onde o falante começa a perder rendimento. Este é o procedimento correto. Então se o STW começar atuar a partir desse valor ficará ótimo.

6.5 - Subindo mais os valores de corte, você estará aumentando a potência suportada. Pense bem.

6.6 - Para que os cortes fiquem sincronizados, se você está adotando falante para médios, o valor do corte superior, deve ir até os 2K. Se do Driver o valor do corte subir, então o valor do corte superior subirá também.

Fico por aqui ...

Compartilhar este post

Link para o post

Cortes de frequencia do som na totalidade:

Frequancia da caixa: 40hz ...Hpx 2150... 40~250hz

10" pw3: 250~´high pass

ti: 2000~5000hz

tw: 5000hz~high pass

oq acham dos cortes...estão legais?

ou mudaria algo?

Compartilhar este post

Link para o post
Cortes de frequencia do som na totalidade:

Frequancia da caixa: 40hz ...Hpx 2150... 40~250hz

10" pw3: 250~´high pass

ti: 2000~5000hz

tw: 5000hz~high pass

oq acham dos cortes...estão legais?

ou mudaria algo?

Acho que eu disse aqui nesse Tópico e o Paulo reafirmou no tópico (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=82859), já dá para sacar que na adoção de STW com Drv Ti, se existir, o corte deve ser bem mais alto.

Avaliando o gráfico de maneira bem grosseira, eu faria o corte do STW a partir dos 10K, que é o valor onde o modelo de DRV, começa a cair.

Veja: http://www.snakepro.com/pdf/specs/snk_driver_sd110.pdf

Pode aumentar o valor do corte do Driver também. O fabricante determina aplicar a potência 100W (400W corte em 2 KHz, 18 dB/oitava mín)

E corte Mínimo 1,5 KHz ou acima (18 dB / oitava mín)

Quanto mais alto, mas seguro

Compartilhar este post

Link para o post

estou usando corneta longa...por isso que quero cortar os drivers de 2000~5000hz, pq sei que com logas perde muito agudo...

e ninguem até agora respondeu sobre a ordem...segunda ordem ta bom ou teria que ser no minimo de terceira mesmo?

sds

Roberto Magno jr.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, só vi este tópico agora.

E vei bem acalhar para meu problema

So para esclarecer:

Tenho 2 MB 4ohm, 2 T250X 8ohm e 2 TW 8ohm e 1 amplificador 2 canais (4ohm minimo)

Para eu poder ligar 1 MB + 1 DRV + 1 TW em paralelo em cada canal sem prejudicar o amplificador e falantes preciso colocar filtros passivos (passa banda) específico em cada falante. É isso ???

Dessa forma, qual impedancia o amplificador enxergaria ?

Enxergaria cada componente na sua impedancia especifica ?

Mais uma,

Se eu não adotar filtro passa banda para todos os componentes. Tipo

Usar filtro passa banda (200-1200) p/ os MB e um HP (12000 hz) p/ DRV e um HP (5000HZ) p/ cada TW.

Nessa ligação, o amplificador enxergaria:

4 ohm p/ os MB (na faixa de 200-1200) ?

8 ohm p/ os DRV (na faixa de 1200 a 5000) ?

4 ohm p/ os DRV (na faixa de 5000 em diante) ?

4 ohm p/ os TW (na faixa de 5000 em diante) ?

É isso ?

Aliás, aproveitando, podem me sugerir os cortes mais indicados para cada falante e os componentes usados em cada:

Exemplo:

MB 6" 100W RMS - FILTRO PASSA FAIXA: FAIXA CORTE= ?"

INDUTOR= ?

CAPACITOR= ?

DRV T250X 8 OHM - FILTRO PASSA ALTA: FAIXA CORTE= ?

INDUTOR =?

TW 8 OHM - FILTRO PASSA ALTA: FAIXA CORTE= ?

INDUTOR= ?

Isso para filtros de 1 ordem ok ?

Favo especificar a voltagem também.

Vlw moçada.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...