Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

datsun1200ute

Who Killed The Electric Car?

Recommended Posts

Postado em

Me discupa si esse topic esta fora de lugar, mais quem gosta de carro vai apreciar.

Ja virum a pelicula "Who killed the electric Car?"... acho que tudo o mundo precisa ver.

Si vc nao consegue no seu DVD rental club, vai pra a torrentz e pegue dai, si voce nao conhece o torrentz, pergunta a alguem que sim.

Gostaria de discultir con voces o que voces saben sobre os carros electricos, e factivel, que tecnologia ja ha disponivel no mundo, o qué e esse negocio de carro a hydrogeno (mais costoso que a gasolina). Admitir que a gente tem um problema e o primer paso. Eu so adicto a os derivados do petroleo. Rodar a alcool ajuda mais nao e a solucao neim por desgracia.

Ouviron falar do EV1 da general motors, utilizando bateria de NiMH rodaba por mais de 200kms e arrancaba muito melhor que um nissan 300zx (v6 biturbo).

Ja ouvirum falar de bateria Litio Polimero?, no aeromodelismo esa bateria feiz os modelos superar a potencia dos motores a exploçao.

Conhece a alguem no brazil que ja feiz uma tranformaçao pra electrico?

Ao principio o probrema era que as baterias de plomo acido eram muito ruim, mais agora ja teim NIMH, LI. Ion e as LIPO dos veces mas potentes que a NIMH com a mitade do peso, mais porque agora nadie esta interesado?

post-24-1169558292.jpg

Postado em

Esqueci dezer que meu Portuguez e pessimo! Discupa por favor... If nobody understand what a said I could repeat it in english, but I`d like everybody could participate of the present topic... Nevertheless if you ask I will. Thanks.

Postado em

Lembro que em +-2000 a FIAT tinha feito um carro-conceito (Pálio) elétrico. Mas dificilmente essa idéia iria vingar no Brasil, visto que mesmo sem termos carros elétricos, já falta eletricidade para as industrias e casas....

Postado em

A extinta Gurgel fez por anos utilitários elétricos, (o mais famoso era o Itaipú), porém com orçamento limitado para pesquisas, o desenvolvimento dos mesmos foi muito limitado, na verdade acho difícil um carro elétrico vinga enquanto as empresas petrolíferas continuarem "mandando" no mundo dos combustíveis... pasmafaute

Postado em

Bom... Responderei em português, dado ao forum e mesmo pq meu inglês não anda lá essas coisas... *rs*

Datsun...

A questão que vc aborda é um tanto quanto intrincada, ao meu ver.

Obviamente existem questões de interesses de vários setores. Mas, indo mais para o lado técnico, acredito eu que os EV´s são uma solução não muito "ideal" para a mobilidade, em um futuro de médio/longo prazo.

Do ponto de vista da eficiência do conjunto, sem sombra de dúvidas os veículos 100% elétricos dão um "banho" nos demais. Um motor elétrico CC ( corrente contínua ) típico de tração, costuma ter algo em torno dos 80% de eficiência e isso em praticamente TODA sua faixa de funcionamento.

Para quem não sabe, de todo o combustível que abastecemos nossos "mancos", apenas aprox 30% do que é queimado, é convertido em energia para empurrar o carro... Os outros 70% são gastos no próprio funcionamento do motor ( Via de regra 33% da energia do combustível é perdida pelos sistemas de troca de calor - radiador ), 33% por perdas mecânicas ( Acionar os diversos sistemas "adicionais" ao motor - bomba de óleo, comando, distribuidor, volante, atritos diversos, etc, etc, etc... ) e terço restante é a energia que, literalmente, move o manco. )

Fazendo contas rápidas, abastecemos cerca de 300cv, vamos assim dizer, e só temos 100cv na ponta do vira... Mais uma perda de uns 20% na transmissão e "pimba"! Vc abasteceu 300cv e SOMENTE E TÃO SOMENTE 80cv é que tracionam o manco... E ainda achamos que o manco anda pra po-rra!!! :(

Mas voltando aos EV´s...

Particularmente acredito que ainda estamos longe de termos carros 100% elétricos tão funcionais quanto nossos "arcaicos e desperdiçadores" motores à combustão interna. Por melhor que seja a tecnologia dos acumuladores ( baterias ), elas ainda possuem um tempo de recarga "alto" para uma autonomia baixa. Mesmo com as tecnologias mais novas, elas ainda deixam a desejar.

