Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cleber_p

Projeto Caixa Street 15"

Recommended Posts

sera q c eu montar uma caixa assim vai dar algum problema perde qualidade c tiver muitas curvas e tal? esse modelo q eu fiz é o unico modelo q encaixa no santana pra caber 2 street de 15 e sobrar um espacinho na mala ainda. ela teria +- aquela altura ali e entao pra acompanhar a litragem correta seria alongada no comprimento

caixabn7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai brother, blz?

Acho que não prejudica nao, pelo contrário, diminui a quantidade de paredes paralelas. o som de uma caixa desse tipo deve ser melhor que uma caixa cúbica de mesma litragem. eu acho.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa com menor quatidade de paredes paralelas ajudam e muito!

Evitam ondas estacionárias e reflexões...

Compartilhar este post

Link para o post
  RenanLopes disse:

disse tudo renan :+1

tente medir oi volume dela,MAS POSSO TE AFIRMAR ,Q COM CERTEZA ELA VAI TOCAR BEM ,MELHOR DO Q UMA CAIXA COM PAREDES PARALELAS EVITANDO AS OLONDAS ESTACIONARIAS,COMO FOI CITADO ACIMA

BOA SORTE AI :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

entao é garantido q c eu fizer uma caixa +- nesse estilo ai c adaptando as imperfeiçoes do morta mala nao vou perder rendimento ao contrario ganharei mais qualidade? posso fazer sem medo

Compartilhar este post

Link para o post
  cleber_p disse:
entao é garantido q c eu fizer uma caixa +- nesse estilo ai c adaptando as imperfeiçoes do morta mala nao vou perder rendimento ao contrario ganharei mais qualidade? posso fazer sem medo

Pode fazer tranquilo

O complicado vai ser determinar o volume dela, bem chatinho pra calcular.

Sobre o que o nosso amigo Renan disse, assino embaixo e complemento.Aqueles que tem caixas paralelas e acham que ela está com esse som de barril, tipico de reflexoes internas, pode forrar a caixa internamente com feltro automotivo e manta acrilica.Ajuda bastante na absorção, deixando o som mais macio.As seladas tbm se beneficiam desse efeito.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

valeu galera agora to meio aliviado acho q tirando os 69 do tampao pra ter mais espaço vo conseguir encaixa dois street 15" 1 d250x 1st200 na mala do santana hehehe. vendo os 69 ou faço uma caixinha pra eles e boto pra toca junto tbm pensei em fixa eles pro lado de dentro do tampao com os imas pra cima sera q rola? :D paguei 240 conto neles tao novinho. 6991 da pioneer 80rms cada.

Compartilhar este post

Link para o post
  Carlos Kbsom disse:
Pode fazer tranquilo

O complicado vai ser determinar o volume dela, bem chatinho pra calcular.

Sobre o que o nosso amigo Renan disse, assino embaixo e complemento.Aqueles que tem caixas paralelas e acham que ela está com esse som de barril, tipico de reflexoes internas, pode forrar a caixa internamente com feltro automotivo e manta acrilica.Ajuda bastante na absorção, deixando o som mais macio.As seladas tbm se beneficiam desse efeito.

abraços

Boa essa de usar um material absorvente!

Aproveitando o cometário pra salientar ao pessoal aqui do forum, que essa de revestir o interior da caixa pra evitar reflexões só servem pra caixas que irão responde acima de 150Hz em função do comprimento de onda... abaixo disso é desperdício.

Compartilhar este post

Link para o post
  cleber_p disse:
valeu galera agora to meio aliviado acho q tirando os 69 do tampao pra ter mais espaço vo conseguir encaixa dois street 15" 1 d250x 1st200 na mala do santana hehehe. vendo os 69 ou faço uma caixinha pra eles e boto pra toca junto tbm pensei em fixa eles pro lado de dentro do tampao com os imas pra cima sera q rola? :D paguei 240 conto neles tao novinho. 6991 da pioneer 80rms cada.

Esqueçe esse lance de 6x9, não vai contribuir muito pro teu trio... caso queira continuar usando-os, deixa pra interno.

