Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rutenio

Mini Paredão Snake + T6200 (projeto Iniciado)

Recommended Posts

PARA NAO ABRIR NOVO TOPICO MANTIVE O MESMO, agora que iniciei o projeto, o topico realmente começa na segunda pagina!

DUVIDA JÁ ESCLARECIDA (só ñ apaguei para manter o topico completo)

galera é o seguinte............ estou disposto a comprar uma T6000, mas eh o seguinte em 1ohm ela manda 6Krms ........... no meu projeto inicial eu tinha interesse em colocar 4 slx 818 de (800rms cada).... ligado na TARAMP`S....... eu iria pegar os de 8ohms que ligados desceriam para 2 ohms, e como eles juntos somam 3200rms, ia da pra espancar eles legal..........

sendo ki acompanhando os topicos aki, surgiu uma duvida mto intrigante......

e gostaria da opniao de vcs......... :rolleyes:

se inves de eu usar 4 slx 818........... eu usar 6 slx 815......... de 8 ohms eu conseguirei atingir 1,33 ohms em paralelo........ e um total de 4800rms com eles...... eu qria saber se com essa impedancia, um pouco acima da pedida, eles conseguiram tocar legal......... se o TARAMP`S ira conseguir trabalhar legal em cima deles......

e qual a vantagem de uma ou da outra escolha......

DUVIDA JÁ ESCLARECIDA

calculo breve da area de cone

6 x 15 = 90 (projeto definido)

4 x 18 = 72 (projeto inicial)

e valor

6 x 315 = 1890 (comprado)

4 x 375 = 1500

agora soh uma foto pra mostrar como anda ATUALMENTE a caixa(11/04/2007)..... e aguardo opnioes

imagem014to0.jpg

abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai brother, blz?

Vai ficar um som pancada demais. Pode ter certeza.

Esses woofers se vc ficar caixa de 150L da pra botar um pico legal em 60~80Hz, ao contrário dos hpx 2180 q são muito lineares.

O SD vai tocar muito bem sim, só não entendi a questão de impedância mesmo...

8 // 8 = 4 \

8 // 8 = 4 / 2 = 1,3 ohms neh n?

8 // 8 = 4 /

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
galera é o seguinte............ estou disposto a comprar uma SD5000.1, tow esperando o modelo novo, por causa da nova dissipacao...... mas eh o seguinte

em 1ohm ela manda 5Krms e com o dobro da impedancia ela rende 80% ou seja 4Krms........... no meu projeto inicial eu tinha interesse em colocar 4 slx 818 de (800rms cada).... ligado na SD....... eu iria pegar os de 8ohms que ligados desceriam para 2 ohms, e como eles juntos somam 3200rms, 4000 ia da pra espancar eles legal..........

sendo ki acompanhando os topicos aki, surgiu uma duvida mto intrigante......

e gostaria da opniao de vcs......... 

se inves de eu usar 4 slx 818........... eu usar 6 slx 815......... de 8 ohms eu conseguirei atingir 2,67 ohms em paralelo........ e um total de 4800rms com eles...... eu qria saber se com essa impedancia, um pouco acima da pedida, eles conseguiram tocar legal......... se o SD ira conseguir trabalhar legal em cima deles......

e qual a vantagem de uma ou da outra escolha......

amigo

Te calculo está errado.6 Slx815 de 8 ohms, ficariam em 1,3 ohms teoricos.Como essa impedancia de 8 ohms é a nominal, a impedancia final real ficaria perto de 1 ohm mesmo e o SD mostraria toda sua força.Eu iria com os 6 SLX815

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa galera era isso que eu qria dizer msm

1,3 foi vacilo meu no post acima..........

tipo se a potencia eh 5krms em 1 ohm

serah ki ela manda os 4800 a 1,3ohm?

e qual sera melhor 6 de 15 neh?