Hj, boa parte dos veículos pequenos/médios a gasolina possuem em média 500km de autonomia sem o problema de reabastecimentos. E os reabastecimentos são rápidos. Questão de 3 ou 4 minutos e o tanque estará cheio novamente e pronto para outros 500km...

Já em um veículo 100% elétrico a figura muda. E bastante.

Por melhor que seja o veículo/acumuladores, suas baterias esgotam-se rapidamente comparadas ao tempo de recarga. Com "carga completa" ( Que dura questão de horas ) um veículo permite uma autonomia de digamos 400km. Passado esse trecho, teremos que parar novamente e aguardar algumas HORAS para conseguirmos fazer uma viagem de digamos, 1000km.

Isso não seria nada bom para quem fosse comprar um carro que desse muito trabalho para viajar. Em um país como o Brasil, ir de São Paulo ao Rio de Janeiro ( Aproximadamente 450km ) já seria arriscado... E por digamos 50 km, teríamos que aguardar algumas horas... Isso definitivamente, não compensa na cabeça de 99% das pessoas.

Óbvio que, podemos dar "cargas parciais" em um elétrico... Mas mesmo assim, sua autonomia ainda será pequena, perto do tempo parado para abastecer. E engana-se quem acredita que um carro desses "consuma" muito a ponto de fazer uma sobre-carga no sistema elétrico do país... Em média, um sistema desses consome cerca de 2kW... O problema é o período de tempo que ele ficaria ligado... ( São mais ou menos 2 ferros de passar roupas, ligados simultaneamente ).

Isso sem dizer que, os veículos elétricos possuem uma autonomia muitas vezes menor na estrada, comparados aos regimes de cidade. Isso é boa parte dado aos recursos de freios regenerativos, que praticamente não são utilizados em uma viagem e a potência média para se manter em velocidade constante, é maior quanto maior for a velocidade. Consumindo mais energia das baterias... Assim como um manco comum consome mais combustível.

Essa é a minha visão dos EV´s.

Particularmente acredito bastante no potencial dos híbridos.

Um veículo que tenha uma potência de, digamos, 40cv em regime "elétrico" e uns 100cv em regime "de combustão", sejam mais que suficientes para a maioria absoluta dos motoristas.

Em trânsito urbano, acredito que não haja necessidade de mais de uns 40cv para mover um veículo médio. Andando-se normalmente, já seria um "exagero" de potência para andar no trânsito da maioria das cidades. Os 100cv adicionais seriam somente no caso de uma viagem e/ou para cobrir distâncias que o sistema "elétrico" não cobririam e no caso de arrancadas mais rápidas ( como entrar em uma rodovia, por exemplo ).

140cv em um veículo médio, é algo bastante aceitável ao meu ver. Isso sem contar que, 140cv em motores elétricos tem-se a sensação de muito mais potência, dado que o torque em motores elétricos é praticamente o mesmo desde o motor travado. A sensação de aceleração com eles, é BEM maior. Dá impressão que está em um carro com um motor BEM maior/mais potente.

Essa potência tmb, é capaz de levar um veículo típico desses ao redor dos 200km/h de velocidade máxima. Creio que seja MAIS QUE O SUFICIENTE, não é mesmo?

Em um veículo híbrido, tmb, podemos reunir parte do melhor dos dois mundos.

Podemos utilizar um motor à combustão SEMPRE em seu regime de melhor funcionamento/máxima eficiência ( Rotação de potência máxima ), o que nos conferiria o menor consumo específico possível.

Podemos tmb partir para idéias de não utilizarmos motores à combustão interna... Podemos utilizar turbo-geradores. Que são ainda mais eficientes que os motores de combustão interna. Não me surpreenderia ver um rendimento na casa dos 70% em uma turbina.

Podemos utilizar tmb recursos como os freios regenerativos ( Para quem não sabe, freios regenerativos transformam a energia cinética do carro - movimento - em energia elétrica. Ou seja, toda vez que vc frear o carro, ele estará "reabastecendo" as baterias. Energia essa que será novamente utilizada para movimentar o manco... ).