Compartilhar este post

Link para o post
  RenanLopes disse:

Aproveitando o cometário pra salientar ao pessoal aqui do forum, que essa de revestir o interior da caixa pra evitar reflexões só servem pra caixas que irão responde acima de 150Hz em função do comprimento de onda... abaixo disso é desperdício

No caso tenho 2 caixas 3 vias com 12pw3 2 hdi320 e 2 5hi320.Tenho feltro dentro delas.o falante tá em full range, sem hpf e sem lpf, divisao passiva de 1ª ordem no driver e tweeter com atenuação Lpad de 6 db no driver, já que o pw3 reforça bastante o medio.Depois que coloquei o feltro o som mudou bastante e para melhor.Antes o medio grave era tipo um som de barril , bem estranho

Pretendo agora desmontar essas caixas(desisti de sonorização de eventos por enquanto) e vou botar isso no santana.O fo** do santana é a mala baixa e funda demais

Compartilhar este post

Link para o post

portamalasut2.jpg

ai tem as medidas do porta mala do santana. sai uma caixa legal pra dois street de 15? queria fazer 2 caixas 1 pra cada street pra quando for usar porta malas tirar uma. alguem ai poderia me fazer um projeto com as medidas da caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

pelo u q vo6 falaram as sobre as paredes paralelas posso concluir intao q fazer uma caixa de formato circular(estilo BAZUCA) seria melhor q fazer uma convencional certo ??? ???

Compartilhar este post

Link para o post
  Carlos Kbsom disse:
  RenanLopes disse:

Aproveitando o cometário pra salientar ao pessoal aqui do forum, que essa de revestir o interior da caixa pra evitar reflexões só servem pra caixas que irão responde acima de 150Hz em função do comprimento de onda... abaixo disso é desperdício

No caso tenho 2 caixas 3 vias com 12pw3 2 hdi320 e 2 5hi320.Tenho feltro dentro delas.o falante tá em full range, sem hpf e sem lpf, divisao passiva de 1ª ordem no driver e tweeter com atenuação Lpad de 6 db no driver, já que o pw3 reforça bastante o medio.Depois que coloquei o feltro o som mudou bastante e para melhor.Antes o medio grave era tipo um som de barril , bem estranho

Pretendo agora desmontar essas caixas(desisti de sonorização de eventos por enquanto) e vou botar isso no santana.O fo** do santana é a mala baixa e funda demais

Exatamente.. o som de barril que vc estava ouvindo é em função das reflexões dentro da caixa... parece que ela tá "ecoando"!

Compartilhar este post

Link para o post
  Andre-THE disse:
pelo u q vo6 falaram as sobre as paredes paralelas posso concluir intao q fazer uma caixa de formato circular(estilo BAZUCA) seria melhor q fazer uma convencional certo ??? ???

Teoricamente sim...

No caso das bazucas as possíveis ondas estacionárias ainda existem!

Uma caixa perfeita seria uma redonda, mas mesmo assim ainda existiria uma grande possibilidade de reflexões, sem falar na trabalheira que seria contruir uma "bola".

Compartilhar este post

Link para o post
  Paulo Duto disse:
Olá Renan Lopes!

Tudo bem contigo?

Dia 11/2/2007 escreveste:

Frases como essa já li diversas, bem como diversas relativas a ondas estacionárias nesse forum.

Na bibliografia que tentei me instruir no quesito acústica meu referencial tem sido principalmente Alton Everest, Leo Beranek, e Harry Olson, assim como seus seguidores em diversas publicações relacionadas a construção de sonofletores e salas e estúdios;

A melhor solução que visualizei foi a de usar a golden ratio, quando posso previamente calcular as modais, minimizando as ondas estacionárias, e principalmente minimizando o gasto em correções acústicas que podem, na falta de uso de melhor técnica superar o custo da sala.

Nas caixas de som isso sempre me deu alegrias.

No uso automotivo, levando em conta o ruído ambiente, as condições físicas, acredito faz-se o possível dentro do lay-out na busca de termos som que nos agrade.

Estaria eu seguindo os mestres errados, ultrapassados?

Seriam mais questões de marketing as soluções outras mencionadas?

Poderias me indicar o caminho no objetivo de me reciclar nesse assunto uma vez que as afirmações que leio nesse forum no assunto ondas estacionárias vem de encontro ao que compreendi até agora.

Desejo-lhe sucesso em 2007.

Grato por sua atenção,

Saudações,

Paulo.

ESSE EH MEU MESTRE

[-]

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis