Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lightium

Desenvolvendo Duas Caixas.

Recommended Posts

Olá pessoal...

Edit.

Nova dúvida.

Vários modelos de subwoofers com 8 polegadas, tem especificações semelhantes a woofers, algum deles poderia servir como woofer?

Algum modelo poderia trabalhar bem reproduzindo até 4500hz, ou 5000hz?

Ou existe um grande risco de queimar o falante?

Além do mais, mesmo os de 8", reproduzem essas frequências?

De acordo com as especificações, sim, agora na prática, não sei.

....

Estou procurando um modelo de midbass para usar em um projeto de som residencial, portanto, serão colocados em caixas acústicas e não nas portas de um carro.

Procuro modelos com valores próximos a R$100,00(PAR).

No site Leosound, encontrei vários. Gostaria de saber, qual deles é melhor?

Lista de midbass:

http://www.leosound.com.br/loja/index.php?cPath=122_27

Gostei deste:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=1304

Pelo FS e pela faixa de resposta.

Lembrando, quero algo que custe na faixa de R$100,00(PAR), serão usados em caixas e precisam descer o máximo possível.

OBS: Postei aqui, pois os falantes que procuro são desenvolvidos para serem usados em automóveis, portanto, acredito que neste local terei melhores resultados.

Grande abraço e desde já, obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal...

Estou procurando um modelo de midbass para usar em um projeto de som residencial, portanto, serão colocados em caixas acústicas e não nas portas de um carro.

Procuro modelos com valores próximos a R$100,00(PAR).

No site Leosound, encontrei vários. Gostaria de saber, qual deles é melhor?

Lista de midbass:

http://www.leosound.com.br/loja/index.php?cPath=122_27

Gostei deste:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=1304

Pelo FS e pela faixa de resposta.

Lembrando, quero algo que custe na faixa de R$100,00(PAR), serão usados em caixas e precisam descer o máximo possível.

OBS: Postei aqui, pois os falantes que procuro são desenvolvidos para serem usados em automóveis, portanto, acredito que neste local terei melhores resultados.

Grande abraço e desde já, obrigado pela ajuda.

Eu iria neste aqui:

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...&products_id=30

Ouvi falar muito bem dos midbass da NAR.

Compartilhar este post

Link para o post

De mais detalhes sobre o setup..

quais medios e/ou agudos vai usar pra acompanhar o mid/woofer? qual potencia do som? marca/modelo?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal...

Como dito, os mids serão usados em um projeto de som residencial, para frequências médias.

Irei usar um amplificador profissional, cada caixa terá dois mid's, pois preciso que resultem em impedância 8ohms. Resumindo, cada mid precisa ter 75rms, pois serão ligados em um saída 150rms.

Pensei em colocar NAR, o problema é que são muito fracos e os mais fortes custam um valor acima do que posso pagar.

Grande abraço pessoal e obrigado pelas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá pessoal...

Como dito, os mids serão usados em um projeto de som residencial, para frequências médias.

Irei usar um amplificador profissional, cada caixa terá dois mid's, pois preciso que resultem em impedância 8ohms. Resumindo, cada mid precisa ter 75rms, pois serão ligados em um saída 150rms.

Pensei em colocar NAR, o problema é que são muito fracos e os mais fortes custam um valor acima do que posso pagar.

Grande abraço pessoal e obrigado pelas respostas.

Mas é melhor ter potência sobrando q faltando...

E pela sensibilidade, 91db do NAR contra 88db do Hinor, o NAR pode até tocar mais alto...

Pelo menos eu acho o NAR muito mais negócio...

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo...

O problema é que os mids NAR mais potentes são mais caros, e bem mais caros, custam na faixa de R$250,00(Par), já fica complicado.

Cada par deve ter em torno de 150W, sendo 75 cada mid, o NAR de R$99,00 tem apenas 50rms cada.

Abraços amigo e obrigado pela resposta.

Compartilhar este post

Link para o post
Opa amigo...

O problema é que os mids NAR mais potentes são mais caros, e bem mais caros, custam na faixa de R$250,00(Par), já fica complicado.

Cada par deve ter em torno de 150W, sendo 75 cada mid, o NAR de R$99,00 tem apenas 50rms cada.

Abraços amigo e obrigado pela resposta.

Sim, mas foi exatamente isso que eu quis dizer...

Preferia um par de mids com 100w juntos alimentados com 150w da NAR

Do que um par com 160w alimentados com 150w da Hinor

Primeiro pela qualidade já conhecida dos NAR, segundo pela sensibilidade maior, que dá um SPL maior na mesma potência.

Alimentar com potência a mais, dá folga para o amplificador, e distorce menos, potência a menos força o amplificador e gera mais distorção...

Compartilhar este post

Link para o post

CS60B em uma caixa dutada deve fazer bonito na faixa de preço dele.