Os constroles de velocidade/torque, podem ser comutados por PWM, por exemplo, uma vez que hj em dia, existem tiristores e afins capazes de controlarem centenas e/ou milhares de amperes, sem a necessidade de equipamentos ultra sofisticados... Não necessitando aquela "porrada" de contatores/chaves e resistores que se utilizam nas arcaicas locomotivas nacionais ( as quais possuem tecnologia de quase 100 anos atrás!!! ) comutando em série/paralelo os motores e seus respectivos componentes...

Pode-se adotar um perfil aerodinâmico mais ideal para velocidades, dado que turbo-geradores são mais potentes, se comparados com um motor de combustão interna de mesma potência... E ainda é mais leve, vibra menos... Mas tem um maior ruído e é BEM mais caro...

As baterias podem ser as "novíssimas LIPO"... Que são bem menos pesadas e BEM mais eficientes, comparadas às de chumbo-ácido tradicionais dos nossos carros.

Teríamos carros teoricamente mais estáveis, dado que seu centro de gravidade diminuiria BASTANTE, dado que boa parte do conjunto ficará no assoalho e não "alto" como um um motor "tipico".

Não teríamos problemas com câmbios, uma vez que a velocidade poderá ser controlada somente pela posição do acelerador. O sistema TEM que ser totalmente controlado por microcontroladores.

Etc, etc, etc...

Acredito que a "saída" para um menor consumo de combustível, por enquanto, seja essa dos veículos híbridos. Posso estar ledamente enganado, óbvio. Mas acredito que eu não esteja muito fora da realidade.

Outro assunto tmb que, quem não conhece, acha que é "uma desgraça", é a questão dos álcoois como combustível.

Certa vez, li em um artigo do senhor Henry Ford que o álcool é o combustível do futuro por alguns fatores.

->É um combustível de base vegetal - Enquanto houver solo, sol e água, pode-se produzir combustível "barato";

->É extraído de várias fontes: Cana-de-açúcar ( Brasil/Índia/África do Sul ), milho ( Estados Unidos ), beterraba ( Europa ), eucalipto, uva e nem me lembro mais do quê. Ou seja: Qualquer ESQUINA pode ser um produtor de combustível;

->É "limpo". Produz pouco material particulado e com baixos índices de poluentes ( No tocante aos óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono );

->Não "contamina" as câmaras de combustão pela formação de sedimentos ( carvão ). O que deixa as câmaras MUITO mais tempo em condições "ótimas" para uma combustão "limpa";

->Não é volátil e não se degrada em temperatura ambiente, diferente da gasolina;

->Possui uma alta-octanagem ( Permite o uso de taxas de compressão mais altas que um motor semelhante à gasolina - O que aumenta a eficiência térmica do motor );

->Possui um maior calor calor latente ( "Rouba" mais calor das câmaras para vaporizar - Ajuda na refrigeração das câmaras );

->Possui uma velocidade de frente de chama menor ( permite um maior avanço no momento de ignição );

Na minha opinião, condena o uso de álcool, quem não o conhece. O único problema dos motores à álcool, é a questão da partida e do seu funcionamento enquanto frio. No demais, ele só tem a ganhar de um mesmo exemplar movido a gasolina.

Ele poderia ser um combustível bastante razoável para um veículo híbrido e "ecologicamente" correto.

As células de combustível, são legais... Mas são um pouco caras. E o maior problema que ainda temos, é "estocar" de forma segura o hidrogênio.

Por ser a menor molécula que se tem conhecimento, o gás hidrogênio passa por qualquer tipo de recipiente. Qualquer cilindro, pra ele, é uma espécie de esponja. Com o tempo, ele tende a penetrar em qualquer "brechinha" do recipiente.

Ainda é caro para ser produzido H2 em larga escala.

Um "pequeno" acidente com H2, seria uma desgraça! Seu poder calorífico 4 vezes maior que o da gasolina e pela propriedade de ser um gás, ele expande-se rapidamente e detona com uma certa violência.

"Queimar" ele dentro dos motores atuais, até é uma solução... Mas pra quê jogar 70% da energia, se as céluas à hidrogênio tem um rendimento de aproximadamente 80%??? Não seria o caso...

Tudo isso sem contar com o jogo de interesses de diversos setores, etc, etc, etc...

Óbvio...

Essas palavras são sob meu ponto de vista, obviamente.

Abs!!!

