Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bramer

Usar Drives Fenólicos Com Ti's

Recommended Posts

Postado em

Pois bem, eu queria saber a opinião do pessoal sobre esse assunto..

Usar Drives Fenólicos com Drives TI, o resultado disso como fica?

Por exemplo, 2 drives D250x com 2 drives DTI-2550

Não gosto muito de ST, e não teria módulo pra empurralos, dai optei pelos 4 drives TI (DTI-2550), mais eles tem um corte minimo na casa dos 1.5 khz, meio alto..então queria usar drives fenólicos junto (D250x), em passa alta de 900 hz..

Vou ter médio grave respondendo até 2khz, e os 4 drives, só estou com receio desse corte minimo das TI em 1.5 khz ser meio alto, e perder umpouco de enfase nessa faixa dos 1000~1500 hz sendo que só teria os médio grave cobrindo, por isso pensei em usar os fenólicos pra cobrirem legal, e os TI seriam umpouco mais acima..teria eu assim um som mais equilibrado, com um médio forte?

O módulo que vai empurrar os 4 drives sera um 4610HP ou um V12, 1 par de drives em cada bridge, cross stx84.

Valeu! :legal:

Postado em
+1

Qual seria a faixa ideal de corte de por exemplo, utilizando d250 + d210ti em um crossover ativo programado a 12db/oitava?

Abraços!

passa alta em 1000~1200hz e com capacitor de 4,7Mf 100v nas TI..

Postado em
+1

Qual seria a faixa ideal de corte de por exemplo, utilizando d250 + d210ti em um crossover ativo programado a 12db/oitava?

Abraços!

passa alta em 1000~1200hz e com capacitor de 4,7Mf 100v nas TI..

Vish... será que não fica muito alto?

Porque to montando um trio com "subwoofer"... e se deixar passa alta a 1000-1200hz, vai ficar um buraco muito grande entre as frequencias....

No crossover, vou deixar o canal das d210ti separado dos d250, pra poder diminuir este "buraco" de frequencias, baixando o passa alta... (pelos uso dos d250 que tem frequencia de trabalho diferente do d210ti).

Ai, se for deixar os d210ti na faixa de 1000-1200hz, fica bom sim...

E nos d250, qual passa alta utilizo?

e qual passa baixo? Deixo na frequencia de passa alta da d210ti?

Tem necessidade de uso de capacitor com o crossover ativo, ou seria só pra segurança?

** Desculpe a enrolação... se não entenderem, tento explicar de novo...

Postado em

O D250 podem ser cortados apartir de 900, + querendo uma vida útil maior e tendo em vista q vc utilizaria um MG tbm, então use o corte em 1200 mesmo.

Pras Ti q necessitam de um corte em 1500, vc poderia instalar em serie um capacitor de 4,7mf q cotaria em 1900hz ou comprar um xover passivo pra finalizar o sistema!!

Postado em

é, querendo ou não entre sub e drive fica um buraco bem grande..

tu poderia deixar teus subs de 50hz até 250hz, deixar as d250x com passa alta em 900hz (sem necessidade de passa baixa para os drives) e ja que vc vai ligar as TI separado das d250x, deixe elas sem passa baixa, apenas um passa alta na casa dos 1200hz e coloque capacitor.

Futuramente ja pensando no upgrade de médio grave!

Postado em

tu poderia deixar teus subs de 50hz até 250hz, deixar as d250x com passa alta em 900hz (sem necessidade de passa baixa para os drives) e ja que vc vai ligar as TI separado das d250x, deixe elas sem passa baixa, apenas um passa alta na casa dos 1200hz e coloque capacitor.

Hum... beleza.

Mas, é possível (sem prejudicar o driver) deixar o d250 com corte de passa alta mais baixo que os 900hz que vocês falaram?

No site da selenium fala que a amplitude de trabalho do driver é de 400hz à 9khz.

Li tb no forum que não recomendam 2 tipos de falantes (drivers) ocuparem a mesma faixa de frequencia. Se puderem falar algo sobre este assunto, fico muito grato.

Postado em

Hum... beleza.

Mas, é possível (sem prejudicar o driver) deixar o d250 com corte de passa alta mais baixo que os 900hz que vocês falaram?

No site da selenium fala que a amplitude de trabalho do driver é de 400hz à 9khz.

Li tb no forum que não recomendam 2 tipos de falantes (drivers) ocuparem a mesma faixa de frequencia. Se puderem falar algo sobre este assunto, fico muito grato.

Cara

quer uma sugestão construtiva?

Para de inventar moda e coloca as d210 TI com corte ativo de 12 db/8ª com fc em 2 khz, e deixa um medio grave de 8 ou 10" de 100 a 200 hertz até 2 khz.

Postado em

Hum... beleza.