Tinha nos classificados acho que por 130 kit completo, ai vc vende os tweeters e xover e os midbass ficam abaixo do valor que vc estipulou.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa pessoal...

Ja ouvi falar desses kits bravox, e me parecem muito bons, o problema é a faixa de valor, um kit destes custa mais ou menos R$170,00, eu precisaria de dois, e comprar usado já complica um pouco, fora que vender o restante das partes é complicado. Na realidade, cada caixa será composta por dois midbass, mais um ou dois tweeters, ela devem aceitar algo em torno de 150Wrms, o amplificador usado tem dois canais de 180rms, e gostaria de aproveitar grande parte da potência.

Lembrando que vou colocá-los em caixas acústicas, ainda não sei o resultado, pois o máximo que vi, foram esses mids trabalhando em pesinhos, e já tocavam muito bem, acho que vão render legal em caixas bem projetadas.

Abraços e muito obrigado pelas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a impedância mínima do amplificador? A idéia é usar 2 midbass em 2 ou 8 ohms?

Se o objetivo primordial não for SPL e se o amp for 8 ohms, eu arriscaria o akron do paulo ramos. Deve tocar muito melhor que qualquer midbass automotivo e é 8 ohms. Se não me engano custa 290 o par.

Compartilhar este post

Link para o post
Qual a impedância mínima do amplificador? A idéia é usar 2 midbass em 2 ou 8 ohms?

Se o objetivo primordial não for SPL e se o amp for 8 ohms, eu arriscaria o akron do paulo ramos. Deve tocar muito melhor que qualquer midbass automotivo e é 8 ohms. Se não me engano custa 290 o par.

Opa amigo...

Também pensei no Akron, o problema é que ele é 60Wrms, e eu gostaria também de SPL, mais, já ouvi falar que ele da um spl legal, quando instalado numa caixa projetada para tal.

Acho que o Akron é mais indicado para um sistema de HT DIY.

O objetivo é conseguir 8ohms de impedância.

Outra coisa, eu gostaria de gastar R$200,00 em dois pares, não preciso de tanta qualidade.

Olha o que achei:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520...ss-6075-074-_JM

O curioso é que são bem iguais aos antigos bravox, mais de outra marca.

Grande abraço e obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Uhn...

Tem cor do Bravox, nome do Bravox, caraleo !

[""]

Um Bravox genérico... :banghead

O que este povo não inventa.

Descreva de quantas vias será o setup; bem como a potência que vais mandar

nestas caixas.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Uhn...

Tem cor do Bravox, nome do Bravox, caraleo !

[""]

Um Bravox genérico... :banghead

O que este povo não inventa.

Descreva de quantas vias será o setup; bem como a potência que vais mandar

nestas caixas.

[]´s

Opa, o midbass realmente é bravox, pelo menos é o que parece.

Bem, vou explicar melhor:

É um projeto de som residencial, simplesmente para reproduzir som stereo, portanto, não será um HT.

Irei usar um amplificador PA, ou seja, para uso profissional, com duas saídas 8ohms, 180rms cada.

Preciso montar duas caixas para reproduzir frequências médias e altas e não quero usar woofer profissional algum, pois o sistema será colocado na sala e quero algo mais "suave", semelhante aos mini-systens.

Pensei em dois midbass cada caixa, sendo 4ohms cada falante, resultando em 8ohms, neste caso cada mid devera ter em torno de 80rms, a parte dos tweeters será projetada mais tarde, assim que os mids forem definidos.

Tenho conhecimento de que falantes profissional são melhores neste caso, mais como dito, quero algo relativamente pequeno e com aparência "suave", por isso os mid's de 6", também poderia optar por mid's de 8".

Eu fabricarei as caixas, e o acabamento será feito por alguém com maior experiência.

Grande abraço pessoal e muito obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

O projeto tem algum compromisso com resultado então. Bom, sugiro 01 midbass por caixa.

Menos chance de dar kreka nos médios, estou tendo que retrabalhar um diy meu por causa disto.

Este fator tem a ver com a distância física que que vão estar os centros dos cones no baffle da caixa; cfe esta distância vai existir uma frequência a partir da qual existem cancelamentos de onda.

Então deves fazer o corte LP abaixo desta frequência pros mids e o crossover do tw tb deverá estar ajustado neste corte para não ficar buraco na resposta...

Não quer estudar a fundo nem correr muito risco do negócio não valer o gasto e o trabalho: 01 midbass por caixa.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
O projeto tem algum compromisso com resultado então. Bom, sugiro 01 midbass por caixa.

Menos chance de dar kreka nos médios, estou tendo que retrabalhar um diy meu por causa disto.

Este fator tem a ver com a distância física que que vão estar os centros dos cones no baffle da caixa; cfe esta distância vai existir uma frequência a partir da qual existem cancelamentos de onda.