Postado em

Muito boa sua explicaçao loko, breve e concisa, mais uma pergunta: Eu gosto muito do alcool, meu carro do dia a dia roda so com alcool mais um poquinho de gasolina pra as partidas. A queima do alcool produce CO2?? Eu axo que sim... Qualquer coisa que voce quema produz gases que vai na atmosfera e incrementa o ja sentido calentamento global... Alcool e legal mais nao e a soluçao nem por desgracia.

O ponto da autonomia e simples como voce diz, use um generador de 40hp e voce podera ir acima dos 90kmh indefinidamente mesmo com as baterias mortas. Acho que mais do 80% dos moradores de Sao Paulo utilizan seus carros menos de 150km no dia, assim a maioria neim necesita o generador, so cuando vai de viagem...

Mais eu nao estou tratando de ser drastico dezendo que tudo mundo "so" debe tener carro electrico. Si tam so estivece a venda carros electricos com tecnologia "actual" (nao do seculo proximo) eu mesmo compraria sem dudas por lo menos pra o uso diario, e teria meu carro a explosao como segundo carro.

Certo que oje ja teim algums hibridos como o Toyota Prius, que tem uma autonomia Bem maior a cualquer otro carro; mais cuando eu fui na consesionaria eles falaron que o carro estara agotado so nos Estados Unidos pelo menos por 4 anos, e que a fabrica nao esta muito entusiasmada com a fabricacao desdes hybridos mesmo que tem cada vez mas demanda, sen muita publicidade.

Otra pergunta que tenho pra voces: Porque algum de voce nao experimente transformar seu carro pra hybrido?? Esse negocionao é Ingenieria Aeroespacial, E so electronica y electricidade... Pega uma Bateria Lipo de 302Volts (esta a venda na China) um pequeno motor electrico nas rodas traseiras do seu gol, e fabrica o controlador de velocidade (casicamente um aplificador estereo de 100.000Watts) e pronto. Esse seria um carro bimotor, nao hybrido, use como electrico e cuando acaba a bateria pegue o contato e use gasolina.

O que voces Acham?

Postado em

Bom, ao meu ver, o maior problema dos veículos elétricos que utilizam baterias, é a recarga, como frisou o Loko. Ainda mais em um país onde vivemos no limite da capacidade de produção de energia elétrica.

A grande solução são as células de hidrogênio... um tipo de bateria, onde não existe eletrólito. Desta forma, não se precisa recarregar, apenas abastecer com hidrogênio para que o processo continue.

Quanto ao álcool, infelizmente não será combustível do futuro nunca. O imenso cartel mundial petrolífero jamais permitiria que qualquer um plantasse seu combustível em casa.

O proálcool ficou engavetado por anos... curioso, não? E aquele cara que fez uma kombi rodar com água? Por onde anda?

Onde há interesses econômicos como os que existem acerca do petróleo, a coisa nunca será tão simples. Nem mesmo para os veículos elétricos.

Postado em

Bom, ao meu ver, o maior problema dos veículos elétricos que utilizam baterias, é a recarga, como frisou o Loko. Ainda mais em um país onde vivemos no limite da capacidade de produção de energia elétrica.

A grande solução são as células de hidrogênio... um tipo de bateria, onde não existe eletrólito. Desta forma, não se precisa recarregar, apenas abastecer com hidrogênio para que o processo continue.

Quanto ao álcool, infelizmente não será combustível do futuro nunca. O imenso cartel mundial petrolífero jamais permitiria que qualquer um plantasse seu combustível em casa.

O proálcool ficou engavetado por anos... curioso, não? E aquele cara que fez uma kombi rodar com água? Por onde anda?

Onde há interesses econômicos como os que existem acerca do petróleo, a coisa nunca será tão simples. Nem mesmo para os veículos elétricos.

Postado em

somente quando ESGOTAR o petroleo é que surgirão carros movidos a eletricidade, hidrogenio e cia.... Magnatas do Petroleo simplesmente nao deixam isso ir para a frente em larga escala e com custo acessivel.