Cara

quer uma sugestão construtiva?

Para de inventar moda e coloca as d210 TI com corte ativo de 12 db/8ª com fc em 2 khz, e deixa um medio grave de 8 ou 10" de 100 a 200 hertz até 2 khz.

suaheuaheuaheuha :+1:+1

Cara, quer um bom exemplo? 408TI ! Diz que responde de 400 até 20khz, mais ja avisa pra ter um corte minimo em 1200hz (e acredito que todo mundo que tenha esse drive corte na casa dos 1500hz, tu não vai querer arriscar queimar o reparo de um senhor drive como aquele, alem do mais pra cima dos 1500 é que ele toca bonito!)

As d250x diz que responde a partir dos 400hz, mais em o bom mesmo pro drive (falando em qualidade e segurança) é cortar pra cima de 900hz, normalmente se usa por volta dos 1200hz..

Como falaram, o negócio é não tenta encontra pelo em ovo, coloque médio grave de 150 até 2khz, e os Drive TI com os capacitor que foram citados anteriormente..

Postado em
suaheuaheuaheuha :+1:+1

Cara, quer um bom exemplo? 408TI ! Diz que responde de 400 até 20khz, mais ja avisa pra ter um corte minimo em 1200hz (e acredito que todo mundo que tenha esse drive corte na casa dos 1500hz, tu não vai querer arriscar queimar o reparo de um senhor drive como aquele, alem do mais pra cima dos 1500 é que ele toca bonito!)

As d250x diz que responde a partir dos 400hz, mais em o bom mesmo pro drive (falando em qualidade e segurança) é cortar pra cima de 900hz, normalmente se usa por volta dos 1200hz..

Como falaram, o negócio é não tenta encontra pelo em ovo, coloque médio grave de 150 até 2khz, e os Drive TI com os capacitor que foram citados anteriormente..

Isso é simples...

Eu sei que a solução é colocar um woofer na frquencia de 100-200hz até a faixa de 2khz...

Porém, eu tenho um gol GIII e tenho problema serio de espaço no som.

Os modulos vão ficar parafusados na tampa do porta-malas!

Vou ter que tirar o step do carro pra colocar as baterias extras e o taramps t2500 no "cofre".

Bom, vou deixar na faixa dos 900hz os d250 então.

Valeu pela resposta Bramer

** E Carlos kbsom, isso não é moda! Foi uma dúvida minha e se fosse pra dar comentário desse, tinha dispensado!!!!

Postado em
suaheuaheuaheuha  :+1  :+1

Isso é simples...

Eu sei que a solução é colocar um woofer na frquencia de 100-200hz até a faixa de 2khz...

Porém, eu tenho um gol GIII e tenho problema serio de espaço no som.

Os modulos vão ficar parafusados na tampa do porta-malas!

Vou ter que tirar o step do carro pra colocar as baterias extras e o taramps t2500 no "cofre".

Bom, vou deixar na faixa dos 900hz os d250 então.

Valeu pela resposta Bramer

** E Carlos kbsom, isso não é moda! Foi uma dúvida minha e se fosse pra dar comentário desse, tinha dispensado!!!!

Cássio

tudo bem.Só te digo que vai ficar uma mer** e em menos de 2 meses tu vai ter de trocar o reparo dos drivers.

Postado em

Tambem não é assim, ja vi d250x tocando a partir dos 900hz (stx84) sem capacitor, tocava bonito e guento mto tempo sem stress algum..

Mais convenhamos que é arriscado.

vai na fé cara, boa sorte :legal:

Postado em

se vc fazer o corte q pretende, vai chegar a hora em vai ter encostado alguem com o som um pouco mais alto q o seu e vc vai fazer o q, desligar, ainda mais com cevas na cabeça, vai "tacar volume" e dai se seus drivers nao forem com um corte em 1200 ou 1500hz ja era reparo, mesmo q utilize la uns 50rms cada um...............

Postado em
1200hz pra fenólica e pronto!

Ola amigo.

Tava visitando o site da selenium pra ver as especificações recomendadas pelo fabricante... tá assim:

d250x

frequencia de corte minima recomendada (12 dB/oitava) - 500hz

e o d210ti

frequencia de corte minima recomendada (12 dB/oitava) - 2000hz

Mas, se você disse que mantendo o corte já aos 900hz na fenolica já queima... ai fico doido... pq o fabricante recomenda uma especificação não segura?

Abraço! :legal:

Postado em

cara, em 900hz não queimam, nunca vi relatos de ninguem que queimo drive nessa faixa de corte..o que existe é uma faixa segura sabe?

Na verdade a gente tem que saber, que devemos ter conciencia de como vamos tocar o drive..tem que ter bom senso entende?

mais em 500 hz fica horrivel mesmo, credo som do inferno haha

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...