hj a tarde sem nada pra fazer eu fui repensar, ainda ha outra possibilidade, ki eh de ser 4 de 18 + 2 de 15............ ou 4 de 15 + 2 de 18......

soh me liguei hj a tarde, que tanto faz, pq a potencia dos woofers sao a mesma........

sendo ki tbm 2 de 18 a mais, vai ficar mto grande e mto pesado, nao sei se seria uma boa.............

pensando bem axo ki 2 de 18 para os sub graves + 4 de 15 jah fica uma pancada mto boa e economizo um espaço legal.............

estou certo?

sim e fellipece.............

vc fala caixas de 150L para os de 15 neh isso?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
desculpa galera era isso que eu qria dizer msm

1,3 foi vacilo meu no post acima..........

tipo se a potencia eh 5krms em 1 ohm

serah ki ela manda os 4800 a 1,3ohm?

e qual sera melhor 6 de 15 neh?

hj a tarde sem nada pra fazer eu fui repensar, ainda ha outra possibilidade, ki eh de ser  4 de 18 + 2 de 15............ ou  4 de 15 + 2 de 18......

soh me liguei hj a tarde, que tanto faz, pq a potencia dos woofers sao a mesma........

sendo ki tbm 2 de 18 a mais, vai ficar mto grande e mto pesado, nao sei se seria uma boa.............

pensando bem axo ki 2 de 18 para os sub graves + 4 de 15 jah fica uma pancada mto boa e economizo um espaço legal.............

estou certo?

sim e fellipece.............

vc fala caixas de 150L para os de 15 neh isso?

vlw

6 de 15" montados alinhados e bem proximos ficaria muito bom.Teria um baita ganho devido ao acoplamento.Se colocar falante de diametro diferentes com parametros diferentes, reproduzindo a mesma faixa de frequencias que tu vai conseguir é cancelamentos e menos grave.Se tem espaço vai de 6 15" mesmo

Para saber a potencia em 1,3 ohms é facil:

P=V²/R ou seja potencia em watts é igual a tensão ao quadrado divido pela resistencia da carga.No caso seria 5000 watts e 1 ohms.V² seria então 5000 volts e V seria a raiz quadrada de 5000 , 70,7 volts continuos na saida.para saber em 1,3 ohms seria então só dividir os 5000 por 1,3, o que daria 3846 na teoria, mas na pratica teriamos mais, porque na situação dos 5000 a 1 ohm, as pertas no estagio de potência são maiores do que com carga de impedancia superior.Creio que a 1,3 ohms chegaria na casa dos 4000 rms o que daria 666 watts rms por falante teoricos.Seria bom entrar em contato com o Julian pra saber ter mais informações sobre isso.Como os falantes suportam 800 rms eles ficariam subalimentados.Como falei antes também, a impedancia nominal dos falantes de 8 ohms, não é a real impedancia deles.Conforme a sintonia empregada na caixa, a curva de impedancia será diferente e tu pode ter pontos em que a impedancia de cada falantes é bem baixa, proxima ao RE do falante. Logo a impedancia real com sinal musical(falantes como carga reativa) ficaria mesmo proximo ao 1 ohm

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa brother, falei das 150L pros de 18" :/ nao testei caixas pro de 15" nao

so outra coisa, não é aconselhável ligar woofers diferentes que tocam a mesma frequência no mesmo canal, sendo, portanto, necessário ou você colocar 6 slx 815 ou 6 slx 818. vai ficar um puta som, pode ter certeza. vai tocar com a potência necessária se você mantiver a tensão em 12,6 ou maior. aconselho a você investir em 4 baterias boas, alem de deixar o carro ligado, para que o som toque durante horas. lembre de colocar o pico da caixa entre 60~80Hz hehehe.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos Kbsom : em 1,3 ohms, eu pensava ki a SD iria mandar mais de 4krms....... pois tem dizendo nos sites de vendas ki eles rendem 80% com o dobro da impedancia....... logo seria em 2 ohms....... e como 1,3 eh menos ki o dobro deve render mais............ ou estou equivocado com esse pensamento?

dessenrola ai pra mim ki eu posso tah falando bestera

fellipece: pros de 15 tu num sabe ql eh a medida ki fica bem sintonizada nao?