If u don´t understand i write this in english later, now I´m a little lazy :D

Postado em

afff para !

quero mais e combustivel jorrando pra dentro do motor pressurizado por uma turbina ! EXPLODINDO e acelerando ! q lixo um carro q nem barulho faz aiuhauiahauihaihaihua

ainda bem que provavelmente naum estarei aki pra testemunhar o fim dos CARROS com essas merdas eletricas !

quer andar de carro eletrico , compra uma PARMA 16V de autorama e vai se divertir !

ahuahauhauhauahauahuauhauah

:mac1:mac1:mac1

Postado em
afff para !

quero mais e combustivel jorrando pra dentro do motor pressurizado por uma turbina ! EXPLODINDO e acelerando ! q lixo um carro q nem barulho faz aiuhauiahauihaihaihua

ainda bem que provavelmente naum estarei aki pra testemunhar o fim dos CARROS com essas merdas eletricas !

quer andar de carro eletrico , compra uma PARMA 16V de autorama e vai se divertir !

ahuahauhauhauahauahuauhauah

:mac1  :mac1  :mac1

põe do lado do meu super parma !

hauahuahauhauhauhauh

Postado em
Muito boa sua explicaçao loko, breve e concisa, mais uma pergunta: Eu gosto muito do alcool, meu carro do dia a dia roda so com alcool mais um poquinho de gasolina pra as partidas. A queima do alcool produce CO2?? Eu axo que sim... Qualquer coisa que voce quema produz gases que vai na atmosfera e incrementa o ja sentido calentamento global... Alcool e legal mais nao e a soluçao nem por desgracia.

Sim! A queima de álcoois tmb produz CO2... Porém, diferentemente da queima dos combustíveis de origem mineral, a quantidade de CO2 produzida na operação, é consumida novamente por novas plantas. Por isso ele é considerado um combustível "mais limpo", por assim dizer. No seu ciclo de produção/uso, ele acaba por se renovar, e pouquíssimo deixa "resíduos" nocivos na atmosfera, como os combustíveis de origem mineral.

O ponto da autonomia e simples como voce diz, use um generador de 40hp e voce podera ir acima dos 90kmh indefinidamente mesmo com as baterias mortas. Acho que mais do 80% dos moradores de Sao Paulo utilizan seus carros menos de 150km no dia, assim a maioria neim necesita o generador, so cuando vai de viagem...

Sim! Mas aí cai uma questão que já não é mais do âmbito da engenharia/desenvolvimento.

O carro, para a maioria absoluta das pessoas é ainda sinônimo de "liberdade", de um meio de transporte rápido e prático. Praticamente todas as pessoas querem ter um carro hj em dia. Mas nem todas tem condições de terem um carro novo, quanto mais terem um carro "elétrico" novo. Demoraríamos ainda um tempo razoável para ter um número de EV´s circulando nos grandes centros, a ponto de reduzir sensivelmente os níveis de poluição... Além de que, para poluição nos grandes centros, carros nunca serão solução. Haveria necessidade da implantação de sistemas de transporte coletivo de boa estrutura... Mas isso já não vem ao caso.

Outra coisa... Preocupação com poluição, me parece só haver nos grandes centros. Nas pequenas cidades, pouco se importam com isso... Ou seja, no .br, venderia-se esses carros praticamente somente em SP e RJ... Cidades com uma densidade populacional BEM alta. E quem ficasse com um carro desses, em SP por ex, estaria limitado à um "raio" pequeno de viagem, sem os transtornos da recarga, etc, etc, etc... E se o veículo que deveria ser um sinônimo de "liberdade" não suprir as espectativas do comprador, automaticamente esse produto seria rejeitado. :( E aí abre margem para comentários "maldosos" por causa de hipocrisia alheia, como: "O carro não presta!" ou "Até um 1.0 é mais potente que esse carro e vai mais longe!!!" ou ainda "Isso é um mico"...

Pronto! Já está feita a merd@... :(

Pelo menos vejo desta forma.

Mais eu nao estou tratando de ser drastico dezendo que tudo mundo "so" debe tener carro electrico.  Si tam so estivece a venda carros electricos com tecnologia "actual" (nao do seculo proximo) eu mesmo compraria sem dudas por lo menos pra o uso diario, e teria meu carro a explosao como segundo carro.

Certo que oje ja teim algums hibridos como o Toyota Prius, que tem uma autonomia Bem maior a cualquer otro carro; mais cuando eu fui na consesionaria eles falaron que o carro estara agotado so nos Estados Unidos pelo menos por 4 anos, e que a fabrica nao esta muito entusiasmada com a fabricacao desdes hybridos mesmo que tem cada vez mas demanda, sen muita publicidade.

