Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nitrous

Driver Ti X Driver Fenolico + Tweeter!

Recommended Posts

E ai galera.. entao, tava pensando em pegar 2 drives de TI no lugar de 2 drivers fenolicos + 2 st.. seria tanto pelo espaço quanto para casar melhor no módulo..

O que me deixa em dúvida é a frequência mais alta.. tipo, eu tenho 2 d250x em 1200Hz.. elas decem ate 500, porem tenho pw3 8''.. que tem uma resposta excelente ate 2,5~3kHz.. na verdade nem precisaria de corneta fenolica, ele tem uma resposta de 80~8000Hz.. conta 500~9000 da 250x...

O que me agrada muito são as curvas da 210ti/ SD145..

Outra coisa, acho uma judiaria cortar alto as d250x ja que elas decem ate 500Hz hehe.. eh praticamente um pw3 '8 mais gritão e bem mais estridente.

Vou ver esse fds tambem se testo como fica os PW3 '8 + ST's tocando junto.. sem as cornetas! Creio que va ficar menos estridente, porém quero ver se com alta potência nao vai distorcer a voz...

Mas voltando ao assunto, uma driver de titânio dá a mesma qualidade que um fenólico, digamos se tocassem a mesma faixa (1500 a 7000)? E a faixa dos agudos, a corneta de titânio toca tanto quanto super tweeters na faixa de 7~20k?

[]'s

Nitrous

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E ai galera.. entao, tava pensando em pegar 2 drives de TI no lugar de 2 drivers fenolicos + 2 st.. seria tanto pelo espaço quanto para casar melhor no módulo..

O que me deixa em dúvida é a frequência mais alta.. tipo, eu tenho 2 d250x em 1200Hz.. elas decem ate 500, porem tenho pw3 8''.. que tem uma resposta excelente ate 2,5~3kHz.. na verdade nem precisaria de corneta fenolica, ele tem uma resposta de 80~8000Hz.. conta 500~9000 da 250x...

Outra coisa, acho uma judiaria cortar alto as d250x ja que elas decem ate 500Hz hehe.. eh praticamente um pw3 '8 mais gritão e bem mais estridente.

Vou ver esse fds tambem se testo como fica os PW3 '8 + ST's tocando junto.. sem as cornetas! Creio que va ficar menos estridente, porém quero ver se com alta potência nao vai distorcer a voz...

Mas voltando ao assunto, uma driver de titânio dá a mesma qualidade que um fenólico, digamos se tocassem a mesma faixa (1500 a 7000)? E a faixa dos agudos, a corneta de titânio toca tanto quanto super tweeters na faixa de 7~20k?

[]'s

Nitrous

Hoje em dia, se vê poucos PA usando tweeter.A vantagem do TI é muito maior.No inicio os TI tinham problema, o titanio esfarelava.MAs hoje em dia a insutria amadureceu, e se conseue ligas de titanio resistente e leves, o que conferem durabilidade e resposta em altas boa.O maior segredo dos TI também está na corneta.Ela deve ser de diretividade constante.Quanto menos funda , melhor, pois os agudos em uma corneta muit longa começam a perder definição.Cornetas de aluminio também são uam boa pedida.O D210TI, tem boa resposta com as cornetas hm1725 e hm2525.Com um corte em 2 khz a 12 db/8ª (até uns 3 khz, pra proteger mais o driver) o resultado ficaria bom, jé que o 8pw3 sobre bem .sem falar que os medios vão ganhar definição e vão fica bons de se ouvir.

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Nitrous

A d-250x parece que tem um passa baixa em 2,5khz, pois a partir disso ela não rende nada nao, cai bruscamente, você é louco e pertubado dos ouvidos deixa uma d-250-x descer até 500hz! O som é péssimo, fica aquele tec,tec,tac,tec,tac,tec, impossível de se ouvir.

A d210-ti tem um píco entre 3~10khz, pode ser meio desagradável e partir de 10khz começa a cair muito, a snake sd145 responde muito plana até 10khz depois vai caindo bem lentamente, tocando tranquilo até 18khz, sem picos.

Na minha opnião os driver ti, os melhores, sobem mais e mais fortes se comparados as tweeter´s que se tem por aí.

Já ouvi d-210ti com capacitor de 2,2khz, ou seja, tocando com um tweeter e o cara achava o maximo, péssimo, desde que entram os drivers ti no mercado, os fenolicos foram sendo deixados de lado(vide snake não produz mais drivers fenolicos e a selenium que faz muito tempo que não lanca um drive fenolico descente) e os ti entraram de cabeça, mas, é papo de instalador de driver ti ser pior que fenólico, o ti só começa a responder um pouco mais alto, só acho os drivers fenolicos mais encorpados entre 1000hz, mas se cortar em 1500 muito melhor driver ti, e hoje se tem muito woofer que sobe até 2khz super forte, coisa de 600wrms que fica muito forte e mais agradável e encorpado que um driver seja ti ou fenolico.