Compartilhar este post

Link para o post
Carlos Kbsom : em 1,3 ohms, eu pensava ki a SD iria mandar mais de 4krms....... pois tem dizendo nos sites de vendas ki eles rendem 80% com o dobro da impedancia....... logo seria em 2 ohms....... e como 1,3 eh menos ki o dobro deve render mais............ ou estou equivocado com esse pensamento?

dessenrola ai pra mim ki eu posso tah falando bestera

fellipece: pros de 15 tu num sabe ql eh a medida ki fica bem sintonizada nao?

Seu pensamento não está equivocado de forma alguma.Pelo que sei os Soundigital são full mosfet , ou seja, a etapa de potencia (saida) do modulo é com mosfets tbm, que lhe confere maior eficiencia e menos perdas.talvez com o dobro da impedancia minima a potencia atinja 80% da nominal com minima impedancia.isso só o Julian pode afirmar.Mas como te falei antes, a cruva de impedancia vai fazer com que a impedancia real do sistema fique baixa muito proxima de 1 ohm.Neste caso o Sd mandaria praticamente quase toda sua potencia.Para descobrir o melhor alinhamento teria que pegar os TS do falante e dar uma simulada.verificar os picos e a f3 desejada no sistema, excursão a maxima potencia etc.Posso dar uma simulada, mas até por questão de espaço para os 6 15", daria para simular a caixa com uns 100 litros pra cada 15 e uma sintonia por volta de 40 45 hertz para um grave mais seco.

qauqleur coisa me add no msn pra trocarmos uma ideia

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

vou add sim, pq eu num sei simular essas parada nao.........

eu ate baixei o win"numseioq" mais num sei usar huahuauh

mais diz ai teu email neh.................

o meu eh rutenio_ribeiro@msn.com

e andre-THE...... vlw tbm ai pelo apoio

Compartilhar este post

Link para o post

o sofwtare é o WINISD

é bem facil de usar, mas tem que saber interpretar os resultados , senão de nada adianta

te add no msn lá meu

Compartilhar este post

Link para o post

ai galera............

vou postar aki uma simulaçao ki um broder aki do forum "Carlos Kbsom" fez pra mim.........

e gostaria de saber a resposta da galera sobre a simulacao.......

simula815hpf25oa0.th.jpg

ajuda ai galera, nessa parte de simulacao eu preciso, num intendo PO%$A nenhuma........

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

o sofwtare é o WINISD

é bem facil de usar, mas tem que saber interpretar os resultados , senão de nada adianta

te add no msn lá meu

simula815hpf25pl6.th.jpg

simulação do SLX815 com 150 litros e FB em 45 hertz, com subsonico de 4 ordem em 25 hertz. A f3 ficou em 43 hertz. som esse subsonico , em 800 rms, a excursão ficou 2 mm abaixo do xlim do falante.

com o alinhamento sugerido pela snake, 125 litros e fb de 39 hertz a curva não agradou, f3 muito alta e aquele pico acima dos 100 hertz mais pronunciado.

Compartilhar este post

Link para o post

o sofwtare é o WINISD

te add no msn lá meu

simula815hpf25pl6.th.jpg

simulação do SLX815 com 150 litros e FB em 45 hertz, com subsonico de 4 ordem em 25 hertz. A f3 ficou em 43 hertz. som esse subsonico , em 800 rms, a excursão ficou 2 mm abaixo do xlim do falante.

com o alinhamento sugerido pela snake, 125 litros e fb de 39 hertz a curva não agradou, f3 muito alta e aquele pico acima dos 100 hertz mais pronunciado.