Quando se tem a possibilidade de ter mais de um veículo, isso é válido...

Otra pergunta que tenho pra voces: Porque algum de voce nao experimente transformar seu carro pra hybrido?? Esse negocionao é Ingenieria Aeroespacial, E so electronica y electricidade... Pega uma Bateria Lipo de 302Volts (esta a venda na China) um pequeno motor electrico nas rodas traseiras do seu gol, e fabrica o controlador de velocidade (casicamente um aplificador estereo de 100.000Watts) e pronto. Esse seria um carro bimotor, nao hybrido, use como electrico e cuando acaba a bateria pegue o contato e use gasolina.O que voces Acham?

Hmmm... É relativamente fácil, mas não é assim tmb... :S

Primeiro, deve-se escolher um bom par de motores elétricos de corrente contína de tração que seja regenerativos e que tenha em mente uma definição de como serão os acumuladores/células de energia.

Com base nisso, poderíamos partir para a parte das experiências com um controlador eletrônico de velocidade. Um circuito PWM é algo extremamente fácil de ser feito, atualmente. Seria uma opção fácil e prática.

Apartir do momento que a parte eletrônica estiver feita, deve-se pensar na parte de regeneração. A parte eletrônica deverá controlar isso tmb.

Aí vem os aprimoramentos ( estratégias ) em como os motores serão gerenciados em uma curva, por exemplo... Afinal, as rodas internas à curva, continuarão girando menos que as externas, etc...

Realmente "variar a velocidade" é realmente fácil... Mas dar suavidade necessária à condução do automóvel, já são outros quinhentos... Digo por experiência própria.

;)

Postado em

Sim! A queima de álcoois tmb produz CO2... Porém, diferentemente da queima dos combustíveis de origem mineral, a quantidade de CO2 produzida na operação, é consumida novamente por novas plantas. Por isso ele é considerado um combustível "mais limpo", por assim dizer. No seu ciclo de produção/uso, ele acaba por se renovar, e pouquíssimo deixa "resíduos" nocivos na atmosfera, como os combustíveis de origem mineral.

Sim! Mas aí cai uma questão que já não é mais do âmbito da engenharia/desenvolvimento.

O carro, para a maioria absoluta das pessoas é ainda sinônimo de "liberdade", de um meio de transporte rápido e prático. Praticamente todas as pessoas querem ter um carro hj em dia. Mas nem todas tem condições de terem um carro novo, quanto mais terem um carro "elétrico" novo. Demoraríamos ainda um tempo razoável para ter um número de EV´s circulando nos grandes centros, a ponto de reduzir sensivelmente os níveis de poluição... Além de que, para poluição nos grandes centros, carros nunca serão solução. Haveria necessidade da implantação de sistemas de transporte coletivo de boa estrutura... Mas isso já não vem ao caso.

Outra coisa... Preocupação com poluição, me parece só haver nos grandes centros. Nas pequenas cidades, pouco se importam com isso... Ou seja, no .br, venderia-se esses carros praticamente somente em SP e RJ... Cidades com uma densidade populacional BEM alta. E quem ficasse com um carro desses, em SP por ex, estaria limitado à um "raio" pequeno de viagem, sem os transtornos da recarga, etc, etc, etc... E se o veículo que deveria ser um sinônimo de "liberdade" não suprir as espectativas do comprador, automaticamente esse produto seria rejeitado. :( E aí abre margem para comentários "maldosos" por causa de hipocrisia alheia, como: "O carro não presta!" ou "Até um 1.0 é mais potente que esse carro e vai mais longe!!!" ou ainda "Isso é um mico"...

Pronto! Já está feita a merd@... :(

Pelo menos vejo desta forma.

Mais eu nao estou tratando de ser drastico dezendo que tudo mundo "so" debe tener carro electrico.  Si tam so estivece a venda carros electricos com tecnologia "actual" (nao do seculo proximo) eu mesmo compraria sem dudas por lo menos pra o uso diario, e teria meu carro a explosao como segundo carro.

Quando se tem a possibilidade de ter mais de um veículo, isso é válido...