Compartilhar este post

Link para o post

Os cortes das minhas 250x estao em 1200Hz! abaixo de 800 fica um som "de tv antiga" hehe..

E porai que penso em fazer.. 2 woofer 15 tocando ate 100~200Hz, 2x medio grave fodas 100~200 ate 2k, entrando 2 driver TI (1 ou 2'', depende do $$) em 2k a 20k. Equipamento de primeira, gerando muita qualidade sem oucupar um espaço absurdo!

Segundo meu "estalador" os drivers ti distorcem mais que os fenolicos ... =p .. eu no fim pelo preço peguei as fenolicas mesmo, porem tive que comprar os sts.. e o preço final deu quase na mesma, porem perdi espaço =p

Tu que vende Snake Junior, quais medios da snake, acompanhariam 2 SLX 815 num SD2300 + 2 Drivers SD3100 numa bridge de 200rm.. teria no caso uns 200/300rms para cada woofer (300@4ohms/ 200@8).

OBS: Qual a principal dif do driver SD3100 para o SD375, o 3100 é bem amis barato, e ainda tem mais potência que o 375.. nao entendo isso hehe :S

[]'s

Nitrous

Compartilhar este post

Link para o post
Segundo meu "estalador" os drivers ti distorcem mais que os fenolicos ... =p .. eu no fim pelo preço peguei as fenolicas mesmo, porem tive que comprar os sts.. e o preço final deu quase na mesma, porem perdi espaço =p

Tu que vende Snake Junior, quais medios da snake, acompanhariam 2 SLX 815 num SD2300 + 2 Drivers SD3100 numa bridge de 200rm.. teria no caso uns 200/300rms para cada woofer (300@4ohms/ 200@8).

OBS: Qual a principal dif do driver SD3100 para o SD375, o 3100 é bem amis barato, e ainda tem mais potência que o 375.. nao entendo isso hehe :S

[]'s

Nitrous

Porque que distorcem mais? po*** colocam um capacitor de 22uf polar(que nao dá nem 6db de corte), manda os caras pra pqp, tem que fazer um corte descente, no minino 12db.

O esx310 manda muito bem! E daria conta do recado.

A sd375 vai de boa até 20khz, e mais, bem mais suave na respota que a sd3100.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez mandei uma mensagem pra selenium e eles me aconselharam usar 2 D-250X + 2 ST350 ao invés de 2 ou 4 D210Ti, me disseram que com fenolica+tweeter a qualidade dos médios e agudos ficam muito melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, sempre usei o conjunto fenólica + St, porém quendo comecei a usar as SD375, percebi o quanto estava atrasado. A qualidade e linearidade do som destas TIs são muito melhores que o conjunto Feolica+ST.

O meu dilema é com o corte das mesmas, terei que cortar em 1.6 Khz 12 dB/8ª pelo player se for bi-amplificar o sistema, ou cortar em 800 Hz 12 dB/8ª se for usar o divisor passivo da Selenium 1VPA800/100. Aceito sugestões !!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Oque fica melhor, 2 sd375 em cornetas 5024 ou 1 sd377 na corneta 5028 ?

Compartilhar este post

Link para o post
Oque fica melhor, 2 sd375 em cornetas 5024 ou 1 sd377 na corneta 5028 ?

A Sd 377 é boa, mas eu não pagaria mais de R$ 800,00 nela nunca...

A Eros tem a Etd 7200 com 114dbs de sensibilidade, e por R$ 410,00 na Repel

Compartilhar este post

Link para o post
Exato, sempre usei o conjunto fenólica + St, porém quendo comecei a usar as SD375, percebi o quanto estava atrasado. A qualidade e linearidade do som destas TIs são muito melhores que o conjunto Feolica+ST.

O meu dilema é com o corte das mesmas, terei que cortar em 1.6 Khz 12 dB/8ª pelo player se for bi-amplificar o sistema, ou cortar em 800 Hz 12 dB/8ª se for usar o divisor passivo da Selenium 1VPA800/100. Aceito sugestões !!! :legal:

Romu, pque vc não compra um Divisor de pelo menos uns 1,5khertz para seus drivers, 800hertz é mto baixo

Compartilhar este post

Link para o post

mas a sd377 é dupla, são 2 drivers ligados juntos num adaptador, essa eros eu sei que são ótimas tbm, mas nunca achei elas pra vende.