E ai carlos, blz?

o subsonico do sd é de 2a ordem, sendo, portanto, na maioria das vezes, necessário o subsonico no máximo (50Hz).

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

o sofwtare é o WINISD

te add no msn lá meu

simula815hpf25pl6.th.jpg

E ai carlos, blz?

o subsonico do sd é de 2a ordem, sendo, portanto, na maioria das vezes, necessário o subsonico no máximo (50Hz).

Abraço

Ah

tá legal, não sabia que era de 2 ordem. me confundi com o subsonico do stx84 que é 4 ordem.Vou dar uma simulada com 2 ordem, mas com 4 ordem em 25 hertz, a excursao maxima ficou 5 cm abaixo do xlim do falante.

acho que se subir 1 oitava o corte(pra 50 hz), vai aumentar muito a f3 do sistema.

A principio, o filtor é butterworth ou linkwitz riley?

com butterworth de 2 ordem e fc em 30 hertz a excursao maxima é de 17 mm em 28 hertz, e a f3 continua em 43 hertz.O problema do winisd é que filtro linkwitz é so 4 ordem nele.

ahh as simualões estão sem lowpass.

Compartilhar este post

Link para o post

e ai brother, blz?

fiz aqui algumas simulações, coloquei a do carlos, as 2 da snake, a recomendavel pelo winisd e a minha

http://img180.imageshack.us/img180/1550/slx815my4.png

A melhor caixa que axei foi 127 litros, com subsonico em 50hz, frequencia de ressonancia de 48,94Hz, com 3 dutos de 4" de 16,7 cm de profundidade. os dutos ocupam 4,1L, o woofer deve ocupar uns 9 litros. entao a caixa deve ter 140 litros brutos. qq a galera acha?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
e ai brother, blz?

fiz aqui algumas simulações, coloquei a do carlos, as 2 da snake, a recomendavel pelo winisd e a minha

A melhor caixa que axei foi 127 litros, com subsonico em 50hz, frequencia de ressonancia de 48,94Hz, com 3 dutos de 4" de 16,7 cm de profundidade. os dutos ocupam 4,1L, o woofer deve ocupar uns 9 litros. entao a caixa deve ter 140 litros brutos. qq a galera acha?

Abraço

Thiago

seu alinhamento ficou interessante.Como ficou a f3 e a excursão maxima?o subsonico em 50 hertz foi um butterworth de 2 ordem?

veja que os melhores resultados foram o meu e o seu.A sugestão da Snake achei muito, mas muito fraquinha.espera ais desse woofer

Compartilhar este post

Link para o post
e ai brother, blz?

Abraço

Thiago

seu alinhamento ficou interessante.Como ficou a f3 e a excursão maxima?o subsonico em 50 hertz foi um butterworth de 2 ordem?

veja que os melhores resultados foram o meu e o seu.A sugestão da Snake achei muito, mas muito fraquinha.espera ais desse woofer

53Hz eu acho. foi butterworth 2a ordem em 50hz mesmo, o problema é que a snake nao divulga o xmax, mas acredito q o subsonico possa ser menor q esse ainda.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
e ai brother, blz?

Abraço

Thiago

53Hz eu acho. foi butterworth 2a ordem em 50hz mesmo, o problema é que a snake nao divulga o xmax, mas acredito q o subsonico possa ser menor q esse ainda.

Abraço

é não tem o XMAX no catalogo mas o XLIM tem e é o XLIM que deve ser levado em conta.Xmax é o deslocamento maximo onde o falante trabalha com campo linear, mas na hora de alinhar fica impossivel criar um alinhamento onde o falante trabalhe com a maxima potencia dentro de xmax.Vou ver se ainda tenho o LEAP aqui e vou tentar simular nele.Ele é bem mais preciso que o winisd nesse ponto, mas o winisd já é um bom ponto de partida.

