Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nicaciobhz

A Instalação Foi Um êxito!

Recommended Posts

Moçada, o carnaval tá ai, e eu não podia mais esperar. Os equipamentos estavam no guarda-roupas, mas agora estão prestes a serem instalados, aos poucos fui compondo o som até formá-lo 100%.

Gostaria de palpites para instalação, algumas recomendações para propiciar uma instalação perfeita, sem ficar devendo em nada. Estou disposto a seguir a risca, os equipametos merecem um empenho maior.

Data da Instalação: Segunda-feira, 12 de Fevereiro.

Equipamentos:

Pálio Fire Flex Celebration 06/07 G2:

- HU: Alpine 7995

- Kit: Diamond HEX, 1995. Em conjnto com pezinhos dutatos de 8 lts.

- Sub: JL 10w0-4

- Amplificador: JVC 7300

- Cabo: KUNTMEISTER KIT

- Cabo de Audio Sto Angelo, 2,50mm.

método de conexão:

SUB: BRIDGE 1 X 100 @ 4OHNS

DIAMOND: 2 X 50 @ 4 OHNS

eu mesmo adoraria entrar nisso de cabeça e instalar o som. Mas não tenho bala na agúlia para isso. Não tenho ferramentas, nem conhecimento suficientes no quesito Elétrica para esta tarefa. A alternativa foi procurar uma boa loja para entregar as preciosidades.

E Caixa para o sub já mandei fazer: 50 litros, duto de 3" comprimento de 35cm.

Para instalar não vejo mistério. O que exige bastante experiência e o que mais me preocupa é o perfeito dimensionamente do sistema elétrico!

PERGUNTINHAS:

1. Ainda não sei as sintonias dos diamond e do sub. Gostaria de informações sobre isso, para saber se o sub não vai interferir nos mid . E que tipo de calculo fazer para descobrir a sintonia de cada box? Receio de que o som do sub dinfunda pelo carro correndo o risco de sua frequencia anular a frequencia do mid-bass.

2. Usar o crossover do AMPLI ou do PLAYER para o SUBWOOFER? Qual proporciona o melhor corte? Creio que seja a do amplifcador, estou sem o manual.

3. Alguma sugestão para o dimensionamento elétrico ? Meu sistema vai consumir 35 amperes. Um cabo de força com bitola de 13,30mm² já será suficiente para que o cabo não derreta? Ou devo colocar cabo com bitola maior?

4. Qual o corte ideal para o Subwoofer e para o kit?

Desde já agradeço a todos. Desculpe se algumas perguntas demonstrarem falta de conhecimento, mas é a realiadade. Afinal estamos aqui para isso, para aprender e ensinar. A melhor maneira de se aprender é instalando e fuçando o som... a agora que vou ter esta oportunidade!

POSTAREI FOTOS DA INSTALAÇÃO, SERÁ BEM BÁSICO MESMO.

Futuramente pretendo no decorrer do ano fazer algumas modificações e uma delas já prevista será a separação do amplificador do sub, colocar um 100ix só para ele.

Abs,

Rodrigo Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E Caixa para o sub já mandei fazer: 50 litros, duto  de 3" comprimento de 35cm.

Para instalar não vejo mistério. O que exige bastante experiência e o que mais me preocupa é o perfeito dimensionamente do sistema elétrico!

PERGUNTINHAS:

1. Ainda não sei as sintonias dos diamond e do sub. Gostaria de informações sobre isso, para saber se o sub não vai interferir nos mid . E que tipo de calculo fazer para descobrir a sintonia de cada box? Receio de que o som do sub  dinfunda pelo carro correndo o risco de sua frequencia anular a frequencia do mid-bass.

2. Usar o crossover do AMPLI ou do PLAYER para o SUBWOOFER? Qual proporciona o melhor corte? Creio que seja a do amplifcador, estou sem o manual.

3. Alguma sugestão para o dimensionamento elétrico ? Meu sistema vai consumir 35  amperes. Um cabo de força com bitola de 13,30mm² já será suficiente para que o cabo não derreta? Ou devo colocar cabo com bitola maior?

4. Qual o corte ideal para o Subwoofer e para o kit?

Desde já agradeço a todos. Desculpe se algumas perguntas demonstrarem falta de conhecimento, mas é a realiadade. Afinal estamos aqui para isso, para aprender e ensinar.  A melhor maneira de se aprender é instalando e fuçando o som... a agora que vou ter esta oportunidade!

POSTAREI FOTOS DA INSTALAÇÃO, SERÁ BEM BÁSICO MESMO.