Compartilhar este post

Link para o post
mas a sd377 é dupla, são 2 drivers ligados juntos num adaptador, essa eros eu sei que são ótimas tbm, mas nunca achei elas pra vende.

A Sd 377 são 2 Sd 375 " juntas "

Eu ouvi ela no Corsa do Marcel da Snake, ele usava 2 Snake Gtx 650 e esse Driver Sd 377, td ligado em um Banda Vx2n...

Foto:

38789448.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
que monstro de driver

A maioria dos estaladores, falam mal dos TI porque não sabem usar.fazendo corte de 1 ordem (6db/8ª) com capacitor com corte lá em 800 hertz, não tm TI que aguente.Vai pro pau mesmo.Mal sabem eles, o som limpo e bonito que dá um bom TI e um bom medio grave de 10" com corte em 2 khz, até 3 dependendo do conjunto.Medio macio e agudos tão bons quanto um tweeter.SEm aquela agressividade dos fenolicos.eu até gosto de fenolico e super, mas no maxm 2 d250 e 2 st350¨mais que isso vira pamonheiro.

Quanto ao corte em 800 hertz a 12 db/8ª: não recomendo, não vai durar muito.

Ah, pra quem usa corte ativo nos TI e que protege-los ainda mais, pdoe fazer o corte passivo junto com o ativo, deixando o passivo com frequencia de corte 1 oitava abaixo do corte ativo.Serve para proteger do DC, e também do bump que alguns modulos apresentam ao ligar o remote.

Compartilhar este post

Link para o post
38789448.jpg

Rapaz. vi essas caixas vendendo aqui no Recife, com autos SNAKE...

Pq disso ? é a snake que tá recomendando esse modelo ?

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz. vi essas caixas vendendo aqui no Recife, com autos SNAKE...

Pq disso ? é a snake que tá recomendando esse modelo ?

Marcelo, me fiz a mesma pergunta quando fui comprar os meus HPX e o representante Snake me ofereceu 1 caixa VSA com 2 SLX. Parece um tipo de parceria da Snake com a VSA, sei lá. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, me surgiu uma dúvida agora, tava olhando os catalogos da snake e ví que a corneta 5024 tem Sensibilidade de 109 dB, e o driver 3051 tem 112 dB, então se colocar esse driver nessa corneta qual será a sensibilidade ?

Doque adianta eu ter um driver com 112dB e a corneta ter 109 ?

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, me surgiu uma dúvida agora, tava olhando os catalogos da snake e ví que a corneta 5024 tem Sensibilidade de 109 dB, e o driver 3051 tem 112 dB, então se colocar esse driver nessa corneta qual será a sensibilidade ?

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Olá!

A corneta amplifica o som produzido pelo driver, que vai apresentar um número de sensibilidade no conjunto; a corneta sozinha não tem sensibilidade, assim como uma caixa de tipo qualquer;

A maneira como são colocados esses números só confundem o consumidor, pois são um jogo de adivinhação, e deveriam dizer assim:

O driver "A", acoplado a corneta do tipo 5024, medido em câmara anecóica produziu essa curva (mostrando a imagem tal como a Selenium coloca), quotando ainda o equipamento usado para medição, tipo LMS, e etc.

A curva polar para o leigo é ainda mais dificil de ser analisada do que a linear;

Olhando os pdfs das tres cornetas, me chamou atenção a da 5026, quando a linha dos 2khz é pior que a dos 10khz;

Chama atenção ainda não colocarem as linhas acima de 10khz uma vez que são representativas de drivers Ti, bem como a falta de nitidez dos gráficos; assimterei que acreditar no marketing da empresa pagando pra ouvir.

Ao invés de toda a conversa ali apresentada seria muito mais prático terem colocado também a curva linear até 20khz;

Para ficar claro também o "Y" adicionado à corneta proporciona teoricamente mais 3dBs, fruto da duplicação de potência aplicada, uma vez que a boca é mantida constante; deve ainda provocar alguns probleminhas na linearidade da resposta em função das reflexões produzidas dentro do cilindro até o início da corneta; se fossem 2 cornetas iguais, e os mesmos 2 drivers, teríamos o acréscimo total teórico de 6 dBs;

Saudações,

Paulo.

Deve ser por isso que a SNAKE fala que a vantagem de usar esses driver´s em "Y" é de almentar um sistema já existente, ou seja, se eu tenho meu PA com o conjunto 4 driver´s + 4 cornetas eu colocando 8 driver´s nas 4 cornetas eu terei um aumento em 3 db.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...