Compartilhar este post

Link para o post

o sofwtare é o WINISD

te add no msn lá meu

simula815hpf25pl6.th.jpg

E ai carlos, blz?

Abraço

Eu acho muito arriscado ficar tão próximo ao Xlim. Se ainda fosse Xmax, eu não diria nada, mas como o nome diz, é limite.

Eu se fosse você diviria esse Xlim forneci por 2 e consideraria esse limite, para efeito de projeto.

Acho bom subir esse corte subsônico, para garantir a integridade dos falantes.

Se o amplificador já dispõe, porque não usar prudente. Seria chato se você já tivesse comprado um divisor passivo.

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA, MTO MTO MTO MTO obrigado mesmo pelo empenho de vcs ai, no auxilio ao meu projeto nessa parte de simulaçao, pq desculpa os termos, mas nessa parte eu sou um MEA, entao fico mto grato ao apoio de vcs..........

estou 89% convencido de ir nos 6 de 15 msm...........

sim e continuando, agora em relacao a preço me sergiu uma duvida GIGANTE agora.............. fui ver os preços dos modulos TARAMPS......... e o de 6krms eh uns 300 mais barato que o SD 5krms................ e ai galera? puts tow na duvida da po***............

nao conhecia o SD, arrisquei e me dei bem..............

e os TARAMPS?

posso arriscar ir neles sem problema? :banghead:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho muito arriscado ficar tão próximo ao Xlim. Se ainda fosse Xmax, eu não diria nada, mas como o nome diz, é limite.

Eu se fosse você diviria esse Xlim forneci por 2 e consideraria esse limite, para efeito de projeto.

Acho bom subir esse corte subsônico, para garantir a integridade dos falantes.

Se o amplificador já dispõe, porque não usar prudente. Seria chato se você já tivesse comprado um divisor passivo.

Pois é

com o subsonico de 2 ordem daria pra subir o corte pra 40 hertz com boa redução da excursao.mAs a f3 vai subir mais ainda.Já achei a resposta magra demais

Compartilhar este post

Link para o post
GALERA, MTO MTO MTO MTO obrigado mesmo pelo empenho de vcs ai, no auxilio ao meu projeto nessa parte de simulaçao, pq desculpa os termos, mas nessa parte eu sou um MEA, entao fico mto grato ao apoio de vcs..........

estou 89% convencido de ir nos 6 de 15 msm...........

sim e continuando, agora em relacao a preço me sergiu uma duvida GIGANTE agora.............. fui ver os preços dos modulos TARAMPS......... e o de 6krms eh uns 300 mais barato que o SD 5krms................ e ai galera? puts tow na duvida da po***............

nao conhecia o SD, arrisquei e me dei bem..............

e os TARAMPS?

posso arriscar ir neles sem problema? :banghead:banghead

Rapah... se fosse o T1600 eu ainda me atrevia a falar, mas qto ao Taramps 6k eu não sei... feito vc eu tambem nao conhecida o SD pessoalmente, mas indiquei pra um amigo q ficou feliz da vida com um SD2300.1. Assim, como não conhecia Taramps e comprei um T1600 que está tocando meus hurricane. Por enquanto está ligado com impedancia acima da mínima, e segundo o fabricante manda apenas 1200wrms@4ohms... mas mesmo assim, tocou 1,5 hora ontem NO TALO e não ficou nem morno. No máximo diria que tinha passado uma 1/2 hora embaixo do meu suvaco kkkkkkkkk []-[]

Hoje indicaria sem medo Taramps pra alguem. Aposto que pode arriscar sem medo.

Compartilhar este post

Link para o post

e ai brother, blz?

eu ia de soundigital pq ja tive 2 e comprovei a qualidade. é um módulo que nao queima, e se queima a garantia é 100% eficaz e eficiente. voce também deve saber disso neh?

eu ainda compro um sd5000 hehehehe :pirou::rever1:[]-[]

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...