Futuramente pretendo no decorrer do ano fazer algumas modificações e uma delas já prevista será a separação do amplificador do sub, colocar um 100ix só para ele.

Abs,

Rodrigo Nicácio[/font]

Para saber qual a frequencia de sintonia do duto, vc vai precisar saber em qual alinhamento foi calculada a caixa... tipo se for uma SBB4/BB4 o Fb será o valor do FS... Já nos outros tipos (QB3/SQB3, C4/SC4) vai depender do QTS do falante...

No pezinho, a mesma coisa, pois tb é uma caixa, precisava ver os parâmetros TS do mid, se não me engano, os Diamond são para caixa selada... precisava saber qual o EBP do mid. Que é calculada por Fs/QES, se der um valor em torno de 50, é aconselhável usar em selado e se der por volta de 100, dutado...

O sub anular o mid, não é bem isso, só se tiver alguma inversão de fase sub/mids...

O crossover é melhor vc testar qual fica melhor...

O corte vc precisa ver quanto os mids respondem, se responderem a partir de 50Hz, faça o corte nessa região, um pouco acima ou abaixo... tb precisa testar pra ver como fica melhor...

Para dimensionar os cabos, dê uma olhada nos artigos da AUtosom, lá tem um explicando como dimensionar os cabos...

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, primeiro parabéns pelo som e pela iniciativa de montar tudo da maneira correta, em cada detalhe.

O que posso contribuir:

1- Se o kit Diamond for de 5" eu experimentaria selar o duto (pode ser com massa de calafetar mesmo) e depois, se achar que melhorou o som, veja como vedar defininitivamente. O JL10w0 proporciona melhor integração fazendo a parte do grave e subgrave. A idéia de um amp exclusivo pro sub é ótima também.

2- Tanto faz. Só não use os dois de uma vez. Experimente pelo player primeiro, acho que seu player é flexível quanto a cortes de sub, certo?

3- Para um amp, está bem dimensionado sim. Pra 2 amps, leves, como os seus serão, acho que também dá. Mas um 16mm não seria ruim.

E vai contando como está o som ok

Compartilhar este post

Link para o post

Para saber qual a frequencia de sintonia do duto, vc vai precisar saber em qual alinhamento foi calculada a caixa... tipo se for uma SBB4/BB4 o Fb será o valor do FS... Já nos outros tipos (QB3/SQB3, C4/SC4) vai depender do QTS do falante...

No pezinho, a mesma coisa, pois tb é uma caixa, precisava ver os parâmetros TS do mid, se não me engano, os Diamond são para caixa selada... precisava saber qual o EBP do mid. Que é calculada por Fs/QES, se der um valor em torno de 50, é aconselhável usar em selado e se der por volta de 100, dutado...

O sub anular o mid, não é bem isso, só se tiver alguma inversão de fase sub/mids...

O crossover é melhor vc testar qual fica melhor...

O corte vc precisa ver quanto os mids respondem, se responderem a partir de 50Hz, faça o corte nessa região, um pouco acima ou abaixo... tb precisa testar pra ver como fica melhor...

Para dimensionar os cabos, dê uma olhada nos artigos da AUtosom, lá tem um explicando como dimensionar os cabos...

Ah éh? Será que ele responde melhor selado?

Antes dutado do que seladoo né, pois é mais fácil vedar o duto do que fazer um....

Vou poder analisar como ficará o audio nas duas modalidades.

Obrigado.

Em relação aos cortes, é isso ai. Não tem segredo naum, vou sair fuçando, vou ir surgindo algumas dúvidas e caso necessário vou postar aqui !!

Compartilhar este post

Link para o post
Rodrigo, primeiro parabéns pelo som e pela iniciativa de montar tudo da maneira correta, em cada detalhe.

O que posso contribuir:

1- Se o kit Diamond for de 5" eu experimentaria selar o duto (pode ser com massa de calafetar mesmo) e depois, se achar que melhorou o som, veja como vedar defininitivamente. O JL10w0 proporciona melhor integração fazendo a parte do grave e subgrave. A idéia de um amp exclusivo pro sub é ótima também.

2- Tanto faz. Só não use os dois de uma vez. Experimente pelo player primeiro, acho que seu player é flexível quanto a cortes de sub, certo?

3- Para um amp, está bem dimensionado sim. Pra 2 amps, leves, como os seus serão, acho que também dá. Mas um 16mm não seria ruim.