Otra pergunta que tenho pra voces: Porque algum de voce nao experimente transformar seu carro pra hybrido?? Esse negocionao é Ingenieria Aeroespacial, E so electronica y electricidade... Pega uma Bateria Lipo de 302Volts (esta a venda na China) um pequeno motor electrico nas rodas traseiras do seu gol, e fabrica o controlador de velocidade (casicamente um aplificador estereo de 100.000Watts) e pronto. Esse seria um carro bimotor, nao hybrido, use como electrico e cuando acaba a bateria pegue o contato e use gasolina.O que voces Acham?

Primeiro, deve-se escolher um bom par de motores elétricos de corrente contína de tração que seja regenerativos e que tenha em mente uma definição de como serão os acumuladores/células de energia.

Com base nisso, poderíamos partir para a parte das experiências com um controlador eletrônico de velocidade. Um circuito PWM é algo extremamente fácil de ser feito, atualmente. Seria uma opção fácil e prática.

Apartir do momento que a parte eletrônica estiver feita, deve-se pensar na parte de regeneração. A parte eletrônica deverá controlar isso tmb.

Aí vem os aprimoramentos ( estratégias ) em como os motores serão gerenciados em uma curva, por exemplo... Afinal, as rodas internas à curva, continuarão girando menos que as externas, etc...

Realmente "variar a velocidade" é realmente fácil... Mas dar suavidade necessária à condução do automóvel, já são outros quinhentos... Digo por experiência própria.

;)

Postado em

;)

Trabalhar com 2 motores é algo complicado mesmo... A simples questão do tamanho e da transmissão/suspensão/vulnerabiliade já torna um desafio.

Gostei do projeto do supermini! Bem interessante, embora, ao que percebi, o cara não está usando a potência de pico, que deve ser obtida aplicando tensão maior que os 72V. Se ele estivesse usando essa potência extra como um overboost, o comportamento do carro ficaria bem interessante. Coisa de 10 segundos, gatilhado pelo fim-de-curso do acelerador.

Quanto à suavidade no funcionamento, pode ser obtida usando microprocessamento. Basta evitar que um movimento rápido do acelerador cause uma variação brusca na largura dos pulsos. Usando um PIC pra gerar os pulsos, vc pode fazer com que o aumento seja gradativo (por passos, por exemplo), evitando os trancos. Ao invés de se usar baterias em paralelo, pode-se usar um transformador pra elevar os 12V em 72V, por exemplo... todo o circuito PWM já está lá... só há o custo extra do trafo. De quebra, vc pode usar umas 6 baterias de 150A/H e ganhar quase 8x mais autonomia, sem ocupar tanto espaço (na realidade, ocuparia 1/3 do que o cara tem lá). Daria pra rodar quase 1 semana sem carregar... ou deixar carregando cada noite.

Será que esses motores são caros? :unsure:

Postado em

Geralmente não...

Mas sendo para "testes", é claro que não necessita ser um de tração, obviamente...

Só vejo um "problema" em não ser um motor "específico", como no caso do Gurgelzinho... Ô câmbio.

Podería-se aproveitar ainda mais a eficiência do conjunto, se o motor empurrasse diretamente as rodas. Mas acredito que esse tipo de motor sofreria com superaquecimento em baixas rotações... :/ Claro... Isso é uma hipótese. Nem conheço nada.

*rs*

Deu até "siricutico" para saber quanto seria um motorzim desses... :)

Mas testar com baterias chumbo-ácido, tmb não é lá essas coisas, né?

Postado em
Geralmente não...

Mas sendo para "testes", é claro que não necessita ser um de tração, obviamente...

Só vejo um "problema" em não ser um motor "específico", como no caso do Gurgelzinho... Ô câmbio.

Podería-se aproveitar ainda mais a eficiência do conjunto, se o motor empurrasse diretamente as rodas. Mas acredito que esse tipo de motor sofreria com superaquecimento em baixas rotações... :/ Claro... Isso é uma hipótese. Nem conheço nada.

*rs*

Deu até "siricutico" para saber quanto seria um motorzim desses... :)

Mas testar com baterias chumbo-ácido, tmb não é lá essas coisas, né?

rapaz... siricutico deu mesmo... ainda mais vendo que adaptar o motor elétrico lá é coisa relativamente fácil com um bom torneiro... :vts

Olha que, no esquema de SMPS, eliminando as baterias em série e ainda com a chance de dar um gás extra pra ganhar torque em momentos "cruciais", até dá pra rodar com bateria de chumbo-ácido... imagino que as estacionárias custem caríssimo!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...