Então deves fazer o corte LP abaixo desta frequência pros mids e o crossover do tw tb deverá estar ajustado neste corte para não ficar buraco na resposta...

Não quer estudar a fundo nem correr muito risco do negócio não valer o gasto e o trabalho: 01 midbass por caixa.

[]´s

Opa amigo...

Muito obrigado pela dica, e se eu colocar cada midbass em um gabinete separado?

Ou, ambos em um mesmo gabinete, porém em câmaras separadas, como em dois gabinetes.

O problema será achar um midbass com 8ohms e potência suficiente, neste caso, acho que somente um woofer profissional.

Edit.

Idéia maluca, existem muitos subwoofers no mercado, que são praticamente woofers, principalmente os de 8", esses respondem até 5000hz, o que acham? Eu poderia pegar um de 8" bobina dupla. Mais uma dúvida, eles realmente responde até essa faixa de frequência?

Encontrei alguns modelos que poderiam me servir, aí eu colocaria um xover com corte em 4500hz e um tweeter que responda a partir de 4500hz, acho que um domo responde.

Será que esses woofers, que são chamados de subwoofers, me serviriam?

Um de 8" talvez.

Encontrei o Bravox PXW8D4 8" 180Wrms...

Seguem abaixo as especificações:

Especificações do Produto:
Tamanho 8" 
Impedância 4+4 (ohms) 
Sensibilidade 86,2 (dB/W/m) 
>> Freqüência Ressonância 36 (Hz) 
>> Gama de Resposta (Hz) 30-4,5K (Hz)
Potência Máxima 360 Wmax 
Potência Nominal 180 Wrms 
Bl 6,7 
Vas 25 litros 
Qms 4,57 
Qes 0,43 
Qts 0,40 
XMáx 7,0 mm 
Levc (mH) 0,58 
Krm (mohms) 1,28 
Kxm (mH) 25,7 
Erm 0,87 
Exm 0,58 
Mms 50g

Grande abraço e obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou, ambos em um mesmo gabinete, porém em câmaras separadas, como em dois gabinetes.

Idéia maluca, existem muitos subwoofers no mercado, que são praticamente woofers, principalmente os de 8", esses respondem até 5000hz, o que acham? Eu poderia pegar um de 8" bobina dupla. Mais uma dúvida, eles realmente responde até essa faixa de frequência?

Então,

O cancelamento do "line array" não está relacionado com o está para trás do baffle (caixa). Em relação a isto não muda nada se os midbass estarão em gabinetes separados ou juntos no mesmo.

É a som de uma fonte interferindo na outra do cone para frente, tendeu?

Se for usar 02 midbass, eles deverão estar literalmente encostados lado a lado, para não ter de exigir muito do tw; os cortes deveriam ser dos 4 khz para baixo.

A opção de 01 sub leve de 8" pode ser uma alternativa, mas qual sub poderá ter um timbre aceitável para voz?

O pior é que em simulações tu só vei enxergar resposta em graves.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Então,

O cancelamento do "line array" não está relacionado com o está para trás do baffle (caixa). Em relação a isto não muda nada se os midbass estarão em gabinetes separados ou juntos no mesmo.

É a som de uma fonte interferindo na outra do cone para frente, tendeu?

Se for usar 02 midbass, eles deverão estar literalmente encostados lado a lado, para não ter de exigir muito do tw; os cortes deveriam ser dos 4 khz para baixo.

A opção de 01 sub leve de 8" pode ser uma alternativa, mas qual sub poderá ter um timbre aceitável para voz?

O pior é que em simulações tu só vei enxergar resposta em graves.

[]´s

Opa amigo...

Muito obrigado, bem, este é o problema, qual sub usar.

Então no caso, mesmo cada mid estando uma caixa separada, poderia haver cancelamento? Lembrando que o sistema será para reproduzir som stereo.

E caso eu queira colocar duas caixas, cada par em uma parte da sala, de que forma isso poderia ser feito, evitando cancelamento?

Muito obrigado pela ajuda e grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

:vts

Confusão total, mas vamos lá: o cancelamento é quando os falantes estão próximos um do outro (chutando, coisa tipo 1 m para baixo).

Não vai ser entre os canais do estéreo.

Corrigindo uma informação: 02 falantes de 6" encostados um no outro geram cancelamento a partir de 2 khz e poucos, assim o corte deveria estar em 2 khz; o tw terá de ser o cara hein?

Posição das caixas, existem teorias longas, mas sendo objetivo: faz um triângulo equilátero; duas pontas são as caixas a outra é tu. Todo mundo (tu e as caixas) afastados por volta de 1 m de qqr parede lateral ou de fundo. Tá no caminho.