Valeu Fábio, é um prazer estar divulgando meu projeto aqui, ele foi todo inspirado através de anos de pesquisa aqui mesmo. Eu não tinha referecia nenhuma até conhecer este forum. Este foi o lado bom, o lado ruim é que o bolso doeu para sustentar tanto equipamento altamente renomado e de alta qualidade que essa galera conhece. Putz, haja dinheiro, esse sonzinho, não saiu barato naum... e olha que é um básico em...

Aproposito:

Tenho certeza de que esse cabo Kuntmeister da um banho nos Stinger Bullet.

Já estou pensando nos upgrades...auHAUhaUHA Brincadeira, vamo ver como vai ficar primeiro...

Abs.

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

O que posso contribuir:

Desculpe desconsiderar este, mas eu tive um HEX de 5 polegadas ( S500s ) e descia bem, muito bem em pezinho dutado ( 9 litros ).

Ai vai de você. Se for selado, ele vai precisar de menos litragem, mas não vai descer tanto quanto o dutado.

Compartilhar este post

Link para o post

O que posso contribuir:

Desculpe desconsiderar este, mas eu tive um HEX de 5 polegadas ( S500s ) e descia bem, muito bem em pezinho dutado ( 9 litros ).

Ai vai de você. Se for selado, ele vai precisar de menos litragem, mas não vai descer tanto quanto o dutado.

a princípio vai ser dutado, outras pessoas já aconselharam a mesma coisa...

Tecnicamente é uma coisa, mas na prática as coisas mudam de figura.

Inclusive quem me vendeu recomendou dutado. O meu é 5" tbm.

não custa nda fazer o teste.

Agradeço a contribuição!

Aproposito: o duto é de 1"x11cm, to pensando em reduzir o comprimento para 5,5cm, o que acham ?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

O que posso contribuir:

Ele desce mais certamente, porém a resposta de médios, em geral, fica comprometida. Coisas como controle de cone e extensão para trabalhar. E já que ele tem um JL 10w0, sub que "sobe" como nenhum outro, o ajuste seria apenas o da integração dos cortes, para casar o timbre com o impacto adequado.

Já usei esta configuração tb ocm muito sucesso.

Portanto cada configuração tem sua vantagem, mas deve-se pensar no conjunto para tomar as decisões particulares.

Compartilhar este post

Link para o post

Missão Cumprida !!!!!!!!!!!!!!!!

QUE ESPETACULO !!!!

Que perfeição, quanto detalhamento. Até no rádio você nota alta qualidade !!

Ruidos 0% !!

Pureza: 100%

Definição e detalhamento: 100%.

Potencia: 100%

Qualidade: 100%.

é um som de cair o queixo, resultado acima das espectativas.

O que mais me chamou a atenção foi esse puta subwoofer, PQP.

Cara, que presença, ele impoe respeito. 125W ??? Não justifica, esse sub veio com algum defeito de fábrica, ele é simplismente fantastico! foi o que mais me impressionou !! sem palavras, não tem como descrever tanta eficiência, é fora do normal.

Kits Diamond ? Fidelidade encantadora ! Qualidade insuperável, é o mais cristalino som que já ouvi até hoje.....Estão tocando muito bem, não consigo distorcer esse som, não tem jeito... impecável.

frequencias e cortes? Nem perguntem, ainda não tive tempo de ajustar.

O Player parou de engolir cd, não entra nada, 7995 zeradasso, e olha que nem esquentou ! Entrou e saiu cd numa boa, quando fui colocar outro...nem entrou mais... O que pode ser ?? Coisa atoa ou vou ter que mandar abrir ?? abs,

Rodrigo Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post
Missão Cumprida !!!!!!!!!!!!!!!!

QUE ESPETACULO !!!!

Que perfeição, quanto detalhamento. Até no rádio você nota alta qualidade !!

Ruidos 0% !!

Pureza: 100%

Definição e detalhamento: 100%.

Potencia: 100%

Qualidade: 100%.

é um som de cair o queixo, resultado acima das espectativas.

O que mais me chamou a atenção foi esse puta subwoofer, PQP.

Cara, que presença, ele impoe respeito. 125W ??? Não justifica, esse sub veio com algum defeito de fábrica, ele é simplismente fantastico! foi o que mais me impressionou !! sem palavras, não tem como descrever tanta eficiência, é fora do normal.

Kits Diamond ? Fidelidade encantadora ! Qualidade insuperável, é o mais cristalino som que já ouvi até hoje.....Estão tocando muito bem, não consigo distorcer esse som, não tem jeito... impecável.

frequencias e cortes? Nem perguntem, ainda não tive tempo de ajustar.

O Player parou de engolir cd, não entra nada, 7995 zeradasso, e olha que nem esquentou ! Entrou e saiu cd numa boa, quando fui colocar outro...nem entrou mais... O que pode ser ?? Coisa atoa ou vou ter que mandar abrir ?? abs,

Rodrigo Nicácio

Reseta o aparelho... deve ter um botão na frente. Aí vê se o cd volta a funfar.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais o parametros que voce utilizou para construção da caixa para o Sub? Voce utilizou as medidas recomendadas pela JL ou você mesmo fez sua caixa.

Poderia me passar a litragem e medidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Rodrigão.. parabéns pelo sistema mano... eu te disse que ficaria do ca*****...

Agora é só acertar algumas regulagens e curtir numa boa....

Põe umas fotos ae quando puder...

[ ]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Quais o parametros que voce utilizou para construção da caixa para o Sub? Voce utilizou as medidas recomendadas pela JL ou você mesmo fez sua caixa.

Poderia me passar a litragem e medidas.

Velho para uma boa resposta, no mínimo 50 litros.

Duto de 3", comprimento de aprox. 30cm (profundidade do duto).

A minha caixa ficou excelente, o sub tá realmente impressionante. É um outro mundo de graves, muito mais qualidade, só pecou no duto, o cara fez encima, limitando o comprimento do duto, ficou apenas 10cm, mas tá ótimo.

O Diamond também tá cumprindo muito bem com seu papel, médios graves perfeitos, inquestionáveis. Outro mundo de médio-grave também. Qualidade né cara, qualidade é tudo, nunca trocaria qualidade para Trio, ou spl.

Abs,

Rodrigo Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post
Ae Rodrigão.. parabéns pelo sistema mano... eu te disse que ficaria do ca*****...

Agora é só acertar algumas regulagens e curtir numa boa....

Põe umas fotos ae quando puder...

[ ]´s

Isso ai Rapaz!! Obrigado!

os pezinhos eram seus, ficaram ótimos, mto fácil de se adaptar, não tem como reclamar do espaço do descanso de pé, da para se virar tranquilamente sem deixar o pé encima da embreagem.

E a litragem, não poderia ser melhor, o duto esta com comprimento de 11cm ainda, futuramente pretendo reduzir para uns 5,5 cm...

Só ficou faltando a coluna, improvisei os TW em pé no painel direcionados para mim...

Compartilhar este post

Link para o post
Pelo jeito, gostou do som!

Qualquer um, pira o cabeção.

Ainda mais aqui na minha cidade, o povo não sabe o que é qualidade.

Abs,

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post
Reseta o aparelho... deve ter um botão na frente. Aí vê se o cd volta a funfar.

RESET EFETUADO.

Alguns barulhinhos do mecanismo trabalhando, som desligado.

Som ligado, alguns segundos para inicializar.

PRESSIONADO BOTÃO PARA TER ACESSO AO COMPARTIMENTO DO CD...

E...BATATA, O APARELHO VOLTOU A OPERAR NORMALMENTE.

Não entendi o que aconteceu, espero que não aconteça com frequência, ou melhor espero que não acontença nunca mais.

Compartilhar este post

Link para o post
RESET EFETUADO.

Alguns barulhinhos do mecanismo trabalhando, som desligado.

Som ligado, alguns segundos para inicializar.

PRESSIONADO BOTÃO PARA TER ACESSO AO COMPARTIMENTO DO CD...

E...BATATA, O APARELHO VOLTOU A OPERAR NORMALMENTE.

Não entendi o que aconteceu, espero que não aconteça com frequência, ou melhor espero que não acontença nunca mais.

Ele pode ter se confundido com a indicação de algum sensor e travou o mecanismo... ou poide ser que o player achava que estava tudo ok, mas o mecanismo do CD estava travado mecânicamente, e, no reset, quando ele testa tudo, voltou 'a posição normal.

Se ficar se repetindo, aí é caso pra assistência.

Compartilhar este post

Link para o post
RESET EFETUADO.

um reset faz milagres..........

Que bom que gostou do som, isto que é bom em um forum neste nivel.

Compartilhar este post

Link para o post

+1

ele usou algumas receitas do fórum, se informou, foi atrás de boa instalação... enfim taí um resultado legal! mesmo usando produtos glorificados por alguns, rejeitados por outros, o que vale é o resultado final, que parece ter sido acima das expectativas do dono!

Compartilhar este post

Link para o post
Só ficou faltando a coluna, improvisei os TW em pé no painel direcionados para mim...

Eu conheço um cara que tem uma coluna pro palio G2 e, mais incrivel ainda, para os tw do hex mm!!!! :vts

Não tem umas fotos cara? Quero muito ver isso ai tudo funfando...

[ ]´s

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...