A relação com a sala é complexa --- o problema são as reflexões das paredes e reforços de frequências. A coisa melhora com armadilhas para graves ou tratamento acústico de superfícies, conforme o caso, mas aí já estamos indo para um outro assunto hehehe

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, achei que o cancelamento poderia ocorrer somente com dois falantes instalados no mesmo gabinete, não sabia que no caso de estarem próximos, mesmo em compartimentos separados, poderia haver cancelamento.

Compreendi perfeitamente, em teoria. A pergunta de cima foi meio ridicula mesmo, mais só fiz para ter certeza.

Bem, acho meio complicado achar um tweeter que desça até 2khz... :P

Caramba, e agora o que faço?

Não quero colocar woofers profissionais.

Grande abraço e obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não li o tópico inteiro mas respondo a pergunta, sub de 8" não serve para nada além do que tocar que na faixa de resposta de um subwoofer, ou seja, acima de 100Hz esqueça que é um desastre. Conjunto móvel pesado, fs baixo e area de cone grande não combinam com frequências mais altas. E outra, um par de um bom subwoofer de 8" não sai por menos de R$250 (Panther por exemplo).

Eu acho que vc esta indo pelo caminho errado. Tem tanto driver de reposição nessas eletrônicas da vida que servem para fazer algo bacana. Procure marcas famosas que nem Aiwa, Kenwood e Sony que um par não deve sair mais do que vc está disposto a gastar.

Compartilhar este post

Link para o post

Hellmind Opa amigo...

Bem a idéia do subwoofer realmente foi bem maluca. :P

Eu gostaria de desenvolver duas caixas, que devem reproduzir em uma faixa linear, todas as frequências, dentro do possível, é claro.

Por isso pensei em optar por mid's automotivos.

No caso de drivers usados em mini-systens, acho que não vou encontrar nada potente o suficiente, já vi alguns a venda, esses usados nos mini-systens mais potentes, mais dificilmente algum passa de 30 ou 40rms, pois os aparelhos que marcam 400, 500watts, dificilmente entregam esta potência. Preciso de que cada driver, aguente pelo menos 150rms, pois serão ligados em um amplificador profissional, e por analogia, acho que 150rms de um amp PA, valem mais do que 150rms de um mini-system. O que acham?

Já vi duas caixas de mini-system, dessas philips, que declaram cerca de 200rms cada, ligadas a um cygnus pa-400, que entrega 67,5rms cada saída, e dificilmente era possível aumentar o volume até o máximo, tanto que quando foi aumentado até a matede, uma das caixas perdeu seu woofer, isso com apenas 67,5rms.

Vou procurar pra ver se encontro algo.

Grande abraço e muito obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Besteira... distorção queima mesmo falantes que dizem suportar potência superior a aplicada. O que acontece é que o cidadão não está ciente da tensão de saída da fonte que irá reproduzir a música e a tensão máxima que o amplfiicador suporta na entrada, vai lá socando o volume sem saber se passou a senbilidade, começa a mandar onda quadrada na saída e adeus falantes. Até mesmos esses mids de carros que dizem suportar 150W se vc fizer isso vão acabar queimando.

Outra coisa que vc tem que estar atento é a equalização que vc vai usar. Se tratando de um sistema de SPL nunca coloque ganho nas frequências para mascarar picos e vales, sempre prefira atenuar as frequências que estão se sobressaindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha contribuição...

Aumente um pouco o orçamento e parta para mids AKRON. Dutada mesmo, já satisfaz qualquer audição direta (a não ser que queira dar festas).

Se escolher outros mid-bass, dificilmente terá uma boa resposta em graves / sub-graves, devido à alta Fs.

2 mids por caixa, só se for bem junto, como colocaram acima, ou então com um tw bem parrudo pra aguentar uma d'apolitto...

Tem mids na santa ifigenica muito bons mesmo, e sobre o conceito de potência suportada / declarada, leia os artigos no www.autosom.net/artigos para aprimorar os conceitos e dar mais eficiência ao seu projeto! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que vc esta indo pelo caminho errado. Tem tanto driver de reposição nessas eletrônicas da vida que servem para fazer algo bacana. Procure marcas famosas que nem Aiwa, Kenwood e Sony que um par não deve sair mais do que vc está disposto a gastar.

BINGO...

tem uns falantes da sony que são muito bons.. uns de cone dourado.. tem uns de cone branco tambem.. que são bem legais tambem... é uma saída boa e barata.. eu acho..

Compartilhar este post

Link para o post

"acho que não vou encontrar nada potente o suficiente"

Tu deves responder primeiro --- o que buscas extamente: SPL ou fidelidade.

Se queres brincar de hifi aee o buraco é mais embaixo; hoje o custo x benefício tá por conta da linha Akron (Paulo Ramos), aliás, QUE custo x benefício.

Se achas que 01 midbass de 6" não vai satisfazer o SPL que procuras, então amigão, não tem saída: parte para caixas maiores, com woofer de 10 ou 12 polegadas.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...